Tortinha de amêndoas com creme caramelo

Tortinha de amêndoas e creme caramelo (sem leite)

Muita gente me pergunta o que fazer com a polpa de amêndoas e castanhas depois que preparam o seu leite vegetal. Resolvi testar algumas ideias e para homenagear o Dia dos Namorados, preparei essa tortinha em formas de silicone em formato de coração. Ficaram lindas, né? O creme de caramelo é feito com leite de coco e melado. Essa sobremesa é cremosa e ao mesmo tempo suave, não contém glúten, lactose, proteínas do leite, soja ou ovos. Para dar um contraste no sabor, essa tortinha cai super bem com uma calda de frutas vermelhas. Aqui eu usei uma geleia que já tinha em casa, mas você pode usar geleias de diferentes frutas cítricas como acerola, maracujá e até goiaba deve ficar uma delícia!

INGREDIENTES

Pasta de amêndoas

  • 100g de polpa de amêndoas sem pele*
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco
  • 1/4 de xícara de açúcar demerara
  • 1/4 de colher de chá de essência de baunilha
  • 1/2 colher de chá de licor de amêndoas (opcional)

Creme caramelo

  • 200 ml de leite de coco
  • 3 colheres de sopa de melado de cana
  • 1/2 colher de sopa de amido de milho

Utensílios: você vai precisar de 6 forminhas de silicone pequenas (em qualquer formato). A que foi usada para essa receita tem uma cavidade de uns 6cm x 7cm. Você encontra essas formas em lojas de festas ou de confeitaria ou ainda pode comprar pela internet.

PREPARO

  1. Em um recipiente misture todos os ingredientes da pasta de amêndoas com uma colher. A massa irá ficar homogênea. Reserve.
  2. Prepare o creme caramelo. Em uma pequena panela coloque todos os ingredientes do creme e mexa sempre em fogo baixo até o creme ficar consistente. Deixe esfriar.

MONTAGEM DAS TORTINHAS

  1. Coloque a pasta de amêndoas preenchendo por igual as forminhas de silicone. A quantidade deverá ser suficiente para preencher até a metade de cada forminha ou um pouco menos. Com as costas de uma colher faça uma pressão suave, apenas para que a pasta preencha todos os espaços da forma.
  2. Leve ao freezer por cerca de 30 minutos.
  3. Coloque por cima da pasta de amêndoas o creme caramelo em porções iguais nas 6 forminhas.
  4. Leve ao freezer por no mínimo 5 horas.
  5. Retire as forminhas do freezer e retire o doce de forma similar como você retira gelo (empurrando o fundo da forma virada de cabeça para baixo).
  6. Sugestão: sirva a torta com a pasta de amêndoas como a camada de baixo e o creme caramelo como a camada de cima. O creme caramelo derrete primeiro e assim a tortinha ficará melhor ao cortar.
Dicas
Se você não tem a polpa de amêndoas, é fácil de preparar e vc ainda pode tomar o leite de amêndoas, que é uma delícia. Veja a receita de leite de castanhas do Pará no nosso site e siga as mesmas etapas. Ao coar o leite você reservará a polpa, que servirá para fazer essa sobremesa.
Luciane é fundadora e editora do Semlactose.com há mais de 10 anos e sócia da Anitah Alimentos, empresa de alimentos sem glúten e sem lactose. Luciane descobriu sua intolerância à lactose em 2006 e desde então atua como pesquisadora sobre o tema de intolerâncias e alergias alimentares criando e adaptando receitas, além de aprimorar suas habilidades culinárias através de cursos de gastronomia no Brasil e no exterior.