Lista de produtos sem lactose

Lista de produtos sem lactose

Se você chegou nesta página é porque está querendo entender melhor quais alimentos possuem lactose e quais são isentos (e estão liberados para você consumir), certo?

Aparentemente a resposta seria simples: alimentos com lactose são todos aqueles que contêm leite ou derivados do leite na sua composição. Como consequência, todos os demais alimentos seriam considerados sem lactose, certo? Não exatamente. Há mais detalhes que você precisa entender para aprender a fazer as escolhas corretas.

Lembre que LACTOSE é um carboidrato e é diferente de CASEÍNA (proteína do leite). Quer entender a diferença? Leia o artigo Sem lactose x sem proteínas do leite: qual a diferença?

Primeiro, vou dividir os alimentos em 4 grupos e explico sobre cada um deles logo abaixo.

1. Produtos que contêm lactose

São todos os alimentos elaborados a partir do leite animal e seus derivados. Entre eles estão o leite, creme de leite, leite condensado, leite em pó, iogurte, doce de leite, requeijão, queijo, e também todos os alimentos elaborados com esses ingredientes, como bolos, crepes, pudins, sorvetes, brigadeiros, tortas, pizzas, sanduiches, molhos cremosos, etc.

2. Produtos que contêm (naturalmente) baixo teor de lactose

Você sabia que alguns alimentos elaborados com laticínios podem conter baixo teor de lactose? Isso ocorre quando determinado alimento, pelo seu processo de fabricação, acaba sofrendo uma redução da lactose. Alguns exemplos são os queijos maturados, a manteiga, o creme de leite, o kefir de leite e o iogurte caseiro (iogurtes industrializados geralmente não possuem redução do teor de lactose). Mas é muito importante lembrar que essa redução nem sempre será suficiente para que você possa consumir o alimento sem ter sintomas de IL.

Há pelo menos dois tipos de alimentos cujo teor de lactose é indetectável, pois pelo seu processo de fabricação a lactose foi completamente eliminada: a manteiga Ghee e os queijos de alta maturação, como alguns tipos de parmesão e pecorino toscano.

Lembre-se que os sintomas de intolerância à lactose se manifestam com maior ou menor severidade de acordo com o nível de produção da enzima lactase pelo seu organismo. Algumas pessoas na sua fase adulta ainda tem uma pequena produção de enzima lactase e por isso conseguem tolerar alimentos com baixo teor de lactose sem ter sintomas.

3. Produtos zero lactose

São todos os alimentos de origem láctea (feitos com leite animal ou seus derivados) cujo teor de lactose foi reduzido a zero com a aplicação da enzima lactase. Essa enzima “quebra” a lactose em dois açúcares mais simples: a glicose e a galactose. Hoje temos diversas opções no mercado de dezenas de marcas. Entre os produtos mais comuns de serem encontrados temos leite fluido e leite em pó, manteiga, queijos, requeijão, cream cheese, creme de leite, leite condensado, iogurte, leite fermentado, entre outros.

4. Produtos que não contêm lactose

Lácteos Vegetais

Lácteos vegetais é o nome que damos aos alimentos similares aos laticínios tradicionais, porém elaborados apenas com ingredientes de origem vegetal. Neste grupo temos diversos tipos de leite como o leite de soja, de amêndoas, de coco, castanhas, entre outros. Há também leite condensado, creme de leite, manteiga, iogurte, queijo e outros laticínios. A grande vantagem é que esses alimentos são zero lactose e zero proteína do leite, podendo ser consumido tanto por intolerantes à lactose quanto por crianças e adultos com alergia ao leite. Além disso, eles são muito nutritivos e saudáveis.

Quer saber mais sobre lácteos vegetais e como eles poderão auxiliar você a ter uma dieta zero lactose / zero proteínas do leite sem passar por restrições? Leia a matéria Saiba tudo sobre lácteos vegetais

Outros alimentos

O último (e maior) grupo são todos os demais alimentos que não são feitos com nenhum tipo de laticínio. Esse é o caso de todas as carnes, legumes, frutas e verduras ( que não são elaborados com laticínios) os molhos de tomate, as geleias de frutas, o pão francês, os grãos (como feijão, lentilha, etc), as farinhas, entre muitos outros.

Veja na página PRODUTOS SEM LACTOSE diversas opções de alimentos e marcas para você fazer suas compras.

Lista de produtos sem lactose

Abaixo você encontra uma lista dividida em 3 colunas. Alimentos que contêm lactose, baixo teor de lactose e alimentos sem lactose para resumirmos tudo o que conversamos até aqui.

Sou intolerante à lactose. Posso consumir um alimento com baixo teor de lactose? Essa é uma resposta que somente você e seu médico ou nutricionista poderão responder. A quantidade de enzima lactase produzida varia de indivíduo para indivíduo. Além disso, dependendo da quantidade de alimento com baixo teor de lactose que você consumir, você poderá ter ou não sintomas de IL. Por isso, cautela ao optar por consumir um alimento com baixo teor de lactose. Avalie seus sintomas caso a caso e descubra quais alimentos você poderá consumir.

