Anúncio

Docinhos de amendoim e chocolate

31

Festa de aniversário sem docinhos é como comer macarrão sem molho: não tem a mínima graça! Redescobri, após lembranças dos tempos de criança, a pasta de amendoim, que serve como uma boa base para doces e é isenta de leite ou derivados. Ao adicionar alguns outros ingredientes surge um docinho de amendoim com chocolate que não perde em nada para um autêntico brigadeiro! Querem saber como fica? Experimentem fazer esta receita.

INGREDIENTES

  • 250 g de pasta de amendoim*
  • 5 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) chocolate em モバイル カジノ
  • 1 ovo
  • Confeitos coloridos

PREPARO

Coloque todos os igredientes em uma panela em banho-maria e cozinhe até desgrudar por completo do fundo. Deixe esfriar por 1 hora. Com as mãos levemente untadas, faça bolinhas e passe no confeito colorido. Outras opções para enfeitar são amendoim picado ou açúcar cristal.

Dicas
O Amendocrem foi o produto usado para esta receita. As pastas de amendoim importadas não são aconselhadas para esta receita, pois o ponto do doce não fica igual.
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

31 Comentários

  1. Fiz esta receita hoje e ficou mto bom..minha dica é colocar um pouco mais de açúcar pois o amendocrem é mais forte e um pouco mais de açucar deixa o doce com um gosto menos forte do amendoim..meu marido tbm aprovou vou fazer sempre!
    Beijos

    • Olá Marina,
      O Amendocrem é vendido em supermercados e geralmente está na área de geleias e doce de leite. Para saber onde encontrar o Amendocrem na sua cidade, entre em contato com o SAC da empresa http://www.fugini.com.br/contato.asp – Ah, lembre que o Amendocrem usado para esta receita é o tradicional, ok?
      abçs,

  2. Oi Pessoal!
    Descobri que tenho intolerância à lactose e ao glúten há 3 meses. Tenho 52 anos e sofri até agora sem saber a causa. Quando troquei de médico, ele descobriu a minha intolerância. Ou seja: Tratei uma gastrite nervosa que não existia pelo fato de permanecer com o mesmo médico sempre. Minha vida mudou da noite para o dia. Faço minhas receitas, testo todas as receitas comuns só substituindo a farinha por farinha de soja, e o leite por leite de soja, a manteiga por óleo. Na maioria das vezes minhas receitas dão certinho. Principalmente os bolos ficam iguais. Meu filho adorou e agora também é adepto da soja. Conselho: Antes de qualquer diagnóstico, procurem uma segunda opinião de um outro profissional. Os diagnósticos podem ser confusos. Substituindo farinha de trigo por farinha de milho ou soja vc notará a diferença na sua vida. Panqueca feita com farinha de arroz cozido, batido no liquidificador fica melhor do que a tradicional. Lasanhas com molho de extrato de soja não tem diferença também. A massa é feita com farinha de soja ou farinha de arroz. Vocês não sentirão falta de comer nada que comiam antes. Procurem, tem uma infinidade de receitas para os intolerantes. Daqui para frente estarei passando receitas para todos, já que me aprofundei muito. Adoro cozinhar. Abraços a todas.

  3. Agradeço e parabenizo este site pois realmente é muito dificil ver os nossos filhinhos com restrições nas festas de aniversário. Minha filha tem 03 anos e agora faço tudo q ela gosta à base de soja!!!

  4. Oi achei otima essa receita de docinho. Há muito tempo estou procurando algum docinho q eu possa fazer q nao leve leite, muito menos leite condensado , pois o meu filho é alergico e fica muito dificil pra mim servir docinhos no aniversario dele. Entao se vc puder me passar alguma outra receita q nao leve leite eu ficarei muito agradecida. Obrigada

  5. Olá Monica!

    Ficamos felizes em saber que estamos conseguindo ajudar!

    Quanto a sua filha, o melhor seria vc procurar um serviço especializado em alergia alimentar…alguns hospitais públicos pediátricos e hospitais universitários costumam ter esse tipo de atendimento, pois é importante que ela seja acompanhada por um médico especialista no assunto e por um nutricionista!

