Anúncio

Comida Vegetariana para Crianças

6

Sou uma colecionadora de livros de receitas. Em uma de minhas incursões a livrarias, em uma estada recente em Belo Horizonte, encontrei um livro que logo me chamou a atenção: Comida Vegetariana para Crianças, com diversas receitas que vão inspirar as mamães a cozinhar mais saudável e inovar na alimentação das crianças.

Ricamente ilustrado, o livro inicia falando sobre a alimentação dos bebês nas diferentes faixa etárias. A autora explica sobre a introdução dos primeiros alimentos sólidos, o que deve ser evitados nos primeiros meses de vida, e ainda traz uma tabela resumida sobre os principais grupos de alimentos e como prepará-los de acordo com a idade do bebê.

O segundo capítulo é ainda mais interessante, pois Sara fala sobre alergias alimentares e sugere a construção de uma dieta saudável para os pequeninos, dando dicas de cardápios para o café da manhã, almoço, lanchinho, merenda e sobremesa.

Para as mamães que querem aprender mais detalhes sobre vitaminas, minerais e também como lidar com as crianças mais enjoadas para comer, o livro traz dicas para estimulá-las a comer mais legumes e  frutas e também explica para que as vitaminas e os minerais são necessários e quais alimentos são as melhores fontes.

É bom lembrar que o livro não é especificamente direcionado a crianças com intolerância à lactose ou alergia às proteínas do leite de vaca e muitas receitas levam leite ou derivados em sua composição, mas acredito que ele possa contribuir e muito para aquelas mães que precisam de dicas práticas e diferentes para inovar com pratos ricos em frutas e legumes. Além disso, em diversas receitas é possível substituir o uso do leite de vaca pelo leite que seu filho já esteja consumindo, como o leite de soja, por exemplo. O queijo também pode ser substituido pelo tofu ou ainda, para crianças com intolerância à lactose, pode ser usado o queijo sem lactose. Todas as receitas possuem indicação da faixa etária para a qual ela foi pensada e sempre traz dicas adicionais para adaptá-la para crianças mais velhas.

Abaixo você confere uma das receitas do livro com uma pequena adaptação para ficar isenta de leite:

Sundae de ameixa seca e banana (bebês de 9 a 12 meses)

INGREDIENTES

  • 3 ameixas secas sem caroço
  • 1 colher de sopa de suco de laranja fresco
  • 1/2 banana pequena em fatias
  • 2 colheres de sopa de iogurte de soja

PREPARO

Bata todos os ingredientes no liquidificador, passe para uma tigelinha e sirva. Para crianças de outras idades, ponha a mistura intercalada com banana em rodelas e ameixas picadas. “Estimule as crianças a comer frutas secas durante o lanche ao invés de biscoitos ou salgadinhos e acrescente-as nas lancheiras” é a sugestão da autora.

 
 
 
 
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

6 Comentários

  1. gostaria de conhecer receita para o meu sobrinho Miguel ele é alergico a ovo e a proteína de leite,tem receita de bolachinha, bolo ,etc mande pra mim por favor

    • Olá Cristiane,

      Todas as receitas que temos estão disponibilizadas no site. Infelizmente não temos como atender aos pedidos de envio por e-mail.

      Gde abraço,

      Juliana

  2. Andréa Maria Brum on

    Oi Luciane, minha filha é portadora de IL e tenho acompanhado o site SemLactose.com. Assisti no programa Hoje em Dia de 15 de dezembro uma receita de bolo de maçã e frutas secas que não leva leite na composição, feita pelo Edu Guedes. Espero ajudar, inclusive é uma boa sugestão para este final de ano. Abraços,
    Andréa

Deixe um comentário