fbpx

Mingau sem leite e nutritivo

mingau de banana sem leite

Nada pode remeter mais a nossa infância do que aquele cheirinho gostoso de mingau. Para os pais de crianças com intolerância à lactose e alergia às proteínas do leite, a preocupação é como fazer um mingau gostoso isento de leite e que atenda as necessidades nutricionais dos pequenos.

Mingau é um alimento necessário aos bebês?

Apesar de haver uma ideia de que devemos alimentar os bebês com mingau, grande parte dos nutricionistas hoje concordam com a ideia de que o mingau não é um alimento necessário à dieta do bebê. A partir dos 6 meses de idade, a alimentação ideal para bebês são as papinhas com frutas e legumes, além de ser mantida a amamentação.

Mingau caseiro x mingau industrializado

Apesar de haver esse consenso entre nutricionistas, o mingau pode ser oferecido como um lanchinho em alguns momentos da semana. E aí surge a segunda pergunta: mas qual produto posso comprar para preparar o mingau para o meu bebê? A resposta é evite dar produtos industrializados ao seu bebê!

Grande parte dos produtos que encontramos no mercado como Neston, Cremogema, e outras farinhas lácteas, além de conterem lactose ou proteínas do leite, contêm grande quantidade de açúcar branco, um ingrediente que jamais deve ser adicionado à alimentação de crianças antes dos 12 meses de idade!

Qual a solução? Prepare um mingau caseiro e aproveite para deixá-lo o mais nutritivo possível. Desta forma você vai oferecer um alimento natural, sem conservantes e adequado para crianças com alergia ao leite ou intolerância à lactose.

Receita de Mingau de aveia, linhaça e banana

Ingredientes

  • 1/3 de xícara de aveia em flocos
  • 1/2 colher de sopa de linhaça dourada
  • 250 ml de água filtrada
  • 1/2 banana prata madura
  • pitada de canela (opcional)

Preparo

  1. Coloque a aveia e a linhaça em um copo de mixer ou liquidificador e adicione 100 ml de água fervente. Deixe descansar por 10 minutos.
  2. Adicione 150 ml de água filtrada em temperatura ambiente e bata tudo com o mixer ou no liquidificador por alguns segundos.
  3. Coe a mistura com um pano de voal e reserve o leite feito com aveia e linhaça. (a partir desta etapa você já tem em mãos um leite muito nutritivo e isento de proteínas do leite de vaca ou de lactose e poderá usar esse leite para preparar várias versões de mingau)
  4. Retorne o leite ao copo do mixer ou liquidificador e acrescente a banana. Bata por mais alguns segundos. Coloque a mistura em uma panela e leve ao fogo baixo para aquecer. Acrescente uma pitada de canela se desejar. Sirva o mingau morno.

Dicas:

  • você pode bater o leite de aveia e linhaça com diversos tipos de frutas e assim criar lanches variados e nutritivos.
  • Lembre que o seu paladar é muito diferente do paladar do bebê. Evite adicionar açúcar aos seus preparos acreditando que isso fará com que a criança aceite melhor o alimento.
  • O resíduo de aveia e linhaça que sobra você pode guardar para usar no preparo de outros alimentos.

Valor nutricional do Mingau de Aveia, linhaça e Banana

  • Linhaça é um alimento rico em manganês, magnésio, fósforo, ferro, potássio, zinco e gorduras poliinsaturadas.
  • Aveia em flocos oferece boas quantidades de manganês, ferro, potássio, zinco e vitamina B1.
  • Banana é uma fruta com boa fonte energética, com boas quantidades de carboidratos e teores consideráveis de vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e C e de sais minerais como potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio, além de outros em menor quantidade.

Com todas essas vitaminas e minerais, esse mingau caseiro é uma opção muito mais saudável e nutritiva de alimento quando comparado a uma farinha láctea industrializada.

Colabore com o conteúdo do Semlactose. Envie sugestões de temas para serem abordados, dicas sobre novos produtos, eventos, entre outros. Acesse nossa página de contato e envie sua mensagem.

Baixe grátis nosso ebook e aprenda os

7 Passos para uma

alimentação sem leite

AO SEGUIR NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM VOCÊ RECEBE GRÁTIS O LINK PARA BAIXAR SEU EBOOK

Não, obrigado.