Margarinas, cremes vegetais e manteigas. Afinal, podemos consumí-los?

99

Atualizado em:

Amplamente utilizados pela população mundial, as margarinas, os cremes vegetais e as manteigas fazem parte do nosso cardápio diário, seja no café da manhã, em lanches ou em preparações culinárias. Mas para quem tem intolerância a lactose ou alergia ao leite, esses produtos sempre geram dúvidas. Afinal, eles contêm lactose e proteínas do leite? Devemos substítuí-los ou podemos consumí-los sem restrição?

1. Margarinas contêm leite? E os cremes vegetais?

Entende-se por margarina o produto gorduroso em emulsão estável, elaborada com óleos vegetais, leite ou derivados, além de outros ingredientes. A gordura láctea, quando presente, não deverá exceder a 3% do teor de lipídios totais (95%). Nos supermercados, o creme vegetal é comercializado juntamente com a margarina, e, aos olhos do consumidor, parece não haver diferença.  Entretanto, a ANVISA classifica e descreve a margarina como sendo um alimento em forma de emulsão plástica, cremoso ou líquido, do tipo água/óleo, produzido a partir de óleos e/ou gorduras vegetais comestíveis, água e outros ingredientes, contendo entre 10% a 95% de lipídios totais. Além disso, a legislação também permite que sejam acrescentados outros ingredientes como gema de ovo, leite e derivados e gordura láctea (até 3% do total de lipídios). Apesar da legislação permitir o acréscimo desses ingredientes, na prática, os fabricantes não costumam adicionar ingredientes de origem animal nos cremes vegetais.

Em resumo, a diferença básica entre margarinas e cremes vegetais está na quantidade de lipídios (onde o creme vegetal contém, em média, entre 42% e 68%, enquanto que nas margarinas esta porcentagem fica entre 82% e 85%), na  composição de ingredientes (apesar da legislação permitir, de forma geral, os cremes vegetais não contêm leite, derivados ou gorduras de origem animal, enquanto que as margarinas geralmente são produzidas com leite em pó ou soro de leite em pó), e também na adição de outros ingredientes com fins funcionais, como a adição de vitaminas, fibras, fitosteróis/fitostanóis (esses últimos com intuito de reduzir o colesterol LDL no organismo).

2. Os cremes vegetais podem ser usados em preparações culinárias?

Sim, não há problemas em utilizá-los. Entretanto, alguns fabricantes advertem sobre a restrição do uso de cremes vegetais em preparações como frituras e outras receitas que necessitem de um teor mais elevado de gordura, pois os resultados não são tão bons quanto com o uso de manteigas ou margarinas.

3. Então margarinas não podem ser consumidas por pessoas com IL e ALV?

O mais curioso de tudo é que, apesar de as margarinas conterem leite entre seus ingredientes, todas as marcas analisadas contêm na sua rotulação 0g de carboidratos e 0g de proteínas. O que isso significa? Em uma porção de 10g (a porção identificada nas embalagens) a quantidade de carboidratos (lactose) e proteínas é mínima e por isso são arredondadas para zero. Em outras palavras, podemos considerar que as margarinas contêm apenas quantidades muito pequenas de lactose e de proteínas do leite. Mas atenção! enquanto uma maioria de pessoas com IL pode consumir margarinas, alérgicos ao leite não devem consumir margarinas ou mesmo cremes vegetais, pois mesmo uma mínima quantidade de proteína pode desencadear reações alérgicas.

4. E as manteigas? Essas certamente contém lactose e proteínas do leite!

É comum pensarmos que se a manteiga é feita a partir do creme de leite batido, é óbvio que ela contém lactose. Não exatamente! É verdade que a manteiga é feita a partir do leite, mas o produto final é basicamente composto de gordura e adição de cloreto de sódio (sal). Difícil de acreditar? Nas embalagens dos produtos analisados é possível verificar que, da mesma forma que as margarinas, as manteigas também apresentam 0g de carboidratos (lactose) e 0g de proteínas, o que significa que a quantidade de lactose e proteínas do leite deve ser apenas residual. Para confirmarmos esta informação, entramos em contato com o SAC de alguns fabricantes. Algumas marcas relataram que o teor de lactose fica entre 0,07g a 0,5g enquanto outras marcas reportaram que o teor lactose não era detectável. Ou seja, a manteiga é considerada um produto que contém apenas quantidade residual de lactose e proteínas. Novamente, é importante ressaltar que nesses casos, grande parte de pessoas que sofrem com os sintomas de IL conseguem consumir manteigas sem ter sintomas, já alérgicos às proteínas do leite não são aconselhados a consumir manteigas nem outros produtos que contenham derivados lácteos, mesmo em mínimas quantidades.

 

Referências:

PACHECO, Manuela. Tabela de Equivalentes, medidas caseiras e composição química dos alimentos. Rio de Janeiro: Livraria e Editora Rubio, 2009.

Regulamento Técnico para fixação de qualidade e identidade de creme vegetal – http://www.anvisa.gov.br/legis/portarias/193_99.htm

Ministério da Agricultura. Portaria 372, de 04/09/1997.

