Anúncio

Bolo de chocolate trufado

16

Delicie-se com essa receita enviada por Ana Cláudia Frederico, leitora do Semlactose. Ana Cláudia preparou o bolo para comemorar seu aniversário. Quer saber como ficou? Faça em casa e depois nos conte.

MASSA

INGREDIENTES SECOS

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de chocolate em pó
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 colheres de sopa de fermento químico em pó
  • 1 colher de chá de sal

Passar essa mistura na peneira 3 ou 4 vezes.

INGREDIENTES LÍQUIDOS

Em outra vasilha colocar:

  • 1/2 xícara de creme vegetal
  • 2 xícaras de água
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha (opcional)
  • 1 colher de chá de vinagre branco

PREPARO

  1. Misture aos poucos os líquidos com os secos com uma espátula até deixar a mistura homogênea.
  2. Asse em forma untada com creme vegetal e farinha em forno pré-aquecido, com temperatura média por 40 minutos.

RECHEIO

  • 250 ml de leite de soja
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó
  • açúcar a gosto
  • 1 colher creme vegetal
  • 2 colheres de sopa de amido de milho

PREPARO

  1. Dissolva o amido de milho no leite, adicione os demais ingredientes e mexa em fogo baixo até formar um creme. Reserve.
  2. Corte o bolo ao meio e coloque o recheio. Cubra com a outra metade do bolo.

COBERTURA

  • 200 g de chocolate sem leite
  • 200 g de creme de soja

PREPARO

  1. Derreta o chocolate no microondas ou em banho maria e acrescente o creme de soja. Se preferir, acrecente um pouco de conhaque na mistura.
  2. Cubra o bolo com a cobertura e enfeite com nozes e cerejas.

Colaboração (imagem e receita): Ana Claudia Frederico

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Colabore com o conteúdo do Semlactose. Envie sugestões de temas para serem abordados, dicas sobre novos produtos, eventos, entre outros. Acesse nossa página de contato e envie sua mensagem.

16 Comentários

  1. Minha tem 2 anos e é super alérgica a tudo que contém leite ou traços de leite.fiz pra ela um pudim de leite de coco que em um site (6 ovos,400 ml de leite de coco,2 xicara de açúcar,1 pitada de sal)
    é uma ótima receita para que é alégico.
    Se alguém tiver alguma receita compartilhe tbm.aqui um ajuda ao outro.

  2. Boa Tarde! A todos os leitores
    Depois de muito sofrer com dores de cabeça(enxaquecas horríveis), depois de tratamento de sinusite e renite alérgica o médico disse-me que eu teria que descobrir por mim mesma os alimentos que causavam-me a alergia e lá estava ele! O leite, o chocolate, os corantes artificiais e produtos que contém certos tipos de conservantes. Uma luta! Supermercado? Fico horas ohando os ingredientes. Quanto à soja (leite condensado de soja), o sabor é forte mesmo, mas já fiz vários pudins com sabor de maracujá por exemplo, compro a fruta e bato a polpa no liquidicador fazendo o suco natural ben concentrado e coado no lugar do leite que deveria ser acrescentado ao pudim de leite de soja. Amanhecido e bem gelado é gostoso e não fica acentuada a soja, tb pode substituir p/um bom cacau em pó sem lactose. Todos eles amanhecidos e descansados o sabor é diferente. Tente experimentar. Eu tentei e consegui pois meu filho sofre do mesmo mal e tínhamos que achar alternativas. Um grande abraço a todos. Ana Maria

  3. Tatiana Schmidt on

    Minha filha não pode comer nada que tenha leite e nem soja, como devo colocar no lugar do leite de soja e do creme de soja. Espero sua resposta.

    Obrigada…

    • Tatiana,
      Neste caso você poderá utilizar leite de arroz e creme de arroz. A consistência do leite de arroz é bem semelhante ao de soja, mas a textura do creme de soja e do creme de arroz difere um pouco. O creme de arroz é mais líquido. Por tanto, fique de olho para não deixar a sua receita líquida demais.
      abçs,

  4. jacira nascimento martins on

    Meu neto nasceu com intolerância à lactose, quero fazer um bolo que ele possa comer sem medo no primeiro niver. Pode me ajudar?

