Anúncio

Brownies com iogurte grego Itambé Nolac

0

Para mim, o brownie ideal é aquele super macio, com uma massa quase cremosa que derrete na boca!!! Esse é o melhor brownie do mundo! O desafio era como fazer um brownie assim, tão cremoso, sem abusar da gordura. Foi aí que pensei que o iogurte grego zero lactose poderia ser uma ótima alternativa.  A cremosidade do iogurte poderia dar essa textura que eu tanto sonhava.

Não é que deu super certo? A massa manteve bem a humidade dos ingredientes líquidos e a cobertura de chocolate deu o toque final nos nossos brownies maravilhosos!

Brownies com iogurte zero lactose

Essa receita é elaborada com um mix de farinhas sem glúten, mas se você quiser, pode fazer com farinha de trigo comum, usando a mesma medida desta receita. Apenas exclua a goma xantana da sua receita, certo? Ela é utilizada apenas para receitas sem glúten.

MIX DE FARINHAS SEM GLÚTEN

Se você quiser preparar a sua farinha sem glúten em casa, poderá usar as medidas abaixo. Este mix renderá cerca de 500g de farinha. Você pode conservar o restante em um pote hermético para usar em outras receitas.

  • 2 xícaras de farinha de arroz
  • 1/2 xícara de fécula de batata
  • 1/3 xícara de polvilho doce

Vamos ao que interessa!

INGREDIENTES PARA A MASSA

  • 1/3 de xícara de mix de farinhas sem glúten
  • 1/4 de colher de chá de goma xantana
  • 1/4 de xícara de cacau em pó
  • 1/2 xícara + 3 colheres de sopa de açúcar demerara (ou açúcar mascavo)
  • 1 pitada de sal
  • 1 pote (90g) de iogurte grego natural zero lactose Itambé Nolac
  • 1/3 de xícara de óleo de coco (pode substituir por óleo de girassol)
  • 1/3 de xícara de chocolate amargo sem leite picado ou em gotas (50 a 70% cacau)
  • 1/4 de xícara de nozes picadas
  • 2 ovos

INGREDIENTES PARA A COBERTURA

  • 1/3 de xícara de chocolate amargo sem leite picado ou em gotas (50 a 70% cacau)
  • 1 colher de sopa de água

PREPARO

  1. Em um recipiente, misture a farinha,  a goma xantana, o cacau, o açúcar e o sal.
  2. Em um recipiente pequeno, coloque o óleo de coco e o chocolate. Leve ao microondas por 30 segundos. Mexa bem até dissolver o chocolate por completo e adicione à mistura de secos. Misture bem.
  3. Acrescente o iogurte grego zero lactose Itambé Nolac e em seguida acrescente os 2 ovos levemente batidos.
  4. Por fim, adicione as nozes picadas na massa.
  5. Aqueça o forno em 220 graus por cerca de 8 minutos. Forre uma assadeira 15 cm x 15 cm (ou de tamanho similar) com papel manteiga. Unte o papel com um fio de óleo para desgrudar com mais facilidade.
  6. Derrame a massa na assadeira e leve ao forno por 15 minutos.
  7. Deixe o brownie esfriar por cerca de 10 minutos e retire-o da forma.
  8. Retire o papel manteiga, vire o brownie novamente e cubra-o com a cobertura de chocolate.
  9. Para fazer a cobertura, basta colocar o chocolate e uma colher de sopa de água por 30 seg no microondas. Misture bem e aplique a cobertura fazendo uma fina camada sobre o brownie.
  10. Corte em quadradinhos e sirva puro ou com sorvete de baunilha zero lactose.

Esta receita é oferecida pela Itambé Nolac, uma linha completa de produtos zero lactose. Para acompanhar as demais Receitas Itambé Nolac publicadas em nosso site, inscreva-se na nossa newsletter (é gratuita) ou siga-nos nas redes sociais.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

Deixe um comentário