Lactase: o que você ainda não sabe sobre essa enzima

565

Atualizado em:

Para quem foi diagnosticado com intolerância à lactose recentemente, saiba que a enzima lactase poderá ser uma importante aliada para lhe ajudar nos momentos em que as opções de alimentos são restritas ou também para aquelas ocasiões em que você não resiste a um sorvete ou a um bolo recheado com brigadeiro.

O que é a enzima lactase?

Existem diversas enzimas no nosso organismo com a função de quebrar moléculas e auxiliar no processo digestivo. A lactase é a enzima responsável pela hidrólise da lactose (quebra da lactose em galactose e glucose). É justamente a deficiência na produção desta enzima pelo nosso organismo a causa principal da intolerância à lactose.

Há alguns anos atrás a enzima lactase era difícil de ser comprada no Brasil. Felizmente hoje temos diversas opções produzidas por laboratórios nacionais, disponíveis em pó, para serem misturadas aos alimentos, ou em comprimidos.

Esta mesma enzima também é fabricada em escala industrial e muito utilizada pela indústria de laticínios para a produção de alimentos deslactosados. O processo de hidrólise da lactose ocorre durante o processo de fabricação do alimento com o objetivo de oferecer produtos que possam ser consumidos por quem tem intolerância à lactose.

A enzima lactase pode ser usada por qualquer pessoa com IL?

Não há uma restrição para o uso, pois esta enzima não é considerada um medicamento e sim um suplemento alimentar. Os fabricantes explicam que este tipo de enzima pode ser usada diariamente, sempre que você ingerir produtos lácteos. No entanto, não exagere. Idealmente, a enzima deve ser consumida de forma mais esporádica, quando você não tem outras opções de alimentos ou não tem certeza se o alimento contém ingredientes lácteos.

É importante também conversar com seu médico antes de consumir estes suplementos, para certificar-se que seu problema é realmente a intolerância à lactose e não algum outro problema mais grave como a doença celíaca ou outras doenças gastrintestinais. Mulheres grávidas ou em fase de amamentação também devem seguir orientação médica antes de iniciar o uso desses suplementos.

Assista ao vídeo Tudo sobre enzima lactase no nosso canal do YouTube

Quantas cápsulas devo usar?

Os melhores suplementos de enzima lactase disponíveis no mercado possuem entre 9.000 e 10.000 FCC, quantidade considerada suficiente para a digestão de uma refeição que contenha lácteos e poderá lhe ajudar a digerir tanto uma fatia de pizza com queijo (que contém uma pequena quantidade de lactose) quanto um pote médio de sorvete (com uma quantidade de lactose bem maior).

É importante ressaltar, entretanto, que se há uma demora entre a ingestão de um alimento lácteo e outro, é importante prevenir-se fazendo uso da enzima novamente. Isso pode acontecer em festas, por exemplo, onde há um grande intervalo entre a entrada e a sobremesa.

Qual a dosagem de enzima lactase manipulada corresponde a enzima industrializada?

A enzima manipulada é geralmente vendida em miligramas. Mas qual é a relação entre miligramas e FCC ALU, a medida internacional utilizada pelos fabricantes de enzima lactase? A relação é a seguinte: 250mg de enzima lactase manipulada equivale a 3.500 FCC. 700mg de enzima lactase manipulada equivalem a 9.800 FCC. Ou seja: atenção na hora de comprar e consumir a enzima manipulada para consumir em uma dosagem que seja adequada para você.

Em que momento devo tomar a enzima lactase?

A recomendação dos fabricantes é que você faça uso da enzima no momento em que você irá começar a consumir um alimento com lactose. Ela deve estar em contato físico com o alimento para fazer o efeito desejado.

E se a enzima não fizer efeito?

Algumas pessoas relatam sentir desconfortos gastrintestinais, mesmo fazendo uso da enzima lactase. Neste caso lembre que raramente consumimos algum alimento lácteo puro, sem adição de outros ingredientes. A nossa capacidade digestiva muda de acordo com a quantidade de alimentos que ingerimos e também é afetada pelo tipo de alimento (mais ou menos gordurosos, por exemplo) e ainda pelo horário da refeição. Por isso, nem sempre o desconforto gastrintestinal que você sente pode ser um sinal que a enzima lactase não está fazendo efeito. Pode haver outros fatores influenciado o seu processo digestivo.

Onde posso comprar os suplementos de lactase?

Hoje você encontra marcas importadas e marcas nacionais disponíveis em farmácias de todo o Brasil e também pela internet. A enzima lactase possui um preço elevado aqui no Brasil. Por isso, desconfie de preços muito baixos, verifique a quantidade de cápsulas ou de sachês na caixa. Também observe se a quantidade de FCC ALU é adequada.

Existem diferenças entre as enzimas disponíveis no mercado?

