Anúncio

Zymil Sabores

60

Zymil saboresA Parmalat acaba de expandir a linha Zymil (leite com 90% menos lactose) ao desenvolver uma bebida láctea em três diferentes sabores.

A bebida láctea Zymil 90% menos lactose é light e vem nos sabores baunilha, maçã e pêssego. O sabor é bastante suave e a ela podem ser adicionados achocolatados e frutas. Pode ser uma boa opção para o lanche de crianças com intolerância à lactose, pois além de conter os nutrientes do leite como proteínas e cálcio (200 ml de Zymil Sabores contém 186mg de cálcio), a bebida possui um sabor mais agradável do que os leites deslactosados comuns.

Ingredientes Zymil Sabor Maçã:

Leite desnatado, soro de leite / e ou soro de leite reconstituído, açúcar cristal, suco concentrado clarificado de maçã, agente de cremosidade (xarope de glucose, gordura vegetal, caseinato, açúcar, estabilizante fosfato dipotássico, emulsificante mono e diglicerídeos de ácidos graxos e aromatizantes), ácido lático, ácido cítrico, estabilizante pectina cítrica, aroma idêntico ao natural de maçã e enzima lactase.

Fonte: www.parmalat.com.br

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

60 Comentários

  1. Boa noite!

    Comprei duas caixas do leite Zymil (90% menos lactose), da “Parmalat”., no Supermercado Pague Menos, em Campinas-SP. Como sofro de intolerância à lactose, só tomo leite com lactose reduzida.

    Na 2a. feira (10) e na 4a. feira (12), logo depois de consumir o produto, passei muito mal. Fiquei cerca de 8 horas com náusea, cólica, gases e inchaço abdominal. Na 2a. feira, tive diarréia.

    Como estes são os sintomas da intolerância à lactose, acredito que a caixa de Zymil não continha leite com lactose reduzida, mas, sim, leite comum.

    Entrei em contato com a “Parmalat”, via SAC, mas não obtive retorno.

    Não vou ingressar com nenhuma ação individual de reparação de danos nem pedir qualquer tipo de ressarcimento à empresa.

    Gostaria apenas que a situação fosse investigada para evitar que outros consumidores – que sofrem com intolerância à lactose – passem tão mal quanto eu ou que algo pior aconteça (no caso de uma criança de tenra idade ou de um idoso, por exemplo).

    Eu, obviamente, jamais voltarei a consumir o leite Zymil. Fica aqui o alerta.

    • juliana_nutri on

      Olá Ivana,

      Agradecemos o alerta, mas gostaríamos de esclarecer que nós do Semlactose não temos como proceder nenhum tipo de investigação nesse sentido.
      Os meios de que dispomos de obter qq tipo de informação são os mesmos que os consumidores dispõe, ou seja, os cais para falar com o SAC (0800, e-mail).
      Sugerimos que vc tente novamente o contato com o SAC, e se possível, informe o numero do lote do produto, para que a empresa tenha avaliar se houve algum problema durante o processamento.

      Gde abraço,

      Juliana

  2. meu neto matheus henrique tem a intolerancia a lactose ela esta na escola tenho problemas ao lanche que ele leva e no que ele pode a consumir na escola porem ele estuda em uma escola municipal e infelismente o governo não ajuda com os lanches na rede publica o que devo faser ele esta com pneumonia e com problema no intestino devido essa intolerancia a lactose por favor me orienta obrigado

    • juliana_nutri on

      Olá Silvia,

      Se seu neto tem diagnóstico fechado de IL e necessita de uma alimentação diferenciada, a escola pública tem q fornecer! Isso é lei!
      Procure o CAE (Conselho de Alimentação Escolar) da sua cidade, para se informar melhor a respeito.

      Gde abraço,

      Juliana

  3. Por que essas empresas de produtos alimentícios sempre que fazem algum produto sem lactose fazem com sabor maçã e pêssego, é iogurte, leite, sorvete, suco, sempre de maçã e pêssego? Tem alguns leites diferentes e iogurtes de morango ou ameixa, como os da Batavo (produtos Naturis), mas inicialmente colocam esses sabores, que nem são dos melhores. Aí não tem saída e tiram o produto do mercado. Deveriam fazer sabor que agrade a maioria do público, como chocolate, morango, mamão com laranja, por exemplo, sabores mais tipicamente brasileiros, que o povão gosta.

