Bombons recheados: prepare os seus

47

É muito comum entrar em uma loja de chocolates e ver todos aqueles chocolates maravilhosos, de todos os formatos e recheios tentadores. Ao perguntar se a loja possui chocolates sem lactose, o vendedor timidamente aponta (quando tem) para uma barrinha simples, sem graça, sem recheio, nada de especial. Enquanto as fábricas não se atentam para oferecer novidades nesta área, você pode aprender a fazer os seus bombons e garantir a felicidade dos pequenos e dos adultos também!

PARA FAZER OS BOMBONS você precisará:

  • Formas para bombons – você pode comprá-las em diversos formatos em lojas especializadas em artigos de festas e lojas de produtos de pastelaria e confeitaria;
  • 500 g de chocolate em barra sem lactose – procure por chocolates à base de soja ou chocolates sem leite em sua composição.

TÉCNICAS PARA PREPARAÇÃO DOS BOMBONS

1. Pique o chocolate em pedaços e leve 2/3 em um recipiente refratário em banho-maria. Após o chocolate derreter, adicione o chocolate restante. Esta técnica é usada para deixar o chocolate na temperatura certa para seu manuseio.

2. Com as formas bem limpas e secas, encha metade de cada forminha com o chocolate derretido e logo após, com uma colher de café, espalhe o chocolate pelas laterais até as bordas. Leve as formas por 5 minutos ao refrigerador.

3. Coloque o recheio e cubra cada bombom com o restante do chocolate. O bombom está pronto e deve ir ao refrigerador por mais 15 a 20 minutos. Quando o fundo da forma estiver branco é sinal que os bombons já estão prontos. Para retirá-los, coloque papel manteiga ou um pano sobre a mesa e bata a forma em diagonal até os bombons se desgrudarem. Deixe-os descansar, pois eles irão transpirar devido ao tempo no refrigerador. Embale-os somente no dia seguinte.

RECHEIOS

Abaixo você encontra algumas opções de recheio sem leite.

Fondant

Essa é uma das bases do recheio e a ela podemos adicionar outros ingredientes. O fondant é uma mistura de açúcar de confeiteiro com qualquer licor, conhaque, rum ou mesmo calda de frutas como abacaxi, pêssego, entre outras. A espessura desejada é obtida conforme a quantidade de líquido que se adiciona ao açúcar. O fondant também pode ser usado sem acompanhamento de outros ingredientes para rechear os bombons.

Doces de frutas

Você pode usar doce de damasco, morango, goiaba, figo, abacaxi, coco ou qualquer outro doce com consistência pastosa para os recheios.

Passas de uva, damasco, ameixa e figo

Coloque-as de molho em água morna (para crianças) ou em alguma bebida como rum ou conhaque. Retire o excesso de líquido e misture o fondant às frutas. Recheie os bombons.

Nozes, castanhas do pará, castanhas de cajú, amêndoas e avelãs

Todas elas podem ser usadas picadas ou inteiras para rechear os bombons.

Creme de menta, creme de cacau e outros cremes de licor

Dissolva o licor no açúcar de confeiteiro para preparar o fondant, formando uma pasta. Recheie os bombons.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

47 Comentários

  1. Márcia Nagasse on

    Esta é 1a. vez que entro neste site, estou encantada com as inumeras opções de pratos, meus filho ficará
    feliz com as mudanças no cardápio, principalmente as sobremesas, bolos e doces.
    Obrigada

  2. Boa noite adorei este site, faz 8 meses que eu não posso ingerir nada com leite , pois tenho uma bactéria em minha perna que já tenho há 20 anos tenho uma úlcera varicosa, e não posso ingerir,pois reage a bactéria, no início chegeui a chorar confesso, de não passar em fente de uma loja de chocolates, que tanto amo, sou professor e tomava aquele todynho gostoso, mais fazer o que é uma fase e para o meu bem, suas receitas me alegraram com moderação estou voltando a comer as delicias sem exagero pois meu bioquímico e angiologista me dizem que eu não posso exagerar pois tenho sobre peso, muito obgdo por fazer nossos sonhos voltar, pois qdo sai o diagnóstico parece um pesadelo, mais agradeço por ter pessoas como vc em estudar,pesquisar,e anunciar ao povo a importancia da informação muita saúde e sucesso,abçs…..FELIZ PÁSCOA.

