Cassata de biscoito champagne

Cassata-biscoito-champagne

A cassata é uma torta gelada geralmente elaborada com camadas de cremes e biscoitos. Esta é uma das receitas mais antigas do meu caderno de culinária. Minha mãe costumava fazer esta sobremesa apenas nos nossos aniversários de criança. Depois que descobri minha intolerância à lactose, passei todos esses anos sem fazê-la.

Com os novos produtos zero lactose, achei que estava na hora de tirar a poeira do velho caderno de receitas e preparar a Cassata de Biscoito Champagne da minha infância. Decidi dar uns retoques na receita original e acrescentei um crocante de castanhas (que ficou ma-ra-vi-lho-so) e uma camada fina de chocolate 85% cacau.

Ingredientes

  • 395g de leite condensado zero lactose
  • 240 ml leite zero lactose
  • 4 ovos
  • 300 g de creme de leite zero lactose
  • 6 colheres de sopa de açúcar cristal
  • 1 colher chá de essência de baunilha
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó
  • 200 ml de água morna
  • 3 colheres de sopa de whisky ou licor (opcional)
  • 1 caixa de biscoitos champagne
  • 100g de castanhas de caju sem sal
  • 4 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 25 - 40 g de chocolate 70%-80% cacau sem leite

Preparo do creme de leite condensado

1. Coloque em uma panela pequena de inox o leite condensado, as gemas peneiradas e o leite. Mexa para misturar os ingredientes e ligue o fogo baixo. Continue mexendo sempre até formar um creme homogêneo.

2. Prepare a forma: utilize uma forma retangular com fundo ou redonda sem fundo.

Forma redonda: passe filme plástico envolta da forma diversas vezes até ficar firme. Em um dos lados faça um corte em formato de cruz no filme plástico. Enrole o filme plástico até a borda da forma deixando uma entrada totalmente livre e a base bem firme com o plástico. Use um acetato da mesma altura da forma colocando por dentro.

Forma retangular com fundo: corte filme plástico e coloque dentro da forma com sobras para as bordas. Depois de congelada, é só puxar o filme e a torta sai com facilidade.

3. Após o creme de leite condensado esfriar, derrame todo o conteúdo na forma.

Preparo dos biscoitos champagne
4. Em um recipiente largo o suficiente para molhar os biscoitos, coloque água e aqueça no microondas deixando-a morna (se aquecer demais, os biscoitos rapidamente amolecem).

5. Acrescente o cacau em pó e o whisky (opcional). Misture bem. Esta mistura deve ficar bem concentrada, mas líquida.

6. Com a ajuda de uma espátula larga, molhe rapidamente os biscoitos no chocolate e vá colocando-os em cima do creme. Escorra os biscoitos para que o líquido não fique por cima do creme. Faça pelo menos 2 camadas de biscoitos.

Preparo do creme branco

7. Em uma batedeira, bata as 4 claras até pico de neve. Em seguida acrescente o açúcar cristal aos poucos enquanto bate. O merengue deve ficar consistente mas não muito pesado. Retire o bowl da batedeira e acrescente o creme de leite refrigerado, envolvendo com uma espátula sem bater. Adicione a essência de baunilha.

8. Acrescente esta camada na forma e leve ao freezer por pelo menos 4 a 5 horas. Cubra com um plástico por cima.

Preparo do toping

9. Em uma frigideira antiaderente, derrame o açúcar mascavo e ligue o fogo baixo. Assim que o açúcar começar a derreter (cuidado para ele não queimar) acrescente as castanhas de caju semi trituradas. Misture para envolver as castanhas no caramelo e retire do fogo em seguida. Coloque a mistura em um recipiente de vidro e deixe esfriar.

10. Coloque o chocolate em pedaços dentro de um recipiente de vidro e acrescente umas 3 colheres de leite zero lactose. Leve ao microondas por 20 segundos na potência alta. Mexa bem e se não estiver uma mistura bem homogênea leve novamente ao microondas por mais 10 ou 20 segundos até ficar uma calda consistente. Reserve.

Para servir
11. Retire a forma do freezer, coloque-a de cabeça para baixo em um prato de torta e retire o aro e o acetato (forma redonda). Com a forma retangular, siga o mesmo procedimento, retirando a forma e depois retire o filme plástico até sair por inteiro. Cubra com a calda de chocolate (ela deve estar morna quase fria para que a sobremesa não derreta). Por fim, coloque o crocante de castanha de caju.

Substituições
Poderia ser usada uma calda de frutas vermelhas para quebrar o sabor doce da sobremesa.

Validade
Pode ficar até 2 meses no freezer

Luciane é fundadora e editora do Semlactose.com há mais de 10 anos e sócia da Anitah Alimentos, empresa de alimentos sem glúten e sem lactose. Luciane descobriu sua intolerância à lactose em 2006 e desde então atua como pesquisadora sobre o tema de intolerâncias e alergias alimentares criando e adaptando receitas, além de aprimorar suas habilidades culinárias através de cursos de gastronomia no Brasil e no exterior.