    • juliana_nutri on

      Olá SR,

      Não temos como saber, infelizmente! Algumas fazem pesquisa de mercado, outras seguem as tendencias de mercado, outras levam em consideração às solicitações, sugestões feitas ao SAC, etc…
      Para saber e sugerir outros sabores, é necessários que os clientes se mobilizem e comecem a ligar ou mandar e-mails para os SACs das empresas!

      Gde abraço,

      Juliana

  4. No meu caso também causa muitos gases, e má digestão, é tomar o leite e não comer mais nada o dia todo.
    Gostaria de saber se esses 10% não interfere muito na intolerância.

    Obrigada

    • juliana_nutri on

      Olá Fah,

      A quantidade de lactose presente neste tipo de produto é pequena (cerca de 1g/copo), e costuma ser bem tolerada pela maioria das pessoas com IL. Mas como cada caso é um caso, pode ser que alguém não se sinta bem mesmo ingerindo uma quantidade tão pequena. só mesmo testando pra saber!
      De toda forma, sempre orientamos que este tipo de produto não é indicado nos casos de alergia ás proteínas do leite!

      Gde abraço,

      Juliana

  5. adorei esse leite mpois quando tomava mesmo o leite desnatado eu ficava cheia de gases ou seja intolerancia certo!!! agora quero saber se tambem e bom misturar junto com shake de academia sem lactose e se tem caseina micelar nesse leite zymil ???? agradeço mas eu estou tomando e nunca mas tive gases… mas quero saber da caseina?? ok

    • juliana_nutri on

      Olá Cláudia,

      O Zymil, assim como qq tipo de leite animal contém caseína na sua forma "original". A forma micelar foi desenvlvida pela indústria de suplementos, para que a liberação de seus aminoácidos ocorra de forma contínua durante um período de tempo maior. Porém, esse efeito (o "time release") pode ser conseguido de outras formas, de acordo com a combinação de alimentos numa refeição contendo leite.

      Com relação ao uso dos suplementos, sugiro que vc consulte um Nutriconista esportivo, para que este profissional possa te orientar como usá-los da maneira correta.

      Gde abraço,

      Juliana

  6. ola descobri que meu filho de 2 meses tem tolerancia lactose, o que acontece e que ele mama no peito ja fiquei sabendo que nao posso comer nada derivado ao leite, o pior eque eu nao encontro nada no mercado so o basico leite e yorgutes eu sei que ja tem quase tudo sem lactose mais onde encontro moro no municipio de sao gançalo estado do Rio de janeiro

    • Olá Raquel,

      Seu bebê tem intolerância a lactose ou alergia ao leite de vaca? É importantíssimo vc esclarecer isso com o médico, pois se for IL, não adianta vc excluir a lactose da sua alimentação! O leite materno contém mais lactose que o leite de vaca, e nos casos (pouco comuns) em que o bebê nasce sem produzir a enzima lactase, responsável pela digestão da lactose (açúcar do leite), o aleitamento materno, acaba sendo (infelizmente) contra indicado.
      Já nos casos de alergia ao leite de vaca (que pode acontecer mesmo quando o bebê está em aleitamento materno exclusivo), é necessário que a mãe exclua TUDO que contém leite, até mesmo manteiga, pois são as proteínas presentes no leite e não a lactose, as responsáveis pelos sintomas no bebê. Ou seja, nesse caso, não adianta usar leite com baixo teor de lactose, iogurtes, etc, pq o problema persistirá.
      E como o aleitamento materno é fundamental para a saúde dos bebês e imprescindível para o crescimento e desenvolvimento, é necessário que o diagnóstico do bebê seja feito de forma correta, para que o tratamento também seja adequado.
      Converse bastante com o médico que está acompanhando seu filho e se for o caso, ouça outros especialistas, mas é necessário esclarecer o que ele tem ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  7. ola eu descobri que tenho intolerância a lactose a pouco tempo,não sei bem o que posso comer,como já cortei bastante coisas que contem leite da minha alimentação eu procuro yorguts que não contenham lactose,mas todos dizem em seus rótulos: leite desnatado e/ou parcialmente reconstituído minha duvida é :intolerantes á lactose podem ingerir alimentos que tenham nos ingredientes leite desnatado ou reconstituído?

