Pavê de morango com chocolate

8

Atualizado em:

Outro dia desses comprei uma bandeja de morangos que ficaram me olhando no refrigerador durante alguns dias me dizendo “por favor faça alguma coisa conosco”. Mas fazer o quê? Foi aí que tive a feliz idéia de criar uma mousse de morangos (sem lactose, é claro). Para incrementar minha receita, usei a mousse como parte principal do meu pavê. Acho que a foto já diz tudo, não é mesmo?

INGREDIENTES:

  • 1 pacote de bolachas champagne
  • 200 g de merengues (suspiros)
  • 15 morangos grandes maduros
  • 150 g de creme de soja
  • 12g de gelatina em pó incolor
  • 2 copos de água morna
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó (ou achocolatado sem lactose)
  • 5 colheres (sopa) de brandy (ou licor de sua preferência)

PREPARO

  1. Antes de iniciar o preparo, separe 3 morangos inteiros e uns 6 a 8 merengues pequenos para enfeitar o pavê depois de pronto.
  2. Coloque os morangos limpos e cortados no liquidificador.
  3. Em um recipiente fundo, amasse bem os merengues e coloque o purê de morangos por cima deles. Adicione o creme de soja.
  4. Leve a mistura novamente para o liquidificador e reserve.
  5. Prepare a gelatina incolor conforme intruções do rótulo. (geralmente ela deve ser diluída em 5 colheres de água fria e depois aquecida no fogo até desmanchar completamente). Coloque a gelatina no liguidificador e bata tudo até ficar um creme homogêneo. Reserve.
  6. Em um recipiente fundo, coloque a água morna, o chocolate e o brandy. Molhe as bolachas champagne ligeiramente nessa mistura e coloque-as lado a lado em uma forma redonda antiaderente de fundo destacável. Preencha todo o fundo da forma com as bolachas. Se preferir uma base de bolachas mais alta, monte duas camadas de bolachas champagne.
  7. Em seguida derrame a mousse de morangos por cima das bolachas. Leve direto ao refrigerador por 1 hora. Enfeite o pavê depois que a mouse estiver firme. Para desenformar é muito fácil. Somente abra a alça da forma de fundo destacável, pois a mouse não gruda nas laterais da forma.
  8. Coloque os morangos, os merengues e se desejar, enfeite com chocolate derretido (sem leite).
Compartilhe.

Sobre o autor

Luciane é fundadora e editora do Semlactose.com há mais de 10 anos e sócia da Anitah Alimentos, empresa de alimentos sem glúten e sem lactose. Luciane descobriu sua intolerância à lactose em 2006 e desde então atua como pesquisadora sobre o tema de intolerâncias e alergias alimentares criando e adaptando receitas, além de aprimorar suas habilidades culinárias através de cursos de gastronomia no Brasil e no exterior.

8 Comentários

  1. clarisse outeiral on

    Adorei essa receita. Descobri que tenho Intolerância a lactose e estava curiosa para saber novas receitas.

    Valeu!!!!

    Clarisse Outeiral

  2. Alessandra Marques on

    Adorei! Será que dá pra substituir o creme de soja por creme de arroz? É que a medica mandou tirar inclusive a soja da dieta do meu filho.

    Parabéns pelo site!

    Alessandra

  3. Olá Julian,
    Brandy é um conhaque, um destilado de uva que também pode ser feito a partir de outras frutas. É uma bebida bastante usada em receitas doces.

    Abçs

  4. Juliana Crucinsky on

    Olá Xênia!

    Não há problema algum em intolerantes a lactose ingerirem qualquer tipo de amido, que é digerido pelas amilases (enzimas produzidas na boca e no pâncreas), e não pela lactase (enzima responsável pela digestão da lactose).

    Gde abraço,

    Juliana

  5. Adorei o site de vocês. É muito completo e tem quase tudo que precisamos saber.

    Gostaria de saber se intolerantes podem ingerir produtos que tenham em sua composição amido ou amido modificado?

    BjOo…

Deixe um comentário

 

Pensando em mudar para

uma alimentação sem leite?

Inscreva-se GRÁTIS nessa série de videoaulas

que vão ajudar você com dicas super práticas!

X Não preciso mudar a minha alimentação.

Recebemos sua inscrição!

Não encontrou nosso email? Se você usa Gmail, Hotmail ou Yahoo, é possível que nossa mensagem tenha caído na sua caixa de spam. Se você não receber a nossa mensagem dentro dos próximos minutos, entre em contato conosco pelo info@semlactose.com

Verifique seu email.