Farofa de legumes

Farofa de legumes

Aprendi a comer farofa quando vim para Brasília, já que os gaúchos consomem farofa de forma muito tímida e restrita aos churrascos dos finais de semana.

Eu adoro essa receita de farofa pois ela é super versátil e de rápido preparo (eu geralmente uso cebola e mais algum outro vegetal para diversisficar). Ela acompanha bem pratos com vegetais ou com carnes. O meu acompanhamento favorito é a mandioca cozida. Ela fica maravilhosa com essa farofa! Para esta receita eu usei a cebola roxa, mas você pode usar qualquer cebola. O palmito foi uma opção que eu já tinha em casa. Esta receita também fica muito saborosa com pimentões ou cenoura em tirinhas.

INGREDIENTES

  • 1 cebola grande
  • 4 palmitos pupunha cortados em tirinhas (se você encontrar o palmito fresco, é uma ótima opção)
  • 1/2 xícara de farinha de mandioca fina
  • sal e pimenta moída à gosto
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva

PREPARO

  1. Coloque o azeite na frigideira e adicione a cebola até dourar. Acrescente o palmito e logo em seguida a farinha e os temperos.
  2. Mexa bem, teste o sabor e sirva quente.
Luciane é fundadora e editora do Semlactose.com há mais de 10 anos e sócia da Anitah Alimentos, empresa de alimentos sem glúten e sem lactose. Luciane descobriu sua intolerância à lactose em 2006 e desde então atua como pesquisadora sobre o tema de intolerâncias e alergias alimentares criando e adaptando receitas, além de aprimorar suas habilidades culinárias através de cursos de gastronomia no Brasil e no exterior.