    • Olá Laryssa,

      No primeiro mês de dieta, é necessário excluir tudo que contém lactose e depois, pode-se ir testando gradativamente qual seu grau de tolerancia. Leite desnatado só não contém a gordura (nata = gordura do leite), mas contém lactose, e leite reconstituído, é na varde leite em pó, ao qual foi adicionado água para voltá-lo à forma líquida. Quanto aos iogurtes, todos são feitos com leite (a não ser os iogurtes de soja), mas durante o processo de fabricação,a fermentação causada pelo fermento lácteo diminui consideravelmente o teor de lactose.
      O mais indicado, para te ajudar nesse momento, seria a ajuda de um Nutricionista!

      Gde abraço,

      Juliana

  8. Maria Aparecida on

    Fiz o exame e confirmei a IL. Fui à médica e ela disse para eliminar leite e derivados da dieta completamente, informando-me sobre haver o leite sem lactose no mercado. Encontrei o leite da Parmalat, mas o rótulo informa que ele tem 90% menos lactose. Tentei falar com a médica, mas, ela entrou de férias ontem e estou na dúvida se posso substituir pelo Zymil. Acho que 50% da minha alimentação continha lactose, sempre abusei dos yogurtes, queijos, e, como boa mineira, pão de queijo, biscoito de nata e bolo de fubá, além de não trocar o cafezinho da manhã com leite por nada. Agora estou meio perdida, acho que vai levar tempo pra me acostumar a substituir tanta coisa.

    • Olá Maria Aparecida,

      No primeiro mês de tratamento, é necessário excluir completamente a lactose da sua alimentação, para que o intestino se recupere adequadamente. Os leites disponíveis no mercado, são todos com 90% menos de lactose. Após esse período, pode-se tentar re-introduzir a lactose, em pequenas quantidades na alimentação e observar os sintomas, até chegar na quantidade que seu organismo tolera sem apresentar os sintomas.
      Procure um nutricionista para te ajudar nessa fase de adaptação e cadastre-se em nosso site para ficar por dentro das novidades, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  9. Parabéns pelo site…descobri que tinha IL A MENOS DE UM MÊS E O SEU SITE ME ANIMOU….parece uma delícia suas receitas…valeu…vou começar a testá-las.

  10. olá, Juliana

    O meu filho esta com 1 ano e 1 mês e já esta tomando zymil a quase 2 meses, o médico quem passou para ele para fazer um teste, pois não estava dando certo com o leite de vaca.Queria saber se ele pode mesmo ficar tomando este leite já que ele não tem gordura.

    • juliana_nutri on

      Olá Míriam,

      Não é que o Zymil não tenha gordura…ele é semi-desnatado, e portanto tem um teor de gordura MENOR que o leite integral. De qualqur maneira, na idade do seu filho, não recomenda o uso de leites desntados ou semi-desnatados por que o sistema nervoso ainda está em desenvolvimento e precisa de uma certa quantidade de gordura. O melhor seria substituir pelo Elegê sem lactose ou pelo Ninho sem lactose, já que ambos possuem teor reduzido de lactose (igual ao Zymil), mas são leites integrais.

      Gde abraço,

      Juliana

    • juliana_nutri on

      Olá Joyce,

      De forma alguma esse tipo de leite deve ser dado a bebês na idade dela! E por vários motivos:
      1) Aos 4 meses o sistema digestivo dos bebês ainda é muito imaturo e dar leite de vaca, com sua proteína intacta (apesar do teor de lactose reduzido) favorece o surgimento de alergia às proteínas do leite!
      2) O teor de minerais presente no leite de vaca é alto para os bebês, o que acaba sobrecarregando os rins;
      3) Bebês precisam, até certo ponto, de gordura (como a gordura presente no leite materno, nas fórmulas infantis e mais tarde, na gordura presente no leite), pois o desenvolvimento do sistema nervoso depende dela!

