fbpx

Mas afinal, o que são “traços de leite”?

95

Atualizado em:

traços de leite

Uma expressão ainda intriga muitos leitores de rótulos, os novatos principalmente: “contém traços de leite”. Mas afinal ,o que significa isso? Não posso comer este produto? A resposta dependerá da sua restrição alimentar. Entenda melhor como isso funciona.

Vamos fazer uma breve recapitulação: a maioria das pessoas com Intolerância à Lactose possui algum nível de produção de lactase e, portanto, podem consumir alguns alimentos com leite sem sentirem os sintomas da IL. Já no caso das pessoas com alergia às proteínas do leite, a história é bem diferente. Uma quantidade mínima de leite ou derivados pode desencadear sintomas alérgicos e culminar com sérios problemas de saúde.

Os traços de leite são, na maioria das vezes, uma “contaminação” do produto, que passou por uma máquina onde foram fabricados produtos com leite ou derivados. Assim, eles acabam adquirindo quantidades mínimas desses ingredientes durante a fabricação. Esse é um caso comum na fabricação de chocolates. Muitos chocolates que não contêm leite passam pelas mesmas máquinas de produção dos chocolates ao leite, o que faz com que eles acabem recebendo micro quantidades de leite, contendo assim traços de leite.

Por essas quantidades serem mínimas, mesmo as pessoas com baixa tolerância à lactose podem ingerir produtos que contêm traços de leite sem sentirem os sintomas típicos da IL. No entanto, se você possui alergia às proteínas do leite de vaca, muito cuidado! Produtos com traços de leite não devem ser consumidos por alérgicos às proteínas do leite.

Compartilhe.

Sobre o autor

Luciane é fundadora e editora do Semlactose.com há mais de 10 anos e sócia da Anitah Alimentos, empresa de alimentos sem glúten e sem lactose. Luciane descobriu sua intolerância à lactose em 2006 e desde então atua como pesquisadora sobre o tema de intolerâncias e alergias alimentares criando e adaptando receitas, além de aprimorar suas habilidades culinárias através de cursos de gastronomia no Brasil e no exterior.

95 Comentários

  1. Olá, primeiramente quero parabenizar pelo site! Minha filha tem 3 meses e alimentação exclusiva com leite materno. Ela teve sintomas de nariz entupido e sangue nas fezes. Foi diagnosticado alergia a leite de vaca e gostaria de saber se posso consumir alimentos com traços de leite. Outra dúvida é em relação a dois suplementos (vitamina C e ferro) q ela toma e que possuem "sabor caramelo" e " sabor doce de leite". Será que podem desencadear a alergia?

    Obrigada e parabéns mais uma vez!

  2. Olá, me responda por favor qual a marca mais confiável para se comprar bolachas e biscoitos sem lactose. Fico com medo de comprar e os igredientes não estarem completos, ou seja, omitirem a lactose. bjos

    • Elliny,
      Todas as embalagens de fabricantes mais conhecidos no mercado devem conter todos os ingredientes que fazem parte do produto. Quanto a isso você não deve se preocupar. Para um produto conter LACTOSE em sua composição ele deverá conter: leite, soro de leite em pó, creme de leite, queijo, iogurte, ou outros derivados do leite. Se na embalagens esses ingredientes não forem mencionados, você poderá ficar tranquila. Agora, é importante entender que o que ocorre com maior frequência é a omissão, ou pelo menos, falta de informação sobre uma possível contaminação cruzada. Pelo fato de um biscoito, que não contém leite ou derivados em sua composição, passar pelo mesmo maquinário de outros biscoitos com leite, ele poderá conter traços de leite. MAS ESSE FATO SÓ SERÁ IMPORTANTE PARA PESSOAS COM ALERGIA SEVERA ÀS PROTEÍNAS DO LEITE. Pessoas com intolerância à lactose não precisam se preocupar com essa questão.
      Abçs,

    • Elliny,
      Protease é uma enzima e o melhorador de farinha é um aditivo. Ambos são usados na indústria de alimentos, mas nenhuma dessas substâncias tem relação com a lactose.

