fbpx

Pesquisadoras desenvolvem sorvetes sem leite

sorvete_globorepNo dia 19.02 foi exibido no Globo Repórter uma matéria sobre novas pesquisas que vem sendo desenvolvidas para elaborar sorvetes sem leite de vaca. A reportagem sugerida por Ruy Nogueira, um de nossos leitores, mostra dois estudos sobre sorvetes: um à base de soja e outro à base de inhame.

A receita não é revelada, mas as pesquisadoras garantem que os sorvetes têm um ótimo sabor e são muito mais nutritivos e saudáveis. O sorvete à base de soja é 100% vegetal com 80% menos gorduras e 50% menos calorias. A segunda reportagem apresenta um sorvete desenvolvido à base de inhame com abóbora e abacate, incluindo também coalhada ou iogurte natural. Esta segunda receita não poderia ser utilizada por pessoas com IL ou ALV, mas esses ingredientes poderiam ser facilmente substituidos por um iogurte com baixo teor de lactose ou ainda um iogurte de soja. Por enquanto os sorvetes ainda estão em fase de testes. Entretanto, essas iniciativas demonstram uma preocupação em criar alternativas mais saudáveis e que também possam ser consumidas por pessoas com restrições alimentares.

Confira a reportagem:

Sorvetes nascidos em laboratório não engordam e são deliciosos

Luciane é fundadora e editora do Semlactose.com há mais de 10 anos e sócia da Anitah Alimentos, empresa de alimentos sem glúten e sem lactose. Luciane descobriu sua intolerância à lactose em 2006 e desde então atua como pesquisadora sobre o tema de intolerâncias e alergias alimentares criando e adaptando receitas, além de aprimorar suas habilidades culinárias através de cursos de gastronomia no Brasil e no exterior.