Anúncio

Brigadeiros de castanha de caju

36

A ideia desta receita surgiu a partir de um doce português com massa de castanhas e chocolate. Os ingredientes foram repensados e adaptados para que o doce ficasse semelhante ao nosso famoso e tradicional brigadeiro. Vamos botar a mão na massa?

INGREDIENTES

  • 200 g de castanha da caju sem sal
  • 150 g de açúcar
  • 80 g de cacau em pó
  • 200 ml de creme de arroz
  • 120 g de creme vegetal
  • 2 gemas
  • 1 pacote pequeno de chocolate granulado (sem leite) ou açúcar cristal para decorar

PREPARO

  1. Triture as castanhas de caju em um processador ou em um liquidificador. Elas devem ficar totalmente trituradas, com aspecto de uma farofa. (Você até encontra farofa de castanhas de caju no supermercado, mas verifique antes se o produto não contém leite em pó).
  2. Em uma panela de fundo grosso, adicione todos os ingredientes secos e aos poucos adicione o creme de aroz, o creme vegetal e por último as gemas.
  3. Em fogo baixo, mexa sempre da mesma forma que você prepara um brigadeiro. Quando ele começar a engrossar, desligue e deixe esfriar completamente.
  4. Faça as bolinhas assim como você faz com o doce de brigadeiro. Unte as mãos com o creme vegetal, passe no chocolate granulado e coloque em forminhas.
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

36 Comentários

  1. marcia chatack on

    Fico muito agradecida pela receita pois meu filho menor e alergico a proteina do leite,antes fazia de soja mais nem sempre achava o leite condensado de soja e o sabor nao fica tao agradavel,so fiz algumas adaptaçoes,nao coloco as gemas e ao em vez do creme de arroz que tambem e dificil de achar eu colo o leite de soja(ADES),coloca um pouquinho mais de acucar e chocolate.coloco tudo no liquidificador e vou batendo e dosando o ades pra ficar bem cremoso,coloco na panela e fogo.Ate meus meninos mais velhos adoram e comem de colheradas é muito bom,e de novo muito obrigado

  2. Andréa Okumura on

    Ola, vc poderia me dizer onde e qual a marca do granulado sem leite e sem soja? Minha sobrinha é alérgica aos dois. Já procurei em todos os lugares e não acho. Obrigada

  3. Olá. Além de não consumir leite, também não posso consumir ovo. Você tem algum substituto para as 2 gemas? Sabe se dá certo fazer sem?

    • Daisy, não tenho substituto apenas para as gemas. Não testei sem as gemas, então não saberia dizer se a receita funcionaria. abs

    • Jakeline, veja no rótulo do produto sem há leite ou derivados do leite na composição. Em geral, muitos granulados não são feitos com leite. abs

  4. Nossa adorei a receita! Da um alivio na gente qdo podemos fazer coisas gostosas p os nossos pequenos! Posso usar ao invés de castanha, coco ralado? Obrigada

  5. Por favor, me ajudem preciso saber qual é a marca e onde encontro o chocolate granulado sem leite e sem soja, pois minha filha é alérgica aos dois?

    Aguardo resposta… adoro as receitas de vocês.

    • Iana,
      Se sua filha é a lergica a leite não aconselho usar chocolate granulado, pois ele pode não conter leite na elaboração, mas ele pode conter traços de leite, pois pode ser produzido em maquinários compartilhados. Dê preferência por usar um outro acabamento mais seguro aos seus brigadeiros. Vc pode fazer uma mistura de cacau em pó com açúcar cristal e passar os brigadeiros nesta mistura. abs,

  6. por favor…eu queria saber sobre receitas sem lactose e sem cacau!!!eu queria saber se este brigadeiro pode ser feito com alfarroba!!! pois eu sempre choro quando eu vejo os outros comendo chocolate…se eu não podia antes(eu tinha colesterol alto)imagina agora!!!

    • Olá Vitória,

      Como nos seus posts anteriores vc comentou que tem alergia ao leite, é importante vc ficar atenta aos ingredientes, pois não basta evitar somente o que tem lactose! Vc precisa evitar leite e derivados em geral, por causa da alergia ao leite. Em muitas receitas é possível substituir o leite de vaca, por leite de soja, leite de arroz, de coco, de castanhas, etc e o chocolate, por alfarroba. o brigadeiro pode ser feito com "leite condensado" de soja e com alfarroba.
      De toda forma, seria importante vc ter o acompanhamento de um nutricionista, não só por causa das suas alergias, mas também por causa dessa história do colesterol alto.

      Gde abraço,

      Juliana

  7. LUCIANE: Na receita de brigadeiro vai 200 ml de crene de arroz, esse creme de arros é liquido? onde encontrar. Tenho duvidas. ZULEIKA.

    • O creme de arroz é um produto importado e não sei se ele ainda está disponível no mercado. Ele é líquido e semelhante ao creme de leite, porém menos espesso. Talvez seja possível encontrá-lo em lojas de alimentos especiais (sem glúten, sem lactose). abs

    • Fabíola, a farofa de castanhas é a base deste doce. Seria difícil uma outra substituição que não inclua nem leite nem soja.
      abçs,

  8. Nossa fiquei muito feliz de encontrar essa receita de brigadeiro! Meus filho é ALV e não pode consumir soja também. Eu já até comprei os ingredientes p/ testar a receita pro Aniver dele no mês q vem.
    Obrigada gostei muito!!

  9. Esse site é meu ponto de apoio nessa nova fase de minha vida. gosto muito de cozinhar e está sendo ótimo adaptar as receitas no dia dia de minha família.

  10. O site foi muito útil. Meu filho tem alergia grave e como gosto muito de cozinhar, também adaptei muitas receitas. Fico imaginando como é difícil para quem não é chegada ao fogão.

  11. hm será…faço um com a receita normal de brigadeiro…só que usando leite condensado de soja e margarina de oléo vegetal, mas o sabor da soja na minha opnião ainda fica muito forte…

    vou tentar, hein!

    • Boa tarde, vi que você disse leite condensado de soja, ele existe? Saberia me informar a marca do produto e onde eu compraria no rio de janeiro? Tenho uma filha em tratamento a dois anos já, ela tem alergia ao leite de vaca e os derivados, só q é difícil demais achar os produtos. Desde já agradeço.

      • Olá Tássia,

        Existe, e está presente em diversas receitas publicadas por nós! A marca é Soymilk e pode ser encontrado em grandes redes de supermercados, como Prezunic e Mundial, e em lojas de produtos naturais como as da rede Mundo Verde. Aliás, no Mundo Verde e na Prana (Barrashopping) vc encontra uma quantidade enorme de produtos isentos de leite e derivados.

        Gde abraço,

        Juliana

      • Muito Obrigada pela ajuda, e parabéns pelo site, é tudo ótimo por aqui, esclarece bastante, eu virei frequentadora assídua, sempre dou uma passada por aqui para me informar mais, afinal preciso curar minha BB as chances dela são muitas nessa idade. Bjs

    • Olá Luciane,

      Adorei a receita deste brigadeiro. Voce sabe dizer por quano tempo o brigadeiro dura até ser consumido? devemos guardá-lo na geladeira ou fora?

      • Sônia,
        O tempo de duração acredito ser semelhante ao dos brigadeiros normais. Devem ser guardados preferencialmente na geladeira, cobertos para não ressecarem. abs

Deixe um comentário