Goiabinhas

Goiabinhas

Os tradicionais brigadeiros ganharam tantas versões nesses últimos tempos que decidi acrescentar mais uma opção à lista: as goiabinhas. A forma de fazer é igual ao do brigadeiro comum. Ao leite condensado zero lactose é adicionada polpa de goiaba fresca, que dá uma cor rosa salmão. Você pode preparar os docinhos para servir em festas de aniversário ou usar a massa em ponto mais mole para rechear bolos e tortas.

INGREDIENTES

  • 395 g de leite condensado zero lactose
  • 1 xícara de polpa de goiaba fresca (cerca de 2 goiabas médias bem maduras)
  • 1 colher de sopa de creme vegetal
  • creme vegetal ou óleo de canola para untar as mãos
  • 4 colheres de sopa de açúcar cristal
  • 3 castanhas do pará picadas (para enfeitar os docinhos)

PREPARO

1. Retire a polpa das goiabas e coloque-as no liquidificador ou no pote do mixer. Bata bem até virar um creme homogêneo.

2. Coloque o creme da goiaba em um coador e mexa bem com uma colher para separar as sementes da polpa. Reserve apenas 1 xícara da polpa coada.

3. Em uma panela coloque o leite condensado, a polpa de goiaba e o creme vegetal. Em fogo baixo mexa sempre até o doce desgrudar-se do fundo da panela. Neste momento, se vocë deseja usar a massa para recheio, desligue o fogo. Se você desejar fazer docinhos, continue mexendo em fogo baixo por mais 5 minutos pra deixar o ponto do doce mais consistente.

4. Coloque a massa em um refratário e deixe descansar até ficar em temperatura ambiente.

5. Para fazer os docinhos, unte as mãos com óleo de canola ou creme vegetal. Pegue uma pequena quantidade do doce com uma colher pequena, coloque na palma da mão e faça bolinhas.

6. Coloque uma colher de açúcar cristal em um prato raso e vá colocando as bolinhas. O açúcar não deixará os docinhos grudarem no prato.

7. Por fim, polvilhe mais açúcar cristal por cima, coloque os docinhos em forminhas e enfeite com castanha do pará.

Dicas
  • É normal que a massa fique com uma textura levemente arenosa. Isso é devido a própria textura da polpa da goiaba. Mas em nada interfere no sabor.
  • Não utilize suco de goiaba, nem mesmo polpa congelada de goiaba. Ambas contêm água e você não chegará no ponto desejado.
Luciane é fundadora e editora do Semlactose.com há mais de 10 anos e sócia da Anitah Alimentos, empresa de alimentos sem glúten e sem lactose. Luciane descobriu sua intolerância à lactose em 2006 e desde então atua como pesquisadora sobre o tema de intolerâncias e alergias alimentares criando e adaptando receitas, além de aprimorar suas habilidades culinárias através de cursos de gastronomia no Brasil e no exterior.