100 receitas sem leite e derivados

100 receitas sem leite e derivados

A retirada do leite da dieta é um tema amplamente tratado por nutricionistas e adotado por dezenas de revistas de saúde. Quer seja por uma necessidade de restrição alimentar ou por uma “onda dietética do momento”, o fato é que tal movimento raramente chega às prateleiras de livrarias. Até o momento, há pouquíssimas opções de livros com receitas exclusivamente sem leite.

Mãe de um filho com alergia severa às proteínas do leite, Sabrina Sedlmayer dedicou grande parte de seu tempo desenvolvendo suas próprias estratégias alimentares para contornar o uso do leite e criar pratos que agradassem o paladar de toda a família. O livro 100 receitas sem leite e derivados foi, assim, o resultado de um esforço de anos de pesquisa e prática culinária.

O livro inicia com alguns lembretes importantes aos alérgicos às proteínas do leite e traz um capítulo introdutório que relata a descoberta da APLV do seu filho e, através de um olhar abrangente sobre a alimentação ocidental, a autora mostra o quanto estamos nos distanciando das nossas raízes culinárias e adotando o leite e derivados cada vez mais em nossa dieta sem, no entanto, nos darmos conta desse fato. Com isso, o livro busca mostrar como é possível termos uma alimentação saborosa sem o uso de lácteos.

O livro é dividido em bolos, comidinhas leves, pratos substanciosos, e termina com uma lista de dez sobremesas. Ao final do livro, Sabrina publicou o famoso leite de peito de frango, uma receita antiga, segundo ela elaborada por um médico durante a Segunda Guerra para salvar da desnutrição milhares de crianças órfãs.

As receitas são bem variadas, sendo, uma maioria, receitas que originalmente não levam leite, como é o caso do pudim de claras, do arroz de carreteiro e do doce de abóbora com coco. Todos eles, pratos clássicos da culinária brasileira. A autora também foi buscar inspiração no além mar e seleciona para este livro pratos típicos da culinária espanhola, italiana, mexicana, árabe, japonesa, entre outras. As imagens das receitas deixam um pouco a desejar, sendo que algumas são ilustradas apenas com imagens de ingredientes. O livro está em sua 3a edição.

Clique no link para ver mais detalhes: 100 Receitas sem Leite e Derivados Sabrina Sedlmayer - Editora Gutemberg

Luciane é fundadora e editora do Semlactose.com há mais de 10 anos e sócia da Anitah Alimentos, empresa de alimentos sem glúten e sem lactose. Luciane descobriu sua intolerância à lactose em 2006 e desde então atua como pesquisadora sobre o tema de intolerâncias e alergias alimentares criando e adaptando receitas, além de aprimorar suas habilidades culinárias através de cursos de gastronomia no Brasil e no exterior.