 

CONTÉM LACTOSE CONTÉM BAIXO TEOR DE LACTOSE SEM LACTOSE
Leite Condensado integral / desnatado Leite condensado de soja / de coco
creme de leite / chantilly fresco Creme de leite de soja / de aveia / chantilly vegetal
Leite integral /semi-desnatado / desnatado de vaca, cabra, ovelha Leite de coco / de soja / de aveia / amêndoas, etc
queijos frescos / ricota / minas frescal / queijos processados Queijo parmesão / camembert / brie / mussarela / feta queijo de castanha / queijos veganos / tofu
Iogurte industrializado comum iogurte caseiro iogurte de soja / amêndoas / coco
Requeijão Requeijão de soja / de castanha
Maionese caseira / maionese industrializada
Panquecas / crepes massas amanteigadas / massas para pastel / massas folhadas Massa para pizza  / Massas (fettucine, macarrão) / massa filo
 Manteiga / margarina Manteiga Ghee / creme vegetal (tipo Becel) / azeites / óleos vegetais
Chocolate ao leite chocolate 70% cacau / chocolate de soja / alfarroba
Achocolatados cacau em pó
Pães doces, recheados com creme / panetones / pão de queijo Pães para cachorro quente / brioche / para cheeseburguer, pão de forma branco Pão francês / Pão de forma integral
Sopa creme instantânea Sopa instantânea não cremosas
Biscoitos recheados / cobertos com chocolate ao leite Biscoitos integrais
Risoles / coxinha / empadas kibe, croquete
Carnes com molho cremoso embutidos (salame, presunto) carnes grelhadas no azeite / óleo
Molhos cremosos molho pesto (contêm queijo) Molho de tomates
Misturas para bolos Mistura para pães
Purê de batatas Batata sauté (na manteiga) Batata ao vapor
Ovos mexidos (contém leite) ovo cozido / ovo frito / ovo poche
Pudins, flans e cremes Gelatina, quindim, balas de coco
sorvetes cremosos Sorbet e alguns picolés de fruta
Licores Cremosos Licores de fruta
Adoçantes em pó açúcar de cana, açúcar de coco, melado, adoçantes líquidos, etc
Doce de leite Geleias, pasta de amendoim
Risotos Arroz branco / integral ou com legumes
pepino / palmito / alcaparras e outros vegetais em conserva
farofa pronta (pode conter manteiga) farinhas / farofas / grãos em geral
Pó para capuccino Café em pó, café instantâneo
Frutas secas (passas, damascos, nozes, castanhas, etc), frutas frescas
Shakes / milkshake / vitaminas de frutas com leite sucos, smoothies, açaí

IMPORTANTE: Lembre-se de que alguns destes produtos possuem variação na sua composição, de acordo com cada fabricante. Em caso de dúvida, verifique sempre o rótulo do alimento.

Você sabe ler rótulos de alimentos e buscar a informação que precisa? Não? Então leia a matéria Como ler rótulo de alimentos

Sobre os alimentos que podem sofrer variações:

  • Maionese industrializada – a maioria não é feita com leite, mas alguns produtos eventualmente contêm leite em pó.
  • Achocolatados – muitos são fabricados com leite em pó ou soro de leite em pó. Prefira sempre o cacau em pó. Esse não contém lactose em sua composição.
  • Chantilly vegetal – quase ninguém sabe, mas o chantilly que você compra de caixinha, ou aquele em spray é chamado de chantilly vegetal, pois ele é preparado com óleos vegetais. Mas atenção: ele contêm caseína (proteína do leite) e por este motivo não deve ser consumido por alérgicos às proteínas do leite. Não contém lactose.
  • Pães para cachorro quente, cheeseburger, pão de forma branco – alguns são elaborados com leite, mas dependendo do grau de intolerância, a quantidade de leite usada no pão é pequena e pode não causar sintomas ao intolerante.
  • Sopa creme instantânea – uma maioria leva creme de leite ou leite em pó em seus ingredientes, mas há algumas poucas marcas sem laticínios na composição.
  • Adoçantes em pó – muitos adoçantes em pó contém lactose. É importante verificar o rótulo do produto.
  • Pão de forma integral / biscoitos integrais – a maioria dos pães e biscoitos integrais não levam leite em sua composição, mas é sempre importante verificar o rótulo do produto.
  • Sorbets e picolés de fruta – os sorbets são geralmente elaborados apenas com suco de frutas, água e açúcar, mas atenção pois alguns fabricantes adicionam leite ou creme de leite na composição.
  • Misturas para bolos – há grande variação. Procure por misturas de bolo de cenoura, de laranja ou coco e verifique na composição do produto se há leite ou derivados.
  • Massas para pastel podem variar na sua composição. Uma maioria utiliza margarina na composição (o que significa que contém lactose). Mas verifique o rótulo do produto, especialmente nas informações para ALÉRGICOS. Se disser CONTÉM LEITE, a massa terá lactose. Mas se disser PODE CONTER LEITE é uma indicação de que há apenas traços de leite na composição e, de forma geral, pode ser consumido por pessoas com intolerância à lactose.

Descobriu a intolerância à lactose há pouco tempo?

Comece por aqui:

Não, obrigado.

Primeiros Passos

Aula gratuita com tudo que você precisa saber sobre intolerância à lactose, alergia ao leite e alimentação saudável sem laticínios.