Anúncio

Creme vegetal sem lactose e saudável para o coração

38

Qualy VitaPara quem ainda não conhece, a Qualy Vita entra para a linha de margarinas benéficas à saúde com a vantagem de não conter leite em sua composição.

A Qualy Vita traz o Ômega 3 e 6, gorduras essenciais poliinsaturadas que são eficientes no controle do colesterol sangüíneo e ajudam a reduzir danos vasculares. O produto conta também com as vitaminas A, D, E, B6, B12 e ácido fólico. Dentre outros benefícios, estes ingredientes contribuem para o desenvolvimento e manutenção dos ossos e dentes, diminuem o envelhecimento precoce das células do corpo e ajudam a regular as oscilações de humor e irritabilidade.

Outra novidade da Qualy Vita é a adição de chá verde à sua formulação, ingrediente inédito neste segmento. Rico em flavonóides (nutrientes presentes também em frutas e vegetais), o chá verde é uma importante fonte de antioxidantes, compostos que protegem as células do efeito prejudicial dos radicais livres.

Livre de gordura trans, a Sadia desenvolveu esse produto para pessoas que buscam uma alimentação saudável. É importante salientar que este produto pode conter traços de leite em sua composição.

A Qualy Vita pode ser encontrada em embalagens de 500g e 250g em supermercados de todo o país.

Dica: leia sempre os rótulos dos produtos, pois o fabricante pode modificar sua  composição sem aviso prévio.
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

38 Comentários

    • Luciane Baldo on

      Rogério, alguns fabricantes optam por utilizar o soro de leite ou leite em pó (ambos contêm lactose) em embutidos e carnes curadas para aumentar o tempo de validade do produto. Mas não há uma regra para o uso desses aditivos, por isso sugiro que vc consulte a marca que vc está interessado em comprar fazendo contato com o SAC do fabricante e questionando sobre essa informação. abs

  1. é uma pena que a margarina qualy vita parou de ser fabricada eu já enviei um email para a sadia pedindo o seu retorno pois essa magarina ajudou muito na minha dieta e eu gostaria de continuar usando , quem puder mande tmb reclamações para a sadia quem sabe eles cedem aos nossos pedidos!!!

  2. Olá! Descobri que estou com intolerância a lactose há pouco tempo, o site está me audando muito. Tenho uma dúvida, encontrei alguns produtos que contêm 'proteína láctea' quem tem il pode consumir? Grata!

    • juliana_nutri on

      Olá Ana,

      A lactose é o açúcar do leite e proteínas lácteas são as …proteínas do leite. Assim, se vc tem IL, mas não apresenta hipersensibilidade às proteínas, poderá consumir estes produtos, desde que sejam isentos de lactose (ou possuam baixo teor da mesma).

      Gde abraço,

      Juliana

  3. Meu marido é IL e usamos a hellmas light e ele não tem problemas, já usamos também a Liza light.
    Em relação ao creme vegetal usamos a becel azul com sal.

  4. minha filha é intolerante a lactose,estou a procura de produtos que seja 100%sem lactose,a qualy vita corresponde as minhas expectativas?

  5. Michele paes on

    Olá este site esta me ajudando muito nesta nova fase da vida da minha princesa luna amora agora com 2ans e 5 meses ela tinha intolerância a lactose mamou só no peito 6meses e depois continuou no peito e leite de soja quando fez 1ano tentamos ninho etc e ela teve muitas dores de barriga ai continuamos no peito e. Leite de soja ..com 1 anos e3meses largou o peito e continuou na soja e derivados de leite só que nestes últimos meses tem tidos dores de barriga diarréias a pele descamada perda de peso e não cresceu e nos resultados de sangue rast deu alterados alergia ao leite e a gema de ovo..ela esta com corizas constante esta tomando desalex e esta sem apetite ..e estou procurando produtos em mercados sites …neste momento aqui estou encontrando uma luz!!obrigada!!

