fbpx

Petit gateau sem glúten com doce de leite zero lactose

Petit gateau sem glúten com doce de leite zero lactose

Muitas pessoas olham desconfiadas no momento em que eu entrego o prato com uma sobremesa e acrescento logo na sequência: “é sem glúten e sem lactose”. Mas a desconfiança logo desaparece quando o primeiro pedaço é levado à boca. “Hmmmm… delícia!!!” disseram alguns que experimentaram este petit gateau sem glúten e sem lactose. A colherada de doce de leite zero lactose que vai no centro do bolinho dá um toque especial à sobremesa. Nós usamos o Doce de leite zero lactose da Bom Princípio Alimentos para esta receita.

Não pode consumir nenhum tipo de lácteo? Sem problemas, o doce de leite zero lactose é opcional nesta receita. Você pode fazê-la apenas com a massa do petit gateau ou, se preferir recheá-la, pode usar uma geleia de frutas. Assim você terá um petit gateau isento de proteínas do leite.

Preparamos esta receita com o kit de mistura  para Petit Gateau da Bake in Box, que é elaborado com chocolate em gotas 63% cacau, mix de farinhas sem glúten, açúcar demerara, sal rosa do himalaia e óleo de coco extra-virgem. O kit vem com um mix desmoldante que facilita muito a retirada do petit gateau das forminhas.

INGREDIENTES

UTENSÍLIOS

  • forminhas descartáveis para Petit Gateau (elas já vem no kit da Bake in Box)
  • Assadeira de metal

8 benefícios do trigo sarraceno

Creme inglês de coco

PREPARO

1. Antes de começar, certifique-se que todos os ingredientes estão em temperatura ambiente. Isso é importante sempre que lidamos com chocolate.

2. Siga a receita passo a passo que você recebe no kit de mistura da Bake in Box ou assista ao vídeo da receita.

3. Prepare as forminhas: unte-as com o mix desmoldante que você recebe no seu kit.

4. Coloque 1 colher de sopa rasa de massa na forminha. Adicione uma colher de chá de doce de leite bem no centro, e por fim cubra o doce de leite com mais 1 ou 2 colheres de sopa rasas de massa de chocolate. A forminha deve ficar com no máximo 3/4 de massa, para evitar de vazar enquanto estiver assando.

5. Bata as forminhas suavemente na mesa para retirar qualquer bolha de ar que possa ficar no fundo da forma.

6. Pré-aqueça o forno por 10 minutos a 220 graus. Coloque as forminhas na assadeira e leve-as ao forno por 7 minutos.

7. Retire a assadeira do forno e aguarde alguns minutos até as forminhas ficarem mornas.

8. Antes de retirar o petit gateau, passe delicadamente uma faca na borda do doce para conferir se ele está solto. Vire cada forminha no prato onde a sobremesa será servida.

Dicas
  • Boas opções de acompanhamento para o petit gateau são: morangos frescos, calda de maracujá ou creme inglês de coco.
  • Você não necessita assar todos de uma vez. Guarde a massa sob refrigeração por até 5 dias e asse apenas a quantidade que for consumir.
Luciane é fundadora e editora do Semlactose.com há mais de 10 anos e sócia da Anitah Alimentos, empresa de alimentos sem glúten e sem lactose. Luciane descobriu sua intolerância à lactose em 2006 e desde então atua como pesquisadora sobre o tema de intolerâncias e alergias alimentares criando e adaptando receitas, além de aprimorar suas habilidades culinárias através de cursos de gastronomia no Brasil e no exterior.