Alergia ou Intolerância???

 

intolerância à lactose

Esses dois termos estão causando tanta confusão, que é inevitável abordar esta questão aqui no Semlactose. Há algumas semamas atrás, foi ao ar uma reportagem intitulada Alérgicos à lactose reclamam da falta de informações no programa Bom Dia Brasil, na Rede Globo. Ao longo da reportagem, é mencionada, algumas vezes, a alergia ao leite de vaca, e logo após volta-se a falar em alergia à lactose (que não existe). Não estou tentanto entrar nos preciosismos da língua portuguesa, mas falar de algo muito mais sério: intolerância à lactose é diferente de alergia às proteínas do leite, e a expressão alergia à lactose é, infelizmente, fruto da confusão entre ambas as patologias.

Essa pequena diferença nominal é, na verdade, enorme quando se entende que são patologias distintas, não fosse pelo fato de serem causadas pelo mesmo alimento (o leite de vaca). O leite possui, em sua composição, proteínas e lactose. As proteínas podem causar alergia, enquanto a lactose pode causar apenas intolerância.

Mas por que, afinal esta diferença é tão importante? Porque o tratamento para uma pessoa com alergia ao leite é muito diferente daquele para pessoas com intolerância à lactose. Muitos dos problemas mencionados por leitores estão, na verdade, associados à alergia às proteínas do leite. Se for severa, apenas uma pequena gota de leite pode desencadear um processo alérgico tão forte que causa sérios riscos ao paciente.

Acreditamos que informação de qualidade é o melhor ponto de partida para pessoas que buscam saber mais sobre o que as afeta. Portanto, procure a ajuda de um especialista. Informe-se, converse com o seu médico e nutricionista para entender o que realmente afeta a sua saúde.

Leia também:

Alergia ao Leite de Vaca x Intolerância à Lactose 

Descobriu a intolerância à lactose há pouco tempo?

Comece por aqui:

Não, obrigado.

Primeiros Passos

Aula gratuita com tudo que você precisa saber sobre intolerância à lactose, alergia ao leite e alimentação saudável sem laticínios.