Lista de produtos sem lactose

575

Atualizado em:

Se você chegou nesta página é porque está querendo entender melhor quais alimentos possuem lactose e quais são isentos (e estão liberados para você consumir), certo?

Aparentemente a resposta seria simples: alimentos com lactose são todos aqueles que contêm leite ou derivados do leite na sua composição. Como consequência, todos os demais alimentos seriam considerados sem lactose, certo? Não exatamente. Há mais detalhes que você precisa entender para aprender a fazer as escolhas corretas.

Lembre que LACTOSE é um carboidrato e é diferente de CASEÍNA (proteína do leite). Quer entender a diferença? Leia o artigo Sem lactose x sem proteínas do leite: qual a diferença?

Primeiro, vou dividir os alimentos em 4 grupos e explico sobre cada um deles logo abaixo.

1. Produtos que contêm lactose

São todos os alimentos elaborados a partir do leite animal e seus derivados. Entre eles estão o leite, creme de leite, leite condensado, leite em pó, iogurte, doce de leite, requeijão, queijo, e também todos os alimentos elaborados com esses ingredientes, como bolos, crepes, pudins, sorvetes, brigadeiros, tortas, pizzas, sanduiches, molhos cremosos, etc.

2. Produtos que contêm (naturalmente) baixo teor de lactose

Você sabia que alguns alimentos elaborados com laticínios podem conter baixo teor de lactose? Isso ocorre quando determinado alimento, pelo seu processo de fabricação, acaba sofrendo uma redução da lactose. Alguns exemplos são os queijos maturados, a manteiga, o creme de leite, o kefir de leite e o iogurte caseiro (iogurtes industrializados geralmente não possuem redução do teor de lactose). Mas é muito importante lembrar que essa redução nem sempre será suficiente para que você possa consumir o alimento sem ter sintomas de IL.

Há pelo menos dois tipos de alimentos cujo teor de lactose é indetectável, pois pelo seu processo de fabricação a lactose foi completamente eliminada: a manteiga Ghee e os queijos de alta maturação, como alguns tipos de parmesão e pecorino toscano.

Lembre-se que os sintomas de intolerância à lactose se manifestam com maior ou menor severidade de acordo com o nível de produção da enzima lactase pelo seu organismo. Algumas pessoas na sua fase adulta ainda tem uma pequena produção de enzima lactase e por isso conseguem tolerar alimentos com baixo teor de lactose sem ter sintomas.

3. Produtos zero lactose

São todos os alimentos de origem láctea (feitos com leite animal ou seus derivados) cujo teor de lactose foi reduzido a zero com a aplicação da enzima lactase. Essa enzima “quebra” a lactose em dois açúcares mais simples: a glicose e a galactose. Hoje temos diversas opções no mercado de dezenas de marcas. Entre os produtos mais comuns de serem encontrados temos leite fluido e leite em pó, manteiga, queijos, requeijão, cream cheese, creme de leite, leite condensado, iogurte, leite fermentado, entre outros.

4. Produtos que não contêm lactose

Lácteos Vegetais

Lácteos vegetais é o nome que damos aos alimentos similares aos laticínios tradicionais, porém elaborados apenas com ingredientes de origem vegetal. Neste grupo temos diversos tipos de leite como o leite de soja, de amêndoas, de coco, castanhas, entre outros. Há também leite condensado, creme de leite, manteiga, iogurte, queijo e outros laticínios. A grande vantagem é que esses alimentos são zero lactose e zero proteína do leite, podendo ser consumido tanto por intolerantes à lactose quanto por crianças e adultos com alergia ao leite. Além disso, eles são muito nutritivos e saudáveis.

Quer saber mais sobre lácteos vegetais e como eles poderão auxiliar você a ter uma dieta zero lactose / zero proteínas do leite sem passar por restrições? Leia a matéria Saiba tudo sobre lácteos vegetais

Outros alimentos

O último (e maior) grupo são todos os demais alimentos que não são feitos com nenhum tipo de laticínio. Esse é o caso de todas as carnes, legumes, frutas e verduras ( que não são elaborados com laticínios) os molhos de tomate, as geleias de frutas, o pão francês, os grãos (como feijão, lentilha, etc), as farinhas, entre muitos outros.

