Iogurte caseiro sem lactose

58

Um dos alimentos mais antigos, o iogurte é único em sabor além de ser um aliado da saúde e do bem estar de crianças e adultos. Para quem tem intolerância à lactose ou alergia às proteínas do leite, aqui vai uma dica para preparar seu iogurte caseiro e saboreá-lo sem restrições.

Sabe-se que iogurtes e leites fermentados com culturas de lactobacilos vivos oferecem diversos benefícios a nossa saúde e além de terem seu teor de lactose reduzido. Porém, esta redução, que fica somente entre 10 a 30% do teor de lactose, ainda não é suficiente para algumas pessoas, que acabam sofrendo com os sintomas da IL. Para os alérgicos às proteínas do leite as opções são ainda mais restritas, devido a escassez de iogurtes à base de soja ou de outros leites vegetais no mercado.

Encontrei por acaso um fermento lácteo para preparação de iogurte caseiro e resolvi testá-lo.  A experiência foi um sucesso e me tornei fã do produto. O BioRich é um fermento lácteo composto por culturas de L. Acidophilus LA-5 (1 x 106 UFC/g), Bifidobacterium BB-12 (1 x 106 UFC/g) e S. Thermophilus. Para prepará-lo você pode utilizar leite de vaca zero lactose ou leite vegetal. Além de você consumir um alimento rico em lactobacilos vivos, você terá um iogurte livre de corantes e conservantes.

fermento lacteo

PREPARO (1 litro de iogurte)

Para prepará-lo sem iogurteira, misture 400 ml de leite fervido a 600 ml de leite em temperatura ambiente. Adicione um envelope do fermento lácteo e mexa bem para dissolver por completo. Coloque a mistura em um recipiente bem fechado e mantenha-o por 4 a 6 horas em uma caixa de isopor ou uma bolsa térmica para conservar a temperatura do recipiente ao longo do período de fermentação. Após este período, leve-o à geladeira. Ele fica ótimo batido no liquidificador com frutas e mel, puro e pode também ser usado em receitas doces e salgadas.

Para preparar esta receita com leites vegetais caseiros (leite de amêndoas, aveia, arroz) você pode seguir o mesmo modo de preparo. Para que o iogurte feito com leite vegetal caseiro fique mais consistente, é necessário acrescentar um espessante. Sugiro misturar 1/4 colher de chá de goma xantana no momento do preparo do leite e é importante também acrescentar algum açúcar para auxiiar o processo fermentativo. Você pode acrescentar açúcar mascavo, mel, agave ou ainda tâmaras batidas no leite.

Dica: Para melhores resultados, mantenha a mistura em um pote de vidro enrolada em uma toalha para conservar ainda mais o calor.

ONDE ENCONTRAR

Você encontra Biorich e outros fermentos para preparo de iogurte em lojas de produtos naturais. Para saber onde encontrar o fermento lácteo, acesse o site da BioRich.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

58 Comentários

  1. No leite zero lactose o resultado com o fermento lácteo será o mesmo? Para a fermentação acontecer as bactérias precisam da lactose não é? Fiquei na dúvida..

    • Adriana, o leite zero lactose continua contendo carboidratos. A lactose é um dissacarídeo constituído por 1 molécula de glicose e 1 mólecula de galactose. A enzima lactase separa essas duas moléculas e o leite passa a ter 2 tipos de açúcares, a glicose e a galactose. Pela minha experiência pessoal de fazer iogurte caseiro com leite zero lactose, acredito que os lactobacilos devam se alimentar desses 2 açúcares da mesma forma que consomem a lactose em leites comuns.

  2. Olá

    Será que comprando um yogurte sem lactose e o leite sem lactose consigo fazer o yogurte caseiro?!

    Comprei hoje os dois e queria saber se dá certo.

  3. Usei o BioRich com leite de amêndoas. Para dar um pouco de consistência, acrescentei um pouco de gelatina sem sabor dissolvida num pouquinho do própri leite de amêndoas. Aps 12horas coloquei na geladeira. Ficou consistente como uma gelatina mas , o resultado foi agradável. Fiz uma geleia com alguns morangos e acucar demerara no microondas e coloquei por cima apos esfriar. Ficou muito bom!

