Anúncio

Onde comer sem lactose em Brasília (DF)

4

Turismo gastronômico? Amo!!! Sem leite e sem glúten?? É comigo mesmo!!
Adoro conhecer os lugares que se preocupam em oferecer alimentos feitos para quem possui uma restrição alimentar ou simplesmente para quem opta por uma alimentação mais saudável. Desde 2009, quando mudei para a Capital Federal, até o momento, surgiram muitas opções de estabelecimentos que oferecem alimentação sem leite, sem glúten, vegana ou vegetariana. Abaixo apresento para vocês os locais que mais gosto de ir e alguns que ainda estão na minha lista de visitas futuras.

SL=Sem Lactose SG=Sem Glúten VG=Vegano SP=Sem Proteínas do Leite

SUPREN VERDA

SL/SP/VG
203 Norte Bloco D
https://www.facebook.com/restaurantesuprenverda/

Lugar simpático que me conquistou desde a primeira visita. Os donos seguem o veganismo à risca e servem apenas pratos isentos de ingredientes de origem animal. Ao meio-dia é oferecido um buffet (não muito grande, porém, com boas opções de pratos quentes e saladas) e à noite o serviço é à la carte. Se você for para o jantar, peça o escondidinho de cogumelos. Eles também servem tortas e sobremesas muito gostosas, como a torta de cacau com uma base de castanhas que ilustra a nossa matéria.

GIRASSOL RESTAURANTE

SL/SP
http://www.restaurantegirassol.net.br/
409 Sul Bloco B

Um dos meus restaurantes favoritos para o horário do almoço. O ambiente é amplo, com várias mesas e o buffet é sempre variado, com opções de saladas com vegetais orgânicos e pratos quentes. Adoro os molhos para salada preparados pelo restaurante, todos deliciosos e com ingredientes inusitados. A casa prepara sucos e vitaminas na hora e eles também servem tortas e sobremesas, todas sem uso de laticínios ou ovos. Ao lado, o restaurante mantém um pequeno empório de produtos como grãos, nozes, farinhas, biscoitos e outros. Nas quartas e sábados há uma feira de alimentos orgânicos.

FLOR DE LOTUS

SL/SP/SG
http://www.restauranteflordelotus.com.br/
102 Norte Bloco A

Para aqueles que gostam de uma alimentação saudável, mas não abrem mão da proteína animal, o Flor de Lótus é uma boa pedida para o almoço. O buffet é variado, com diferentes opções de peixes todos os dias. Experimente a torta de cacau. Uma delícia!

LAVI DETOX FOR LIFE

SL/SP/SG/VG
Instagram: @lavidetoxforlife
SHIS QI 13 Bloco F

A Lavi abriu as portas há poucos meses no Lago Sul e já está com um público cativo. O bistrot é pequeno, mas super aconchegante. Eles preparam pratos baseados na alimentação viva (alimentos crus, germinados ou hidratados), sem glúten, sem lactose e sem açúcar de cana. Eu comi uma cheesecake feita com uma base de figos e creme de castanha de caju com agave e cobertura de frutas vermelhas. Apaixonei e super recomendo!!

Cheesecake Lavi

Cheesecake de frutas vermelhas – Lavi

CANELLE DOCES ESPECIAIS

SL/SP
Instagram: @cannelledoces
213 Norte Bloco A

A confeitaria abriu pequenininha em uma quadra ao final da Asa Norte e neste final de ano os donos investiram na ampliação do espaço. As receitas dos doces e salgados também foram se aprimorando com o passar do tempo. Eles servem tortas, sobremesas em taças, pasteis de forno, e outros salgados. A loja também aceita encomendas para festas.

KOMBOLERIA

SL/SP/SG
Instagram: @komboleria
106 Norte Bloco C

Uma confeitaria com cara de casinha de boneca que você vai gostar de conhecer. Todos os produtos são isentos de leite e glúten, sem contaminação cruzada. Fazem parte do cardápio pães e bolos de diversos sabores. Um lugar legal para fazer um lanchinho no meio da tarde.

QUITUTICES

SL/SP/SG
Instagram: @quitutices
216 Sul Bloco A

Ainda não tive a oportunidade de conhecer a confeitaria, mas resolvi incluí-la aqui pois acompanho pelo Instagram as delícias preparadas por lá. Para quem ama doces e não pode consumir leite ou glúten, esse é um lugar que deve estar na sua lista de visitas! Bolos, tortas, brownies e brigadeiros fazem parte do cardápio.

