Anúncio

Alimentos Kosher para intolerantes e alérgicos ao leite

18

Uma tradição nascida entre os judeus, a alimentação kosher viajou com este povo para os mais diversos cantos do planeta e, graças aos seus padrões rígidos para a elaboração de alimentos, a dieta kosher pode oferecer benefícios para pessoas com intolerância à lactose, alergia ao leite e até vegetarianos.

A culinária sempre fez parte das raízes culturais e religiosas de cada povo. Entretanto, ao viajar pelo mundo, ela acaba agregando novos ingredientes e muitas vezes se distanciando das suas origens. Uma exceção a esta regra é a culinária judaica, que mantém há milhares de anos a tradicional alimentação kosher, seguindo padrões rígidos na elaboração de seus alimentos de acordo com seus preceitos bíblicos.

O termo kosher (derivado de ‘kasher’, que em hebraico significa “bom” e “próprio”) define quais alimentos são apropriados para o consumo e de que forma eles devem ser preparados para que se tenha uma alimentação mais saudável e higiênica.

Alimentação kosher, intolerância à lactose e alergia ao leite

A dieta kosher utiliza o termo Parve ou Pareve para identificar alimentos isentos de leite. Há uma certificação internacional emitida por instituições especializadas que fazem uma rígida inspeção ao longo de todo o processo de fabricação, garantindo assim que o alimento esteja dentro dos padrões da alimentação kosher. Os alimentos inspecionados por rabinos recebem o selo Kosher Parve (ou Kasher Pareve) e são encontrados em supermercados e lojas especializadas em produtos kosher em todo o mundo.

Delícias Kosher Parve

Os tipos de alimentos são diversos. No Brasil são várias as empresas que obtêm a certificação de seus produtos, e esses variam entre biscoitos, achocolatados, bebidas, cereais, e muitos outros.

Além de grandes marcas como Ades, Bauducco e Nestlé, há também produtos menos conhecidos que podem ser um verdadeiro achado para nós, que estamos sempre em busca de produtos sem leite.  A Tnuva, uma empresa paulista especializada na produção de chocolates kosher parve, nos conta que possui uma produção de diversos tipos de chocolate, inclusive barras de chocolate branco (sem leite!) e bombons estilo sonho de valsa, bombons de cereja, waffer coberto com chocolate, entre outras delícias de dar água na boca. Todos os produtos são isentos de leite ou traços de leite, o que garante sua distribuição nos mercados kosher. Para falar com a Tnuva Chocolates, clique aqui.

Onde encontrar

A BKA é um dos órgãos fiscalizadores e mantém em seu site uma listagem de todos os produtos e marcas que recebem a sua certificação. Para ver a lista de produtos completa acesse o site da instituição.

Há lojas especializadas em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belém(PA), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Recife (PE). Para encontrar os estabelecimentos veja os endereços dos pontos de venda.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

18 Comentários

  1. Boa tarde alguem poderia me ajudar com barra de cobertura que não contem traços de leite que eu possa comprar em algum site.

  2. Eu gostaria de saber se há "contaminação" na hora de lavar o maquinário, e se os produtos sem lactose são preparados em maquinas separadas dos outros. Preciso saber se há traço de leite nos produtos. Existe algum 0800 para que eu possa ligar?
    Agradeço a atenção.

  3. Bom dia!! Meu filho de 5 anos e alérgico entre outros ao leite de vaca. Moro em Belém -Pa e gostaria de adquirir os produtos Tnuva entre outros para alergicos. Poderiam indicar algum site que façam a vanda?

    Lika

  4. Bom dia, gostaria saber onde eu posso fazer curso de culinária de alimentos sem glúten e sem lactose, Novo Hamburgo ou POA e valores, obrigada
    Tatiana

  5. Amei o post, tenho um baby de 6 meses, estou paranoica com essas coisas ele tem APLV, é terrível, eu tenho que me policiar o tempo inteiro, e com a Pascoa, surtei, porém descobri que grande parte dos chocolates importados Amargos, não possuem leite, nem traços, mas parece café sem açucar, mas da pra mata a vontade, cai na armadilha do Talento Intense, ele não tem leite tb, mas contem traços, na ansia, fiquei cega e não vi, mas tudo bem…to louca pra encontra esse chocolate Tnuva, a pediatra do meu filho que comentou sobre esses produtos Kosher…nós mamãe fazemos de tudo por nossos pesquenos!!!!