      Abçs,

  3. Marcia,

    O leite é composto, entre outras substâncias, por proteínas, minerais, gordura, e lactose. Pessoas com intolerância à lactose possuem problemas somente para digerir a lactose. A proteína do leite é uma outra substância que pode provocar alergia, mas este é um outro problema e nada tem a ver com a lactose. Pessoas com intolerância à lactose podem consumir alimentos com traços de leite sem sentirem os sintomas normais da IL.

    Abçs,

  4. E o que são essas proteinas do leite??? Intolerantes a lactose podem ingerir???
    No meu caso, alguns alimentos que contem traços de leite não fazem mal, como as bolachas de maizena da piraquê, já os chocolates…é bem diferente!

  5. Olá Carmem,

    Em primeiro lugar acho que o mais importante é você verificar com o médico de seu filho se ele tem INTOLERÂNCIA À LACTOSE ou ALERGIA ÀS PROTEÍNAS DO LEITE. Não existe ALERGIA À LACTOSE!! Se ele tiver Intolerância à lactose ele poderá consumir biscoitos que contenham traços de leite sem sentir os sintomas típicos de IL. No entato, se ele tiver ALV, ele não poderá consumir nenhum alimento que contenha leite, derivados e até mesmo traços de leite.

    Leia nossa matéria com mais detalhes sobre o assunto:
    https://semlactose.com/index.php/2008/02/18/al
    Abçs,

  6. carmem lucia de oliv on

    Descobri que meu filho de 07 anos é alérgico a lactose. Estou com sérios problemas, pois ele adora biscoito doce tipo waffer e recheados, mas nas embalagens tenho lido "contém traços de leite". Será que existe algum tipo de biscoito doce que não contém lactose? Poderiam me indicar alguns.

    Gde abraço,

    Carmem – Juiz de Fora – MG

  7. Olá Viviane!

    Somente fazendo exames é que vc terá certeza. Como eles tomaram leite materno e não sentiram nada, só apresentando os sintomas com a introdução de fórmulas, a probabilidade de ser ALV (e não IL) é bem maior já que o leite materno contém lactose. E talvez o grau de alergia não seja tanto a ponto de traços de leite serem sufixcientes para tornar os sintomas claros ou intensos. Seria importante vc levá-los num alergologista ou gastropediatra para exclarecer sua dúvida, pois o tratamento é diferente e no caso de alergia, a atenção quanto à alimentação precisa ser bem maior, já que os sintomas da alergia podem ser mais graves (e as consequencias também) que na IL.

    Gde abraço,

    Juliana

  8. Boa Tarde!!!!

    Sou mãe de gemeos e eles nasceram de oito meses. Quando completaram um mês descobri que eles tinham IL. Eles mamavam sem sentir nada, o problema foi na introdução de outros leites. Tentei vários leites, inclusive o de Cabra, porém só se deram bem com o ISOMIL e agora com 1 ano e 3 meses tomam SUPRASOY sem lactose.

    Eles tomam o leite com uma massa chamada nutrilon de arroz e com neston tres cereias e não sentem nada, e ambos possuem traços de leite.

    Minha dúvida é será que realmente é IL ou será ALV?

    Abraços

  9. Olá Adriana,

    Nenhum leite de vaca com baixo teor de lactose (como é o Sensy da Batavo) deve ser dado a crianças alérgicas, pois não é a lactose a responsável pela alergia, e sim as proteínas, que estão presentes em qualquer tipo ou marca de leite de vaca ou em alimentos que tenha leite!

    O Ades Nutrikids, segundo o próprio fabricante, só é indicado para crianças maiores de 3 anos, e como a soja pode causar alergia em algumas pessoas, não recomendamos que vc dê leite de soja a ele sem ouvir o médico antes!

    O Neocate, realmente é muito caro, mas o pediatra pode te encaminhar, munida de um laudo médico, para a Secretaria Estadual ou Municipal de Saúde, para que vc possa recebê-lo de graça!

