Anúncio

Leite de castanhas caseiro

19

Seja porque você ou seu filho tem intolerância à lactose ou alergia às proteínas do leite, o leite de castanhas é uma das melhores alternativas para quem quer preparar receitas sem o uso do leite de vaca.

O leite de vegetais estão cada vez mais presente nas prateleiras de supermercados e lojas de alimentos especiais. Além do já famoso leite de soja, é possível encontrar leites de arroz, de aveia, de quinoa e de amêndoas. O maior problema ainda é preço. Com exceção ao leite de soja, os demais leites vegetais chegam às lojas por cerca de 5 vezes ou mais o preço de 1 litro de leite comum.

Uma alternativa é prepará-los de forma caseira. Esta receita é a versão base. A partir dela acrescenta-se outros ingredientes de acordo com o tipo de receita a ser preparada. Veja algumas sugestões de receitas em que o leite de castanhas funciona bem:

  • Em bolos – é possível fazer uma substituição na mesma proporção do leite comum para várias receitas;
  • Em molhos cremosos salgados – você pode adicionar amido de milho, sal, óleo de canola e noz moscada para deixar a consistência mais próxima do creme de leite. Uma opção legal para fazer um molho branco para uma lasanha ou outro prato salgado.
  • Batida de frutas – adoro! Vai muito bem com bananas, morangos ou outra fruta de preferência.
  • Purê de batatas ou de outros legumes – uma ótima opção. Você pode usar o leite de castanhas sem coá-lo e aproveitar a polpa da castanha que sobra do leite.

INGREDIENTES

  • 1 xícara de castanhas do Pará
  • 3 xícaras de água filtrada
  • 1/4 de colher de chá de sal marinho

PREPARO

1. Deixe as castanhas de molho em água morna filtrada e acrescente o sal marinho. Cubra o recipiente com um pano para deixar respirar por 8 horas em temperatura ambiente.

2. Descarte a água do molho e enxágue-as novamente com água filtrada para retirar resíduos.

3. Coloque-as no liquidificador juntamente com a água e bata por cerca de 1 minuto até obter um líquido branco homogêneo.

4. Você pode utilizar o leite desta forma ou filtrá-lo para obter um resultado mais similar ao leite animal. Para filtrar, você deve utilizar um coador de pano para coar o leite.

FAÇA BOM USO DA POLPA

Se você optar por filtrar o seu leite (eu aconselho a usá-lo sem filtragem para a maioria das receitas, pois você ganha em nutrientes) não desperdice a polpa! Você pode adicionar a polpa desidratada em cookies, bolos, e iogurtes ou ainda usá-la hidratada em sopas e molhos.

Em uma forma antiaderente pequena, espalhe a polpa da filtragem deixando uma camada fina. Leve ao forno baixo por cerca de 15 minutos. Observe para que a polpa fique apenas seca, levemente dourada. Retire, deixe esfriar completamente e guarde em recipiente fechado por 5 a 7 dias.

Dicas
  • Conserve o leite vegetal sob refrigeração por até 2 dias.
  • Você pode congelar uma parte. Coloque pequenas porções em potinhos de vidro e leve ao freezer. Descongele em temperatura ambiente ou no microondas.
  • Não utilize coador de papel. Não funciona. Se você não encontrar o coador, faça um caseiro com um pedaço de voal.
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

19 Comentários

  1. Em primeiro lugar, obrigada pela receita, achei maravilhosa! Uma de suas dicas foi congelar. Em vez de potes de vidro, pode ser de plástico ou em sacolinhas? Altera o sabor? Muito obrigada!