      Assim, na idade da sua filha, se ela tem intolerancia a lactose, somente é recomendado oferecer as fórmulas infantis isentas de lactose, NUNCA leite de vaca, pois as fórmulas são adaptadas às necessidades dos bebês! Sugerimos que vc converse com o pediatra dela a respeito, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  11. sabinejosephine on

    Só hoje descobri esse produto, provei o de pêssego e achei delicioso. Deviam lançar um no sabor chocolate, acho que ficaria muito bom! Tentei entrar no site da Parmalat pra elogiar e dar essa sugestão, mas está em construção.

  12. Andreza Yllanes on

    Ola , tudo bem ?
    Meu nome é Andreza e gostaria de saber se vcs podem me ajudar ?
    A minha vô só toma o leite zymil e aqui em Guarulhos está dificil encontra-lo , se possivel podessem me indicar os pontos de venda para que eu compre, pois, minha vozinha está sentindo falta .
    Obrigada!

    • Andreza, quem melhor pode informar você é o fabricante. Eles devem possuir uma lista de distribuidores / pontos de venda de cada região. Entre em contato com o SAC da Parmalat e peça mais informações. abçs,

  13. Boa tarde Luciane meu filho tem 9 meses aindo o amamento , mas percebo que ele nao esta querendo mais o peito e é alergico ao leite de vaca, eu estava intercalado o ades kids soja , mas andei pesquisando na internet e li coisas abisurdas sobre soja para bebes segue abixo o link http://pat.feldman.com.br/?p=859 , me senti perdida , pois ja tentei aptamil sem lactose mas ele nao aceita o que vc me diz sobre zymil para ele???

    • juliana_nutri on

      Olá Daiane,

      De forma alguma o Zymil ou qualquer outro leite de vaca (seja com teor reduzido de lactose ou não) pode ser dado a seu filho, já que ele é alérgico ao leite de vaca! Isso pode ser extremamente perigoso à saúde dele, pois são as proteínas e não a lactose (o açúcar do leite) que causam a alergia! Nem o Aptamil sem lactose deveria ter sido dado, já que este produto contém proteínas do leite!

      Sobre a soja, apesar de também poder causar alergia, muito do que é veiculado na internet não tem qualquer fundamento científico e é sempre necessário ter muito cuidado com a fonte das informações! De qq forma, vale lembrar que o Ades nutrikids não é recomendado para crianças menores de 3 anos de idade. Na idade do seu filho, existem fórmulas infantis a base de soja, que são mais indicadas, pois fornecem os nutrientes necessários à idade dele.

      Sugerimos que antes de tentar qq outro leite ou mesmo qq outro alimento, já que seu filho tem alergia a leite de vaca (e por ser alérgico pode desenvolver alergia a outros alimentos) vc converse com o médico dele.

      Gde abraço,

      Juliana

  14. José Raimundo on

    Olá,
    Parabéns pelas dicas, são muito úteis para quem tem IL.
    Por incrível que possa parecer, em Salvador, uma das maiores cidades do Brasil, não se consegue encontrar estes produtos da Parmalat. Fica aí a dica para os fabricantes: aqui falta tudo para os IL.
    Abcs,
    José Raimundo

    • Olá José Raimundo,
      Obrigada pelos elogios! Se em Salvador é mais difícil encontrar os produtos da Parmalat e outros, sugiro que você faça contato não só com os fabricantes e deixe sua reclamação / sugestão para que esses produtos sejam comercializados em sua cidade como também deixe registrado no supermercado onde você faz suas compras quais produtos gostaria de encontrar. É sempre do interesse de fabricantes encontrar novos pontos de distribuição assim como dos lojistas de saber que produtos seus clientes gostariam de comprar.
      abçs,

  15. Juliana Ayres on

    Quais os ingredientes chave na caracterização do produto sem lactose dentre os listados no produto?

    Como se obtém esse produto sem lactose?

    • Juliana,
      No caso do leite baixa lactose, o ingrediente responsável pela redução da lactose é o uso da enzima lactase.

      abçs,

  16. O leite (Zymil) é bom, só que na cidade de Bauru-sp não se encontra o produto… penso que por parte dos supermercados e da Parmalat é uma falta de respeito com o consumidor, pois se lançam um produto tem que ter planejamento para produzir quantidade suficiente ao mercado consumidor… ou então deixem o mercado.

  17. Resido em Votorantim,sou consumidora fiel do leite Zymil 90% baixo teor de lactose, mas desde novembro não encontro esse leite no mercado nem nas regiões mais próximas. Certa da compreensão, aguardo resposta.