Ministério da Saúde. Portaria 193, de 09/03/1999.

Ministério da Agricultura. Portaria 146, de 07/03/1996.

De Conti, Flavia. Manteigas, margarinas, cremes vegetais. Cada produto, uma finalidade. http://www.nutrociencia.com.br/upload_files/arquivos/diferen%C3%A7as.pdf

Margarinas – Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Margarina

Compartilhe.

Sobre o autor

Luciane é fundadora e editora do Semlactose.com há mais de 10 anos e sócia da Anitah Alimentos, empresa de alimentos sem glúten e sem lactose. Luciane descobriu sua intolerância à lactose em 2006 e desde então atua como pesquisadora sobre o tema de intolerâncias e alergias alimentares criando e adaptando receitas, além de aprimorar suas habilidades culinárias através de cursos de gastronomia no Brasil e no exterior.

99 Comentários

  1. Luciane, o creme de leite então pode conter pouca lactose? vi na informação nutricional do creme de leite Nestlé que a porção de 15g possui 0g de carboidratos. uma pessoa IL poderia consumi-lo? fico em dúvida se podem ter arredondado pra 0 mas, caso a pessoa consuma mais de uma porção, o total de carboidratos, e conseqüentemente de lactose, acabe ficando alto.

  2. Ola..minha filha tem 8 meses e é alergica ao leite….tive uma experiencia horrivel com ela só por causa que passei margarina Qualy para untar a forma…no bolo nao ia leite…..ela ficou toda inchada deu urticaria, tive que correr com ela para o hospital…..graças a Deus depois de medicada aliviou na hora!
    Por isso acredito muito que depende do tipo de alergia que a pessoa tenha, do grau de sensibilidade!!!!

  3. joelma sousa lacerda on

    Oi , o meu filho tem é alergico ao leite de vaca desde bebê,hoje está com 4anos, gostaria de saber se ele pode comer biscoitos que na sua composicão contem : Gordura vegetal Hidrogenada. obrigada

  4. Tenho a IL, e descobri nao faz muito tempo. A margarina e a manteiga me fazem muito mal, e são coisas que nao consigo mais comer !

  5. gOSTARIA DE SABER COMO REPOR VITAMINAS QUE O LEITE PODERIA DAR A MINHA NETINHA DE 2 ANOS DESDE BEBE ELA NÃO PODE TOMAR, E TENHO PREOCUPAÇÃO QUANTO AS NECESSIDADES DO CRESCIMENTO DELA, QUAIS LEITES POSSO FAZER EM CASA ALÉM DO DE ARROZ E CASTANHA E QUINUA. E EM QUE RECEITAS POSSO UTILIZAR ESSES LEITES?
    OBRIGADA,
    Rosalia de Cassia Lazarini
    rosaliadecassia@yahoo.com.br

    • Olá Rosalia,

      Ao contrário do que muita gente acredita, o leite de vaca não é um alimento indispensável na nossa vida. Existem diversas populações que não fazem uso de leite e derivados e nem por isso desenvolvem deficiências nutricionais.
      O importante é que a alimentação, de um modo geral, seja bem variada e com base em frutas, legumes, verduras, carnes magras, etc e com baixa ingestão de produtos industrializados (que contém aditivos químicos, corantes, conservantes, excesso de sal e açúcar).
      Os leites vegetais podem ser utilizados em substituição ao leite de vaca em diversas preparações ou mesmo batidos com frutas.

      Mas no caso de deficiência nutricional comprovada, é necessário buscar orientação de um profissional (Nutricionista ou médico).

      Gde abraço,

      Juliana

    • Olá Rosália!
      A nutricionista Juliana que te respondeu está certa, o leite não é indispensável, ele inclusive não é a melhor fonte de cálcio que podemos consumir. Vegetais de folhas escuras são muito mais eficientes que o leite, um exemplo é a couve. Como sua neta é muito pequena, o melhor seria ela consumir a couve como forma de suco, e aí você coloca junto outra fruta que deixe ele mais atrativo como laranja, mamão, maçã.
      Pode fazer em um liquidificador uma folha de couve, água e uma fruta que já fica bem legal.

  6. Ana Paula Pacheco on

    olá tenho uma filha com alergia a proteína do leite, descobri quando ela tinha 4 meses e agora ela já tem três anos. Usavamos Becel na sua dieta, mas alergia se agravou e tiramos a soja pois a proteína de soja também apresenta reações alergicas, agora estamos sem opção, poderia indicar alguma marca ou infelizmente não existe nenhuma.

    • juliana_nutri on

      Olá Ana Paula,

      Infelizmente não existe nenhuma opção isenta de óleo de soja e/ou de leite de vaca. Mas vc pode improvisar uma "manteiga" de azeite, congelando o azeite em forminhas de gelo. Nessa "manteiga" improvisada, vc pode adicionar ervas, caso ela não seja alérgica também.

