Anúncio

Pudim de Pão

23

Os pudins estão entre as sobremesas favoritas dos brasileiros. Com esta receita, você aproveita sobras de pão e cria uma sobremesa super saborosa e sem lactose.

INGREDIENTES

  • 5 pães franceses adormecidos e picados
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de creme vegetal
  • 250 ml de leite de soja
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1/2 xícara de água

PREPARO
1. Coloque uma xícara de açúcar com 1/2 xícara de água em uma panela, em fogo baixo. Deixe cozinhar por 30 a 40 minutos até virar uma calda dourada (não mexa durante o cozimento para não empelotar). Deixe a calda ficar morna e coloque o caramelo na forma de pudim virando-a de forma que a calda cubra a forma por completo, formando uma fina camada.

2. Misture todos os demais ingredientes em uma tigela, mergulhe as fatias de pão francês. Uma a uma, coloque-as na forma de pudim e por fim, derrame o líquido restante na forma. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média, por pelo menos 45 minutos.

3. Para ver se o pudim está pronto, espete um palito no centro. Se ele sair limpo, o pudim já está pronto. Caso contrário, deixe o pudim por mais alguns minutos no fogo. Quando o pudim estiver pronto, retire-o do forno e deixe-o esfriar. Depois de frio, leve-o à geladeira por pelo menos 2 horas.

3. Para desenformar o pudim, coloque a forma em fogo baixo por alguns segundos até o caramelo derreter e o pudim soltar da forma. Coloque um prato sobre a forma e vire-a bem rápido, de uma só vez. Sirva gelado.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Colabore com o conteúdo do Semlactose. Envie sugestões de temas para serem abordados, dicas sobre novos produtos, eventos, entre outros. Acesse nossa página de contato e envie sua mensagem.

23 Comentários

  1. Charito Peraza on

    Gostaria de saber se eu posso substituir o leite de soja por leite de coco o leite sem lactose (leite zero) pois minha mãe é alérgica ao leite de soja.

  2. viviane oliveira on

    gostaria de mais receitas de festas de aniversario pois tenho um sobrinho de um ano e oito meses e tem intolerancia a lactose corantes desde ja obrigada

    • Andressa, os cremes vegetais são muito similares as margarinas, porém não contém leite em sua composição. As marcas mais conhecidas são a Qualy Vita, Becel sabor original e Soya. abs

  3. Minha mãe prepara panquecas sem leite. Dá para substituir por água e fica muito bom, recheada com carne moida ou peito de frango.
    Gostei desse site pois sou alérgico a leite e seus derivados, só bebo leite de soja.
    obrigado ! sam

    • Luciana,
      Eu nunca testei esta receita, mas vc pode experimentá-la. INGREDIENTES: 2 xícaras de açúcar /4 copos de leite de cereais (pode ser leite de arroz ou aveia) /
      6 gemas. PREPARO: 1. Caramelar uma forma para pudim. / 2. Misturar bem o acúcar com o leite e as gemas e passar numa peneira / 3. Colocar na forma e assar em banho-maria até ficar firme (mais ou menos 1 hora) / 4. Esperar esfriar para desenformar. Se vc testá-la, nos conte como ficou, ok?

      abçs,

  4. Olá Karlla,

    Seria interessante vc conversar com o médico para ver se sua filha não é alérgica ao glúten (proteína presente na farinha de trigo), já que a distensão abdominal (e o excesso de gases) podem ser indício deste problema. Observe se sua filha não apresenta o mesmo sintoma ao ingerir outros alimentos contendo glúten, como bolos, biscoitos, outros tipos de pão, macarrão, etc…

    Gde abraço,

    Juliana

  5. KARLLA MONTEIRO on

    Olá. Sou fã e seguidora do SemLactose. Com relação à receita do Pudim de pão, já notei que minha filha com IL, qdo come pão francês, ela fica com abdomen distendido. Seria só a IL? O que tem mais de ingredientes no pão francês que poderia causar esse incomodo? um forte abraço!

    • Olá Gabi,
      O ovo contém albumina, e não caseína. A albumina é uma proteína que pode causar alergia (chamada de alergia ao ovo). Já a caseína é uma proteína encontrada no leite e não pode ser consumida por pessoas com ALV. Esta receita é isenta de proteínas do leite, mas é sempre bom lembrar que o pão usado na receita e a margarina também devem ser isentos de leite para não causar reações alérgicas, ok?
      abçs,

  6. Olá Aline,

    O cacau em pó é um alimento exclusivamente vegetal (obtido a partir do cacau) e portanto, não contém lactose! Os achocolatados é q podem conter lactose por conterem leite em sua formulação, que por sinal, é beeem diferente da composição do cacau, já q nos achocolatados, encontramos, leite, açúcar (em geral, em grande quantidades), etc…

  7. Prezados. Uma dúvida, quase sanada, mas ainda dúvida: o cacau puro tem lactose? Esse que é usado em pó e como base em chocolates anunciados como sem lactose… Obrigada!!!

  8. Josineide Pereira Sa on

    Olá pessoal,adorei essa receita de pudim, pois minha filha tem intolerância a lactose e eu não sabia mais o que fazer de doce pra ela, já tava enjoada de goiabada rsrsrs. Muito legal, obrigada, gostaria se possivel que colocassem mais receitas de bolos. bj.
    Josineide

Deixe um comentário