Anúncio

Cheeseburguer de cogumelos

0

Quem não curte um fast food de vez em quando? A nossa proposta aqui é mostrar como preparar um cheeseburguer mais leve, simples de fazer e mais nutritivo. Ao invés de carne, o recheio leva apenas cogumelos refogados, queijo, cebola e tomates. Uma opção legal para um lanche da tarde ou ainda para levar para um piquenique.

QUEIJO VEGANO OU QUEIJO ZERO LACTOSE?

Cheeseburguer sem queijo não é cheeseburguer, certo? Se você não pode consumir alimentos com proteínas do leite, minha sugestão é usar um queijo vegano. Eu tenho comprado o queijo da marca Superbom. Você encontra este produto em lojas de produtos diet, light, sem glúten e sem lactose e também em alguns grandes supermercados. O queijo vegano prato é o que eu usei para esta receita e quando derretido ele fica com um sabor delicioso!

Se você pode consumir produtos lácteos zero lactose, há algumas opções de queijo zero lactose muito boas. Outra opção é procurar por aqueles queijos com baixo teor de lactose.

Para saber mais: Todo tipo de queijo contém lactose?

ADICIONE MAIS SABOR

Para dar mais sabor ao seu sanduiche você pode acrescentar mostarda ou ainda algumas pastas e molhos para dar um toque especial. Veja as receitas abaixo:

E AS BATATINHAS FRITAS?

Cheeseburguer precisa sempre de um bom acompanhamento. Que tal trocar a batatinha frita por Palitos de cenoura e batata doce assados? Eles ficam sensacionais e você tem uma alimento mais nutritivo e menos calórico. Clique aqui para ver a receita.

INGREDIENTES

  • 4 pãezinhos pequenos para cheeseburguer
  • 400 g de cogumelos shitake fatiados
  • 2 colheres sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
  • 1 colher de chá de páprica picante
  • 1 dente de alho picado
  • sal e pimenta do reino à gosto
  • 1 cebola roxa pequena
  • 4 fatias de queijo vegano ou queijo zero lactose
  • 10 tomates cereja picados

PREPARO

  1. Prepare os cogumelos – Aqueça o azeite de oliva em uma frigideira e doure o alho picado. Em seguida acrescente os cogumelos e logo após, o sal, a pimenta, a páprica e o vinagre balsâmico. Deixe os cogumelos dourarem e reserve.
  2. Monte os cheeseburguers – Corte os pães ao meio e cubra a base do pão com os cogumelos, divindo em porções iguais para os 4 pães. Cubra os cogumelos com uma fatia de queijo, rodelas de cebola e tomates. Cubra com a outra metade do pão.
  3. Leve ao forno para derreter o queijo por 10 minutos (você pode usar o microondas por 30 a 40 segundos para cada sanduiche.
  4. Sirva com palitos de cenoura e batata doce assados
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

Deixe um comentário