Anúncio

Barrinhas de cereais

19

Você confere neste post a receita gentilmente cedida ao Semlactose por Astrid Pfeiffer, autora do livro A cozinha vegetariana de Astrid Pfeiffer, para preparar em casa barrinhas de cereais sem lactose. Esta receita também pode ser facilmente adaptada para ficar isenta de glúten.

INGREDIENTES

  • 2 colheres (sopa) rasas de linhaça dourada (20 g)
  • 5 colheres (sopa) de nozes (62 g)
  • 5 ameixas-pretas sem caroço (46 g)
  • 9 damascos secos (82 g)
  • 1 banana média (98 g)
  • ½ xícara (chá) de quinoa em flocos (44 g)
  • ½ xícara (chá) de aveia em flocos (46 g)
  • 2 colheres (sopa) de gergelim torrado (20 g)
  • 1 colher (sopa) rasa de óleo (8 g)
  • 4 colheres (sopa) de agave (64 g)

 

PREPARO

1. Cubra a linhaça com água e deixe de molho por apenas 15 minutos.
2. Pique as nozes, as ameixas e os damascos em pedaços pequenos e coloque em uma panela.
3. Amasse a banana com um garfo e coloque-a na mesma panela, junto com os demais ingredientes.
4. Mexa tudo e leve ao fogo por 5 minutos, apenas para dar liga.
5. Coloque a massa em uma fôrma untada com óleo. Alise-a com as costas de uma colher, pressionando levemente para que fique firme.
6. Com a ponta de uma faca, risque a superfície da massa, demarcando o tamanho das barrinhas.
7. Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, e asse por cerca de 30 minutos.
8. Tire do forno para não ressecar e deixe esfriar. Corte as barrinhas seguindo as marcas feitas.

Dica: para eliminar o glúten da receita, retire a aveia e aumente a quantidade de quinoa.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Colabore com o conteúdo do Semlactose. Envie sugestões de temas para serem abordados, dicas sobre novos produtos, eventos, entre outros. Acesse nossa página de contato e envie sua mensagem.

19 Comentários

  1. Maialu Mari C. Rocha on

    Tambem tenho intolerancia a lactose,uso o leite com baixo teor de lactose,que se encontra nos mercados facilmente,gostaria de saber se posso fazer queijo usando o coalho com esse leite.Vou colaborar enviando uma receita de pão de queijo sem lactose. 4 batatas grandes,3 ovos,125ml. de oleo,sal,500grs. de polvilho azedo,(agua se precisar) Cozinhe as batatas com sal amasse ainda quente,coloque os ovos,o oleo o polvilho e mais um pouco de sal,misture com uma colher depois com as mãos ate obter uma massa que de para fazer as bolinhas de pão e asse em forma untada por 40m. em forno a 180 graus.È uma delicia

    • Maialu,
      Obrigada pela receita! Parece ótima. Sobre a sua pergunta: já fui informada por técnicos na área de elaboração de laticínios que o leite pasteurizado e conservado, como é o caso dos leites longa vida, não servem para a elaboração de queijos. Mas existem boas opções de queijos sem lactose no mercado. abs

  2. fernanda rossetti on

    Adorei a barrinha!
    Fiz esse fds e troquei o Agave por 4 colheres de mel. Ficaram perfeitas. Elas são fáceis e a dica para deixar a linhaça de molho faz com que ela fique melada e dê liga na massa.
    Parabéns pela receita e obrigada por compartilhá-la conosco!

    • Regina,
      Em nosso site temos diversas receitas sem leite que vc pode usar. Para substituir a soja nas receitas, sugiro utilizar leite de arroz, amêndoas, leite de coco, suco de frutas. Dependendo da receita, esses ingredientes podem funcionar muito bem.
      abçs,

    • Olá Flavia,
      O agave possui uma consistência muito semelhante ao mel. Por tanto não aconselharia a substituí-lo por adoçante. Sobre o prazo de validade e forma de armazenamento, vou verificar se a dra. Astrid pode nos passar esta informação e posto aqui nos comentários.
      abçs,

  3. Obrigada, Luciane.
    Procurei agave aqui na minha cidade e não encontrei, por isso a dúvida. Gostaria mto de experimentar e esse é o único ingrediente que está faltando.
    Abraços

  4. Adorei a receita. Trabalho com doces e tenho muito prazer em acessar esse blog tão especial que ajuda a tantos. Parabéns. Vou comprar o livro.

    • Olá Helena,
      O sabor do agave é mais suave do que o sabor do melado. Imagino que seja possível fazer a substituição, mas deverá ficar mais doce. De qualquer forma, vou conversar com a Dra. Astrid e ver o que ela sugere como substituição. abçs,

Deixe um comentário