    Gde abraço,

    Juliana

  10. Boa tarde,

    Meu filho tem 2 anos e descobri que tem alergia ao leite de vaca. A alergia dele é grau 2, moderada. A padiatra pediu que eu dê o Neocate. Meu filho toma mais ou menos 900 ml de leite por dia e a lata de Neocate realmente é muito cara, não tenho condições. Estou dando Ades original, Ades Nutri Kids e eu estava dando o da Batavo que tem 90% menos Lactose. Eu gostaria de saber se existe alguma outra sugestão de leite.

    Obrigada

  11. Claudia Rocha on

    Primeiro gostaria de parabenizá-los pelo site!
    Minha filha tem 1 ano e 1/2 e sempre que estamos lanchando, dou a ela um pedaço de pão francês a ela por acreditar que não contenha leite na receita. Gostaria de saber se vcs podem me dar informaçõpes diversas sobre pães, pois minha filha apresenta intolerância a lactose.
    Obrigada, abçs.

  12. Cintia,

    A primeira pergunta que sempre fazemos é: sua filha tem alergia às proteínas do leite ou intolerância à lactose? ALERGIA A LACTOSE NÃO EXISTE. Pessoas com intolerância à lactose podem consumir alimentos com traços de leite, já pessoas com alergia às proteínas do leite não podem consumir alimentos com traços de leite, pois mesmo uma quantidade mínima de leite pode desencadear reações graves no alérgico. Semana passada publicamos uma matéria sobre um mingau sem traços de leite. Para saber mais informações acesse https://semlactose.com/index.php/2009/07/21/mi
    Abçs,

  13. Olá Gabriel,
    Na verdade não se “retira” a lactose do leite, e sim, através de uma enzima, ela é quebrada em dois açúcares que podem aí ser digeridos sem problemas por pessoas que sofrem com a intolerância à lactose. Para fazer a quebra deste açúcar é necessário adicionar a enzima lactase, mas para grandes quantidades de leite, não saberia lhe informar qual seria o procedimento mais adequado. Para saber mais sobre a lactase líquida, acesse nossa matéria em https://semlactose.com/index.php/2009/04/30/lactase-liquida/
    Abçs,

  14. gabriel j s neto on

    Eu tenho um sítio e algumas vacas, porém meu filho não pode tomar o leite delas, pois tem intolerância à lactose.
    Como que eu faço para retirar a lactose do leite? é facíl?
    consigo fazer aqui no meu sítio?

  15. Cíntia Tereza on

    Olá, minha filha tem alergia a lactose , por esse motivo está usando leite de soja, mas o mesmo está prendendo o intestino dela. Me indicaram usar farinhas no leite, tipo Mucilon de milho, de aveia, só que a mesma contém traços de leite. Aí veio a grande dúvida: eu posso usar esse produto com tranquilidade?

  16. Juliana Crucinsky on

    Olá Mariana!

    Como vc está amamentando é de suma importância que o médico esclareça a dúvida se é intolerancia a lactose ou se é alergia ao leite de vaca!!! As duas doenças são bem diferentes, apesar de alguns sintomas semelhantes, e o tratamento é diferente também.

    No caso do seu bebê, se for IL, a causa seria o seu próprio leite, q contém lactose, mas não aconselhamos q vc deixe de amamentar!!! Somente o médico, depois de ter certeza de q é IL é quem pode orientar sobre o q será melhor para o bebê. No caso de IL, não vai adiantar vc retirar leite e derivados da sua alimentação, pq todas as mães q amamentam preoduzem lactose.

    Se for ALV, é mais seguro, a princípio, vc excluir leite e derivados da sua alimentação, pois pequenas frações das proteínas podem passar através do leite, provocando o surgimento dos sintomas nele. E se realmente for ALV, qdo vc começar a intrododuzir novos alimentos na alimentação dele, deverá ter bastante cuidado, e evitar tudo o q contenha leite e derivados, ou mesmo "traços de leite".

