Quem Somos

Atualizado em:

Sobre o Semlactose

O Semlactose.com é um guia de alimentação saudável para quem possui intolerâncias e alergias alimentares. Criado no final de 2007 com o objetivo de levar informações de qualidade e constantemente atualizadas, o Semlactose foi o primeiro website especializado no tema da intolerância à lactose no Brasil. De lá para cá, o Semlactose recebeu o prêmio de Melhor Blog Profissional de Saúde (Top Blog 2009) e tornou-se referência nacional neste tema, sendo citado em diversos trabalhos acadêmicos e reportagens. Por sugestão de diversos leitores, nosso escopo temático foi expandido com o objetivo de tratar não somente da intolerância à lactose, mas também de outras intolerâncias e alergias alimentares, assim como de patologias que requerem uma dieta de restrição alimentar.

Colaboradores

Além da nossa equipe técnica, recebemos a colaboração de nutricionistas, médicos e outros profissionais através de matérias com temas atuais e relevantes ao nosso público.

Nossa missão

Nosso principal objetivo é melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas por meio da democratização da informação. Acreditamos que somente assim teremos uma sociedade mais preparada para atender pessoas com alergias e intolerâncias alimentares e entender suas necessidades.

Para todos que precisam readaptar seus hábitos alimentares, nosso objetivo é facilitar este processo através das informações publicadas em nossas matérias e nossos cursos online.

Cursos Online

O Semlactose oferece cursos online que ajudam você a reestabelecer uma nova rotina alimentar, retirando os alimentos que estão afetando a sua saúde (como leite, glúten, etc) sem perder sabor e teor nutricional.

Nosso Manifesto

O nosso manifesto é aquilo que acreditamos e é o que nos move todos os dias. Queremos um mundo melhor, mais saudável e a alimentação é protagonista desta jornada.

1.FAÇA O SEU PRÓPRIO ALIMENTO

O alimento é nossa maior fonte de energia, saúde e vitalidade. Desejo que todos possam aprender a fazer o seu próprio alimento para nutrir-se de forma saudável e com prazer. Precisamos empoderar as pessoas na cozinha.

2. AME O SEU CORPO

Faça da sua alimentação o seu remédio. Consuma alimentos sem agrotóxicos, respeite os seus limites e sempre que possível dê a você o prazer de comer algo incrivelmente delicioso sem descuidar da sua saúde.

3.VIVA MAIS E MELHOR

Viva de forma plena e aproveite tudo o que a vida pode te proporcionar. Faça da atividade física a sua companheira diária, saia com amigos, viaje e conquiste novos sonhos.

Luciane Baldo

Fundadora e Editora

Luciane BaldoFalar sobre o Semlactose é falar sobre o limão que virou uma limonada e adicionar a essa história algumas das minhas paixões. Houve um momento, em meados de 2003, em que percebi claramente que havia algo de errado com a minha digestão. Após algumas consultas médicas frustradas e a permanência dos meus sintomas, consultei um gastroenterologista que solicitou o exame de tolerância à lactose. Na época, achei a ideia quase absurda. Como um alimento que eu havia consumido a minha vida inteira, agora, do nada, poderia ser considerado o vilão que causava esses sintomas?, pensei.

Após fazer os exames e uma nova consulta, recebi do médico a notícia de que deveria excluir todos os alimentos que continham leite da minha dieta. Meu mundo virou de cabeça para baixo! No início, tentei seguir a dieta, ainda muito descrente e relutante em aceitar que era simplesmente assim: 0% de leite e seus derivados. Pouco convencida, resolvi iniciar uma pesquisa sobre o tema. Para a minha surpresa, não havia praticamente nada publicado sobre intolerância à lactose em sites brasileiros naquela época. Recorri, então, a sites estrangeiros para entender melhor o assunto. Foram meses de pesquisa. Aos poucos, descobri que havia um novo mundo lá fora. Eram artigos científicos, sites de receitas sem lactose, instituições e diversos fabricantes de produtos dairy free (livres de laticínios) e lactose free (livres de lactose).

Minha paixão pela culinária me levou direto à cozinha para experimentar substituições de ingredientes e testar novos sabores. Percorri lojas de produtos naturais em busca de alimentos aos quais eu nunca havia sido apresentada antes, comprei diversos livros de culinária sem laticínios e investi muitas horas de forno e fogão. Logo começaram as sair meus primeiros experimentos sem lactose. Alguns dos pratos eram simples adaptações. Outros eram invenções que aconteciam a partir de algum produto sem lactose que chegava às minhas mãos. Resolvi aperfeiçoar minhas técnicas e dediquei parte do meu tempo livre para fazer diversos cursos de culinária no Brasil e no exterior.

Aprendi a ler rótulos de embalagens e a decifrar nomes de ingredientes, conversei com inúmeros fabricantes e especialistas de diversas áreas para entender melhor sobre a fabricação de produtos e insumos que são comumente usados na produção de alimentos.

Chegou o momento em que achei que poderia dividir o que eu já havia aprendido com outras pessoas. A partir dos meus conhecimentos como profissional de marketing digital e curiosidade natural para o mundo da tecnologia, resolvi lançar o Semlactose, na época um pequeno e despretensioso blog no WordPress. O resto da história vocês já conhecem.

Pensando em mudar para

uma alimentação sem leite?

Inscreva-se GRÁTIS nessa série de videoaulas

que vão ajudar você com dicas super práticas!

X Não preciso mudar a minha alimentação.

Recebemos sua inscrição!

Não encontrou nosso email? Se você usa Gmail, Hotmail ou Yahoo, é possível que nossa mensagem tenha caído na sua caixa de spam. Se você não receber a nossa mensagem dentro dos próximos minutos, entre em contato conosco pelo info@semlactose.com

Verifique seu email.