    Outro dia tentei com o ades. Ficou mais parecido com yogurte porem um pouco amargo. Tentei entao substituir um pouco do ades por leite de amendoas e o gosto melhorou, porem a consistencia e o sabor ficaram mais para leite fermentado que para iogurte.

  4. Luciane, eu acredito ser importante que todo o leite utilizado seja fervido previamente, pois, para cultivar as bactérias do iogurte, o ideal é matar todas as possíveis bactérias que estejam no leite (de soja ou não) antes, dessa forma teremos um produto mais puro e saudável.
    O ideal é ferver tudo e esperar esfriar a aproximadamente 38 graus antes de adicionar o fermento (ou o iogurte que você quer reproduzir).

  5. Olá meninas, boa tarde…
    Gostaria de compartilhar uma dúvida: tentei fazer iogurte utilizando leite com baixo teor de lactose mais um fermento semelhante a este da matéria (no caso utilizei o da marca thop therm, que é bastante divulgado em programas de TV), porém o iogurte não ficou na consistencia desejada por mim, no caso ficou parecendo uma bebida láctea, mais liquida e não durinha e consistente como se feito com leite integral normal, por exemplo. Será que resultado e a consistencia do iogurte mudam de acordo com o leite que eu utlizar? nesta receita sugerida, qual é a consistencia do iogurte? Ah, e parabens pelo site… super util e democrático… OBRIGADA!!!

    • Cris,
      Uma possibilidade é vc não ter deixado tempo suficiente para que ele fique mais encorpado. Eu sempre uso leite baixa lactose para fazer os iogurtes e vou sempre observando a cremosidade (coloco o leite e fermento em uma garrafa de vidro transparente). Outra questão é se a garrafa que vc está usando para fazer seu iogurte está sendo mantida na temperatura certa. Eu enrolo uma toalha grossa e deixo a garrafa dentro de um isopor fechado para manter a temperatura por pelo menos 5 horas. abs

  6. Olá, adorei a matéria e gostaria de parabeniza- la!
    É muito dificil encontrar produtos para alergicos e intolerantes, meu filho de 2 anos tem APLV, e gostaria de tirar uma duvida. Eu posso fazer o iogurte com o leite de soja para meu filho que não terei problema com as proteínas do leite? Eu não entendo muito bem sobre esse tipo de fermento, pq pelo q entendi ele é um fermento lático sem proteína de leite?

    • Olá Potira,
      Sim, este fermento são apenas lactobacilos que irão atuar na produção do iogurte e eles não contém proteínas do leite. Você pode preparar o iogurte com leite de soja. Qualquer dúvida, entre em contato com o fabricante do BioRich. Eles são os mais indicados para te ajudar com essas questões. abs

  7. gostaria de saber se posso fazer iogurte com leite de soja em caixa com lactobacilos vivo ,o bichinho do iogurte como é conhecido por muitos. pois minha filha tem poblema de caseina .

    • Olá Valdemir,

      Nós nunca testamos, mas nada impede q vc teste e q de bom resultado.
      Depois nos conte se deu certo, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  8. Boa noite,
    Meu Filho "Du" tem IL no grau maximo, ele pede sorvertes mas, não é facil achar.
    tem como indicar algunbs lugares que vendem os produtos,
    obs: moro em BH MG.

    até mais.

    • J Edson,
      Não conheço nenhum sorveteria especializada na fabricação de sorvetes sem leite em BH. Muitas sorveterias comuns fabricam os chamados sorbets (sorvetes a base de fruta e água. Converse com o atendente e pergunte quais sorvetes de frutas não levam leite ou derivados na elaboração. Outra opção é fazer sorvetes caseiros. Aqui no Semlactose temos algumas receitas. abs

    • Regiane, depende de como a massa é feita, mas muito provavelmente sim, deve ser usado leite na elaboração da coxinha de frango. Outro detalhe é que muitas ainda são recheadas com catupiry. 🙁

  9. Ola! Tenho IL e descobri faz 4 meses. Estou em busca de novos produtos, e gostaria de saber, se alem do iogurte citado, uma pessoa que tem Il pode ingerir o activia sem maiores problemas, ja que pelo que entendi, as bacterias fermentadoras diminuem o teor de lactose, esta correto? Meu problema encontra-se no contrario de muita gente que tem IL, que é o intestino preso ao inves de solto. E quando as crises aparecem, fica desregulado e sinto muita dor, então produtos como activia podem me ajudar se eu puder tomar. Aproveitando, você tem alguma nutrocionista funcional para indicar em Balneario Camboriu, santa Catarina? Já fui em varias, e nenhuma infelizmente estava a par dessa alergia tão comum….
    Desde ja agradeço!
    Att