    E quanto ao aniversário dela, vc pode aproveitar algumas receitas publicadas em nosso site (que não levem leite nem soja) e pode tentar adaptar outras em casa…por exemplo, para fazer o bolo, vc pode substituir o leite das receitas convencionais por leite de coco ou por suco de frutas e usar margarina vegetal (desde que não contenha leite na composição) ou azeite de oliva (ou óleo de milho ou canola) no lugar da manteiga. Para os docinhos, vc poderia testar fazer com leite de arroz ou de castanhas, por exemplo, e servir frutas fatiadas (tipo salada de frutas), jujubas, etc em substituição a uma parte dos docinhos tradicionais, já que praticamente todos os docinhos de festa levam leite.

    Com um pouco de criatividade, é possível criar novas receitas, e fazer uma festinha bem legal!

    E feliz aniversário para ela!!!

    Gde abraço,

    Juliana

  6. Minha filha tem alergia ao leite e a soja, começou com 1 ano e 5 meses.

    Tenho tido muita dificuldade de encontrar informações e um atendimento adequado por parte dos médicos. Muito bom esse site, minha filha completa 2 anos em outubro e não sei o que fazer na festa dela.

    Obrigada a todos!

  7. Priscila! Que bom saber que você curtiu nosso site!! Espero que vc goste dessa receita. Algumas pessoas já comentaram que tiveram problemas em conseguir o ponto do doce. Não sei se foi pelo fato de usarem uma pasta de amendoim diferente da que eu usei. Procure usar o Amendocrem, que foi a utilizada para essa receita, ok? Pelo menos com esse produto eu sei que funciona.

    Abçs,

  8. Priscila Diniz on

    Luciane, adorei o site de vocês… Estou quebrando a cabeça com docinhos para meu filho que é alérgico à proteína do leite e aqui encontrei uma super dica. Aliás, gostei muito de ler todas as respostas participativas das leitoras. É sempre legal trocar figurinhas, né? E obrigada por se dedicar a esse assunto, que só nós que passamos por isso sabemos como dói ver esses pequenos com tantas restrições.

    Parabéns !

  9. Olá Bernadete,

    Obrigada pela dica. Vamos procurar mais informações sobre o produto para publicar aqui no Semlactose.

    Abçs,

  10. Olá meninas, também sofro com a intolerância á Lactose e a soja, mas encontrei um achocolatado que é totalmente isento, tanto de lactose quanto de soja, é o achocolatado Stevip – mas sem ser o diet…o site deles é: http://www.steviabrasil.com.br, encontro com facilidades nas Lojas do Carrefour.

    Adorei a receita do "Docinho de amendoim com chocolate" e vou fazer para o níver dele que será agora dia 19/06.

  11. oi … descobri um achocolatado sem lactose e sem gluten produzido pela "Blue Vile" ele vem em saquinho de 300 gramas e custa o mesmo preço que os demais achocolatados…. minhas filhas aprovaram o gosto é bem parecido com o tradicional nescau da nestlé… ainda não usei pra fazer o docinho de amendoin mas acho que serve… um abraço. o site é http://www.blueville.com

  12. Silvia Campos on

    Luciano, existem alguns poucos achocolatados sem soja e sem lactose, acho que o nome de um deles era Merilú – tem uma vaquinha na embalagem e é de saquinho – e eu tenho certeza que já vi um outro sem as duas substâncias. Quando achar coloco aqui os nomes.

    Mas como a Lú disse, use o Chocolate em Pó da Nestlé, ou da Garoto, o Cacau em Pó que eu conheço é mais forte e menos doce, ou seja, talvez seja necessário misturar um pouco mais de açúcar ou adoçante.

    Beijocas!

  13. Luciano,

    Chocolate em pó ou cacau em pó são a mesma coisa. O que é diferente é o chamado "achocolatado". Esse sim, possui na maioria das vezes leite em pó, entre outros ingredientes. O Chocolate em Pó da Nestlé, por exemplo, também conhecido como o "chocolate do padre", contém somente cacau em pó, açúcar e aromatizante.