  3. Boa tarde amiga!

    eu gostaria de saber se existe algun truque, para deixar os ovos de pascoa ou bonbons rechados, mais durinhos pois aqui no lugar q eu moro é muito quente e quando vamos arrumar para uma festa as vezes eles ficam amolecidos. desde já sinto-me grata por falar com voces. espero receber resposta.

    muito obrigada, bjos dilza

    • Oi Dilza,
      Não sou especialista em chocolates, mas que eu saiba, não há nada que possamos misturar a massa do chocolate para que ele fique mais firme em temperaturas altas. Não é o ideal, mas talvez, neste caso, você precise conservá-los em geladeira, preferencialmente acondicionados em caixas e retirá-los somente alguns minutos antes de servi-los. Seria legal conversar com alguma loja que fabrique chocolates para que eles possam lhe dar alguma outra dica.
      abçs,

  4. Laudivane da costa on

    Fico muito feliz pelas informações encontradas sobre os bombons sem lactose. Tenho intolerancia a lactose e não tem na minha cidade pra vender as barras. Adoro chocolate, obrigado.

  5. Gostaria de saber o que fazer para o fondant não ficar ressecado com o tempo, pois ele fica durinho bem diferente dos bombons importados com esse tipo de recheio.

    • Elizabeth,
      Esta receita é de um bombom caseiro, feito sem conservantes. O fondant, depois de um tempo, irá ressecar. Os bonbons industrializados utilizam conservantes de forma a preservar a umidade do recheio por mais tempo.

      abçs,

  6. Patricia,

    Você pode usar o chocolate da ChocoSoy que vem em barra de 1kg, da kakaobonne tb em barra e tb há o Ouro Moreno, mas não sei se eles vendem o chocolate em quantidades maiores.

    abçs,

  7. Juliana,

    Nunca lidei com avelãs frescas, mas sugiro que você procure mais informações sobre a utilização de avelãs frescas e período de conservação em sites de gastronomia para descobrir a melhor forma de preparar seus bombons.

    abçs,

  8. Olá, tudo bem? Adorei o site de vcs. Nele descobri muitas outras opções p/ meu cardápio. Gostaria de saber onde compro chocolate sem lactose em barra. Moro em Bragança Pta, SP, Obrigada.

  9. Olá Adriana!

    Muito obrigada! Ficamos muito felizes em poder ajudar e dividir as coisas que sabemos! Espero que aproveite as receitas e que faça deliciosos "presentes" para sua filha

    um abraço

    Ana Claudia

  10. Amei este site. É muito importante informações específicas sobre qualquer tipo de alimento. Certamente vou utilizar alguma destas receitas para presentear minha filha.

  11. Josy,

    O fondant é preparado sem batedeira, somente misturando com uma colher o açúcar de confeiteiro com o líquido de sua preferência. A consistência do fondant é determinada pela quantidade de açúcar e líquido que vc colocar.

    Abçs,

  12. Olá Ana,

    Seja bem vinda ao nosso site! Espero que vc encontre várias dicas e informações que lhe ajudarão a conviver em harmonia com a IL. A Casa da Ovelha e a Fazenda Carnielli vendem queijos sem lactose. (veja mais informações em produtos sem lactose) Vc pode solicitar a compra pelo site da empresa ou encontrar pontos de venda em sua cidade. Leia também mais informações sobre queijos em nossa matéria http://semlactose.com/index.php/2008/03/13/to
    Abçs,

  13. Olá !!

    Que satisfação poder falarmos com alguém sobre a intolerância à lactose, já fez 2 anos e meio que descobri que sou intolerante á Lactose e este site é espectacular para trocarmos dicas, alguém sabe onde é que posso comprar queijos sem lactose?

  14. Carla,

    Você pode encontrar o Tofu em supermercados como Nacional e Zaffari e também em lojas de alimentos especiais. Há uma loja chamada Grão Natural que geralmente vende tofu além de outros produtos sem lactose. Benjamin Constant, 1508 / Esquina com a Avenida Berlim.