      Gde abraço,

      Juliana

  7. luciana araujo on

    Estou amamentando a 4 meses e com 1 mes foi diagnosticada alergia em minha filha atraves da amamentação.Sua pediatra me tirou tudo que contenha leite ou traços de leite. Sgundo ela minha filha é alergica pois apresentou urticaria, problemas respiratórios como catarro e me informou que pode até surgir casos de choque anafilático a quem é alergico. onclusão minha alimentação está super restrita. Posso comer o pão françês ? pois ela tirou e me pediu para que utilizasse o pão dágua. Gostaria de mais informações pois tb me tirou o ovo. grata. luciana.

    • Olá Luciana,

      É importante q vc procure um nutricionista, para fazer as adequações na sua alimentação e prevenir o surgimento de deficiencias nutricionais. De toda forma, é importante procurar manter uma alimentação bem variada, com bastante frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carnes magrasm etc.

      Gde abraço,

      Juliana

  8. ola, adorei a materia, parabéns pelo trabalho!!
    tenho IL que diagnostiquei com o exame fazem 2 anos, cortei tudo que tenha leite, melhorou muito os sintomas, depois de ler esta materia perguntei para minha nutri sobre este assunto e ela me proibiu de comer qualquer margarina ou manteiga disse que tem lactose sim…aiai agora fico na maior duvida…quero tanto consumir a margarina nas receitas, voce garante mesmo que para intolerantes nao vai causar os sintomas???

    • Viviane, as informações postadas nesta matéria são de fabricantes que nos informaram sobre o teor de lactose em seus produtos. Se vc tem duvidas, entre em contato com o fabricante do produto de sua preferência. Na matéria explicamos que tanto margarinas quanto manteigas possuem apenas traços de lactose. Para fazermos um comparativo, os leites com redução de 90% de lactose contém ainda uma quantidade mínima, certo? Esses produtos são entendidos como adequados para o consumo de pessoas com IL.

    • Meu marido tem IL severa diagnosticada (não tem alergia a proteinas do leite), ele só pode comer margarina Becel daquela azul e manteiga de muito boa qualidade, em geral feita em casa, alguêm nos explicou que os fabricantes acrescentam leite para melhorar o sabor da margarina. Aquele leite com reduçao de 90% de lactose não funciona com ele, e com ninguem que dos que eu conheço que tem um problema parecido. Por outro lado, ele pode tomar o leite Piracanjuba zero lactose, aquele iogurte Campo Verde zero lactose e os da Casa da Ovelha, e comer os queijos zero da casa da Ovelha. Qualquer outra coisa com lácteos está fora da lista.

      • Olá Ana,

        Cada caso é um caso, e como não há como avaliar por meio de exames qual o grau da IL de cada pessoa, só mesmo na prática é que vamos identificando o que podemos (e em que quantidade)ou o que não podemos consumir.

        Gde abraço,

        Juliana

      • Ana, eu sou JRMoreira, tenho 57 anos e descobri a dois que tenho intolerânica ao leite, Não à lactose, mas a outro componente do leite, por isso, quanso tentei utilizar leite "sem lactose" não adiantou para mim. Qual é o sintoma do problema do seu marido? pergunto isso porque ando procurando mais alguém que sofra do mesmo problema que eu. O leite não me faz urticária, não desarranja o intestino, não dá enjôo, nada disso. A única e terrível coisa que sinto é sonolência, cansaço e memória lerda. Fico com sono na cabeça, no corpo e raciocínio lento. Ao suspender tudo que tenha sido feito com leite melhorei bastante, ao ingerir novamente qualquer mínima quantidade de algo feito com leite (margarina, por exemplo) o efeito retorna e só ao longo de vários dias vai diminuindo. Descobri também que bebida alcoólica elimina rapidamente esse efeito. E assim vou vivendo mas querendo encontrar soluções melhores.

  9. Parabéns pelo seu site, ele é que me salva! E saber que posso consumir manteiga… fiquei feliz!!
    Como tenho um grau de intolerância total, vou fazer uma experiência e comer apenas uma pequena quantidade!
    Obrigada :))

  10. margarina da alergia sim, pois estou alergico agora, heheheheh tomo cafe com leite de soja faz anos, e mesmo assim tinha alergia as vzs, claro, a margarina ficava me atormentando, agora vou deixar de lado de vez.

    • juliana_nutri on

      Olá Joni,

      É importantíssimo atentar para a diferença entre alergia e intolerância!
      O tempo todo nós alertamos que a margarina e a manteiga não devem ser usados por quem é alérgico ao leite e estes produtos só podem ser usados por quem intolerância a lactose. Se vc é alérgico ao leite, não use nenhum dos dois!

      Gde abraço,

      Juliana

  11. Olá, adorei saber que posso ingerir manteiga. Faz um tempão que não ponho essa coisa gostosa no meu pãozinho, por achar que sofreria com todos aqueles incómodos da IL. Realmente, a informação é a base do PODER. Parabéns pelo site e muito obrigada pela parte que me cabe nesse latifúndio. Abçs, glauce

  12. Olá Luciane Baldo: Gostaria de saber como usar a castanha do Pará no leite de castanhas e outras receitas.Precisa tirar a película escura? Precisa dar uma leve torrada antes de triturar?

