Iogurte caseiro sem lactose

Iogurte caseiro sem lactose

Um dos alimentos mais antigos, o iogurte é único em sabor além de ser um aliado da saúde e do bem estar de crianças e adultos. Para quem tem intolerância à lactose ou alergia às proteínas do leite, aqui vai uma dica para preparar seu iogurte caseiro e saboreá-lo sem restrições.

Sabe-se que iogurtes e leites fermentados com culturas de lactobacilos vivos oferecem diversos benefícios a nossa saúde e além de terem seu teor de lactose reduzido. Porém, esta redução, que fica somente entre 10 a 30% do teor de lactose, ainda não é suficiente para algumas pessoas, que acabam sofrendo com os sintomas da IL. Para os alérgicos às proteínas do leite as opções são ainda mais restritas, devido a escassez de iogurtes à base de soja ou de outros leites vegetais no mercado.

Encontrei por acaso um fermento lácteo para preparação de iogurte caseiro e resolvi testá-lo.  A experiência foi um sucesso e me tornei fã do produto. O BioRich é um fermento lácteo composto por culturas de L. Acidophilus LA-5 (1 x 106 UFC/g), Bifidobacterium BB-12 (1 x 106 UFC/g) e S. Thermophilus. Para prepará-lo você pode utilizar leite de vaca zero lactose ou leite vegetal. Além de você consumir um alimento rico em lactobacilos vivos, você terá um iogurte livre de corantes e conservantes.

fermento lacteo

PREPARO (1 litro de iogurte)

Para prepará-lo sem iogurteira, misture 400 ml de leite fervido a 600 ml de leite em temperatura ambiente. Adicione um envelope do fermento lácteo e mexa bem para dissolver por completo. Coloque a mistura em um recipiente bem fechado e mantenha-o por 4 a 6 horas em uma caixa de isopor ou uma bolsa térmica para conservar a temperatura do recipiente ao longo do período de fermentação. Após este período, leve-o à geladeira. Ele fica ótimo batido no liquidificador com frutas e mel, puro e pode também ser usado em receitas doces e salgadas.

Para preparar esta receita com leites vegetais caseiros (leite de amêndoas, aveia, arroz) você pode seguir o mesmo modo de preparo. Para que o iogurte feito com leite vegetal caseiro fique mais consistente, é necessário acrescentar um espessante. Sugiro misturar 1/4 colher de chá de goma xantana no momento do preparo do leite e é importante também acrescentar algum açúcar para auxiiar o processo fermentativo. Você pode acrescentar açúcar mascavo, mel, agave ou ainda tâmaras batidas no leite.

Dica: Para melhores resultados, mantenha a mistura em um pote de vidro enrolada em uma toalha para conservar ainda mais o calor.

ONDE ENCONTRAR

Você encontra Biorich e outros fermentos para preparo de iogurte em lojas de produtos naturais. Para saber onde encontrar o fermento lácteo, acesse o site da BioRich.

Descobriu a intolerância à lactose há pouco tempo?

Comece por aqui:

Não, obrigado.

Primeiros Passos

Aula gratuita com tudo que você precisa saber sobre intolerância à lactose, alergia ao leite e alimentação saudável sem laticínios.