    • Olá Ana,
      Não tem como substituí-lo, a não ser por alguma outra marca de fermento para iogurte. Vc já fez uma busca por este produto em lojas virtuais? É possível comprar esses e outros produtos sem lactose e receber na sua casa. Veja no Guia VivaBem <a href="http://www.guiavivabem.com.br” target=”_blank”>www.guiavivabem.com.br lojas virtuais e entre em contato com eles para ver quais lojas vendem o Biorich ou outro similar. abs

  10. Gostaria de saber se posso tomar um Yakult no café da manhã e um activia no lanche da tarde ou seria melhor tomar apenas um dos dois?

    • Olá Andrea,

      Como vamos saber? Vc tem IL? Qual o grau da sua IL? Tem algum tipo de alergia? Faz alguma dieta especial? Quais seriam seus objetivos com relação a ingerir ambos os produtos diariamente?
      O melhor seria vc consultar um Nutricionista para adequar sua alimentação, pois seria muita irresponsabilidade de nossa parte dar alguma orientação nesse sentido sem te conhecermos, sem sabermos seu histórico, etc, entende?

      Gde abraço,

      Juliana

  11. Olá Vânia,

    Na idade da sua neta, não se recomenda oferecer iogurtes industrializados devido ao risco de alergia aos corantes! Espere que ela complete pelo menos 1 ano, antes de oferecer este tipo de produto;

  12. Nossa, p/ mim tudo isso sobre o iogurte s/ lactose é novidade! Minha neta de 8 meses tem IL e só agora estou começando a entender, um pouco, sobre isso tudo. Adorei a idéia do iogurte caseiro e tb do iogurte da Batavo. Vou testar na minha neta p/ ver se ela vai gostar. Adorei essas dicas. Obrigada, esse site é o máximo. Abraços!

  13. Regiani,

    Você pode usar as culturas de lactobacilos (leia a matéria que está logo acima para mais informações) e prepara-lo com leite de soja ou leite baixa lactose. Há também o iogurte de ovelha (www.casadaovelha.com.br) com baixo teor de lactose. Outra opção é o iogurte da Ecobrás, mas esta empresa possui uma distribuição muito restrita. Você deve encontrar seus produtos somente no Rio de Janeiro.

    Abçs,

  14. Regiani Cristina Per on

    Bom dia, gostaria de saber quais as opções de iogurte sem lactose que existem no mercado, pois só encontrei a linha da marca Batavo que contem pedaços de fruta e meu filho de 2 anos não gostou. existe outra opção?

    Regiani

  15. Olá Joice,

    Você pode fazer o iogurte com qualquer leite de soja. Acredito que não haja restrição nesse sentido. O leite Soy é uma ótima opção. Se a médica do seu filho receitou esse leite você poderá usá-lo para fazer o iogurte. Para usar sua iogurteira, o ideal é seguir a orientação do fabricante. De qualquer forma, acredito que o procedimento deverá igual ao que mencionamos em nossa receita até o momento em que você mistura o sachê do produto ao leite aquecido. Depois é só distribuí-lo nos potes da iogurteira e deixá-la ligada pelo tempo recomendado pelo fabricante. O resultado deverá ser o mesmo.

    Abçs,

  16. Olá! Adorei a receita de iogurte de soja. Mas tenho duas dúvidas, a primeira é: qual o melhor leite de soja pra se fazer este iogurte? Pode ser com os leites tipo ADES? A médica receitou pro meu filho o leite Soymilk. Será q posso fazer com ele? A segunda é: eu tenho iogurteira. Qual a maneira de fazer com ela? Desde já agradeço a atenção! Abs Joice

  17. Oi Sheila! Sua dica está anotada. Eu já tinha pesquisado algumas informações sobre o kefir mas vou retomar as informações para publicamros uma matéria sobre este assunto.

    Abçs,

  18. Olá. Achei maravilhosa essa dica do iogurte feito com leite de soja, pois tenho uma intolerância à lactose muito severa, tanto que nem o leite com 90% menos lactose posso tomar.

