fbpx

4 razões para cozinhar com as crianças

4 razões para cozinhar com as crianças

Olá. Eu sou a Carla, mãe orgulhosa dos chefs Eduardo e Caio. Além de compartilhar aqui com vocês a receita escrita das panquecas americanas que alegram o nosso café da manhã em família aos domingos, gostaria também de falar um pouco sobre o que há por trás de colocarmos a meninada na cozinha. Hoje, ressaltarei quatro aspectos para encorajá-los a buscar os talentos culinários de nossos filhos.

Percepção e Desenvolvimento de Talentos

Ao colocarmos literalmente a mão na massa com nossos filhos, nós e eles percebemos do que somos capazes. Podemos, inclusive, perceber talentos que nos são desconhecidos. Ficamos sempre tão envolvidos em nossa rotina corrida, meio maluca, que esquecemos de explorar a criatividade de nossos filhos, suas inúmeras capacidades de produzir, de ter um resultado positivo e concreto. Ao final de uma sessão culinária, nossos filhos vêem o paupável, um resultado concreto de seu talento e esforço. É muito mais do que um prato feito e delicioso. Uma hora na cozinha pode transformar-se em um momento de descobertas. Podemos saborear a importância social de ajudarmos nossos pequenos a buscarem sua criatividade, aptidão, ajudando, assim, no fortalecimento de sua auto-confiança.

Autoconfiança

Além de desenvolver seus talentos, ao trabalhar com a organização e aprender sobre nutrição,  a criança sente que é capaz, que pode ser produtiva, que pode e consegue desenvolver sua receita, dar o seu toque a sua comida. Ao cozinhar e ter um resultado por meio de seu esforço, a criança passa a ter mais auto-confiança, passa se sentir mais segura do que é capaz.

Desenvolvimento do gosto para alimentos alternativos

Crianças com restrições alimentares, como é o caso de intolerantes à lactose e alérgicos às proteínas do leite, muitas vezes sentem dificuldade de adaptar-se aos novos hábitos alimentares. Não poder comer alimentos como leite, doce de leite, leite condensado é muitas vezes difícil de explicar aos pequenos, principalmente em situações comuns como festas de aniversário e o próprio lanche da escola. O novo e o desconhecido nunca são vistos com bons olhos. Por isso é importante que seu filho tenha um contato maior na elaboração dos seus alimentos. Ao participar ativamente do processo de cozinhar, ele criará uma percepção diferente sobre os alimentos que ele irá consumir e essa nova percepção poderá ajudar na educação olfativa e gustativa dos novos sabores.

Aproximação da Família

Quantas vezes passamos a ser autômatos em nossa própria rotina? Quantas vezes sentamos ao lado de nossos pequenos sem vontade, nem ânimo para fazer nada mais do que pegar o controle da TV e ficar mudando de canal? Quando sugeri para o Dudu e o Caio fazermos uma receita e gravarmos um vídeo, eles pularam da cadeira, desligaram o videogame e correraram para a cozinha para pegarem seus apetrechos de chefs, o avental e o chapéu. Uma pequena transformação na rotina da família pode trazer benefícios que vão muito além de apenas uma noite divertida. Uma mudança na dinâmica familiar diária pode fazer a diferença quando tivermos apenas a lembrança da arte da família na cozinha. E, então, preparados para uma receita para ser testada em família?

Panquecas Americanas com Leite de Soja

  • 2 ovos
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de açúcar
  • 2 colheres de chá de fermento químico
  • 1/4 xícara de óleo
  • 1 xícara de leite de soja
  • 1 1/3 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de essência de baunilha

PREPARO

Liquidificar todos os ingredientes e depois colocar a massa em frigideira quente.

Mãe de dois mini-chefs em uma casa onde tudo é alquimia. Educadora, trabalha com ensino à distância e está sempre super conectada às novas mídias. "Cozinhar,descobrir, experimentar, aventurar-se são o meu lema." Além de colaborar com diversas receitas, Carla também é a produtora dos vídeos do Semlactose.

Baixe grátis nosso ebook e aprenda os

7 Passos para uma

alimentação sem leite

AO SEGUIR NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM VOCÊ RECEBE GRÁTIS O LINK PARA BAIXAR SEU EBOOK

Não, obrigado.