Barrinhas de aveia com banana

Barrinhas de aveia com banana

Se tem uma receita muito prática e que certamente vai incrementar o seu lanche é essa das barrinhas de aveia. As crianças vão gostar? Com certeza! E o mais legal: a receita não leva nenhum ingrediente lácteo, é isenta de ovos e soja. A banana deixa a barrinha mole no meio e levemente crocante por fora, com a cobertura de aveia. Mãos à obra e em alguns minutos você já pode ter as suas barrinhas de aveia sem lactose, prontas para levar.

INGREDIENTES
  • 170g de aveia em flocos inteiros
  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1/2 colher de chá de sal marinho
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 xícara de óleo de coco
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 80g de geleia de frutas (escolha a sua favorita)
  • 2 bananas maduras
PEPARO
1. Em uma vasilha peneire a farinha de trigo e o açúcar mascavo. Adicione os demais ingredientes secos e misture bem.
2. Adicione o óleo de coco, a essência de baunilha e mexa tudo com uma espátula até umedecer toda a mistura. A massa ficará esfarelada, mas ao comprimir com os dedos uma pequena porção, ela deve ficar unida. Se necessário, adicionar um pouco mais de óleo de coco até chegar a textura necessária.
3. Untar uma forma de 20 x 20 cm com óleo de canola ou coco. Espalhar metade da massa no fundo da forma, alisando a massa com a ponta dos dedos (camada fina).
4. Distribuir a banana em fatias finas, cortadas ao comprido.
5. Se a geleia que você for usar estiver com uma textura firme, adicione 1 ou 2 colheres de sopa de água e leve a porção que você for usar ao microondas por alguns segundos. Misture bem para que a geleia fique em ponto de creme. Espalhe uma camada fina por cima das fatias de banana.
6. Por fim, preencha a terceira camada com o restante da massa. Espalhe a mistura de aveia por cima da geleia e, com a ponta dos dedos, aperte suavemente para deixar a a camada uniforme.
7. Assar por 15 a 20 minutos em forno médio pré-aquecido. Quando as bordas começarem a ficar douradas retire do forno.
8. Deixar esfriar e cortar em barrinhas
Mantenha as barrinhas sob refrigeração por até 7 dias. Elas ficam mais firmes após 2 horas no refrigerador.
Rendimento: 10 - 12 barrinhas
Luciane é fundadora e editora do Semlactose.com há mais de 10 anos e sócia da Anitah Alimentos, empresa de alimentos sem glúten e sem lactose. Luciane descobriu sua intolerância à lactose em 2006 e desde então atua como pesquisadora sobre o tema de intolerâncias e alergias alimentares criando e adaptando receitas, além de aprimorar suas habilidades culinárias através de cursos de gastronomia no Brasil e no exterior.