    • Jacira,
      Nossa sugestão para o bolo de aniversário do seu neto é fazer uma massa com os mesmos ingredientes deste rocambole (a massa leva apenas farinha, açúcar e ovos) http://semlactose.com/index.php/2009/12/20/rocambole-de-natal/ e criar um recheio que pode ser de ameixas ou uma geleia de frutas caseira. Para a cobertura pode-se usar merengada, um glacê colorido ou brigadeiro feito com leite condensado de soja. Depois de fazer seu bolo, mande as fotos para nós!
      Abçs,

  5. Olá Ângela,

    Acredito que a Tatiana tenha apenas falado seu ponto de vista, como muitos aqui no site fazem, mas creio que a inatenção dela não tenha sido aborrecer ninguém! Talvez ela não tenha idéia da extensão dos sintomas, já que os mesmos podem ser mais brandos em algumas pessoas, mas não em outras, ou não tenha se expressado corretamente.

    Mas não é tão verdade assim, que nós intolerantes a lactose temos de passar tão longe da lactose. A distância que devemos manter, varia muito de acordo com a tolerância individual, e realmente a lactose só traz algum tipo de prejuízo pra quem é intolerante, mas não para as outras pessoas, ao contrario da margarina, que contém gordura trans, e se CONSUMIDA EM EXCESSO pode ser muito mais prejudicial a saúde de todos, visto que pode causar aumento do colesterol e obesidade.

  6. Ângela Fanton on

    A chefe de cozinha Tatiana Cardoso não deve saber o que acontece com uma pessoa que tem intolerancia a lactose, pelo comentário que fez….

    Nós com este problema temos que passar bem longe da lactose para a sua informação.

  7. Oi Mariana,

    Eu também não gosto do leite condensado de soja, acho o sabor muito forte.

    Publicamos uma receita de leite condensado de baixa lactose faz algum tempo, vou colocar o link aqui em baixo.

    Caso o seu filho se sinta bem com o leite de baixa lactose você pode testar fazer este leite condensado e usar nas suas receitas. O ponto é um pouco diferente do leite condensado comum, então sugiro, para começar, escolher uma das receitas do site, que já foram testadas!

    Caso ele não se sinta bem com o leite de baixa lactose, a sugestão é fazer com o leite de soja. Apesar de ser de soja, o leite condensado feito em casa fica melhor do que o de latinha.

    Se quiser mais receitas clique na barrinha na parte superior em "receitas" e escolha por temas.

    Se tiver alguma dúvida nos escreva de novo, ok?

    um abraço

    Ana Claudia

    ps: espero que seu filho goste do bolo! É um dos meus preferidos!

    link para a receita do leite condensado
    http://semlactose.com/index.php/2009/09/10/le

  8. Meu filho de 5 anos foi diagnosticado com intolerância a lactose. Ele é bondoso e entende, mas tem sido um pouco "doloroso" pra mim. Tentei fazer pudim com leite condensado de soja, mas ficou muito ruim. Vou testar o bolo. Vocês poderiam me dar mais umas dicas? Fico com dó dele e da gente, que aboliu o leite lá de casa para todos…

    Bjinhos

  9. O Bolo é muito gostoso, mas deveria ter o tamanho da forma, pela foto achei que a forma fosse grande e o meu bolo quase não cresceu e tive muita dificuldade para recheá-lo, mas mesmo assim ficou muito bom e pudemos comemorar o aniversário do meu filho!

  10. Melhor consumir lactose que consumir margarina : o pior tipo de gordura que existe.

    Além de super artificial uma potente entupidora de vasos !!!

    Fiquem ligados na qualidade dos produtos que consomem acima de qualquer coisa.

  11. olá! Estou entrando na família dos intolerantes à lactose, mas já estou amando as receitas só de ler, mas garanto que já já estarei colocando-as em prática. Bjs! Muito breve estarei enviando receitas tbem.

  12. Hummmmm só de ler a receita já dá água na boca…. estava justamente buscando uma receita nova e deliciosa para o aniversário de 2 anos da minha Sofia, que é intolerante a lactose, e acho que esta receita é perfeita…tem tudo o que ela ama: bolo, chocolate e nozes!!! vou testar e ver o que a platéia aqui de casa diz… obrigada!!!!

  13. Olá!

    Eu preparei a receita e fiz algumas substituições: margarina por óleo de coco, açúcar por stévia e leite de soja por leite de amêndoas. Ah! nada de microondas também! Até que se prove o contrário, prefiro derreter o chocolate à moda antiga.

    O bolo ficou super gostoso. Depois envio a foto para vocês!

    Abraços e parabéns pelo blog.

    Ana Paula

Deixe um comentário