Veja na página PRODUTOS SEM LACTOSE diversas opções de alimentos e marcas para você fazer suas compras.

Lista de produtos sem lactose

Abaixo você encontra uma lista dividida em 3 colunas. Alimentos que contêm lactose, baixo teor de lactose e alimentos sem lactose para resumirmos tudo o que conversamos até aqui.

Sou intolerante à lactose. Posso consumir um alimento com baixo teor de lactose? Essa é uma resposta que somente você e seu médico ou nutricionista poderão responder. A quantidade de enzima lactase produzida varia de indivíduo para indivíduo. Além disso, dependendo da quantidade de alimento com baixo teor de lactose que você consumir, você poderá ter ou não sintomas de IL. Por isso, cautela ao optar por consumir um alimento com baixo teor de lactose. Avalie seus sintomas caso a caso e descubra quais alimentos você poderá consumir.

 

CONTÉM LACTOSECONTÉM BAIXO TEOR DE LACTOSESEM LACTOSE
Leite Condensado integral / desnatadoLeite condensado de soja / de coco
creme de leite / chantilly frescoCreme de leite de soja / de aveia / chantilly vegetal
Leite integral /semi-desnatado / desnatado de vaca, cabra, ovelhaLeite de coco / de soja / de aveia / amêndoas, etc
queijos frescos / ricota / minas frescal / queijos processadosQueijo parmesão / camembert / brie / mussarela / fetaqueijo de castanha / queijos veganos / tofu
Iogurte industrializado comumiogurte caseiroiogurte de soja / amêndoas / coco
RequeijãoRequeijão de soja / de castanha
Maionese caseira / maionese industrializada
Panquecas / crepesmassas amanteigadas / massas para pastel / massas folhadasMassa para pizza  / Massas (fettucine, macarrão) / massa filo
 Manteiga / margarinaManteiga Ghee / creme vegetal (tipo Becel) / azeites / óleos vegetais
Chocolate ao leitechocolate 70% cacau / chocolate de soja / alfarroba
Achocolatadoscacau em pó
Pães doces, recheados com creme / panetones / pão de queijoPães para cachorro quente / brioche / para cheeseburguer, pão de forma brancoPão francês / Pão de forma integral
Sopa creme instantâneaSopa instantânea não cremosas
Biscoitos recheados / cobertos com chocolate ao leiteBiscoitos integrais
Risoles / coxinha / empadaskibe, croquete
Carnes com molho cremosoembutidos (salame, presunto)carnes grelhadas no azeite / óleo
Molhos cremososmolho pesto (contêm queijo)Molho de tomates
Misturas para bolosMistura para pães
Purê de batatasBatata sauté (na manteiga)Batata ao vapor
Ovos mexidos (contém leite)ovo cozido / ovo frito / ovo poche
Pudins, flans e cremesGelatina, quindim, balas de coco
sorvetes cremososSorbet e alguns picolés de fruta
Licores CremososLicores de fruta
Adoçantes em póaçúcar de cana, açúcar de coco, melado, adoçantes líquidos, etc
Doce de leiteGeleias, pasta de amendoim
RisotosArroz branco / integral ou com legumes
pepino / palmito / alcaparras e outros vegetais em conserva
farofa pronta (pode conter manteiga)farinhas / farofas / grãos em geral
Pó para capuccinoCafé em pó, café instantâneo
Frutas secas (passas, damascos, nozes, castanhas, etc), frutas frescas
Shakes / milkshake / vitaminas de frutas com leitesucos, smoothies, açaí

IMPORTANTE: Lembre-se de que alguns destes produtos possuem variação na sua composição, de acordo com cada fabricante. Em caso de dúvida, verifique sempre o rótulo do alimento.

