Pudim de coco queimado

13

Atualizado em:

Diferente do pudim com leite condensado, esse é um pudim leve, suavemente doce e o coco queimado confere um sabor especial nessa sobremesa.

INGREDIENTES

  • 1/2 xícara de açúcar demerara
  • 1/2 xícara de água
  • 500 ml de leite zero lactose ou leite vegetal
  • 100 g de flocos de coco ralado e adoçado
  • 3 ovos batidos
  • 10 morangos limpos cortados ao meio

 

PREPARO

  1. Faça o coco queimado: coloque o coco ralado em uma panela. Leve ao fogo baixo mexendo sempre até dourá-lo por completo. Reserve.
  2. Prepare uma calda colocando o açúcar e a água em uma panela. Deixe cozinhar por uns 20 minutos em fogo baixo sem mexer, até formar uma calda líquida.
  3. Quando a calda estiver morna, adicione o leite, os flocos de coco e os ovos ligeiramente batidos. (Se você colocar os ovos com a mistura muito quente eles poderão cozinhar imediatamente).
  4. Unte uma forma de pudim com óleo vegetal de sabor neutro. Despeje a mistura e leve-a para assar em forno médio pré-aquecido, em banho-maria por 40 minutos. Retire o pudim do forno, deixe esfriar totalmente e desenforme.
  5. Para decorar, coloque as metades de morangos por cima do pudim. Se desejar, acrescente mais flocos de coco em volta do pudim para finalizar a decoração.
Dicas
Se você gosta de calda caramelizada, você pode prepará-la e caramelizar a forma antes de despejar a mistura. Os demais passos da receita continuam iguais.
Compartilhe.

Sobre o autor

Luciane é fundadora e editora do Semlactose.com há mais de 10 anos e sócia da Anitah Alimentos, empresa de alimentos sem glúten e sem lactose. Luciane descobriu sua intolerância à lactose em 2006 e desde então atua como pesquisadora sobre o tema de intolerâncias e alergias alimentares criando e adaptando receitas, além de aprimorar suas habilidades culinárias através de cursos de gastronomia no Brasil e no exterior.

13 Comentários

    • Olá Lúcia,

      Experimente testas a receita com adoçantes de uso culinário, desde que isentos de lactose.
      Depois nos conte se deu certo, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  1. Olá, será que se colocarmos 1 lata de condensado de soja, ele não da um gosto melhor e mais doce, sem estragar a receita? Obgda!

    • OI Jessica,
      É possível, mas seria necessário modificar a receita, pois o uso do leite condensado de soja necessariamente alteraria as quantidades. Sugiro vc seguir uma receita comum de pudim para não errar nas medidas. abs

Deixe um comentário

 

APRENDA NA PRÁTICA COMO COMEÇAR UMA DIETA ZERO LACTOSE / ZERO PROTEÍNA DO LEITE

Entre para o

Desafio 5 dias

sem lactose

PARTICIPAÇÃO GRATUITA