Dez passos para uma alimentação saudável

3

Atualizado em:

Guia alimentarO Ministério da Saúde criou um guia de bolso prático e de fácil leitura com dicas para uma alimentação saudável e equilibrada. O guia também traz explicações detalhadas sobre os diferentes grupos de alimentos em forma de tabelas contendo as porções diárias sugeridas e o valor calórico médio de cada porção. Confira e baixe o guia em pdf. Os grupos de alimentos estão divididos em:

Não poderia deixar de mencionar sobre o grupo de leites, queijos e iogurtes e lembrar que as pessoas que possuem intolerância à lactose podem, na medida do possível, incluir com moderação produtos lácteos em sua dieta, pois é inegável o fato que os lácteos ainda são a melhor fonte de cálcio. Lembre que iogurtes com lactobacilos vivos, queijos maturados e leites com baixo teor de lactose são bastante tolerados por uma maioria de pessoas com IL. Clique para baixar o arquivo: Guia de bolso para alimentação

Compartilhe.

Sobre o autor

Colabore com o conteúdo do Semlactose. Envie sugestões de temas para serem abordados, dicas sobre novos produtos, eventos, entre outros. Acesse nossa página de contato e envie sua mensagem.

3 Comentários

  1. Juliana Crucinsky on

    Boa tarde, Rafaela,

    O grupo do leite, queijos e iogurte fornece principalmente proteínas de alto valor biológico (proteínas de melhor qualidade), cálcio, vitamina D, A e algumas vitaminas do complexo B.

    No caso de alergia ao leite de vaca, este grupo deve ser substituído por alimentos que forneçam os mesmos nutrientes. Entretanto, dificilmente vc encontrará todos estes nutrientes num mesmo alimento. É importante variar bastante os alimentos, para garantir que todos os nutrientes serão ingeridos. O leite de vaca pode ser substituído por leite de soja, desde que vc escolha uma marca que contenha adição de cálcio em proporções semelhantes ao leite de vaca. Por exemplo, o Naturis, da Batavo, o Soy Milk, da Olvebra, o Soyos da Gold Nutrition e Sollys da Nestlé, são boas opções com relação ao teor de cálcio e proteína. Algumas marcas suplementam as vitaminas também. O queijo pode ser substituído por tofu (queijo de soja) ou por pasta de soja.

    Os feijões (de qualquer cor), o peixe, os folhosos verde escuro também são boas fontes de cálcio. E uma forma de estimular a absorção de cálcio pelo organismo é expor-se ao sol da manhã (antes das 10h) por 15 minutos (sem protetor solar), para ativar a vitamina D naturalmente presente na pele, pois esta vitamina acelera a absorção do cálcio.

    De qualquer forma, é importante o acompanhamento por especialistas.

  2. Rafaela Cristina da on

    Os alimentos que contêm leite podem ser substituídos por quais alimentos, para pessoas que tem alergia à proteína do leite?

Deixe um comentário

 

Pensando em mudar para

uma alimentação sem leite?

Inscreva-se GRÁTIS nessa série de videoaulas

que vão ajudar você com dicas super práticas!

X Não preciso mudar a minha alimentação.

Recebemos sua inscrição!

Não encontrou nosso email? Se você usa Gmail, Hotmail ou Yahoo, é possível que nossa mensagem tenha caído na sua caixa de spam. Se você não receber a nossa mensagem dentro dos próximos minutos, entre em contato conosco pelo info@semlactose.com

Verifique seu email.