Bacalhau de forno com amêndoas

3

Atualizado em:

Eu adoro bacalhau e acredito que alguns dos ingredientes clássicos, como azeitonas, batatas e cebolas realmente não podem faltar. Mas há muitas variações que podem ser feitas. Desta vez resolvi criar um purê de batata baroa (mandioquinha) com abóbora e acrescentar um sabor diferente com amêndoas picadas.

INGREDIENTES:

  • 1kg de lombo de bacalhau do porto
  • 3 cebolas médias cortadas em meia-lua
  • 5 batatas médias descascadas cortadas em cubinhos
  • 1/4 de xícara de tomates secos picados
  • 600g de batata baroa (mandioquinha)
  • 200g de abóbora sem casca, cortada em cubos
  • 2/3 de xícara de azeitonas verdes
  • 1 colher de chá de sal
  • pimenta do reino moída à gosto
  • 1 colher de chá de noz moscada
  • 1/3 de xícara de amêndoas sem casca trituradas ou em lâminas
  • 1/3 de xícara de azeite de oliva extra virgem

PREPARO

1. Se o lombo de bacalhau estiver congelado, deixe-o descongelar e faça um pré-cozimento levando-o ao fogo brando em uma panela com água por no máximo 10 minutos. Não deixe a água ferver. Desligue, retire toda a água (ou se quiser reserve-a para fazer o arroz ou as batatas) e deixe esfriar. Retire a pele, as espinhas e delicadamente vá separando a carne em lascas. Elas irão se soltar naturalmente. Coloque o bacalhau limpo em um recipiente e reserve.

2. Se o bacalhau for salgado, é necessário antes fazer a dessalga. Para saber mais detalhes sobre como dessalgá-lo de forma correta, acesse este link com várias dicas: http://www.bacalhau.com.br/dicas.htm

3. Cozinhe a batata baroa e a abóbora até ficarem bem macias. Você pode usar a mesma água do bacalhau para este cozimento. Retire toda a água e faça um purê usando um mixer ou processador de alimentos. Adicione sal, noz moscada e um pouco de água (mais ou menos 1/2 xícara) até que o purê ganhe uma consistência homogênea e firme.

4. Em um refratário grande, coloque as cebolas, as azeitonas, o tomate seco, as batatas em cubinhos e o bacalhau. Misture os ingredientes, adicione pimenta do reino e regue tudo com azeite de oliva. Por último cubra com o purê.

5. Leve o bacalhau ao forno médio por 40 a 50 minutos minutos.

6. Retire o prato do forno e salpique as amêndoas picadas por cima.

Sirva quente com uma bela salada de verdes.

Dica: se você quer dar um visual especial no prato, utilize um bico de confeitar para adicionar o purê.

Compartilhe.

Sobre o autor

Luciane é fundadora e editora do Semlactose.com há mais de 10 anos e sócia da Anitah Alimentos, empresa de alimentos sem glúten e sem lactose. Luciane descobriu sua intolerância à lactose em 2006 e desde então atua como pesquisadora sobre o tema de intolerâncias e alergias alimentares criando e adaptando receitas, além de aprimorar suas habilidades culinárias através de cursos de gastronomia no Brasil e no exterior.

3 Comentários

  1. Apesar de ser um pouquinho demorada, essa receita parece ser deliciosa e é bastante fácil de fazer. Vale a pena, inclusive, incluir nas refeições em outras épocas do ano, em data especiais ou simplesmente para ter um dia mais gostoso.

Deixe um comentário

 

Pensando em mudar para

uma alimentação sem leite?

Inscreva-se GRÁTIS nessa série de videoaulas

que vão ajudar você com dicas super práticas!

X Não preciso mudar a minha alimentação.

Recebemos sua inscrição!

Não encontrou nosso email? Se você usa Gmail, Hotmail ou Yahoo, é possível que nossa mensagem tenha caído na sua caixa de spam. Se você não receber a nossa mensagem dentro dos próximos minutos, entre em contato conosco pelo info@semlactose.com

Verifique seu email.