Anúncio

Leite de arroz Risovita

12

Em meio a tantos lançamentos de lácteos zero lactose, surge uma bebida 100% de origem vegetal, o leite de arroz Risovita.

Eu já havia testado várias marcas de leites vegetais. A maioria são bebidas importadas com um custo bastante alto e sabor que muitas vezes deixa a desejar. Há também algumas marcas nacionais, mas com sabor residual forte. O Risovita foi uma surpresa para mim, pois já havia desistido de encontrar leites vegetais prontos para o consumo que fossem suaves e ao mesmo tempo saborosos. A bebida não contém lactose, proteínas do leite ou glúten. Por ser 100% de origem vegetal, o Risovita é uma ótima opção para vegetarianos e veganos.

A Cerealista Fumacense, de Santa Catarina, trouxe a tecnologia da Italia para desenvolver a produção do leite de arroz no Brasil. Foram quase quatro anos trabalho e pesquisas para desenvolver o produto. A empresa optou por desenvolver esta linha de leites vegetais totalmente isenta de aditivos químicos ou conservantes. Mais um ponto positivo!

Restava apenas uma dúvida: se a tecnologia utilizada pelas empresas europeias era a mesma usada aqui no Brasil, porque o leite de arroz da Risovita tem um sabor mais suave? Gisele Comim, do departamento de P&D da empresa,  explica que o tipo de arroz utilizado na fabricação da bebida na Europa é diferente dos grãos produzidos no Brasil para este fim, e por este motivo o resultado é uma bebida mais suave, sem sabor residual.

O leite é super levinho e fica uma delícia quando usado em shakes. Também pode funcionar como um substituto do leite de vaca na preparação de pratos doces ou salgados.bebida de arroz risovita

Nós testamos todos os sabores da linha e abaixo damos sugestões para você testar em casa:

  • Coffeelate – tome purinho, gelado, no lanche da tarde. Uma delícia!
  • Arroz com baunilha – prepare um capuccino fazendo leite de arroz vaporizado (se você tem uma cafeteira de expresso) ou prepare um shake de cacau gelado adoçado com um açúcar mascavo ou mel.
  • Arroz com coco – (o meu favorito!) faça um shake de banana colocando pedaços de banana madura no freezer por uns 30 minutos. Bata com o leite de arroz e um pouquinho de mel.
  • Original com cálcio – uma ótima opção de substituição do leite de vaca em receitas doces ou salgadas.

“Estamos testando novos sabores e em breve teremos lançamentos no mercado”, explica Gisele. Além da linha de bebidas de arroz, a Risovita também produz o leite de arroz em pó e a farinha de arroz.

Os produtos estão disponíveis em diversas redes de supermercado e lojas especializadas em alimentos sem lactose e sem glúten. Para saber mais, acesse o site www.risovita.com.br

Ficha do Produto

Bebida de Arroz Risovita
Fabricante: Cerealista Fumacense
Ingredientes: água, arroz, óleo de girassol, sal marinho e aromas de acordo com o sabor de cada bebida. Não contém glúten / lactose / proteínas do leite / soja.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

12 Comentários

  1. Ola

    A única tristeza é que comprei a lata com sabor morango. Como já usava os leites nem me atentei em ler o rótulo.
    Agora vi: alergicos contem leite e soja.
    Minha bebe é alergica.

    • Um absurdo, na descrição diz que é isenta de lactose, de proteina do leite, de colesterol e de gluten. Ai depois colocam que pode conter leite e soja.
      Tambem comprei essa lata sabor morango sem me atentar a esse detalhe.

      • Luciane Baldo on

        Isabela, não vejo motivos para preocupação. A rotulagem está correta! O produto é isento de lactose. A indicação de que o produto PODE CONTER LEITE é um alerta para ALÉRGICOS (alérgicos às proteínas do leite). Intolerantes à lactose não são alérgicos, por tanto, não há com o que se preocupar.

        • Meu filho é APLV e não intolerante. Então há motivo pra preocupação, sim.
          Na embalagem diz que é isento de proteínas do leite também.

        • Luciane Baldo on

          Oi Isabela, tenho o Risovitta em pó em casa e estava dando uma olhada no rótulo. Pelo menos na minha embalagem não diz que o produto é isento de proteínas do leite. Mas um fato deve ser levado em consideração. Quando compramos um produto como esse (um leite de origem vegetal) não temos a expectativa de que ele possa conter contaminação cruzada com proteínas do leite. Certamente a empresa está usando um maquinário compartilhado com outras empresas que embalam leite em pó para reduzir custos e isso acaba criando esses problemas desnecessários ao consumidor. Acho que vale o envio de um alerta ao fabricante para entregar um produto que seja realmente adequado a quem tem alergia ao leite. Abs

        • Na embalagem antiga estava descrito como citei, na atual diz que pode ser utilizado em dietas de restrição de leite. Isso gera confusão no consumidor.
          Com certeza vale o alerta, mesmo.

      • A lei brasileira de rotulagem é ridícula. Eles obrigam as empresas a colocarem esses avisos, mesmo que o produto não tenha o que eles dizem. Por isso a confusão, eles criam essas leis ridículas achando que estão salvando o mundo, mas mostram sua propina imbecilidade.

  2. Marcia Gemari Derenevich on

    Eu usava o Leite de arroz na França. Fica MARAVILHOSO nos bolos e tortas, eu tinha a impressao até que cresciam muito mais!

    Pra tomar puro assim eu preferia de amendoas ou o de soja mesmo, que ja tomo há anos… mas o de arroz eh fantastico pra receitas!

  3. Giseli Palavizini on

    Boa tarde! Gostaria de saber aonde encontro o Risovita em pó para comprar em Ribeirão Preto interior de São Paulo.
    Aguardo retorno.Grata.

  4. Esses produtos industrializados que não são de base vegetal eu acho pura enganação . Se vc ler os igredientes vai constatar que possuem a enzima da lactose . Ou seja : funciona da mesma forma que comer algo com lactose e tomar a enzima que é receitada pelos médicos . Essa enzima deve ser usada em casos que a pessoa fica sem opção de escolha de alimentação sem lactose … ex: vai a uma festa , viagens. Ou Qdo realmente por opção quer comer algo Q tenha lactose . Esta pratica não deve ser constante . Eu tomava Tds dias leite zero lactose …. um gde erro. Fica a dica .

Deixe um comentário