Anúncio

Brownie com morangos frescos

8

Eu gosto de receitas práticas e saborosas. Este brownie é um dos melhores que já provei, pois ele fica com uma casquinha por fora e macio por dentro, além de ser uma receita bastante simples e isenta de lactose. Os morangos frescos dão um contraste ao sabor do chocolate, deixando a sobremesa mais leve.

INGREDIENTES

  • 1 colher de sopa de creme vegetal
  • 250 g de chocolate amargo sem leite
  • 1 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 3 xícaras de açúcar demerara
  • 5 ovos inteiros
  • 2 xícaras de nozes picadas
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 10 morangos grandes maduros

PREPARO

  1. Derreta 200 gr de chocolate e a margarina em banho-maria. Reserve.
  2. Bata os ovos, o açúcar e a baunilha até ficar uma mistura bem homogênea.
  3. Adicione a mistura de chocolate à mistura de ovos e açúcar e logo após adicione o sal com a farinha peneirada e vá misturando aos poucos. Por último adicione as nozes.
  4. Em uma forma retangular de aproximadamente 20 x 30 cm untada, despeje a massa e asse em forno pré-aquecido por 35 minutos em fogo médio.

MONTAGEM DA SOBREMESA

  1. Lave os morangos (não retire o caule e as folhas) e corte-os da base ao caule em tirinhas finas. Derreta as 50 g restantes de chocolate com 2 colheres de água no microondas (apenas 20 a 30 segundos). Mexa bem até ele criar uma textura suave.
  2. Corte os brownies em quadradinhos e sirva-os quentes com os morangos e a calda de chocolate por cima.

 

Dicas

Prefira os morangos de cultivo orgânico. Assim você aproveita o sabor e as propriedades desta fruta maravilhosa. Os cultivos tradicionais têm usado grandes quantidades de agrotóxico.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

8 Comentários

  1. Mais uma vez parabéns ao Sem lactose!! Fiz esse brownie no final de semana e foi um sucesso!!
    Ficou uma delícia, super parecido com o que encontramos nas lojas, mas sem aquele gosto enjoativo! ficou bem sabor de chocolate amargo!
    Foi a melhor sobremesa que já fiz daqui! No lugar das nozes usei castanha do pará e ficou igualmente delicioso.. em vez do morango por cima, derreti o chocolate e misturei com coco ralado, ficou um prestígio!
    Vou fazer mais e mais vezes!!

  2. Juliana,

    Muito obrigada pela atenção! Já anotei o seu contato. O bom é que não fica tão longe da minha casa, adorei!

    Beijos e um ótimo 2010!

  3. Olá Chris!

    Eu também prescrevo dietas vegetarianas (ovolacto e vegana). Aliás, tenho vários pacientes vegetarianos e independente da minha opção alimentar (apesar de comer muito pouca carne, não posso me considerar vegetariana), acho importante respeitar a opção de cada paciente! E realmente vc está certa! O apoio profissional é bastante importante, para ajudar a equilibrar os nutricentes e prevenir o surgimento de deficiências.

    O contato do meu consultório vc encontra no seguinte link: http://semlactose.com/index.php/quem-somos/

    Gde abraço e Feliz Natal!!!

    Juliana

  4. Olá, meninas.

    Gostaria de saber se a Dra. Juliana prescreve dieta vegetariana em seu consultório. Estou em busca de uma nutricionista com esse perfil, pois tenho intolerância à lactose e acabei me tornando vegetariana (e muitos nutricionistas têm uma certa restrição a tal dieta, por isso não me sinto à vontade). Já li muito a respeito, mas sinto que necessito de um apoio profissional.

    Muito obrigada.

  5. Minha filha tem alergia a proteína do leite e gostaria de saber se posso fazer essas receitas para ela. O chantilly vegetal pode ser usado?

    Ana Cristina

    • Olá Ana Cristina,
      Para a receita de brownie ficar isenta de proteínas do leite você necessita fazer algumas substituições. É necessário substituir a margarina pelo óleo vegetal e o chocolate deve ser trocado pelo chocolate de soja, já que muitos chocolates amargos contêm traços de leite. O chantilly vegetal contém caseína, uma proteína do leite, e por tanto não deve ser usado por pessoas com alergia ao leite. Algumas de nossas receitas são isentas de proteínas do leite ou contêm dicas de substituições de alimentos.
      Abçs,

  6. Fui informada que não exite chocolate sem lactose pela nutricionista que me acompanha. Gostaria que vcs me enviassem o nome do fabricante e onde comprar.

    obrigada

Deixe um comentário