    Gostaria de sugerir uma matéria sobre o Kefir de leite, que fiquei sabendo que pode ser cultivado em leite de soja. Lembro de quando era criança e adorava Kefir. É como iogurte, muito bom. Mas depois que descobri a intolerância passei a não consumir mais. Recentemente descobri que pode-se cultivar o Kefir com leite de soja e mesmo sendo cultivado em leite comum é possível reduzir consideravelmente a quantidade de lactose. Gostaria de compartilhar essa informação e sugerir uma matéria mais detalhada sobre esses "bichinhos", como eu sempre chamei desde criança.

    Parabéns pelo site.

    Obrigada.

  19. Marina, de acordo com instruções do fabricante, o iogurte pode se conservar na geladeira por até uma semana. Em relação ao teor de lactose, poderíamos presumir que sim, mas não temos nenhuma análise química que comprove este efeito.

    Abçs,

  20. Quanto tempo o iogurte pode ficar na geladeira? Fazendo com o leite de baixa lactose, a fermentação faz o teor de lactose reduzir ainda mais?

  21. Olá Sandra,

    Nós não temos listas de biscoitos integrais sem lactose para disponibilizar aos nossos leitores. Todas as informações que dispomos estão publicadas em nosso site. Uma listagem neste formato é algo dificil de ser elaborado pois são centenas de fabricantes de biscoitos localizados nas mais diversas partes do país. Além disso, os fabricantes modificam a composição dos produtos sem aviso prévio. Ou seja, uma listagem de nada adiantaria sem que ela estivesse rigorosamente atualizada. Nosso conselho é ler o rótulo dos produtos que você mais gosta e verificar se eles contêm leite ou derivados em sua composição. Pelo menos até termos uma legislação que esteja a nosso favor e nos ajude a identificar com mais facilidade este tipo de alimento.

    Abçs,

  22. gostaria de receber uma lista de biscoitos integrais sem lactose. devido a infec. por bactéria minha intolerância se agravou, quase morro por isso estou sentindo dificuldade na minha alimentação. De já agradeço

  23. Fátima,

    Como está explicado em nossa matéria, é possível fazer iogurtes com leite baixa lactose (redução de 90% da lactose) e você terá um iogurte baixa lactose, ou prepará-lo com leite de soja, e você teré um iogurte isento de lactose.

    Abçs,

  24. Lactose é o açucar presente nos leites (todos eles) e seus derivados. Não é possível fazer iogurte com leite, sem lactose. Como você tira o açucar do Leite?

  25. S. Meiri Melo on

    Para quem têm dificuldades em achar os produtos sem leite, tenho encontrado

    muitos da marca Carrefour sem leite, principalmente biscoito e chocolates e são iguais aos outros.

  26. Ana Claudia Schmitt on

    Olá! Primeiro queria parabenizar pelo site que é ótimo!!

    Vou procurar o produto e tentar fazer essa receita… sinto muita falta do iogurte… estou na fase de adaptação e ainda descobrindo os produtos!!

    Obrigada!!

  27. Olá Greci,

    O leite deve ser adicionado ainda quente ao leite em temperatura ambiente. Esta mistura é que proporcionará a temperatura adequada para que o processo de fermentação ocorra.

    Abçs,

  28. Gostei muito da dica, só fiquei com uma dúvida: O leite fervido tem q ser misturado quente ao leite em temperatura ambiente? ou ferve e espera esfriar pra depois misturar?

  29. Ai que maravilha… Eu ja tinha abolido iogurtes da nossa alimentação, pq o de soja vai se tornando insuportável… Só espero que esse fermento seja fácil de ser encontrado no interior….

  30. Boa tarde,

    Tenho um filho com alergia a proteina do leite de vaca e gostaria de saber se o fermento lacteo contem proteina do leite ou traços de leite na sua composiçao.Obrigada desde ja .

  31. Eu também uso a linha Naturis da Batavo, mas sinto falta do iogurte de coco. Já liguei para o 0800 da Bartavo dando minha sugestão, mas até chegar na pessoa que decide alguma coisa…

    Vou experimentar esse caseiro.

  32. Por falar em iogurte, experimentei hoje o iogurte sem lactose da Batavo, uma delícia! Vem com pedaços de frutas, comprei de pêssego e de frutas vermelhas. Na minha opinião, não deixa nada a dever aos iogurtes tradicionais…

    Beijos!

Deixe um comentário