    Cristina

    • Olá Cristina,
      Não é necessário torrar a castanha e tb não vejo a necessidade de retirar a pelicula que envolve a semente. Basta triturar as castanhas e adicionar a água morna. Abs,

  13. Olá Juliana,
    Descobrir recententemente que tenho IL, fiz um exame que detectou a Il, como eu fiz tratamento com um Gastro, ele não soube informa muito bem o que eu deveria fazer, e como eu paço mal sempre ao consumir produtos que tenham Lactose, gostaria de saber o meu grau de Il. Gostaria de saber se vc pode me informa qual é o profissional que trata esse problema. Desde já agradeço sua atenção e aproveitando , quero parabeniza-la pelo site, pois ele tem me ajudado muito a tira minhas dúvidas.
    Vocês fazem um belo trabalho.

    • Olá Elma,

      Obrigada! Ficamos felizes em saber que estamos ajudando!
      Sobre seu exame, somente pelos sintomas não há como saber o seu grau de IL…na prática, acabamos tendo de testar para ver quais alimentos e em que quantidades conseguimos tolerar.
      Mas o mais indicado é vc procurar um nutricionista, para uma avalição a para fazer um acompanhamento da sua alimentação. Este é o profissional mais indicado para te orientar e o único que tem respaldo legal para prescrição de dietas.

      Gde abraço,

      Juliana

  14. Jessica Pinheiro on

    Olá Juliana
    Nossa!! muito bom essa matéria, gostei muito mesmo… tirei muitas dúvidas, e ainda aprendir a lhe dar com a AL de minha filha.
    Fico muito grata à sua disposição em falar a respeito do assunto, pois nem os médicos esclarecem tanto sobre o mesmo.
    Mto obrigada,

  15. Olá!
    Hoje estava no super e parei na frente das margarinas para ler os ingredientes. Peguei uma doriana cremosa que tem nova embalagem e dizia 'creme vegetal'. Fiquei feliz e fui ler os ingredientes onde me deparei com 'soro de leite em pó reconstituído' e 'leite em pó desnatado reconstituído'. Não entendi, porque sempre pensei que os cremes vegetais não tivessem nada de leite.

    • Olá Priscila,

      Infelizmente a legislação brasileira permite a adição de qq ingrediente aos cremes vegetais, que a princípio deveriam conter somente gorduras vegetais, ao contrário das margarinas, que tem o leite como ingrediente obrigatório.
      Nos cremes vegetais, com essa permissão para adicionar outras substâncias, os fabricantes acabam por adicionar leite. A orientação, é ler atentamente os rótulos antes de comprar qq produto e em caso de alergia severa ao leite de vaca, consultar o SAC da empresa para saber se não há risco de contaminação cruzada.

      Gde abraço,

      Juliana

  16. Luciane, achei esse artigo demais, vou veicular lá no site com os devidos créditos e links, com certeza. Ficou muito bom, parabéns!!!

  17. fernanda rossetti on

    Essa matéria veio em boa hora, jé cortei a algum tempo a manteiga da minha cozinha, mas creme vegetal no pão é dificild e engolir!!
    Obrigada pelos esclarecimentos, vou voltar a usar minha manteiga preferida!!

  18. Adorei o site parabéns. Meu filho de 5 anos tem intolerância a proteina do leite, mas é moderada . Numa escala de 1 a 6 ele tem 3 . Mas o medico exclui tudo inclusive margarina , bolachas, tudo que contenha , leite , caseina etc… uffa. tá um sufoco pra fazer lanchinhos pra escola. A clara de ovo deu uma alterada no exame de sangue mas pouca. Mas ele tambem preferiu tirar . rsrsr. O que sobrou nada. Tá dificil . Ele não teve reaçoes intestinais , a não ser flatulencia , e o abdomem sempre grande, e prisão de ventre que não está associado .Mas sim a parte respiratoria, crises de bronquite. mas tem alergia tambem a poeira e acaro. O leite só é mais um agravante creio eu. Agora to aqui na duvída, a margarina é a unica coisa que ele come com pão frances, por exemplo que nao contem leite. O creme vegetal nunca tinha pensado, otima dica. sera que o creme vegetal no caso dele é melhor que a margarina , da becel azul como o pessoal disse? E uma outra duvida posso usar o creme vegetal nas receitas como bolo, bolachas e biscoitos e outras receitas? como outras pessoas disseram o medico só deu uma lista enorme do que nao pode, mas nada do que pode ou poderia substituir. Grata pela atençao.

    • juliana_nutri on

      Olá Beth,

      As margarinas contem leite em sua composição! O creme vegetal, no caso do seu filho, é a melhor opção, e vc pode utilizá-lo nas resceitas, no lugar da manteiga ou da margarina.
      Sobre as substituições, seria mais aconselhével vc procurar a ajuda de um Nutricionista, para adequar a alimentação do seu filho e prevenir o surgimento de deficiencias nutricionais!

