Leite condensado baixa lactose

Leite condensado caseiro

Quando Ana Cláudia Frederico enviou essa receita ao Semlactose, confesso que fiquei curiosa para ver qual seria o resultado. Leite condensado é uma importante base para doces e o fato de ainda não termos esse produto (à base de leite animal) com baixa lactose disponível no mercado poderia ser uma ótima oportunidade para experimentá-lo. O resultado? Uma delícia!

A receita é bastante simples, só é necessário um pouco de paciência, pois o ponto do leite condensado demora a chegar. Em compensação, a receita rende aproximadamente 2 latas de leite condensado e você pode conservá-lo no refrigerador por até uma semana.

Como a própria leitora nos comenta, a receita fica entre um leite condensado e um doce de leite. A cor lembra o doce de leite, mas a textura fica um pouco mais líquida que o leite condensado. No entanto, quando esta base vai novamente ao fogo para a preparação de outros doces, ela tende a engrossar um pouco mais.

INGREDIENTES:

  • 1 litro de leite baixa lactose
  • 500 g de açúcar
  • 4 colheres de sopa de maizena
  • 1 colher de sobremesa de creme vegetal

PREPARO

  1. Coloque o leite e o açúcar em uma panela de fundo grosso e mexa sempre até levantar fervura. Caso a panela que você vai utilizar não tenha fundo grosso, coloque-a em banho-maria para evitar que queime no fundo.
  2. Após levantar fervura, continue mexendo por mais 20 minutos. Acrescente o creme vegetal.
  3. Em uma xícara, coloque a maizena e adicione 4 colheres de sopa do leite com açúcar.  Misture bem e derrame essa mistura de maizena na panela mexendo sempre. O leite deverá engrossar com mais alguns minutos de cozimento.
  4. Deixe esfriar e utilize em suas receitas ou guarde o leite condensado em um pote bem fechado no refrigerador.
 
Colaboração (receita): Ana Claudia Frederico

Descobriu a intolerância à lactose há pouco tempo?

Comece por aqui:

Não, obrigado.

Primeiros Passos

Aula gratuita com tudo que você precisa saber sobre intolerância à lactose, alergia ao leite e alimentação saudável sem laticínios.