    Mas insistimos que no momento, é importante q o médico esclareça o diagnósico dele, até para evitarmos a suspensão do aleitamente materno sem necessidade! Se for o caso, ouça a opinião de outros médicos tb, mas não deixe a questão em aberto!

    Gde abraço,

    Juliana

  17. Mariana Giannini on

    Oi!

    Eu estou amamentando e a médica do meu filho disse que ele tem intolerância a lactose. Eu não sabia que tinha diferença entre esta deficiência e a alergia à proteína do leite, até porque não ficou especificado pela médica qual das duas meu filho tem.

    Pelo que li aqui e pela minha dedução aos sintomas do meu baby, o que ele tem é alergia à proteína do leite.

    Enfim, estou evitando tudo que contém leite e derivados, mas gostaria de saber se produtos com traços de leite ingeridos por mim podem afetar a saúde do meu filho.

    Obrigada.

  18. Olá Fabiano,

    Obrigada pelos elogios ao nosso trabalho! Em relação a sua dúvida: como você já deve ter lido em nosso site, os traços de leite não deverão trazer nenhum sintoma a você uma vez que você consome produtos com baixa lactose e se sente bem. Um achocolatado com traços de leite contém, na verdade, frações muito menores do que um produto de baixa lactose, por tanto não há com o que se preocupar no seu caso.

    Em relação ao soro de leite, a informação que temos é que ele pode conter até 69% de lactose, uma quantidade bem elevada do açúcar. Para mais informações sobre este assunto acesse https://semlactose.com/index.php/2008/02/03/po

    Abçs,

  19. Como quase todos, queria parabenizar a equipe do site, muito instrutivo e esclarecedor. Não sabia o que significa os "traços de leite"… 😉

    Não sei o nível de IL que tenho, mas a princípio não é absurdamente alto como de algumas pessoas. Desde que saiu o resultado do exame de IL (mesmo antes de retornar ao médico), resolvi começar a ingerir leite com baixa lactose no lugar do leite integral tradicional. Isso, em uma semana, voltou a regular o meu intestino (que com freqüência estava preso). Por este mês, estou seguindo a dieta do meu médico (que sugeriu durante um mês segui-la): remover todo e qualquer alimento com leite que não seja de baixa lactose, ou ausente de lactose, e derivados. Após este mês, pretendo tentar descobrir o nível de intolerância, já que lactaid (p. ex.) por aqui ainda é um artigo de luxo.

    Como já foi citado nas dúvidas, há a IL e a ALV, e é realmente muito importante diferenciar os dois. Não vivo sem um bom copo de achocolatado no café da manhã, e se não fosse o leite com baixa lactose, teria de deixar de tomar. Entretanto, a embalagem desse achocolatado cita que contém traços de leite (o que me fez fazer uma pesquisa). Entretanto… alguns produtos citam "soro de leite", e para isso ainda não encontrei explicação. Alguém poderia tirar essa dúvida: o que é e a quantidade de lactose presente no soro de leite?

  20. Milha filha tem 05 anos e aos 3,5 anos descobrimos que ela estava desnutrida(não engordava e não crescia = não pesava mais de 11 kls, quando ganhava peso perdia do nada, além de fortes dores abdominais), por causa da alergia ao gluten, ao ovo e ao leite(proteina e lactose). Tirei absolutamente tudo que ela não podia, inclusive temperos prontos e condimentos, fazendo suas suas bolachas, bolos e outros em casa, com a farinha aminna. Agora, um ano e meio depois, ela está pesando 18.800 kls. e com 1,06 mt. de altura. Valeu a pena. Já pode consumir o ovo, ainda tem algumas dores abdominais de vez em quando, é claro, mas por acumulo de gases, pois ela adora suco de soja tonyu e ele, em excesso, faz aumentar os gases.Infelizmente, até hoje, não consegui fazer um pão decente que agrade seu paladar bem apurado, então, caso alguém tenha alguma receita gostosa de pão sem gluten e sem lactose, por favor me envie. Obrigada, Irma (irma-mariana@bol.com.br)

