Anúncio

Suflê de frango com leite de coco

33

Fazia horas que eu não comia um suflê, pois todos que são feitos em restaurantes são elaborados com leite. Resolvi testar uma receita e adaptá-la para fazer somente com leite de coco. Acho que ficou ainda melhor que o “original”. Experimentem!

INGREDIENTES

  • 200 ml de leite de coco
  • 400 gr de peito de frango temperado, cozido e desfiado
  • 1 colher(sopa) de azeite de oliva
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 4 colheres (sopa) água morna
  • 1 cebola picadinha
  • 1 dente de alho picado
  • 4 ovos
  • sal e pimenta à gosto

PREPARO

  1. Refogue a cebola e o alho no azeite de oliva e deixe dourar.
  2. Em seguida adicione o frango desfiado. Em um recipiente, dissolva a farinha nas 4 colheres de água e logo após acrescente o leite de coco e as 4 gemas.
  3. Misture bem, adicione ao refogado de frango em fogo baixo e mexendo bem pois a farinha irá engrossar o molho.
  4. Desligue o fogo, acrescente delicadamente as claras em neve e leve ao forno em forma refratária por 25 minutos ou até que esteja crescido e dourado.
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

33 Comentários

  1. Descobri a intolerância à lactose há pouco tempo e ainda estou me adaptando a fazer receitas novas e, principalmente, a comer em restaurantes (talvez essa seja a parte mais difícil). O trabalho feito nesse site é maravilhoso e ajuda muitas pessoas! Parabéns pela iniciativa!

  2. Oi, muito prazer!
    Vou fazer um jantar pra quem tem intolerância à proteína do leite, então achei suas receitas ótimas!
    Acha que posso substituir a farinha de trigo por outra (amêndoa, coco, farelo de trigo…), ou amido de milho?
    Obrigada!

    • Olá Rosangela,

      Não aconselhamos fazer a substituição da farinha de trigo por nenhuma outra na mesma proporção, porque o resultado dificilmente será semelhante ao da receita original.
      Da uma olhada no site <a href="http://www.riosemgluten.com” target=”_blank”>www.riosemgluten.com que vc encontrará muitas informações sobre como fazer as substituições (e em quais proporções) e encontrará receitas já adaptadas.

      Gde abraço,

      Juliana

  3. robertabaldino on

    Luciane,
    Tenho acessado muito o site para conhecer receitas ou adaptações sem leite ou derivados. Descobri há 2 meses que sou intolerante à lactose e ainda não estou muito acostumada com isso. Nunca usei o leite de coco e gostaria de te perguntar se ele não deixa um sabor doce na comida. Obrigada!

    • Oi roberta,
      O leite de coco não é doce e em muitas receitas de origem asiática, o leite de coco é usado em diversos pratos salgados assim como doces. Mas vc também pode usar outras opções como o leite de vegetais ou mesmo o leite sem lactose. Abs

    • Mariana,
      Salsinha ou cebolinha são excelentes de serem adicionados em diversos tipos de receitas. Nesta do suflê, eu acho que deverá ficar ótima com essas adições. Esta adição não deve causar alterações na consistencia do suflê. Abs

  4. tenho dermatite de contato , e não posso com nada acido, agora tudo que como me faz mal, estou no puro feijao com arroz amo macarrao e alho o que não posso comer tambem, me ajude com algumas receitas, estou desesperada.

    • Olá Heloísa,

      Essa sua dermatite foi causada por reação alérgica a algum alimento? Se for pela ingestão, não é dermatite de contato…de contato, como o próprio nome diz, é causada pelo contato com alguma substância. O médico ja descobriu qual alimento foi esse? Já pesquisou se essa dermatite na verdade não é dermatite herpetiforme, causada por uma reação ao glúten?
      Primeiramente é importante vc descobrir a causa dessa dermatite, para tratá-la corretamente!
      As receitas que publicamos no Semlactose tem como foco a intolerancia a lactose, mas algumas também se aplicam a alergia ao leite de vaca e a doença celíaca por causa dos ingredientes usados. Após vc descobrir a verdadeira causa da sua dermetite, aí ficará mais f´cail saber q receitas poderá utilizar e ficará mais facil para adaptar outras receitas tb.

      Gde abraço,

      Juliana

  5. Erika Regina on

    Olá Luciane, esta receita de suflle de frango leva trigo e eu além de ter a intolerância a lactose, tenho a glúten também, no caso desta receita eu posso substituir por farinha sem glúten.

    Atenciosamente,
    Erika Regina

    • Oi Erika,
      Eu acredito que não haverá problemas em fazer essa substituição, mas ainda não testei desta forma. Sugiro que vc use a farinha de arroz ou uma mistura pronta de farinha sem glúten. abçs,

    • Olá Livia,
      Esta receita serve até 3 porções. Como é um suflê, eu sempre prefiro fazer na medida que vou servir, pois ele não fica tão gostoso depois de refrigerado.
      abçs,

  6. Olá!
    Tenho IL severa e sofro bastante com a restrição da alimentação.
    Fico feliz em conhecer receitas gostosas e diferentes do site.
    Fiz esse suflê hoje para o almoço e confesso que fez sucesso aqui em casa!
    Muito gostoso!!
    =)
    Obrigada pela sugestão!!