Você sabe ler rótulos de alimentos e buscar a informação que precisa? Não? Então leia a matéria Como ler rótulo de alimentos

Sobre os alimentos que podem sofrer variações:

  • Maionese industrializada – a maioria não é feita com leite, mas alguns produtos eventualmente contêm leite em pó.
  • Achocolatados – muitos são fabricados com leite em pó ou soro de leite em pó. Prefira sempre o cacau em pó. Esse não contém lactose em sua composição.
  • Chantilly vegetal – quase ninguém sabe, mas o chantilly que você compra de caixinha, ou aquele em spray é chamado de chantilly vegetal, pois ele é preparado com óleos vegetais. Mas atenção: ele contêm caseína (proteína do leite) e por este motivo não deve ser consumido por alérgicos às proteínas do leite. Não contém lactose.
  • Pães para cachorro quente, cheeseburger, pão de forma branco – alguns são elaborados com leite, mas dependendo do grau de intolerância, a quantidade de leite usada no pão é pequena e pode não causar sintomas ao intolerante.
  • Sopa creme instantânea – uma maioria leva creme de leite ou leite em pó em seus ingredientes, mas há algumas poucas marcas sem laticínios na composição.
  • Adoçantes em pó – muitos adoçantes em pó contém lactose. É importante verificar o rótulo do produto.
  • Pão de forma integral / biscoitos integrais – a maioria dos pães e biscoitos integrais não levam leite em sua composição, mas é sempre importante verificar o rótulo do produto.
  • Sorbets e picolés de fruta – os sorbets são geralmente elaborados apenas com suco de frutas, água e açúcar, mas atenção pois alguns fabricantes adicionam leite ou creme de leite na composição.
  • Misturas para bolos – há grande variação. Procure por misturas de bolo de cenoura, de laranja ou coco e verifique na composição do produto se há leite ou derivados.
  • Massas para pastel podem variar na sua composição. Uma maioria utiliza margarina na composição (o que significa que contém lactose). Mas verifique o rótulo do produto, especialmente nas informações para ALÉRGICOS. Se disser CONTÉM LEITE, a massa terá lactose. Mas se disser PODE CONTER LEITE é uma indicação de que há apenas traços de leite na composição e, de forma geral, pode ser consumido por pessoas com intolerância à lactose.

Como retirar o leite da sua alimentação

Série de vídeoaulas

GRÁTIS

com substituições nutritivas

e saborosas

Recebemos sua

inscrição!

Dentro de alguns minutos você vai receber

um email nosso. Caso você não tenha

recebido, verifique sua caixa de spam.

 

Qualquer dúvida, entre

em contato:

info@semlactose.com

Compartilhe.

Sobre o autor

Colabore com o conteúdo do Semlactose. Envie sugestões de temas para serem abordados, dicas sobre novos produtos, eventos, entre outros. Acesse nossa página de contato e envie sua mensagem.

575 Comentários

  1. Tenho um filho de sete anos, ele tem intolerância, no início que fiquei sabendo através de exames meio que por ignorância minha ignorei o que médico me disse.Continuei com a mm alimentação, mas com o passar dos tempos ele começou a passar bastante mal, tendo até que ir ao hospital com crises de dores fortes na barriga, seguidas de vômito.Hoje cortei tudo que tenha lactose e é bem difícil seguir à risca, mesmo pq os produtos alguns são 2 x mais caros e nem sempre da pra manter a alimentação correta.

    • Que bom que você mudou a alimentação do seu filho. Não é tarefa simples seguir uma rotina alimentar com alguma restrição, mas o bem que faz a nossa saúde ou a de nossos filhos não tem preço, não é mesmo?

  2. Virginia Rezende on

    Adorei o site!
    Muito bem explicado e muito atencioso!
    Estou amamentando meu terceiro filho, que está com suspeita de IL, assim como meu segundo filho tb teve. Estou no processo de corte de alimentos que contenham lactose, e seu site irá me ajudar bastante!
    Deus te abençoe!