  18. Já estou ficando desesperado com a falta deste leite… Não só deste, mas de todos os leites com baixo teor de lactose. Não se acha no mercado de Belo Horizonte, nem o Zymil, nem o Nolac da Itambé e nem o Sensy da Batavo. Já mandei emails para os fabricantes, já reclamei com os supermercados e até com os promotores dessas empresas. E o que dizem é que ninguém sabe, porque está assim. Só sei que isso é uma falta de respeito muito grande com quem possui intolerância à lactose. Está parecendo até cartel… Uma tem dificuldades de distribuir e faz acordo com os outros fabricantes para não fornecer o produto pra ninguém sair perdendo… É o que está parecendo. Só no Brasil mesmo…

    • Olá Edson,
      Infelizmente a falta de leites baixa lactose em supermercados de todo o país é constante e os fabricantes e lojistas parecem não fazer nada para melhorar a distribuição. Já recebemos reclamações de leitores de todo o País ao longo de todo o ano, o que demonstra uma inconstância na distribuição desses produtos. Entramos em contato com a Parmalat em outubro deste ano, procurando entender o que havia ocorrido com o Zymil, que havia sumido das prateleiras. O SAC da empresa nos respondeu que o produto voltaria a ser distribuído a partir de dezembro, com nova embalagem, o que realmente ocorreu. No entanto, em questão de semanas o produto desaparece novamente dos supermercados, sem reposição imediata. Ainda não sabemos porque isto ocorre, mas vamos fazer contato com as redes de supermercados e outros fabricantes para protestarmos e mostrar a importância deste produto para uma grande parte da população.
      Abçs,

    • Edson, tbm não estou encontrando leites c/menos lactose em BH. Pciso de cálcio de leite e derivados e tenho intolerância a lactose, é muito dfícil de encontrar pdutos com baixo teor. Se alguém souber qual rede de supermercado ou algum lugar que vende algum produto tipo o Zymil e o Sensy, fale para nós. Obrigada

  19. Sérgio,

    Muitos leitores já reclamaram da falta do produto e da irregularidade de sua distribuição. Entramos em contato com a Parmalat para obter informações sobre o motivo desta falta no mercado. Eles nos informaram que estão modificando as embalagens e deverão retornar com a distribuição do produto no início de dezembro. De qualquer forma, é realmente uma falha da empresa, que deveria ter feito uma melhor previsão para evitar o ocorrido.

    Abçs,

  20. o problema deste leite é a irregularidade da oferta!! tem hora que tem, tem hora que nao tem. Tenho uma filha que só toma ele, devido a intolerância à lactose..pois bem, agora estamos indo para outro produto porque o fornecimento deste é muito irregular!!!Sergio

    • lenia mercia on

      sergio eu tambem tenho essa grande dificuldade ja passei para outros leites mas mesmo assim e do mesmo geito aqui na minha cidade no tocantins o que vc fez?lenialagares@hotmail.com obrigada

  21. Oi Fernanda,

    Quando for ao supermercado, deixe uma reclamação de que procurou o produto e não encontrou;

    Fiz isto aqui em Santo André (porque também não acho mais) e fui informada que eles estavam mudando de embalagem, e logo voltaria ao normal.

    Bom, espero que seja isso mesmo né…

    Aqui tenho encontrado sempre o Sensy e o Elege, e são muito bons também.

    Um abraço

    • Estão faltando todos. Moro em uma Capital e já fui em 05 grandes redes de supermercados, mais de 15 establecimentos, telefonei para a Parmalat, Batavo e Itambé e ninguém diz nada de concreto

  22. Olá Adriana!

    Vc é intolerante a lactose? Ou é o seu bebê?
    O Zymil só é válido se VOCÊ for a intolerante a lactose! Mas se nem vc, nem seu bebê tiverem IL, não tem necessidade de vc beber este produto com uma finalidade específica! O leite sem lactose não é mais saudável que o outro, mas é necessário nos casos de IL. Se vc está amamentando, o uso de produtos diet/light contendo adoçantes é CONTRA-INDICADO, pois ainda não se sabe até que ponto são seguros para o bebê!!!
    Se vc está amamentando, o melhor para o seu filho é que vc tenha uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, gorduras. Também é importante não abusar de produtos industrializados, refrigerantes, doces, além de ser muito importante beber muita água!
    Também seria interessante vc procurar um Nutricionista, que poderá te orientar melhor quanto a sua alimentação nesse momento tão importante da vida de vcs dois!