  7. Luciana,

    Aproveite e confira as nossas receitas. Estamos sempre adicionando novos pratos doces e salgados sem lactose. Nesta receita eu sugiro você substituir o frango pela mesma quantidade de legumes picados. Você pode adicionar abobrinha, pimentão, beringela e refogá-los da mesma forma como faria com o frango. Acho que deve ficar uma delícia.

    Abçs,

  8. Adorei o site. Tenho intolerância a lactose e não aguento mais arroz com feijão. Gostaria de uns pratos novos e gostosos…

    Prefiro receitas mais vegetarianas. Esse suflê da pra fazer com outros recheios?

  9. Olá Elenice,

    É importante que vc leia atentamente os rótulos de tudo o que for comprar, pois é comum os fabricantes mudarem as formulações dos produtos, sem qualquer tipo de comunicado prévio. E sempre que houver dúvida quanto a composição de algum produto, consulte o SAC da empresa.

    Gde abraço,

    Juliana

  10. maria jose ferraz on

    Minha filha não pode comer pão com farinha de trigo. Gostaria de saber se existe pão sem farinha de trigo. Eu consigo encontrar nos mercados? grata.

  11. ola!

    Tenho IL, descobri a pouco tempo,gostaria de saber qual pao de forma posso usar.

    Li uma materia sobre o pao de forma PANCO, mas nao encontro.

    obrigada .

  12. Juliana Crucinsky on

    Olá Daniella!

    Só complementando o que a Luciane falou, o leite de coco pode ser usado, mas com moderação, pois é rico em gordura saturada, e contém baixo teor de cálcio.

    Gde abraço,

    Juliana

  13. Daniella,

    O leite de coco é um alimento totalmente vegetal, extraído da fruta, e por isso pode ser consumido por pessoas com IL. Comer fora realmente é difícil, ainda mais para encontrar alimentos que agradem o paladar das crianças sem o risco de ele serem elaborados com leite ou derivados. No entanto Daniella, há várias opções para você preparar em casa para sua filha. Você já deu uma olhada nas nossas receitas? Todas elas são preparadas sem lactose ou com baixo teor de lactose. Uma delas, em especial, tem agradado muito as crianças. Os docinhos de amendoim e chocolate – http://semlactose.com/index.php/2008/06/30/do…. Além dessas, há várias outras como bolos, biscoitos, além de pratos e lanches salgados.

    Ela faz uso de leite com baixo teor de lactose? Com este leite é possível preparar diversos tipos de sobremesas e também pratos salgados.

    Abçs

  14. Luciane,

    O leite de côco pode ser usado sem preocupação no cardápio de quem tem intolerãncia à lactose?

    Tenho uma filha de 2 anos e 9 meses e ela, assim como eu, tem intolerância à lactose. Ela ainda tem alergia a corantes e conservantes…tenho tanta dificuldade em preparar o cardápio dela…agora ela enjoôu de tudo que eu faço…só quer comer coisas diferentes (eu entendo perfeitamente, pois as alternativas que teno são poucas) e comer fora, então, um suplício…só na infeliz batata frita…me dê algumas sugestões…please!!!

    abraços,

    Daniella

  15. Viviane,

    Não experimentei usar o creme de soja para esta receita, mas acredito que seja possível. No entanto, como o creme de soja é bem mais denso que o leite de coco, talvez seja uma boa idéia acrescentar 1/2 copo de leite de soja para obter uma mistura de densidade semelhante.

    Depois nos conte como ficou sua versão!

    Abçs

  16. Vivian Sechin on

    Gostaria de saber se consigo substituir a farinha de trigo pela de arroz. Dá certo?? pois sou celíaca.

    Muito Obrigada,

    Vivian

  17. Ana Elisa Iwanczuk on

    Amei está receita fácil e saborosa! Minha filha tem intolerância à lactose. Nas reuniões de família gosto de ter novidades para agradá-la, já que seu cardápio ficou mais restrito. Grata e sucessos!

  18. LU, minha querida

    Tenho recebido e lido seus artigos sobre lactose.

    Adorei esta última receita do suflê de frango.

    Vou fazer e tenho a certeza que vai ficar uma delícia… Adoro suflê.

    Siga em frente com o seu site, porque esta ajudando muita gente que tem intolerância à lactose.

    Beijos

    Suely

  19. Marcelo e Diana.

    Obrigada pelos elogios. Podem deixar que vou me aprimorar nas receitas e providenciar mais opções, ok?

    Abçs!

    Luciane

  20. Que maravilha, Luciane!Eu adoro os suflês e estou sempre fazendo alguma receita deles. Adorei sua criatividade, e vou experimentar, com certeza! Abraço.

  21. Ainda nao fiz, mas de cara já te parabenizo pela atitude de adaptacão tirando o leite de vaca e colocando leite de coco pois o meu filho está com uma intolerância passageira e não pode consumir alimentos que contenham leite

    Espero mais e mais receitas assim.

    Obrigado

Deixe um comentário