  21. Meu filho é alérgico as proteínas do leite e da soja, fez alergia do leite hidrolisado proteico alfaré que com letras minusculas diz ter 0,01% de proteina de leite a comoiisção e do pregomin hidrolisado da soja que causou uma enterite cronica em 1 ano de uso ele tinha diarreia diariamente e agora toma neocate a mudança foi muito grande ele passou a ganhar peso e sumiram as diarreias causadas pelo pregomin, enfim mais junto a isso intensifiquei a dieta, rastriei minunciosamente tudo que ele comia ligando em SAC solicitando lista de alergenicos; e os produtos que não indicam na embalagens que podem conter traços de leite sugeri o uso do termo, pois já é dificil ler as embalagens composição "de tudo" imagina ligar, fora que o atendimento não é garantido as pessoas tratam isso com uma certa informalidade mesmo porque não sabem que uma informação errada pode compremeter meses de tratamento, pois a cada vez que a criança consome seu organismo registra esse leite e novamente cria anti-corpos para ele … cheguei a descobrir que oque estava escrito na embalagem não era usado e sim outras coisas inclusive a soja que não indicava na embalagem … agora imagine se podemos confiar nisso é a saude de nossos filhos á merce de informações erradas, maquinas não higienizadas … com isso gostaria muito sugerir que mães de filhos alérgicos que nós nos unissemos para criarmos uma associação que exigisse das autoridades o uso de um selo " amigo do alérgico" que fosse fiscalizado até mesmo por nós, pois até os judeus ortodoxos se organizam e o rabino fiscaliza a produção de alguns alimentos dentro das fabricas para garantir o cosumo pela comunidade que também não consome, leite e derivados, nem traços de leite ele fecha um lote com selo que garante sem leite " parve" , até bolachas waffer bauducco e vende em seus estabelicimentos. Porque nós mães não conseguiriamos ? é de se pensar !

    tenho um blog tem informações e receitas para auxiliar mães como eu que desesperadamente estão a procura de receitas de uma bolacha que dê certo, eu tenho e fiz varias já agora está mais fácil meu filho ja consome ovo sem reação, ajudou muito na variedade de alimentos … ou até mesmo brigar por uma lei que auxilie e fiscalize o uso de leite nos produtos se os celíacos tem a opção da lei também podemos tentar…
    http://tudosobremeufilho.zip.net

    um grande abraços em todos do site sem lactose parabéns !

  22. Juliana Crucinsky on

    Olá Julyana!

    A retirada de determinados alimentos (potencialmente alergênicos) da dieta da mãe, é indicada quando há suspeita de alergia (que pode ser causada, em pricípio, por qualquer alimento). Quando é diagnosticado IL em bebês que recebem aleitamento materno exclusivo, não adianta interferir na dieta materna, pois independente do que a mãe comer, o leite materno continuará apresentando grande quantidade de lactose, sendo então (infelizmente) suspenso o leite materno e este é substituído por alguma fórmula isenta de lactose.

    De qq forma, NÃO SUSPENDA o leite materno baseada somente em suposições!!! Observe como seu bebê reage às mudanças na sua alimentação. Se ele continuar apresentando o problema, converse com o médico dele.

    Cólicas e gases podem ser causados por INÚMEROS motivos. Observe se seu bebê está mamando corretamente, se ele consegue abocanhar totalmente a aréola (parte mais escura) do seio. Observe tb se ele não está respirando pela boca (e consequentemente engolindo ar). Observe os condimentos que vc tem usado no preparo dos seus alimentos, e observe se estes episódios ocorrem algum tempo após a ingestão de algum alimento ou bebida, por vc. Todas estas informações são importantes e devem ser repassadas ao médico.

    Gde abraço,

    Juliana

  23. Meu filho tem um mês e sofre com muitas cólicas e gases. A pediatra pediu um exame para detectar a presença de substâncias redutoras nas fezes que deu positivo. Como ele só mama, ela me aconselhou a retirar da minha alimentação leite e derivados e carne vermelha. Gostaria de saber se isso indica que ele tem intolerância a lactose ou ALV? Porque apesar de estar seguindo a dieta, após as mamadas ele continua apresentando os sintomas.