      Gde abraço,

      Juliana

  19. Olá Flavia,
    Que ótimo saber que nosso site tem auxiliado você a obter as informações que você precisa. Nós temos uma matéria que fala sobre produtos com, sem e com baixo teor de lactose. De qualquer forma, os ingredientes que vc deve estar atenta nos rótulos de embalagens são: leite, soro de leite em pó, coalhada, creme de leite, leite condensado e outros derivados de leite. a matéria pode ser encontrada neste link https://semlactose.com/index.php/2008/03/20/li… abçs,

  20. Olá!! Descobri semana passada que estou com Intolerância a Lactose, porém o médico que fui não me passou nenhuma informação. Disse apenas para eu ficar sem alimentos que contenham leite ou derivados!!
    Adorei este site!! Estou tirando todas as minhas dúvidas lendo as matérias!!
    Uma dificuldade que estou tendo é de identificar quais produtos tem lactose, porque alguns termos nos rótulos dos alimentos geram dúvidas. Já entendi sobre o termo "traços de leite". Vocês têm alguma listinha que cita os principais termos que identificam a lactose no produto? Tenho a impressão de ter visto essa lista já no site, mas não anotei e não estou achando ela denovo.
    Obrigada.

  21. Ladjane G Silva on

    Estou entrando aos 55 anos no mundo do IL. De cara cortei margarina Becel verde q já consumia há tempo!! Bolos na minha cabeça nunca mais!! Até q descobri vcs . Agora estou mais feliz pois encontrei informações q nem meu médico passou obg

    • Olá ladjane,
      Há muitas coisas saborosas que nós podemos comer. Tudo é uma questão de usarmos os ingredientes adequados a nossa dieta. Abçs,

  22. juliana_nutri on

    Olá Nadja,

    Realmente a intolerância a lactose NÃO causa febre! Nós nunca dissemos isso em nossas matérias!
    Os sintomas que vc relata (vômitos, inchaço do estômago e diarréia) podem ser causados por muitas coisas, como a IL, e por diversas viroses e gastroenterites bacterianas, as quais, por sua vez, pioram o quadro de intolerância a lactose!

    Mas o que pode ter acontecido com seu filho é que devido a ele TER IL e a mesma ter demorado para ser diagnosticada, a má absorção da lactose poderia estar causando deficiências nutricionais diversas que prejudicavam adequadamente o sistema imunológico dele e por causa disso, os episósios de virose e gastroenterite ocorriam com muita frequencia! Estes episódios, por sua vez, contribuiam para agravar a IL e assim, sucessivamente, até que a IL foi descoberta. Atualmente, como a lactose foi excluída da alimentação dele, o intestino está se recuperando e com isso, melhorou a capacidade de absorção de nutrientes, que é fundamental para a saúde.

    Agora o importante é cuidar da alimentação dele, para que a exclusão de leite e derivados não o prive de nutrientes importantes, como o cálcio, as vitaminas do complexo B e proteínas de boa qualidade, para mantê-lo protegido de novas infecções.

    Gde abraço,

    Juliana

  23. Luciane, você sabe se pessoas com IL podem comer então a manteiga aviação? estava verificando o site da empresa e o total de CARBOIDRATOS é 0%… como sou novata no assunto, gostaria muito de saber sua opinião, já que não gostei tanto da BECEL azul e amo esta marca de manteiga. Muito obrigada,

  24. Olá!!
    Meu filho desde 1 ano e 6 meses (hj tem 5) apresenta febres sem motivos aparentes. Por causa disso teve alguns convulsões febris. Um desepero!!! Procuramos vários especialista, de infectologistas , a gastros, imunologistas…e por ai foi. Nada foi detectado. Mas nos momentos febris ele sempre apresentava vomitos, inchaço do estômago, diarréia… ! Era só virose o diagnostico!!! Perguntei varias vezes se não seria alergia alimentar, intolerancia… Mas nada!!! Sempre diziam que alergia e intolerancia não davam febre! Pois bem. Fiz alguns testes de alergia, mas nada foi detectado( acredito no falso negativo). E o quadro continuou. Pra minha surpresa, em dezembro ele teve outro quadro (VIROTICO!) e pedi pra fazerem os exames…e deu INTOLERANCIA A LACTOSE!!! A pediatra pediu pra substituir o leite.De lá pra cá ele não teve mais febres(era mensal!), nem o estomago dilatado. Eu acredito no meu diagnostico!!!Sempre desconfiei!!! Mas os medicos discordavam!!
    Agora, aqui, lendo cada materia, vejo como eu tinha razão!!!
    Muito obrigada!

  25. Olá! Parabéns pela iniciativa de ajudar as pessoas!
    Que o Senhor Deus te abençoe a cada dia + e +.
    Ah, entrei para o "clube" das pessoas com IL.
    Valeu! Grande abço!

  26. Adorei tudinho nesse site !!! Me senti em casa rsrsrs… Quando comento com outras pessoas sobre meu problema de IL… ninguém entende o que falo e me sinto um peixinho fora d'água… O pior é que tem gente que acha que não como arroz doce ou canjica porque sou fresca! Não gosto nem de imaginar os efeitos que eu sofreria se ingerisse esses alimentos…. MEUS PARABÉNS A TODAS ESSAS MATÉRIAS !!! Estou há horas nesse site, nem precisei procurar outras informações na net! Um grande abraço !!!

    • Seja bem vinda Vanessa! Que bom saber que vc se sente em casa aqui no Semlactose. Para acompanhar nossas publicações, vc pode se registrar para recebê-las por email ou via RSS.
      abçs!