    • Luciane Baldo on

      Oi Cristina, legal que você tenha curtido as receitas! Eu costumo congelar em potes de vidro porque prefiro usar o vidro no momento de descongelar. Muitas vezes estou querendo usar o leite naquela hora e a única forma que tenho é descongelando no microondas. Como o plástico já foi tão condenado para uso em microondas, acabo usando o vidro. Mas fora essa questão não vejo problemas em usar potes plásticos. abs

  2. Neí Tavares on

    ontem dia 15/07/2014 deparei com uma receita que leva leite de castanha. amei, pois estou proibida de fazer uso do leite de vaca e do de soja. Estou com o trigliceres alto e uma pequena gordura no fígado, diagnosticada recente por exames, será que poderia fazer uso dos leites de castanhas e coco natural? obrigada.

  3. Olá Juliana sou intolerante a lactose. Gostaria de saber se posso usar o leite cabra diretamente da cabra só fervendo uns 10 no fogão será que tem algum problema em relação às bactérias?

  4. Boa noite..gostaria de saber se no mingau a quantidade mencionada de 3 colheres de chá pois tenho utilizado algumas gotas e talves 3 colheres de chá não seria um excesso ? Grata Waléria

  5. Gostaria de saber qual a durabilidade do leite de castanha do pará, se deve ser consumido imediatamente ou se pode ser guardado por alguns dias.

    • Juliana, todos os alimentos preparados de forma caseira tem pouca durabilidade. Acredito que deva ficar bom por 2 ou 3 dias no máximo. abs

  6. Boa tarde, Juliana e Luciane.
    Como moro no Norte, nem sempre encontro Leite Zero Lactose das marcas mencionadas nas diversas matérias publicadas neste site. Então, acredito que numa emergência, ou na falta do produto no supermercado (hoje, por exemplo, procurei, mas não encontrei em nenhum supermercado) gostaria de aprender algumas receitas de leite vegetal caseiro. Achei interessante essa de castanha, mas vocês sabem como se faz o de arroz e o de aveia?
    Obrigada.
    Abraços,
    Lidiane

  7. Bom dia! Tenho um bebe de dez meses e gostaria de saber se o leite de coco( natural) tambem nao deve ser dado nessa fase de vida?

  8. gostaria de saber se posso usar o leite de castanhas para fazer doces como o curau, ou na canjica, enfim nos tradicionais doces caseiros.

    • juliana_nutri on

      Olá Adriana,

      Pode sim. Talvez só seja necessário fazer algumas adaptações, em função do sabor e da consistência.

      Gde abraço,

      Juliana

    • Olá Catarina,

      Isso vai depender muito da idade do seu bebê! As oleginosas (castanha do pará, nozes, amêndoas, avelãs, macadâmias, etc), por serem ricas em proteínas, também podem causar alergia em bebês. O indicado é não oferecer as castanhas (e nada que as contenha, como esse leite de castanhas) antes de 1 ano de idade!

      Gde abraço,

      Juliana

  9. Olá, saberia me dizer o que poderia usar para substituir o leite de vaca na ambrosia? Eu eu minha mãe somos intolerantes e adoramos ambrosia.
    Obrigada!
    Parabéns pelo site, adoro todas as dicas!

    • juliana_nutri on

      Olá Tamires,

      Em todas as preparações que levam leite, pode-se tentar a substituição com leites de baixo teor de lactose, leite de soja ou leites vegetais, como o leite de castanhas, de coco, de arroz, etc.

      Gde abraço,

      Juliana

  10. Adorei a dica!
    Sabe me dizer se as receitas com leite de vaca são sempre substituíveis na mesma proporção pelo leite vegetal?
    Obrigada por compartilhar sua experiência conosco!

    • Oi Jamille,
      Não nem todas as receitas são uma simples substituição. Por exemplo, se vc fosse fazer uma ambrosia, que leva leite, ovos e açúcar, usar o leite de castanhas não vai funcionar. O que eu sugiro é usar o leite em receitas onde a susbtituição com outros líquidos como sucos, por exemplo, não seriam adequados. Muitos bolos ficam ótimos quando vc adiciona um suco de frutas ao invés de leite, já um molho salgado não seria o caso. Molhos para saladas funcionariam super bem, sustituição do molho branco, etc.
      abs

Deixe um comentário