FAZ BEM

SL/SP/SG/VG
https://www.facebook.com/casavegan
407 Norte Bloco E

O Faz Bem é um lugarzinho super simples, mas tem seu valor. Eles têm um farto cardápio de lanches no estilo fast food, porém, sem ingredientes de origem animal. São diversas opções de cheeseburgers e outros lanches com opções de recheios e molhos bem variados. Muitos sanduiches são feitos com pão sem trigo. Eu experimentei um cheeseburguer com um queijo vegano derretido que não deixa nada a desejar para uma mussarela!

OYÁ CAFÉ

SL/SP/VG
https://www.facebook.com/pages/Caf%C3%A9-Oy%C3%A1/231999170498283
307 Norte Bloco A

Já havia ouvido falar super bem do Oyá Café e decidi dar uma passadinha lá para conhecer o lugar. Começamos pedindo os petiscos mais conhecidos da casa: a coxinha de jaca verde (sim!!) com molho de maracujá e o acarajé vegano. Gostei muito do acarajé, mas a coxinha … foi paixão à primeira mordida!!! É difícil imaginar que um petisco com um ingrediente tão inusitado possa ser tão gostoso. Para acompanhar, refrigerante natural de gengibre! Os pratos são preparados na hora, então vá sem pressa que você vai curtir. Eles também abrem para o almoço.

Curtiu as dicas? Quais os seus lugares que você curte em Brasília? Deixe suas dicas na área de comentários! E pra quem ainda não conhece os lugares que indicamos, organize o seu tour gastronômico!

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

4 Comentários

  1. Olá!
    Também moro na capital federal e acho que faltaram alguns lugares maravilhosos para nós intolerantes.
    O primeiro estabelecimento que senti falta foi a pizzaria Integralle. A pizzaria fica no cantinho da comercial da CLS 412 Bloco B loja 40. A dona está investindo no lugar que está ficando cada vez mais agradável. Serve além das pizzas petiscos integrais e sem lactose e tem uma carta de cervejas especiais bem interessantes. Para os intolerantes é possível escolher entre mandioqueijo e queijo vegetal. Todo dia tem uma pizza em promoção. Às quintas rola rodízio. Ah! Eles também possuem delíveri
    O segundo foi a cafeteria Fica, vai ter bolo. Fica na CLS 213, bloco C, loja 21. O local é pequeno mas muito agradável e o atendimento nem se fala. Várias opções doces e salgadas: bolos, brownies, pães, geléias… Encomendei meu bolo de casamento lá. Foi perfeito! Bolo branco com massa de arroz com coco e recheio de doce de leite e doce de abacaxi. Até hoje falam do bolo: saboroso e suculento.
    O terceiro foi o Duoo Restaurante que fica na CLS 103 Bloco C loja 36. É um restaurante com várias opções de lanches, refeições e pizzas. Adotam o conceito funcional. O lugar é bem bonito e a carta variada. Não oferece bebidas com glúten ou álcool.
    O quarto é o Bhumi cozinha Orgânica que fica na CLS 113 bloco D loja 33. O lugar também é bem aconchegante e oferece uma pequena mercearia. À noite oferece buffet de caldos e mini pizzas com opções saborosas e sem lactose. Também é possível tomar café por lá e almoçar.
    O quinto e último, mas não menos importante, é o Naturetto Família localizado na CLS 403 bloco C loja 22. É um restaurante bem grande e com decoração rústica que oferece além de opções de self-service, refeições à la carte e, à noite, buffet e rodízio de pizza. Em todas as oportunidades existem opções sem lactose ou glúten. No caso das pizzas a base é o tofu.
    PS. O Bier Fass do Gilberto Salomão também oferece opção de pizza sem lactose.

    • Legal Katyusha! Obrigada pelas sugestões. Ainda não conheço a pizzaria Integralle e o Fica, vai ter bolo. Já vou colocar na minha lista de visitas futuras! O Bhumi e Duoo eu já conheço, mas não estão entre os meus favoritos. O Naturetto é sempre uma ótima pedida! Faz tempo que não vou, mas vale a pena. Bjs

Deixe um comentário