  24. Danielle,

    A Mabel, empresa fabricante dos salgadinhos Skiny, não informa os ingredientes do produto no site. Sugiro a você entrar em contato com a empresa para verificar esta informação. Além disso, você mesma pode verificar na embalagem do produto os ingredientes e compará-los a nossa lista de ingredientes proibídos aos alérgicos às proteínas do leite. Veja nossa matéria sobre o assunto em https://semlactose.com/index.php/2008/07/11/li
    Abçs,

  25. Juliana Crucinsky on

    Olá Patrícia!

    Sua filha tem ALV (alergia ao leite de vaca) ou IL (intolerância a lactose)?

    A dieta recomemndada para bebês de até 6 meses é o aleitamento materno exclusivo (ou seja, nenhum outro alimento ou bebida deve ser dado), a menos que realmente exista necessidade. Se o caso da sua filha for ALV, recomenda-se evitar leite e derivados da sua alimentação, pelo risco (pequeno) de alguma substância passar pelo seu leite. Os traços de leite devem ser evitados se a alergia dela for intensa e exista risco para ela. entretanto, se o caso for de intolância a lactose, nem o seu leite ela poderia ingerir, pq o leite materno é um dos mais ricos em lactose. Corantes e conservantes, desde que ela não apresente nenhuma reação, não precisam ser evitados.

    De qualquer forma, como vc está amamentando, seria acomselhável buscar orientação de um nutricionista, para evitar que vc desenvolva alguma deficiência nutricional em decorrência das restrições alimentares.

    Gde abraço,

    Juliana

  26. Olá, minha filha tem ILV e estou dando o peito e dieta recomendada para bebês de 6meses. Minha dieta é controlada, retirei toda fonte de leite a pedido da medica. Porém ela não especificou se eu devo retirar da minha dieta inclusive alimentos con " traços de leite,"? Eu retirei, mas quero ter certeza para não fazer dieta muito radical nesta faze de amamentação. Também gostaria de saber sobre os conservante, corantes, eu também tenho que retirar da minha dieta? porque já retirei… Muito obrigada.

  27. Juliana Crucinsky on

    Olá Jackie!

    100% seguro, nenhum alimento é, pois qq alimento pode desencadear alergia. O Neocate é uma fórmula hidrolisada, que costuma ser melhor tolerada nos casos de alergia ao leite de vaca, e pode ser uma boa opção, mas o ideal é vc conversar com o médico que a acompanha.

    Gde abraço,

    Juliana

  28. Descobri que meu filho de 10 meses é alérgico ao leite de vaca quando ingeriu um danone e teve uma reação alérgica muito forte. Fiz o Rast de leite de vaca e o fato confirmou-se. Ele já come alimentos sólidos, frutas e sucos, mas só mama no peito. Quero introduzir um leite à noite e gostaria de saber se o Neocate é 100% seguro. Obrigada.

  29. Juliana Crucinsky on

    Olá Alessandra!

    Infelizmente até o momento, não temos como saber exatamente se (e quanto) algum alérgeno presente no leite (alguma das proteínas ou frações destas) de vaca pode passar p/ o leite materno e afetar o bebê. Se vc tem o hábito de ingerir grande quantidade de leite e derivados, experimente diminuir a quantidade, e observar se seu bebê apresenta alguma reação. Mas na dúvida, sugiro seguir as recomendações do médico, pois ele é quem os está acompanhando.
    Se soubermos de algum estudo que trate deste assunto, postaremos no site, ok?

    Grande abraço,

    Juliana

  30. Meu filho tem alergia as proteínas do leite e eu estou tendo que dar Pregomin a ele. Ele ainda está sendo amamentado e nestes últimos dias ele apresentou alergia. O médico falou que eu deveria retirar o leite e derivados da minha dieta. O que eu gostaria de saber é se eu utilizar leite e derivados em pequena quantidade na minha dieta iria afetar ele.