  6. Gostaria de agradecer a dica e saber se voc~es podem me informar se existe alguma margarina ou creme vegetal que não contém traços de leite. Obrigada. Juliana

    • Olá Juliana,

      Todas as margarinas, contém leite em sua formulação, sendo, portanto, contra-indicadas para quem tem ALV. Já os cremes vegetais não possuem leite, e nesse caso, a presença de traços de leite dependera do produto ter sido processado em maquinário onde foram processadas margarinas ou outros produtos contendo leite em sua formulação. Por isso é importantíssimo ler com atemção os rótulos antes de comprar algum produto e em caso de dúvida, entrar em contato com o SAC da empresa.
      No link a seguir há uma matéria sobre manteigas, margarinas e cremes vegetais: http://semlactose.com/index.php/2010/09/16/ma

      Gde abraço,

      Juliana

    • Olá Baltazar,

      só podemos chamar de manteiga os produtos elaborados exclusivamente com a gordura do leite! A Qualy é uma marca com uma linha extensa. A Qualy Vita, referida nesta matéria, é um creme vegetal. Somente os cremes vegetais é que são feitos esclusivamente com óleos vegetais, sem adição de leite e derivados.

      De qq forma, manteigas e margarinas podem ser consumidas por quem tem IL, já que a quantidade de lactose por porção (10g ou o equivalente a 1 colher se sopa) contém em média, 0,04 g de lactose ou menos, não sendo esta quantidade suficiente para causar qq tipo de problema. Entretanto, não podemos dizer que o produto é “definitivamente isento de lactose”, porque tal afirmação não seria verdade!

      Porém sempre é importante ressaltar que nem manteigas, nem margarinas devem ser usadas por quem tem ALV severa (alergia às proteínas do leite de vaca), pois independente do teor de lactose, nestes produtos existem “traços de leite”, que são pequenas frações de proteínas, suficientes para desencadear os sintomas alérgicos, que podem ser muito graves.

      Gde abraço,

      Juliana

  7. Luciane,

    Sobre o creme vegetal Qualy Vita não conter gorduras Trans, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gordura_interesterif… e saiba o que são óleos vegetais líquidos e interesterificados!
    Senti-me na obrigação de informar, pois os consumidores são enganados achando que estão consumindo um produto bom para sua saúde, quando na realidade, servem apenas para melhorar o aspecto, a cremosidade e principalmente aumentar o tempo de vida dos produtos na prateleira.

    • Olá Elton,

      As gorduras interesterificadas surgiram como uma alternativa ás gorduras trans, que por sua vez, foram usadas por muito tempo em substituição às gorduras saturadas. Hoje em dia, já se sabe que não é necessário abolir completamente as gorduras saturadas da alimentação, mas que as mesmas (assim como TODOS os tipos de gordura) devem ser consumidas com moderação. As gorduras interesterificadas ainda estão em estudo (assim como muitas outras substâncias presentes nos alimentos, seja de forma natural, seja por adição).
      Na realidade, é sempre melhor optar por alimentos não processados ou minimamente processados, como os óleos vegetais, extraídos a frio, frutas, legumes, verduras, etc. E nunca abusar de produtos muito processados.
      Também é importante lembrar que aciência avança a todo instante e muitos conceitos mudam o tempo! um bom exeplo disso é o ovo, que até bem pouco tempo atrás, era considerado um vilão, porque acraditava-se que ele aumentava muito o colesterol, coisa que atualmente já se sabe que não é exatamente assim que acontece!

      Gde abraço,

      Juliana

  8. Regiani,

    Desses ingredientes acima citados, nenhum é derivado do leite. Mas, há uma questão a ser lembrada. A linha Hellmans tem uma maionese à base de leite (Hellmans de Leite) e se este produto é elaborado no mesmo maquinário desta maionese há risco de conter proteínas do leite na Hellmans Tradicional em função de uma contaminação cruzada. Para confirmar esta informação vc deve entrar em contato com o SAC do fabricante.

