Anúncio

Torta Crocante de Damasco e Amora

7

Perfeita para acompanhar um chá ou café com amigos, essa torta é uma ótima pedida para colocar as habilidades culinárias em prática no final de semana. E foi exatamente isso que fizemos. Depois de pronta, sentamos e nos deliciamos!

Esta receita é uma adaptação encontrada no livro “Segredos de uma Banqueteira”, de Mônica Dajcz. Acrescentamos a geleia de damasco e a linhaça para torná-la ainda mais gostosa e nutritiva. Utilizando essa massa como base, há diversas variações que podem ser feitas de acordo com os ingredientes que temos disponíveis na despensa para o recheio. Veja como prepará-la e acompanhe o passo a passo nas imagens logo abaixo.

INGREDIENTES

  • 2 xícaras de creme vegetal
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 ovos
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 1/2 xícara de amêndoas moídas
  • 1/2 xícara de farinha de linhaça dourada
  • 1/2 pote de geleia de amoras
  • 1/2 pote de geleia de damasco
  • Açúcar confeiteiro para enfeitar

PREPARO

1. Bata o creme vegetal com o açúcar, e depois acrescente os ovos, a farinha de trigo peneirada, as amêndoas moídas e a farinha de linhaça.

2. Unte uma forma com creme vegetal e polvilhe com farinha de trigo.

3. Disponha metade da massa, recheie com as geleias e cubra com a massa restante.

4. Asse em forno médio por aproximadamente 1 hora ou até dourar. Deixe esfriar e peneire por cima com açúcar de confeiteiro.

 

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Mãe de dois mini-chefs em uma casa onde tudo é alquimia. Educadora, trabalha com ensino à distância e está sempre super conectada às novas mídias. "Cozinhar,descobrir, experimentar, aventurar-se são o meu lema." Além de colaborar com diversas receitas, Carla também é a produtora dos vídeos do Semlactose.

7 Comentários

  1. Eldo F. de Carvalho on

    Olá! Eu quero sanar uma dúvida. É possível substituir o açúcar "comum" da receita por açúcar mascavo? Se sim, é necessário fazer modificações na receita? Abraço.

    • Olá Eldo,

      É possível sim. Eu costumo usar na mesma proporção, mas como o açúcar comum é mais "fino", a receita com o açúcar mascavo tende a ficar um pouco menos doce.

      Gde abraço,

      Juliana

  2. minha filha é alérgica a caseína e não é permitido nenhum derivado de leite,as receitas eu faço com a becel,leite de soja,a única coisa a prestar atenção é no fermento,pois a soja impede que a massa fique fofinha,então eu coloco sempre mais.

  3. olá Luciane e Gabriela.

    Existe a gordura vegetal hidrogenada.

    Eu não testei a receita, mas ela serve para fazer massas de tortas, etc.

    abçs.

    • Olá Elenice,
      A gordura vegetal hidrogenada também é uma opção, mas ela é das menos saudáveis, por isso acho que seria mais interessante um outro substituto.
      abçs,

    • Olá Gabriela,
      Algumas receitas necessitam de um teor de gordura mais alto para funcionarem corretamente. O creme vegetal pode ser um substituto, mas acredito que o resultado não fique exatamente o mesmo.
      abçs,

Deixe um comentário