A lactose, o glúten e a dieta FODMAPs

0

Atualizado em:

Na matéria Além da Intolerância à lactose: a dificuldade de digerir outros alimentos, abordamos algumas questões importantes sobre os FODMAPs, (sigla em inglês que se refere aos carboidratos de difícil digestão).

As dúvidas foram várias e por isso resolvemos publicar uma nova postagem para falar mais sobre o tema e elaboramos uma lista com diversos tipos de alimentos considerados com baixo teor de FODMAPs e que pode orientar na escolha dos alimentos que possuem melhor digestibilidade.

1. O que é a dieta FODMAP?

FODMAPs é uma sigla que representa os carboidratos considerados de difícil digestão  (oligossacarídeos, dissacarídeos / monossacarídeos e polióis). A dieta foi concebida em 2005 por um grupo de pesquisadores da Monash Univerity, da Austrália, no intuito de auxiliar pacientes com SII (Síndrome do Instestino Irritável) na melhora de seus sintomas, que posteriormente foi estendida a pacientes com Distúrbios Gastrintestinais Funcionais.

Quer aprender a fazer uma alimentação sem leite, nutritiva e sem abrir mão do prazer?

viva bem sem leite

2. Devo evitar alimentos com glúten e lactose na dieta FODMAPs?

Lactose é um dissacarídeo (letra D de FODMAPs) e como tal, é considerado um dos carboidratos a serem evitados nesta dieta. Na lista você verá que alimentos com baixo teor / zero lactose estão liberados para consumo, de acordo com os princípios desta dieta. Porém, se você possui IL, você deve avaliar quais alimentos lácteos com redução de lactose funcionam bem para você.

Atenção, o glúten é uma proteína! Entretanto, muitas pessoas relacionam o GLÚTEN como o responsável pelo fato de alimentos como pães, massas, bolos, e outros, conterem alto teor de FODMAPs. Aqui, o carboidrato em questão é o frutano, um

  1. Quais queijos possuem baixo teor de FODMAPs?
  2. Óleos e azeites possuem alto teor de FODMAPs?

Lista de alimentos com baixo teor de FODMAPs

Algumas listas apenas restringem todos os alimentos que fazem parte da lista de carboidratos de difícil digestão (FODMAPs). Esta lista que estamos disponibilizando foi baseada em estudos da MONASH UNIVERSITY, a Universidade com estudos mais avançados no tema. Eles sugerem um limite de consumo por refeição de alguns alimentos que contenham alto teor de FODMAPs, como por exemplo, o abacate, que nesta lista está restrito à porção de 1/8 da fruta. É uma lista mais abrangente, porém é importante observar as quantidades a serem consumidas.

BAIXE A LISTA

Compartilhe.

Sobre o autor

Luciane é fundadora e editora do Semlactose.com há mais de 10 anos e sócia da Anitah Alimentos, empresa de alimentos sem glúten e sem lactose. Luciane descobriu sua intolerância à lactose em 2006 e desde então atua como pesquisadora sobre o tema de intolerâncias e alergias alimentares criando e adaptando receitas, além de aprimorar suas habilidades culinárias através de cursos de gastronomia no Brasil e no exterior.

Deixe um comentário

 

Pensando em mudar para

uma alimentação sem leite?

Inscreva-se GRÁTIS nessa série de videoaulas

que vão ajudar você com dicas super práticas!

X Não preciso mudar a minha alimentação.

Recebemos sua inscrição!

Não encontrou nosso email? Se você usa Gmail, Hotmail ou Yahoo, é possível que nossa mensagem tenha caído na sua caixa de spam. Se você não receber a nossa mensagem dentro dos próximos minutos, entre em contato conosco pelo info@semlactose.com

Verifique seu email.