    Abçs,

  14. Uma pergunta de leigo:

    Posso substituir o chocolate por cacau em pó? É que não esto achando chocolate em pó sem lactose e sem soja…

  15. Adorei a receita…meu bebe faz 2 anos dia 13/11 e vou fazer com certeza….

    Estava atrás na net como doida atrás de receita de brigadeiro sem lactose e sem soja, mas só achei uma feita com mandioca….

    Obrigada !!!!

  16. Meu filho de 4 anos tem intolerância a lactose. Minha preocupação hoje é quanto ao cálcio. Como fazer para suprir essa necessidade…

  17. oi, o meu filho também é “Be” (Bernardo) e tbém levamos o kit Be para festas. Mas estou a procura de docinhos que não contenham lactose, porem que tbém não contenham amendoim, pois o Be é alergico a amendoim além de lactose. Vc tem idéia do que poderia substituir a pasta de amendoim, caso eu não encontre o condensado de soja?
    obrigada,
    Luciana

  18. Recebi um e-mail do SAC da Fungini, empresa do Amendocrem e eles me confirmaram que os produtos: doces em massa geléias de frutas, amendocrem, doces em calda, molho de mostarda, ketchup tradicional e picante, polpa de tomate e extrato de tomate não possuem ingredientes a base de soja.

    Não posso garantir quais deles têm leite na composição, mas das empresas que eu entrei em contato a Fungini foi, além de rápida ao responder minha pergunta, atenciosa e bem objetiva. Infelizmente não posso dizer o mesmo do SAC da Sadia por exemplo.

    Quem quiser entrar em contato o e-mail deles é sac@fugini.com.br

    Amanhã mesmo eu vou comprar o Amendocrem e experimentar esse doce! Muito obrigada Luciane!

    Beijos para todas!

  19. Deise. Apesar de serem apenas 2 colheres de chocolate, eu acho que o ideal seria usar um substituto seco, talvez uma farinha de amendoim, por exemplo, pudesse ajudar a dar o mesmo ponto. Não testei, por tanto não sei se daria certo, ok?

    Abçs

  20. Oi, eu queria fazer apenas um doce de amendoim. Se nesta receita eu não colocar o chocolate terei o mesmo ponto ou teria que substituí-lo? Eu não tenho intolerância à lactose. Bjs

  21. Andréa Guedes on

    Com certeza! valeu muito.

    AS crianças que não curtem são as mais velhas que olham e vão com tudo esperando um brigadeiro.

    Acho que se eu não tivesse usado o granulado colorido ( que

    remete ao tradicional brigadeiro), elas iriam aprovar.

    abs

  22. Oi Andréa. Que legal saber que seu filhote aprovou!!! Imagino que as crianças que esperam comer um brigadeiro vão perceber a diferença e talvez não curtir tanto, mas ainda assim fica uma boa opção, não é mesmo?

    Este final de semana fiz uma variação deste docinho. Em breve estarei publicando mais novidades.

    Abçs

  23. Fiz essa receita no Sábado.

    O meu filho tem 2 anos e uma bela intolerância à lactose. Sempre que vamos à alguma festa levamos o "kit festa do BÊ" (mini bolo sem lactose, docinho, coxinha e mini pão francês para ele comer o hot dog com as outras crianças.)

    Nesse sábado tinhamos festa e eu estava sem leite condensado (de soja, é claro!). Nos mercados próximos da minha casa isso ainda é ingrediente do outro mundo, amei a dica do amendocrem.

    Como o meu filho ainda é novinho ( ama doce- rsss…), ele foi "muito bem tapiado". Ele ainda não sabe corretamente o sabor do brigadeiro. rsss Já com as crianças mais velhas a aceitação foi mais ou menos ( já que elas iam com tudo achando que iriam encontrar o tradicional docinho).

    Para o meu pequeno o docinho foi aprovado!!!!

    Parabéns pela dica.

  24. Silvia. Eu utilizei Amendocrem para fazer esta receita. Os ingredientes do Amendocrem são somente amendoim torrado, óleo vegetal, mel, sal, vitaminas e minerais. Não contém soja. Se você gosta de amendoim tenho certeza que vai adorar!

    Abçs!

  25. Que tipo de pasta de amendoim você recomenda? Por acaso ela tem soja na composição? Espero que não, pois fiquei com água na boca de comer esse brigadeiro! Obrigada, Silvia

Deixe um comentário