    Abçs,

  15. Olá, moro em Porto Alegre- Rio Grande do Sul e queria saber aonde acho queijo tofu e se você me indica alguma marca que produza.

    Atenciosamente Carla

  16. Parabéns pelo site aos que o fazem!!

    Tenho alguns amigos alérgicos e sempre fico na

    dúvida no que preparar.

    Gosto de cozinhar e cansei de oferecer produtos

    prontos de supermercado(é a confiança no rótulo).

    Espero que o sucesso de vocês sempre aumente !

  17. Olá Camila,

    Não é necessário untar as formas. O chocolate, ao ir ao freezer endurece e se descola naturalmente das formas. O importante é comprar formas específicas para fazer bombons. Você pode utilizar qualquer tipo de chocolate para esta receita.

    Abçs,

  18. Boa tarde, Gostaria de saber se antes de colocar o chocolate nas forminhas, se tenho que unta-las???

    E se posso faze-los com chocolate normal.

    Aguardo resposta.

  19. Carlos,

    Quando você preenche as formas com o chocolate e recheio para fazer os bombons você irá perceber que o fundo da forma está levemente escuro por causa da cor do chocolate. Após retirar as formas do refrigerador você notará que o fundo da forma ficará branco. Isto significa que o chocolate já endureceu e se soltou do fundo da forma. Quando isto acontecer, você já poderá retirar os bombons da forma e seguir as demais instruções da receita. Eles se soltarão naturalmente.

    Abçs,

  20. Rejane,

    Bombons recheados, de forma geral, podem ser conservados fora de refrigeração em local seco com até 20 graus. Em locais mais quentes, o ideal é conservá-los em refrigeração para não derreterem. Também é importante avaliar o tipo de recheio usado e se este pode ser conservado fora de refrigeração.

    Abçs,

  21. gostaria de saber se depois de embalado os bombons posso conservar na geladeira ou so posso conservar em temperatura normal?

  22. Olá Luciane,

    Acho que no início é assim com muitas pessoas, mas aos poucos (esse é o nosso objetivo) as pessoas estão se tornando mais conscientes sobre esta e outras intolerâncias alimentares.

    Abçs,

  23. Olá pessoal da Semlactose.

    Que pena encontrar vocês somente agora. Faz quase um ano que eu descobri que sou IL e até descobrir passei por momentos ruins.

    O pior para mim são as pessoas não acreditarem que não posso comer certos alimentos. Eu acho que essas pessoas pensam que sou mimada ou algo parecido.

    E me surpreendo com outras que me ouviram falar uma única vez e prepararam, por exemplo, uma lasanha com queijo e outra à bolognesa.

    Já fiz uma lista de compras com as dicas do site e imprimi várias receitas.

    Agora não vou me privar de mais nada!

  24. Olá Cláudia,

    O Fondant não vai ao fogo, deve ser somente preparado frio com açúcar de confeiteiro e o licor ou calda de frutas.

    Abçs,

  25. Olá Sheila,

    A Olvebra vende barras de chocolate sem lactose (à base de soja) de 1 kg. É possível comprá-las através da loja virtual da empresa. Já ouvi falar desses bombons recheados, mas ainda não tive a oportunidade de experimentá-los. Obrigada pela dica!

  26. Que maravilha!!! Quero fazer e experimentar…mas tenho uma dúvida: a base fondant, ela vai ao fogo? Ou basta misturar o licor ao açúcar de confeiteiro "cru" para preparar essa base? Obrigada, e ótimo fim de semana!

  27. A receita é fácil, apesar do custo ser alto. Chocolate sem lactose normalmente tem valor elevado e nunca consegui achar uma barra que tivesse mais que 100g e ainda assim era de chocolate meio amargo sem lactose.Além desses recheios, descobri recentemente um bombom recheado com creme de avelã que é uma loucura de delicioso. É da Olvebra e tem sabor muito superior as barrinhas de mesma marca. É de delirar de tão bom. O valor é um pouco salgado.

    Pode-se também usar como recheio marshmallow. Fiz uma vez e ficou muito bom.Vendem-se potes do recheio pronto.

Deixe um comentário