    Para mais informações sobre ingredientes que indicam a presença de leite em produtos industrializados, veja http://semlactose.com/index.php/2008/07/11/li
    abçs,

  9. Regiani Cristina Per on

    Este é um rótulo de maionese Hellmans traidiconal. Poderiam me informar se algum desses ingredientes possui proteina do leite, meu filho de 02 anos tem alergia a proteina do leite. Procurei tambem nos rótulos de salsicha e linguiça calabresa e não consegui descobrir qual o ingrediente que pode ser que contem leite ou derivados. Poderiam por favor me ajudar.

    Água, Óleo vegetal, Vinagre, Amido Modificado, Ovos Pasteurizados, Açúcar, Sal, Suco de Limão, Acidulante Ácido Lático, Espessante Goma Xantana, Conservador Ácido Sórbico, Sequestrante, EDTA Cálcio Dissódico, Corante Páprica, Aromatizante (Aroma Natural de Mostarda) e Antioxidantes Ácido Cítrico, BHT e BHA. Não contém Glúten.

  10. Marta,

    Não temos uma lista com alimentos que não contém soja e leite. É importante que vc leia com atenção os rótulos dos alimentos que for comprar e em caso de dúvidas, entre em contato com o SAC do fabricante. Eles oferecem este serviço justamente para auxiliar o consumidor.

    Abçs,

  11. Marta Amorim on

    Gostaria de saber quais alimentos não contem leite de vaca e derivados, soja e derivados da soja, pois tenho uma criança com restrição a estes dois ingredientes. Muito obrigada!

  12. Carla,

    Segundo informações de fabricantes de laticínios, as manteigas possuem um teor muito baixo, e as vezes até indetectável de lactose, o que indicaria que uma pessoa com IL poderia consumir manteigas. No entanto, cada pessoa possui um grau de intolerância sendo que algumas possuem alta sensibilidade. Se vc está acostumada a consumir produtos com baixo teor de lactose é bem possível que vc se adapte ao consumo de manteigas.

    Abçs,

  13. Graziela Q. M. on

    Minha filha tem alergia à proteína do leite e tenho utilizado também o creme vegetal BECEL com segurança e frequencia. É uma alternativa a mais!!

    abraços,

  14. olá; gostaria de parabenizar o site e agradecer pelas dicas que são fundamentais para iniciar uma nova etapa de nossas vidas , quando descobrimos que o Murilo de 10 meses tem alergia a soja e ao leite.Ele já estava acostumado com a mamadeira e para preenche-la no lugar do leite iniciei oferecendo a ele o amido de milho com farinha de arroz ou seja a conhecida ARROZINA.Isto faz com que ele não sinta tanta falta da mamadeira.É uma pequena dica que pode ajudar a muitas crianças como o meu filho.

  15. Eu também adoro o site e estou louca para experimentar algumas das novidades aqui. Mas assim como a Rita, gostaria de saber sobre a existência ou não de soja nessa margarina pois além de intolerante a lactose também sou alérgica a soja.

    Muito obrigada e beijos para todas!

  16. sandra - concei&cced on

    Gostaria que esclarecesse. A Qualy Vita pode ou não, ser consumida por pessoas intolerantes a lactose, pois diz que pode conter traços de leite em sua composição.

    Obrigada!

  17. Olá!!Essa é uma nova etapa na minha vida,

    a pouco tempo descobri que estou com intolerância à lactose,

    e por meio do site estou descobrindo um novo mundo e só tenho

    a agradecer a vcs. obrigada por todas as informações que vcs tem dado a nós leitores.

  18. Eu gostaria de agradecer as dicas q. recebo de vcs . Obrigada mesmo. Porém gostaria de ajuda no q. diz respeito a quem tem alergia tbém a soja q. é o caso do meu filho de 4 anos ( ele tem alergia a lactose e a soja). Então gostaria de receber dicas tbém de produtos sem soja ou proteína da soja. De preferencia como posso encontrar o leite de aveia ou de arroz, pois onde moro é muito complicado encontra certos alimentos ( moro em Boa Vista – Roraima entremo norte do Brasil). Obrigada!! Rita

Deixe um comentário