  27. Olá! Descobri há poucos dias, através de exame laboratorial, que tenho Intolerância à lactose.Tenho 65 anos e gosto muito de tomar leite pela manhã com café e também à noite, antes de deitar.E gosto muito de queijo tipo frescal. Estou com algumas dúvidas, mesmo porque também tenho refluxo gastro-esofágico e tenho prescrição de dieta de alguns alimentos.
    Achei excelente e esclarecedor esse site. Gostaria de saber se posso tomar qualquer iogurte, se preciso fazer uso de leite de soja e se existe leite em pó sem lactose. Por enquanto são minhas primeiras dúvidas…
    Abraço e obrigada

    • Olá Rosaly,
      Bem vinda ao "clube" – Hoje já é possível encontrar boas alternativas de alimentos para pessoas com IL. Ao invés do leite comum você pode optar pelo leite baixa lactose ou então o leite de soja ou mesmo o leite de cereais como o leite de arroz, de aveia, etc. Esses últimos são mais caros e mais difíceis de encontrar, mas são opções isentas de lactose. O queijo frescal não é recomendado para pessoas com IL. Queijos maturados como o parmesão e outros são melhores opções. Alguns deles são naturalmente isentos de lactose. Em relação aos iogurtes, eles possuem um teor de redução da lactose de 30%. Ou seja, para algumas pessoas com intolerância mais leve, eles podem ser uma ótima opção, já para pessoas com intolerância mais severa, ele será mais difícil de ser digerido e poderá causar sintomas desagradáveis. Uma boa opção que eu mesma utilizo é fazer iogurtes com leite baixa lactose e sachês de lactobacilos. O iogurte fica maravilhoso!! Recomendo. Leite em pó sem lactose: por enquanto não temos disponível no mercado, mas sei que algumas empresas em breve devem lançar novidades. Vamos aguardar. Como você segue dieta em função do refluxo gastro-esofágico, converse com o nutricionista que a acompanha para que ele possa lhe orientar em relação as sugestões comentadas aqui.
      abçs,

  28. Li esta matéria e fiquei toda empolgada…. Liberei a "produção" de um bolo que leva margarina na receita…… Acho que não deu certo para o meu bebê…. Ele se coçou todinho….. Vou conversar com o médico dele para ver o que houve…. É sempre importante observarmos as reações… O que dá certo para vc pode não dar para mim…. E vice-versa…..
    Mas adorei a matéria! Achei bem legal. Nos falta muita informação, e leitura tb…..
    Parabéns pelo site!!!! ADORO!

    • Olá letícia,
      Acredito que os bebês, principalmente aqueles que têm alergia às proteínas do leite de vaca, são sempre mais sensíveis. Como explicado na matéria, margarinas possuem uma porção mínima de proteínas do leite, mas para os alérgicos, dependendo do grau de alergia, apenas uma porção mínima já é suficiente para desencadear reações. Neste caso, acredito que o ideal é usar o creme vegetal, que não contém leite em sua composição ou mesmo um óleo vegetal, dependendo da receita. Mas como você disse, a ideia é esclarecermos sobre os alimentos que usamos em nosso dia a dia para alergicos e intolerantes. É ótimo saber que você curte nosso trabalho!
      abçs,

    • Silvana,
      Como vc deve ter lido em nossa matéria, os cremes vegetais não contêm leite. Algumas marcas que vc pode encontrar são Becel, Soya, Qualy Vita. Margarinas contêm quantidades insignificantes de lactose, e também podem ser consumidas por pessoas com intolerância à lactose. As marcas são diversas.
      abçs,

      • Eu li toda sua reportagem e fiquei muito feliz por minha filha que é alérgica,eu descobri a alergia dela quando ela tinha 4 meses, hj ela tá com um aninho e um mês, antes eu só dava a becel para ela e só fazia bolos com ela, mas não fica tão bom, a alergia de minha filha é média, depois que li sua reportagem resolvi dar a mesma margarina que toda a família usa ( Qualy), e passei a fazer bolos com ela também, mas minha filha apresentou alergia, ela empelotou levemente em volta de sua boquinha, fiquei assustada, e parei de dar. Como vc pode me explicar isso? já que a qualy normal segundo vc não tem lactose ou proteína relevante?

        • Olá Camila,

          A concentração de lactose e de proteínas nas manteigas e margarinas é de fato pequena, e no caso dos intolerantes a lactose, não costuma haver problemas com o consumo.
          Porém nós sempre alertamos para o caso das pessoas com alergia às proteínas do leite de vaca, para que não façam uso de NENHUM produto que possa conter tais proteínas, mesmo em pequenas quantidades, devido ao risco de reações adversas. Inclusive nossa matéria alerta para esse risco!
          Vale lembrar que a IL é diferente da ALV e infelizmente as duas condições ainda são muito confundidas, o que acaba expondo quem tem ALV a riscos desnecessários. No caso da sua filha, pelo que vc relata, é necessário evitar tudo o q possa conter traços de leite, por conta da alergia às proteínas q podem estar presentes em tais "traços".

