Anúncio

O amor está no ar

3

O Dia dos Namorados está chegando. Se você está pensando em um jantar romântico em um restaurante, veja abaixo as melhores opções culinárias isentas de leite e derivados. Se sua opção é fazer um jantar a dois em casa, veja nossa sugestão de um cardápio para curtir a dois.

Nesta data é comum os restaurantes prepararem pratos especiais para a comemoração a dois. Portanto, se o seu plano é ir a algum lugar especial, faça sua reserva com antecedência e verifique o cardápio da noite para não ter surpresas.Espaghetti com frutos do mar

COZINHA ITALIANA – Dos pratos da culinária italiana, duas ótimas opções são os risotos e massas com frutos do mar. O risoto geralmente é preparado com uma base de caldo de peixe ou legumes e a massa com frutos do mar é servida com molho de tomates.

COZINHA INDIANA – A culinária indiana é rica em sabores. Os diferentes tipos de curry, que vão dos mais adocicados aos mais apimentados, com adição de outros ingredientes como o leite de coco, gengibre e castanhas, dão um toque diferente nos pratos. As carnes mais comuns são o frango e o cordeiro, e os pães indianos servidos com uma entrada de molhos doces e salgados são deliciosos. Em alguns pratos, é comum a adição de iogurte, portanto consulte o garçon.

comida japonesaCOZINHA JAPONESA – Para quem curte a cozinha japonesa existem várias opções no cardápio, pois os povos asiáticos raramente incluem leite ou derivados na elaboração de seus pratos. Além dos já conhecidos sushis e sashimis, muitos pratos são elaborados com cogumelos, frutos do mar, legumes e macarrão regados a molho de soja (shoyu). Evite os pratos empanados, pois a massa para empanar, na maioria das vezes, leva leite.

COZINHA PORTUGUESA – Sem dúvidas, a cozinha portuguesa é saborosa do início ao fim do cardápio. O prato mais famoso é o bacalhau, que é geralmente servido em postas com batatas, ovos, azeitonas e regado com muito azeite de oliva. Uma opção super saborosa e leve. As sobremesas portuguesas são feitas à base de ovos e muitas são isentas de leite, como o pastel de santa clara.

PaellaCOZINHA ESPANHOLA – Pouco difundida no Brasil, a culinária espanhola é bastante variada devido a diversas influências culturais. O prato mais famoso, que não poderia deixar de ser mencionado, é a Paella. As mais conhecidas são a Paella de Mariscos (frutos do mar) e a Paella a Valenciana (com frutos do mar e frango).

COZINHA FRANCESA – Não poderia deixar de falar de uma das culinárias mais refinadas do mundo, mas terei que dizer que infelizmente não é uma das melhores opções para quem procura pratos sem leite, já que a base de muitos de seus pratos é a nata e diferentes tipos de cremes e queijos.

COZINHA ÁRABE – Uma das cozinhas mais antigas, a culinária árabe oferece alguns pratos diferentes e super gostosos de curtir a dois. Experimente kibe cru com pasta de grão de bico (Homus), ou pasta de beringela (babaganuche) no pão sírio regado ao azeite de oliva e gotas de limão. Entre as opções de pratos quentes, experimente o Mjadara (arroz com lentilha) e a kafta (espetinho de carne grelhado). De sobremesa, prove o Baklava. Um doce folheado com nozes.

Bom apetite!

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

3 Comentários

  1. Olá Viviane.

    Muitos dos pratos da culinária Mexicana, como os famosos Tacos e Burritos, geralmente levam queijo em lascas nos ingredientes. O que é muito simples de fazer é pedir ao garçom para que o seu prato seja feito sem o queijo. Quanto às tortillas, uma das bases da culinária Mexicana, você não precisa se preocupar pois elas são feitas apenas com farinha de milho e água.

    Abçs

    Luciane

  2. E quanto a cozinha mexicana? Alguma restrição? Ou é tudo liberado? Amo comida mexicana, mas fico receosa com as tortillas e tal…

  3. Adoro a cozinha japonesa. Mas além dos empanados, eu evito o Wasabi. Eu já vi naqueles que a gente compra em supermercados que nos ingredientes tem lactose. O Wasabi preparado em restaurantes geralmente não tem, mas é sempre bom ficar de olho…

Deixe um comentário