  3. Como tornar a minha vida mais fácil sendo alérgica a leite ?e muito difícil pra mim comer, praticamente acho muito pouca coisa que posso aqui na minha cidade, a minha família me falam que sou desde criança, mais nunca fiz exames pra confirmar, mais quando como algo sem saber que tem leite meu corpo aparece manchas vermelhas e coça muito, mais a passar do dia a mancha vermelha sai sozinha sem tomar anti alergico aparece mais nas mãos e no peito do pé só nessas áreas.

    • Oi Evyla,
      Como nós estamos super acostumados a consumir leite na nossa rotina (parece que tudo é feito com leite, não é mesmo?) realmente fica mais difícil modificarmos a nossa dieta. Para que você consiga promover essa mudança na sua vida, você precisa ir atrás de informação e decidir fazer esta mudança. Um nutricionista poderia ajudá-la bastante nesta fase. Mas se vc não puder consultar um, minha sugestão é buscar pelo menos 1 substituto para cada tipo de ingrediente lácteo que faz parte da sua dieta. O primeiro exemplo é o leite. Vá em busca de opções de leite vegetal. Há no mercado leites de soja, arroz, amêndoas, coco e vários outros. Se na sua região você não encontrar esses produtos, faça em casa! É simples e barato de fazer. Aos poucos vc verá que esta mudança vai lhe trazer muitos benefícios para a sua saúde e lhe dará mais energia e disposição. Importante: consulte seu médico sobre a ingestão de cálcio. Aqui no Semlactose temos várias informações sobre alimentos sem leite que contém cálcio e podem fazer parte da sua dieta. abs

  4. MARILENE BROSTEL on

    Boa tarde fix exame de intolerancia a lactose e o medico disse que esta no limite , mas tomo iorgute me da diarreita , tomo leite me da muito gases ,sem contar que tenho diarreira todos os dias de manha . Minha diarreira e somente na parte da manha , tomo mucilon de arroz com leite a noite . Sera que estou mesmo com intolerancia a lactose.

    • Luciane Baldo on

      Marilene,
      O exame de curva glicêmica (exame de sangue para determinar a intolerância à lactose) não é definitivo no diagnóstico. Se a pessoa possui sintomas clínicos ao ingerir alimentos lácteos é sinal de que este alimento pode ser a causa desses sintomas. Você pode fazer uma dieta de exclusão de alimentos lácteos por um período de alguns dias e avaliar se observa melhora nos seus sintomas. Entretanto, é importante considerar que seus sintomas podem não necessariamente estar relacionados a uma intolerância à lactose e sim serem decorrentes de algum outro problema de saúde. Neste caso, sugiro retornar ao médico, explicar que seus sintomas permanecem e investigar outras possíveis causas. abs

  5. Olá! Descobri recentemente que tenho IL, por acaso, pois nunca tive nenhum sintoma característico. Fui no gastro, pois achei que tinha uma gastrite e o médico me pediu vários exames e fui surpreendida, pois o médico disse que era severa e mandou cortar tudo lácteo. É muito difícil conviver com a restrição de tudo aquilo que estava acostumada e infelizmente muitas coisas boas tem leite e os produtos sem lactose muitos deles tem um gosto bem diferente. Ainda consumo leite e derivados e não tenho absolutamente nenhum sintoma, é possível? Há riscos para a saúde continuar consumindo?
    Obrigada

    • Oi Daiane, se você está consumindo alimentos com lactose e não tem sentido nenhum sintoma, acho que o melhor a fazer seria obter uma segunda opinião de um outro especialista. Leve seus exames e explique o que ocorreu, como está sua dieta hoje e como você se sente. Uma segunda opinião talvez possa ajudar você a entender o que está de fato ocorrendo. abs

Deixe um comentário

 

Pensando em mudar para

uma alimentação sem leite?

Inscreva-se GRÁTIS nessa série de videoaulas

que vão ajudar você com dicas super práticas!

X Não preciso mudar a minha alimentação.

Recebemos sua inscrição!

Não encontrou nosso email? Se você usa Gmail, Hotmail ou Yahoo, é possível que nossa mensagem tenha caído na sua caixa de spam. Se você não receber a nossa mensagem dentro dos próximos minutos, entre em contato conosco pelo info@semlactose.com

Verifique seu email.