          Gde abraço,

          Juliana

  29. Olá! Gostei muito do site, pois me esclareceu bastante dúvidas.

    Sou nutricionista, porém, nessa área estou a pouco tempo.

    Me surgiu uma dúvida, pois vcs falaram que o nescau não tem lactose, mas no rótulo diz que contém traços de leite.

    Outra dúvida: barras de cereais que diz que contem traços de lactose pode ser muito prejudicial? Qual a % de lactose nessas barras?

    Agradeço a ajuda!

    • Juliana Crucinsky on

      Olá Michele!

      Que bom saber que nosso site também está sendo últis aos nutris!

      Quando numa embalagem estiver a observação de que o produto "contém traços de leite", significa que o mesmo pode ter sido "contaminado" por partículas de outro produto elaborado com leite e derivados, por serem processados, embalados ou mesmo armazenados no mesmo local. Na verdade, é mais uma "carta de seguro" das empresas, para evitar processos movidos por pessoas alérgicas ao leite, que podem consumir tais produtos inadvertidamente e passar mal, já que para quem tem alergia imediata ao leite (ou a qq outro alimento), muitas vezes o simples contato ou inalação de pequenas partículas já pode ser o suficiente para desencadear uma violenta reação alérgica. Entretanto, esses traços (que se referem na verdade a fragmentos proteicos), não causam nenhum problema a quem tem IL, justamente por não conterem lactose (e mesmo que contenham, a quantidade será tão pequena que não causará nenhum problema!).
      Aliás, um dado importante é observar que se o paciente se queixa de algum sintoma após ingerir qualquer coisa com "traços de leite", isso ode ser indício de alergia às proteínas do leite!

      Quanto aos traços de lactose, tal informação acaba sendo praticamente a mesma coisa que os "traços de leite", e mesmo que so haja lactose (fato muito dificil, pois a lactose acaba estando sempre junto com as proteínas do leite), a quantidade é tão pequena que também não provoca nenhum problema nos intolerantes.

      Outra coisa importante, é que a não ser logo após o diagnóstico de IL (desde que não se trate de IL congênita), em que a dieta de exclusão é necessária (tanto para ajudar a fechar o diagnóstico, quanto para recuperar o intestino), a exclusão total de lactose é PREJUDICIAL, pois faz com que o organismo deixe de produzir a enzima, o que acaba por agravar a IL! Por isso é tão importante o diagnóstico diferencial de IL e de ALV (alergia às proteínas do leite), já que na ALV o tratamento é a exclusão total!

      Gde abraço,

      Juliana

  30. Maitê Guimar&a on

    Luciane Baldo, Sobre Margarinas, cremes vegetais e manteigas.
    Obrigada por todas as informações deste artigo. Foi de uma importância enorme em minha vida e especialmente porque eu estou começando um negócio na área de confeitaria voltada para pessoas como eu, com IL e I.Gluten. Fico feliz de saber que posso utilizar a margarina com mais tranquilidade agora. Pois buscava um substituto e estava com muitas dificuldades. Um grande abraço e parabéns pelo site e todos os artigos, tenho aprendido muito com você.

    • Olá Maitê,
      É super gratificante saber que o nosso trabalho tem sido tão importante pra vc! Essa matéria foi fruto de pesquisas que já estávamos há algum tempo fazendo, pois conseguir informações dos fabricantes não é muito simples. Mas sabia que seria super importante, já que são produtos de uso tão frequente no nosso dia a dia. Mande mais informações sobre o seu trabalho por email, ok?
      Abraços!

    • Carlos,
      A alergia à lactose é um termo utilizado equivocadamente. Não existe alergia à lactose somente intolerância á lactose. Para saber mais acesse https://semlactose.com/index.php/2008/04/22/al…. O tratamento básico da IL é uma modificação na dieta, restringindo o consumo de alimentos que contenham lactose. Acesse nossas matérias sobre o tema para que vocês possa saber mais sobre o assunto.
      abçs,

  31. Juliana Crucinsky on

    Olá Rosangela,

    Como eu expliquei pro Valfran, os iogurtes e leites fermentados possuem menor de lactose, quando comparados ao leite, e em geral (a não ser nos casos de IL congênita, quando se nasce com o problema) são bem tolerados por todos que tem IL.

    Gde abraço,

    Juliana

  32. Juliana Crucinsky on

    Olá Geiza,

    Se sua filha tem IL, ela pode consumir outros tipos de manteiga e margarina sim! Não há nenhum problema!

    O porblema é para quem é ALÉRGICO às proteínas do leite, que não podem ingerir nenhum alimento que possa conter "traços de leite", já que mesmo mínimas fraçoes da proteína do leite podem ser suficinetes para desencadear as reações alérgicas.

    Gde abraço,

    Juliana

  33. Juliana Crucinsky on

    Olá Vanfran,

    Obrigada.

    Com relação aos iogurtes, o teor de lactose é de fato dominuído durante o processo de fabricação, por isso a maioria dos intolerantes a lactose tolera bem este produto. O mesmo vale para os leites fermentados.