    Gde abraço!

  23. este leite zymil com sabores, eu também posso tomar amamentando???

    é mais saudável para meu bebê?

    não estou preocupada com dietas, estou preocupada com o melhor para meu filho.Por favor me falem mais sobre os benefícios deste leite…posso usa-lo com algum suplemento nutricional???Posso tomar yougurt diet, ou light??? ja tem sem lactose???

    drika de padua

  24. Minha médica gastro indicou, experimentei e adorei, na verdade todos em casa acabaram aderindo a nova dieta sem lactose. Compramos o sabor natural e baunilha que por sinal dá um ótimo frapé de capuccino gelado quando batido com aqueles pó p/ capuccino comprado pronto tipo "3 corações". O único problema é que embora more numa cidade relativamente grande p/ interior de SP, ainda tenho dificuldade p/ encontrar mesmo na rede Carrefour, Wal Mart e Extra, as vezes encontro no Pão de Açucar, aí faço estoque.

  25. Olá Regina,

    Infelizmente a Parmalat, fabricante do leite Zymil, ainda não produz iogurtes ou queijos com baixa lactose. Quando houver novidades, publicaremos aqui no site!

    Abçs,

    • iogurtes te queijos tem baixo teor da substância "lactase" que é quebrado com o fermento e o coalho utilizados , respectivamente, na produção destes.
      Isso não garante a péssima qaulidade de queijos e iogurtes fabricados en escala industrial.

      Somente consumo leite de baior teor de lactose(leia-se lactase) porque tenho intolerância a esta substância, mas faço iogurte em casa e consumo a vontade, pois o iogurte não deveria fazer mal.

  26. Juliana Crucinsky on

    Olá Martha!

    Crianças só devem tomar leite desnatado (independente do teor de lactose) após os dois anos de idade, e mesmo assim, se indicado por Nutricionista ou médico. Antes dos 2 anos, o sistema nervoso está em formação e necessita da gordura do leite, q é rica em ácidos graxos essenciais, indispensáveis ao desenvolvimento do cérebro. Para crianças menores de 2 anos recomenda-se o uso de fórmulas infantis isentas de lactose (como o Nan sem lactose) ou fórmulas a base de soja. Uma alternativa é o Elegê baixa lactose, que não é desnatado.

    Gde abraço,

    Juliana

  27. A bebida lactea zimil é 90% menos lactose,mas é light. Mesmo sendo light ou semidesnato é indicado para crianças?

    Marta.

  28. Silvia Campos on

    Aprovadíssimo o leite de Baunilha no achocolatado. Nossa, perfeito!

    O de maçã eu usei para fazer Muffim de chocolate com maçã e foi aprovadíssimo, mas não tive coragem de tomá-lo com chocolate, vamos usá-lo com sucrilhos. Pena que estou com dificuldade de encontrar qualquer tipo de Leite sem Lactose aqui no Rio.

    Beijocas!

  29. Meu bebê tem 9 meses e tem um pouco de intolerancia a lactose, ainda o amamento mas como preciso trabalhar este leite tem me quebrado um galhão! A babá associa Zymil e Ades e ele tem se dado muito bem com eles. O bom é que super barato em comparação aos demais leites deslactosados do mercado e é gostoso. Só é difícil de achar, só em Hipermercados.

    • Seu bebê é muito novo para o consumo de leite de soja, muitos pediatras acreditam que deve ser administrado com cautela pois seus efeitos ao crescimento e produção de estrogenio não são claros.

  30. Juliana Crucinsky on

    Rosiane, esses ingredientes só precisam ser evitados por quem tem ALERGIA AO LEITE DE VACA. Aliás, o que causa alergia são as proteínas…intolerância a lactose é uma dificuldade (e em alguns casos, incapacidade) de digerir o açúcar do leite (a lactose)…nunca é demais lembrar…

    Estas bebidas são destinadas aos INTOLERANTES A LACTOSE, e não aos alérgicos!!!

Deixe um comentário