    • amamentei meu filho ate os anos e meio e descobri atraves de uma alergista que deveria ter mantido dieta dele e minha tambem pois tudo que voce come e tem leite voce passa pra ele no leite materno as vitaminas e isso pode afetar a melhora dele a dieta é da mae e do filho.

  31. Juliana Crucinsky on

    Olá Fabiana!

    Vc não relatou em outro tópico que seu filho tem ALV e alergia à soja? Para ter certeza, só mesmo levando-o ao médico e fazendo todos os exames necessários.

    E para cortar qq item da alimentação dele, busque orientação de um especialista!

    Gde abraço,

    Juliana

  32. fabiana/ paul&iacute on

    Meu filho tem 3 anos e sofre de ALV. Eu cortei tudo, mas agora ele voltou a sentir dor abdominal relacionada à alergia. Será que ele está desenvolvendo alergia a soja também? grata.

  33. Juliana Crucinsky on

    Olá Fabiana!

    Os alimentos que vc mencionou não contém leite e derivados, porém, podem causar irritação na mucosa do estômago e podem aumentar a produção de gases e causar desconforto abdominal pq contém grandes quantidades de açúcar. Além disso, estes alimentos não devem, em hipótese alguma, serem utilizados para substituir o leite e seus derivados!!!!
    Os “alimentos” que vc mencionou, são ricos em “calorias vazias”, ou seja, fornecem energia (por causa do açúcar), mas não suprem as necessidades de vitaminas, minerais e fibras. Também podem favorecer o surgimento de obesidade, cáries dentárias e anemia, caso sejam consumidos em grandes quantidades!!!
    O melhor a fazer, é buscar ajuda de um nutricionista, para te orientar quanto à alimentação de seu filho, indicar os alimentos que podem substituir o leite e derivados e evitar que seu filho desenvolva alguma deficiência nutricional.

    Gde abraço,

    Juliana

  34. boa noite. Meu filho é alérgico ao leite de vaca. Cortei muitas coisas dele, mais ele ainda sente dores no abdomem. Ele consome ainda alguns refrigerantes como “simba laranja” “fanta uva “e simba limão”. E agora ele está consumindo de vez em quando balas de frutas, como de morango, maça verde. Enfim, tudo isso que citei contém algum derivado do leite? Grata.

  35. Juliana Crucinsky on

    Fabiana, no caso de ALV, é recomendado evitar alimentos q contenham o corante caramelo e não todos os tipos de corantes. Este corante é um indicador de que o alimento POSSIVELMENTE contém leite ou "traços de leite". Outros corantes não relacionados na listagem, podem ser consumidos.

    Gde abraço,

    Juliana

  36. Eu estava lendo numa página de vocês uma lista de ingredientes que não podem ser consumidos por quem tem alergia as proteínas do leite. Vi então que os ALV (alergia a leite de vaca) não podem consumir produtos que contém corante, saborizantes naturais ou artificiais. Fui pesquisar e vi que gelatinas, refrigerantes, entre outros, contêm esses ingredientes. Meu filho, que é alérgico, não pode consumir esses produtos?

    Grata, fabiana

  37. Po gentileza, gostaria de obter informações de produtos que não contém nem traços de leite, pois meu filho tem 3 anos e é alérgico as proteinas do leite, e as vezes ele consome alguma coisa que a gente acha que não tem nada de leite e ele sente fortes dores abdominais, isso quando não da crises nele de diarréia e dor de cabeça. Então fico na dúvida quando vou comprar alguma coisa pra ele. Grata, desde já. Fabiana.

  38. Fabiana,

    Semana passada publicamos uma matéria para pessoas com Alergia ao leite de vaca (ALV). Veja em https://semlactose.com/index.php/2008/07/11/li
    Nós não publicamos uma lista específica com produtos totalmente isentos de leite pois infelizmente os fabricantes podem modificar a composição de seus produtos a qualquer momento. A melhor garantia é você estar bem informada sobre os ingredientes que seu filho não pode ingerir.