    • Olá Marinalda, a IL so vai prejudicar o ganho de peso se não estiver sendo tratada corretamente!
      Sugiro que vc converse com o médico dela, até para que possa inveztigar outras possíveis causas dela não estar ganhando peso, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  6. Fancisco Saodoares on

    olá, como vai?
    Gostei muito de seu artigo, gostaria de saber se vc pode me informar pontos de venda aqui em Brasilia que fornecem alimentos kasher,

    pode me ajudar por favor?

    obrigado Francisco,

  7. daise monteiro on

    ola Luciane muito pouco e falado sobre essa alergia de leite tenho um filinho de 4 anos ele e alergico nao pode nem encostar o leite na pele que incha e fica cheio de bolinhas e cossa o grau que lel esta e alto queria saber se quando a criança vai crecendo a alergia vai diminuindo tenho medo de mandar ele pra escola e la ter aquela troca de merenda entre as crianças fico apavorada so de pensar nisso nao sei o que fazer .

    • Olá Daise,
      Neste ano nós vamos escrever mais matérias sobre a alergia ao leite para dar mais suporte aos alérgicos. De acordo com estatísticas médicas, grande parte dos pacientes desenvolvem tolerância às proteínas do leite após os 3 anos de idade. Mas cada criança é um caso, então é necessário que haja uma avaliação constante do médico que o acompanha. Nos casos de alergia severa, muitos médicos recomendam o uso da EpiPen, uma medicação para ser aplicada em caso de uma reação alérgica forte. A EpiPen é bastante recomendada em casos onde a criança pode estar em um ambiente mais vulnerável e que sem saber, pode ter contato com alimentos que contenham leite. Os professores devem ser alertados e orientados ao uso deste medicamento, caso seja necessário. Converse mais com o seu médico a respeito e veja o que ele lhe aconselha.

  8. maria dos santos on

    Conheço alguns produtos sem lactose, porém, esses contêm soja. Como faço merendas para celiacos e diabeticos e tambem para quem tem alergia a lactose,(e agora uma mae de um garotinho de 06 aninhos, pediu sos, pois ele tambem, não pode ver soja nem de longe), estou a procura de receitas, sem lactose e sem soja, se puderem me ajudar com receitas fico muito grata.

    • Olá Maria,
      Aqui no Brasil, muitos produtos que usamos como substitutos aos produtos como leite e derivados do leite são feitos a base de soja. As receitas sem leite e sem soja são mais difíceis de se encontrar, porém dou a seguinte sugestão: procure fazer a substituição do leite de vaca pelo leite de arroz ou de outros cereais. Desta forma vc poderá preparar bolos, cremes e outros alimentos que necessitam do uso do leite. Há também o creme de arroz, que é semelhante ao creme de leite (porém mais líquido). abçs,

  9. Lu, amei essa reportagem. Mas seguinte, é MUITO dificil encontrar esse chocolate, entrei nos links mandei email para todo mundo, quero comprar online qualquer coisa, mas nao estou conseguindo achar o Tnuva. Meu filhote de 4 meses está com APLV, eu sou fissurada em chocolate e essa semana to louca para comer hehehehehe 🙂

    • Oi Stela,
      Desculpe, acho que deixamos o link pouco visível. Acabei de inserir um novo link na matéria que vc pode acessar e entrar em contato com a empresa. Depois que vc experimentar, nos conte se gostou, ok?
      abçs,

  10. Cristiane Herold on

    Prezada Luciane,
    Tenho uma filha altamente alérgica à proteína do leite e acabei de me mudar para Recife.
    Assim que li o artigo sobre alimentos kosher, entrei no link dos pontos de vendas e entrei em contato com a loja de Recife.
    Qual não foi a minha decepção ao ser informada que todas as pessoas que não fazem parte de comunidade judáica de Recife não têm acesso à loja e por conseguinte aos produtos!
    Acho válido passar a informação no site.
    Atenciosamente,
    Cristiane Herold

    • Oi Cristiane, acho que estou tão decepcionada quanto você! É a primeira vez que ouço falar sobre uma loja de produtos kosher que restringe a entrada de pessoas fora da comunidade judaica!!! É realmente uma pena saber disso e agradeço por vc ter passado esta informação.
      Abçs,

      • Luciane e Cristiane,

        Creio que tudo não passa de um mau entendido.A comunidade judaica do mundo todo sofre muita discriminação e até ameaças pelos mais variados e estranhos motivos.Creio que por uma questão de segurança houve o receio de abrir as portas para desconhecidos.Recife é uma cidade com poucos judeus, e por tabela com pouca segurança por parte da comunidade. Em cidades maiores como Rio e São Paulo, talvez pelo fato de que a segurança seja reforçada, certamente isso não aconteceria. Fazemos questão de entrar em contato com a loja no Recife(por favor me enviar o tel. do contato lá) e estaremos dispostos a mandar mercadoria para qualquer um sem nenhum tipo de restrição.

        Abraços!

        David

        • Olá David,
          Seria ótimo que os produtos kosher estivessem disponíveis a todos. A loja de Recife é Beit Chabad: R. Jorge C.C. Eiras, 603, tel. (81)3327.9222. Obrigada!

Deixe um comentário