Anúncio

Peixe ao molho cremoso de legumes

4

O desafio, para quem tem intolerância à lactose, está em buscar alternativas para preparar pratos feitos tradicionalmente com ingredientes lácteos. Você pode usar um creme de leite zero lactose, mas nem sempre é possível encontrá-lo e em muitos casos, buscamos alternativas mais saudáveis, com menor teor de gordura.

Este molho foi preparado com dois ingredientes de origem vegetal: leite de aveia, que é um ingrediente suave e ao mesmo tempo muito útil para dar a consistência que queremos ao molho, e o leite de coco, que dá um sabor especial e ajuda na cremosidade.

Como fazer leite de aveia

É muito simples. Coloque 1/2 xícara de aveia em grãos de molho em água morna por 30 minutos. Escorra a água e bata a aveia com 300 ml de água. Coe com um saco de voal ou com uma peneira de malha bem fininha. Separe 100 ml para o molho e congele o restante.

Você pode usar o tipo de peixe que você preferir. Idealmente use um filé de peixe fresco, que fica muito melhor para grelhar, pois vai conter menos água.

INGREDIENTES

  • 600g de filé de peixe
  • 2 abobrinhas pequenas picadas em cubinhos
  • 20 tomates cereja
  • 1 pimentão médio picado
  • 1 dente de alho picado
  • 100 ml de leite de aveia
  • 1/3 de xícara de leite de coco
  • sal e pimenta à gosto
  • azeite de oliva

PREPARO

  1. Tempere o peixe com sal e pimenta moída
  2. Derrame um fio de azeite na frigideira antiaderente e grelhe os filés por alguns minutos de cada lado. Retire-os da frigideira e reserve.
  3. Doure o alho, a abobrinha e o pimentão. Adicione o tomate e por último, o leite de aveia e o leite de coco.
  4. Adicione sal e pimenta à gosto mexendo bem até engrossar.
  5. Retorne os filés de peixe para a frigideira e aqueça-os junto com o molho de legumes.
  6. Sirva com arroz ou batatas.

E a sobremesa?

Quel tal preparar um brownie sem glúten e sem lactose para a sobremesa? A gente envia pra você a mistura de ingredientes secos, o chocolate e o óleo de coco já na medida certa, junto com um folheto para você preparar rapidinho. Em menos de 10 minutos você faz a massa e em 15 minutos assa o seu brownie. Curtiu a ideia? Então passa na www.bakeinbox.com.br e peça o seu kit de mistura para Brownie. Tenho certeza que você vai curtir!

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

4 Comentários

    • Oi Glicia. Sim, aveia contém glúten. Justamente por isso nós sempre fazemos a indicação de quais ingredientes a receita é isenta, e se você observar, o símbolo SG (sem glúten) desta receita está desmarcado justamente por este motivo. Abs

Deixe um comentário