    Gde abraço,

    Juliana

  34. Parabéns e obrigada pela matéria. Tb fikei muito feliz por saber q posso comer margarina e manteiga. Há muitos anos como só creme vegetal, inclusive no preparo de receitas. Foi muito bom mesmo saber isto.

  35. Larissa Mendes on

    Eu descobrir que tinha intorelância a lactose, quando comia manteiga e passava muito mal. O que será q poder ser, já ao ler a matéria descobrir que o teor d lactose é pouco. Devo procurar a minha médica?

    • Juliana Crucinsky on

      Olá Larissa,

      É importante vc conversar com sua médica sim!
      Infelizmente algumas pessoas podem ser diagnosticados como tendo IL quando na verdade são é alérgicas às proteínas do leite, e neste caso, até mesmo a manteiga ou qq outro produto que contenha mínimas quantidades de leite na composição podem fazer mal e desencadear os sintomas. Como os sintomas muitas vezes são os mesmos, isso acaba gerando uma enorme confusão! Também é importante investigar se vc não tem nenhum tipo de intolerancia às gorduras,já que a manteiga é essencialmente a parte gordurosa do leite.

      Gde abraço,

      Juliana

  36. Excelente artigo!

    Tenho o problema de IL e realmente nao sentia os sintomas quando consumia margarinas ou manteigas. Agora sei exatamente porquê!

    Seria muito interessante a publicação de um artigo semelhante sobre iogurtes. Este é outro item que também tenho consumido e não tenho enfrentado problemas. Será que ele também não possui lactose? Ou seria por causa dos lactobacilos presentes no leite fermentado?

    Obrigado!

  37. JAMES NUNES LIMA on

    Estou muito contente por ter descoberto este site. Até que enfim, consegui esclarcer algumas dúvidas com relação intolerância à lactose.
    No entanto, queria que me indicassem uma dieta alimentar que não possuisse nem um produto que contenha lactose, pois passo um dia todo tendo dor de barriga, dos gases decorrentes desse mal. Já fiz todos os exames possíveis, a única anomalia encontrada foi intolerância a lactose.
    Por favor me ajudem!

    • Juliana Crucinsky on

      Olá James,

      O objetivo do nosso site é apenas o de informar, e NUNCA o de substituir a consulta com um profissional de saúde!

      Qualquer dieta, por mais simples que possa parecer, necessita ser prescrita por um Nutricionista, após uma consulta presencial e uma entrevista detalhada, para conhecer sintomas, hábitos alimentares, avaliação de exames laboratoriais e avaliação antropométrica. Até porque, cada caso é um caso, e uma dieta que sirva para uma pessoa, pode não ser adequada a outra, e até trazer mais prejuízos do que benefícios. Aliás, fazer dieta por conta própria, ou prescrita por alguém sem capacitação técnica e respaldo legal para isso, pode trazer sérios risco a saúde!

      Sugerimos que procure um Nutricionista o quanto antes para que este profissional calcule sua dieta da forma adequada e te oriente com relação a alimentação fora de casa.

      Gde abraço,

      Juliana

  38. Quero dizer que minha filha tem intolerancia a lactose, não pode ingerir margarina que contenha soro de leite ou traços de leite. Porém, encontrei
    uma margarina que é específica para quem tem esse problema de intolerancia à lactose: é a margarina BECEL da embalagem azul. Essa eu uso e recomendo para aquelas pessoas que tambem tem problema de lactose, como a minha filha.

    • Rodrigo Medeiros on

      Geiza, também só conhecia a Becel da embalagem azul. Confere depois se a amarela com sabor de manteiga ela também pode consumir pois o sabor é muito melhor.

  39. Adorei esta matéria!! desde que descobri minha Intolerancia a Lactose, deixei de consumir margarina, mesmo porque era em média 1 colher sobremesa no dia …e a orientaçao médica foi em consumir apenas a margarina vegetal ACTIV …que por sinal tem um custo altíssimo.!!! agora então estarei retornando c/margarina ligth normal….
    Aproveitando este espaço, se possível gostaria de receber orientaçao ref a IOUGURTES! POSSO OU NAO??? qual ?? pelo que sei todos sao feitos com leite!
    Agradeço a atenção e aguardo retorno se possivel.

    Rosangela

  40. Parabéns pela matéria, poxa estou muio feliz por saber que posso voltar a consumir manteiga, pois desde que descobri minha intolerância a Lactose, este foi o primeiro alimento a cortado do cardápio. Obrigado!!!

    • Olá Karol,
      É justamente esse o objetivo: esclarecer as dúvidas para que a gente não deixe de consumir determinados alimentos pela simples falta de informação.
      Abçs,

    • Olá! Também quero agradecer pela matéria pois veio a esclarecer minhas dúvidas e me tranquilizar sendo que posso continuar consumindo margarina, ao descobrir que tenho Intolerância à lactose.
      Um abraço,
      Dalila.

Deixe um comentário

 

APRENDA NA PRÁTICA COMO COMEÇAR UMA DIETA ZERO LACTOSE / ZERO PROTEÍNA DO LEITE

Entre para o

Desafio 5 dias

sem lactose

PARTICIPAÇÃO GRATUITA