    Abçs

  39. Olá Rafaela,

    Há pouco tempo comprei em uma casa de alimentos especiais umas bolachinhas com recheio de chocolate que me surpreenderam. Elas não contém glúten nem lactose segundo o fabricante, por tanto, não devem conter traços de leite. Entre em contato com a empresa (Beladri) para confirmar esta informação e descubra se eles possuem algum ponto de vendas em sua cidade. Beladri Fone: 41 – 3077.2026.

    Abçs

  40. Rafaela Cristina da on

    Gostaria de saber se tem bolachas recheadas que não contêm inclusive traços de leite. Gostaria de saber mais informações e receber produtos que não contêm traços de leite.

  41. Juliana Crucinsky on

    Olá Tatiane!

    Os principais sintomas da IL (diarréia, cólicas, gases) são muito inespecíficos, ou seja, podem ocorrer por diversos motivos.
    Entretanto, portadores de IL, por estarem com o intestino mais “sensível”, podem apresentar dificuldade em digerir alimentos gordurosos, ou ricos em açúcar. Também pode acontecer de portadores de IL também terem síndrome do intestino irritável, uma doença que apresenta alterações da motilidade intestinal. Entretanto, somente o médico (gastroenterologista) poderá fazer o diagnóstico e orientar o tratamento.

    Gde abraço!

  42. Oi… primeiramente, um elogio ao site: muito bom mesmo!

    Também já notei problemas com o club social, principalmente o integral, mas por que a gordura poderia desencadear os sintomas da IL?

    Desde já, obrigada!

  43. Juliana Crucinsky on

    Com relação ao Club Social, é mais provável que a quantidade de gordura (maior que nos biscoitos similares) seja a causa dos sintomas, do que a possível presença de lactose, a qual, se estiver presente, está em quantidades insignificantes, insuficientes para provocar os sintomas.

    Quando existe a menção de "traços de leite", é muito mais provável a existência de proteínas do leite, "contaminado" outros produtos do que lactose.

    Abaixo, segue a informação nutricional do produto:

    Porção de 26g ( 3 biscoitos) / Quantidade por porção/ %VD*

    Valor calórico: 121 kcal /6

    Carboidratos: 17g/ 6

    Açúcares: 2,0g **

    Proteínas: 2,2g / 3

    Gorduras totais: 4,8g/ 9

    Gordura saturadas: 1,9g/ 9

    Gorduras trans: 0g / **

    Gorduras Monoinsaturadas: 1,4g / **

    Gorduras Polinsaturadas: 1,3g / **

    Colesterol: 0mg / 0

    Fibra alimentar: 0,6g / 2

    Sódio: 192mg / 8

    (*) Valores Diários de Referência com base em uma dieta de 2.000 calorias ou 8.400 Kj.

    (**) Valor Não Estabelecido.

    Ingredientes:

    Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, gordura vegetal, açúcar, açúcar invertido, sal, fermentos químicos fosfato monocálcico e bicarbonato de sódio e amônio e melhorador de farinha: Enzima protease. Pode conter traços de soja e leite. CONTÉM GLÚTEN.

  44. Oi Adilene,

    Já posso te adiantar que INFELIZMENTE não são todos os fabricantes que colocam informações sobre a possibilidade de conter traços de leite no produto. Seria uma alerta importante de ser feito aos fabricantes, que hoje ainda estão pouco atentos ao problema.

  45. Eu descobri que minha intolerância era radical justamente com esse tipo de alimento, que contém traços de leite. Minha primeira experiência a esse respeito foi com o Club Social, que eu comi achando que não ia ter problemas e tive. Eu fico em dúvida é se todos os fabricantes colocam essa indicação no rótulo de que contém traços de alimentos. Os que não colocam será que não tem ou simplesmente não é informado? Eu não sei se é obrigatória essa informação no rótulo…

Deixe um comentário