Anúncio

Fondue de frutos do mar

8
Se você está pensando em preparar um jantar especial neste dia dos namorados, aprenda a preparar uma fondue. O mais romântico dos pratos, a Fondue demanda um certo preparo, mas garante horas de muita curtição a dois.

Aparelhos de Fondue

Para um jantar completo, você poderá preparar uma fondue de carnes e uma de chocolate. A primeira coisa que você irá precisar é de um aparelho de fondue. Para carnes, o ideal é um aparelho de inox. Já para a fondue de chocolate, o mais adequado é um pequeno aparelho de cerâmica esmaltada. Os aparelhos de inox custam em torno de R$ 120,00, enquanto os aparelhos de cerâmica estão na faixa de R$ 50,00. aparelho de fondueAlguns aparelhos já vem com diversos potinhos para colocar os molhos. Caso você tenha pequenas cremeiras em casa, elas poderão substituir os potinhos sem problemas. Outra dica: dê preferência para aparelhos com rechaud (fogareiro). Não compre aparelhos com aquecimento à vela ou elétricos. A vela fornece um calor muito fraco para a fondue e o aparelho elétrico, além de perder o charme, sempre dependerá de uma tomada por perto da sua mesa.

Fondue de Carnes

Existem diferentes maneiras de fazer uma fondue de carnes. A carne pode ser frita no óleo, na pedra (com um aparelho diferente daquele que mencionamos acima) e no caldo de legumes. Minha sugestão é a fondue com caldo de legumes, pois o óleo deixa sua casa com um cheiro de fritura muito desagradável. Se possível, monte sua mesa em um espaço arejado, preferencialmente em uma varanda ou em um jardim. CALDO DE LEGUMES

  • 1 cebola média cortada em 4 pedaços
  • 1 cenoura média cortada em 3 pedaços
  • 2 dentes de alho inteiros
  • 2 colheres de azeite de oliva
  • folhas de manjericão a gosto
  • 2 colheres (chá) de pimenta do reino moída na hora
  • sal a gosto
  • 1 tablete de caldo de frango
  • 1,5 litros de água

PREPARO Coloque todos os ingredientes na panela da fondue e deixe cozinhar por aproximadamente 1 hora. Prove o caldo e acerte o sal. Quando estiver pronto, coe o caldo para retirar os legumes, leve a panela à mesa e ligue o fogareiro. O ideal é usar álcool gel e tê-lo sempre à mão para eventuais reposições. Dica: se você não tiver tempo de preparar o caldo no dia, você poderá prepará-lo no dia anterior e esquentá-lo antes de servir. CARNES

  • 400 g de camarão graúdo, cru e limpo
  • 400 g de filé de peito de frango cortado em cubos

Tempere o frango e o camarão com um pouquinho de sal e algumas gotas de limão pelo menos 30 minutos antes de servir. Coloque-os em pratos separados para servir na mesa. MOLHOS Esta é a parte principal, e é aí que entra a sua imaginação. Vamos colocar algumas sugestões de molhos que você poderá comprar prontos no supermercado ou preparar em casa. Coloque os molhos em pequenas cremeiras para servir na mesa.

  • Mostarda
  • Geléia de frutas
  • Geléia de pimentas (quem não conhece, deve experimentar!)
  • Tahine (pasta de gergelim)
  • Shoyu
  • Molho pesto
  • Pasta de tomates secos
  • Molho barbecue
  • Molhos à base de maionese (sem leite)

ACOMPANHAMENTOS Para acompanhar as carnes, você pode preparar batatas assadas com legumes cozidos no vapor. Os próprios legumes podem ser colocados na panela do fondue, durante o jantar, para ficarem com um gostinho do caldo. Na matéria de amanhã você vai encontrar a receita para fazer uma fondue de chocolate (sem lactose, é claro!).

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

8 Comentários

  1. Eu tenho alergia a proteína do leite, será que tem algum queijo que eu possa comer???
    Estou maravilhada com o site…. muitas dicas maravilhosas!

    Sou alergica a soja também, a proteína!

    Hoje fiz um pudim de leite de arroz, se der certo passarei a receita!!!

    Muito obrigada!

    • Olá Débora,

      Que bom que vc está gostando do nosso site! Ficamos felizes em saber!
      Quanto à sua dúvida, as opções seriam os queijos feitos com leite de ovelha ou de cabra. Mas seria prudente vc fazer antes os testes alérgicos necessários, para descartar (ou não) a existência de alergia cruzada a estes alimentos, já que algumas proteínas presentes nestes leites, podem ser "confundidas" com as proteínas do leite de vaca, pelo sistema imunológico.

      Gde abraço,

      Juliana

  2. Nossa… nem acredito na resposta tão rápida heheheh =:^) Super puxa obrigada !!!! foi de grandiosíssima ajuda.. vou tentar nesse finde… voltarei para dividir com todos o resultado. Sds

  3. Oi Juliana,
    É possível usar queijos sem lactose para fazer sua fondue. Eles não são os mesmos tipos de queijo que se usa para uma fondue de queijo tradicional, mas acredito que funcionem bem.
    O queijo feta da Casa da Ovelha pode ser uma boa opção. Ele derrete com facilidade e é bem saboroso. Além deste, os queijos maturados, de forma geral, possuem um baixo teor de lactose, o que também deverá funcionar.

    Abçs,

Deixe um comentário