Anúncio

American pancakes

16

Quentinhas, servidas no café da manhã com mel, geléia e frutas. As famosas “pancakes” fazem parte do cardápio dos americanos há muitas décadas e já conquistaram o paladar de muitos mundo a fora. Alessandra Martins dos Santos nos enviou esta receita adaptada para ficar isenta de leite.

INGREDIENTES

  • 1 ovo
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 caixinha de creme de soja
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 4 colheres de sopa de água
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • óleo para untar

PREPARO

  1. Em um liquidificador, bata o ovo, a água, o óleo e o creme de soja.
  2. Acrescente a farinha de trigo, o açúcar e o fermento e bata até ficar homogêneo.
  3. Aqueça uma frigideira antiaderente untada, despeje porções de massa no centro, sem espalhar.
  4. Quando começar a formar furinhos na superfície, vire a panqueca e deixe dourar do outro lado. Coloque em um prato e reserve.
  5. Repita o mesmo procedimento com restante da massa. Sirva quente.
  6. Sirva as panquecas com geleia ou mel. Experimente também, adicionar à massa frutas silvestres, passas ou gotas de chocolate sem lactose. Fica uma delícia!
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

16 Comentários

  1. Descobri que tenho intolerência à lactose. Acredito que para fazer qualquer receita que leve leite basta trocar o leite comum por leite com zero lactose, no caso descobri o da Parmalat e estou me dando super bem. Outra coisa adorei as receitas estou ansiosa para colocar a mão na massa. Parabéns pelo site, está tudo claro e bem explicado…

  2. Daniela,

    Sim, você pode substituir o creme de soja pelo creme de leite, pois ambos têm a mesma textura…mas lembre-se que sua receita não ficará isenta de lactose e proteínas do leite.

    abçs,

  3. Oi Thaynara!

    Eu nunca testei essa receita sem o creme de soja, mas se fosse fazer eu substituiria o creme de soja por uma xícara de leite de soja e não colocaria água na massa.

    Nos comentários ai em cima uma leitora falou em substituir o creme de soja por leite de coco, e também acho que ficaria gostoso.

    Outra opção é fazer as panquecas com a massa de crepe, que não tem creme de soja na receita. Veja o link para a receita:
    http://semlactose.com/index.php/2009/10/14/cr

    Se for fazer as panquecas com a massa de crepe, sugiro colocar açúcar no lugar de sal.

    Outro detalhe: Não existe alergia à lactose. Existe intolerância à lactose e Alergia a Proteína do leite de vaca. Pessoas intolerantes à lactose muitas vezes conseguem consumir alguns produtos com leite, como os leites de baixa lactose.

    Alérgicos à proteína do leite não podem comer nada com leite, mesmo produtos que contenham “traços de leite”.

    Depois nos conte se deu certo!

    Um abraço

    Ana Claudia

  4. boa noite.

    meu filho é alérgico a lactose,.

    Moro numa cidade do interior de goias que tem grandes superpecados, mas caso eu não encontre esse creme de soja tem alguma substituição?

    Parabéns pelas receitas..agradeço.

  5. Pessoal, sou intolerante a lactose mesmooo. Meu organismo não absorve nada. Quando vou fazer alguma receita eu acrescento leite (Zimyl da Parmalat) ou o Elegê (sem lactose). O gosto é a mesma coisa e esses leites tem 90% menos lactose. Para quem absorve alguma coisa, então usem ele. Abraço a todos.

  6. Olá Vânia!

    Todo celíaco precisa manter distância (literalmente) de tudo o que contém glúten: trigo, centeio e cevada. A aveia, apesar de não conter glúten, geralmente está "contaminada" por ser armazenada junto com outros cereais que o contém, então, por este motivo, também precisa ser evitada.

    Mas para o preparo de várias coisas, vc pode usar farinha de arroz, fécula de batata, amido de milho, fubá, polvilho, mas leia sempre o rótulo, pois alguns produtos, apesar de não conterem glúten, são embalados no mesmo maquinário dos que contém, podendo "se contaminar".

    Todos os fabricantes são obrigados, por lei, a especificar se algo contém glúten ou não!

    Vc também precisa ter muito cuidado, para evitar que algo que vc (ou outros membros da família) consome contendo glúten, não venha a contaminar os alimentos dela!!!

    No site http://www.riosemgluten.com vc encontra diversas informações a respeito da Doença Celíaca, seu tratamento, produtos isentos de glúten, etc.

    Gde agraço!

  7. Olá. Minha filha é celíaca e tem intolerância a lactose e eu sou intolerante a lactose.

    Gostaria de saber o que posso usar no lugar da farinha de trigo para que as panquecas fiquem bem gostosas e não façam mal a ela.

    Obrigada

    🙂

  8. Karla,
    Acredito que é possível substituir o creme de soja por leite de coco. O único detalhe a ser observado é que a textura do creme de soja é diferente do leite de coco. Como o leite de coco é bem mais líquido talvez você tenha que colocar um pouco menos e retirar a água da receita para que a massa não fique muito líquida.

    Abçs,

  9. Karla Schneider Peres on

    Gostaria de saber se posso substituir o creme de soja, ou parte dele, por leite de coco. Acho o sabor deste creme um tanto quanto forte. Obrigada, Karla.

  10. Olá Ledir,

    Depois de fazer a receita também achei que deveria levar um pouquinho de água para deixar a massa um pouquinho menos espessa. Experimentei e funcionou super bem. Já acrescentei a modificação na receita.

    Abçs,

  11. fiz a receita ficou muito gostoso mas a massa ficou um pouco dura e não se espalhou direito na frigideira tive que dar uma mãozinha e espalhar com a colher.. será que nesse caso dá para acrescenter um pouco de água.?

  12. Pessoal, liguei para as duas farmácias de manipulação no RJ recomendadas aqui no site e els não manipulam a enzima lactase. Alguém conhece alguma que realmente trabalhe com a lactase?

    Desde já agradecida.

    Parabéns pelo site!

    Bjs para todos.

  13. Maria Angélic on

    Fiz compras na loja virtual da Casa da Ovelha.

    Eles são sensacionais.Muito atenciosos.

    Depois de feito o pedido,imediamente a Cassia entrou em contato,

    negociamos o frete,efetuei o depósito e recebi minha encomenda no dia

    seguinte.Os produtos são o máximo.O queijo feta,o pecorino é tudo muito bom.

    Recomendo.

  14. O creme de soja pode ser substituído pelo creme de arroz?

    Conheci um creme de arroz, que também é isento de leite, da marca Isola Bio. Me pareceu um ótimo produto.

    Vc tem alguma informação a respeito?

    Aproveito para parabenizar pela receita, vou tentar com certeza!

    Obrigado,

    Marcio

Deixe um comentário