Creme de espinafre com biomassa de banana verde

Creme de espinafre (sem leite)

Virei fã de biomassa de banana verde. Ela é uma massa de consistência firme e cremosa, super versátil, se adaptando a receitas doces e salgadas. Ela é muito útil para substituir alguns alimentos lácteos como o creme de leite e o leite condensado. Com ela é possível preparar maionese, molhos para salada e massas, doces cremosos, pães e uma infinidade de outras receitas.

Além disso, ela possui tantos benefícios para a nossa saúde que passei a colocar a biomassa de banana verde entre os ingredientes que gosto de ter sempre em casa. Você pode encontrar a biomassa pronta para uso em algumas lojas de alimentos especiais, mas eu prefiro fazer a biomassa em casa com banana verde que compro na feira de alimentos orgânicos. Depois de pronta, congelo pequenas porções e retiro do freezer apenas o que vou utilizar.

O creme de espinafre pode ser usado em lasanhas, vegetais grelhados ou assados, e também é um excelente acompanhamento para peixes, carnes e massas. Nesta receita o creme de espinafre fica bem consistente, mas se você preferir um pouco mais líquido, para usá-lo como um molho, apenas acrescente um pouco mais de água e azeite.

Você pode prepará-lo e conservar sob refrigeração por até 5 dias e também pode congelá-lo por até 2 meses.

INGREDIENTES

  • 130g de biomassa de banana verde
  • 100g de espinafre cozido e espremido
  • 1/3 de xícara de azeite de oliva
  • 3 colheres de sopa de água morna
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 1 colher de sopa de tahine (opcional)
  • 1/4 de colher de chá de alho granulado (ou alho fresco)
  • sal à gosto

PREPARO

  1. Coloque no liquidificador a biomassa, a água morna e o azeite. Bata bem por alguns segundos até obter uma pasta cremosa.
  2. Adicione os demais ingredientes, bata por mais alguns segundos até obter uma pasta cremosa e homogênea. Teste o sabor e ajuste os temperos conforme necessário.
Luciane é fundadora e editora do Semlactose.com há mais de 10 anos e sócia da Anitah Alimentos, empresa de alimentos sem glúten e sem lactose. Luciane descobriu sua intolerância à lactose em 2006 e desde então atua como pesquisadora sobre o tema de intolerâncias e alergias alimentares criando e adaptando receitas, além de aprimorar suas habilidades culinárias através de cursos de gastronomia no Brasil e no exterior.