No Brasil você encontra diferentes opções disponíveis em cápsulas, sachês e tabletes dispersíveis. O mais importante na hora da compra é observar a quantidade de lactase por cápsula que deverá ser expressa em FCC ALU (Unidades de Lactase), que irá influenciar diretamente no preço final. Por exemplo, o Lactaid Fast Act oferece 9.000 FCC ALU por cápsula, enquanto o Lacdose Original Strentgh oferece 1.875 FCC ALU. Evite comprar enzima lactase de procedência desconhecida e que contenha indicação em mg. A maior quantidade por dose encontrada no mercado é de 10.000 FCC ALU.

Bebês com intolerância à lactose podem usar esta enzima?

Nenhum fabricante recomenda o uso da enzima lactase para bebês. Alguns fabricantes recomendam o uso para crianças a partir dos 5 anos de idade. Existem leites sem lactose com formulação especial para bebês que, de acordo com a recomendação médica, poderão ser utilizados. Caso seu bebê tenha sido diagnosticado com intolerância à lactose ou alergia ao leite, é fundamental que você faça um acompanhamento com o seu médico e também com um nutricionista, pois a substituição do leite materno só deve ser feita em casos recomendados por um profissional da saúde!

[convertkit form=750060]
Compartilhe.

Sobre o autor

Luciane é fundadora e editora do Semlactose.com há mais de 10 anos e sócia da Anitah Alimentos, empresa de alimentos sem glúten e sem lactose. Luciane descobriu sua intolerância à lactose em 2006 e desde então atua como pesquisadora sobre o tema de intolerâncias e alergias alimentares criando e adaptando receitas, além de aprimorar suas habilidades culinárias através de cursos de gastronomia no Brasil e no exterior.

565 Comentários

  1. Desiree Silveira on

    oi gostaria de saber sobre a enzima lactase de nome comercial INTOLAC 4500 UNIDADES , que é comercializada em Rivera no Uruguai, você conhece o produto?

  2. Luciane J. Haveroth on

    Ola,meu nome e Luciane, tambem tenho IL a pouco tempo descobrium leite uhtsemi desnatado para dietas com restrição de lactose ,a marca é Piracanjuba o gosto é identico ao normal é 0% lactose estou usando e nao faz mal é muito bom pois posso fazer varias receitas com ele confira mais informaçãoe no site :www.piraacanjuba.com.br...

    • Descobri faz duas semanas que tenho IL e tb estou usando os produtos da Piracanjuba,são ótimos!! Vc sabe se remédios com lactose,assim como o Lipitor, que tem lactose,faz mal? Estou perdida em relação aos enzimas,meu médio receitou Lactosil, mas disse que não devo tomar sempre.

      • Rita, a lactose usada como excipiente em medicamentos é uma quantidade mínima. Em geral não deve provocar sintomas de IL, mas pode haver exceções. Quanto às enzimas, utilize-as sempre que você desejar comer algum alimento com lactose. Abs

  3. Gostaria de saber se o uso da lactase pode provocar prisão de ventre. Meu bebê de 3 meses tinha uma diarréia líquida interminável que provocava feridas horrorosas no bumbum e sentia muitas dores. Com a administração da lactase antes de cada mamada, já que ela só mama no peito, ela estava ótima. A diarréia foi melhorando, o bumbum sarou completamente e não sente mais dores. Agora, faz 4 dias que ela não evacua. Já coloquei supositório de glicerina e não adiantou. Será que é um efeito colateral da lactase? Será que tendo passada a fase crítica devo diminuir a dosagem?
    Obrigada.

    • Olá Letícia,

      Sinceramente, desconhecemos se a lactase causaria prisão de ventre.
      Sugerimos que vc converse com o pediatra dela a respeito.

      Gde abraço,

      Juliana

      • Eu sou IL e nutricionista e a IL causa constipação tbm. Demorei a supor minha condição pois eu sempre tinha constipação e não diarréia que foi acontecer quando meu intestino já estava muito inflamado, fezes com muco, sangramento anal e sangue oculto nas fezes. Depois do meu diagnóstico passei a observar diversos pacientes com a mesma condição de constipação.

  4. Olá, eu utilizo o Lactaid sempre que faço ingestão de algum derivado de leite.. porém meu "estoque" está acabando!!! Em 5 dias, irei tirar férias e viajarei para Paris e Israel.. Alguém sabe se encontro Lactaid por lá ou alguma outra enzima?????

  5. Bom dia, minha médica me receitou LACTASE 400mg, mas só encontrei LACTASA 45000 U. I. no Uruguai, o que seria esta unidade de medida U.I, e quanto equivale 45000 U. I. em Mg? alguém saberia me dizer?

  6. Olá, eu tenho intolerância a lactose e em uma viagem aos E.U.A, encontrei no supermercado caixas de Lactaid Fast Act por mais ou menos sete dólares. Eu comprei algumas caixas e elas funcionaram muito bem mas agora que acabaram, queria saber se existe alguma marca no Brasil que forneça produtos semelhantes ao dessa marca e onde posso encontrar pois comprar por sites como o mercado livre sai muito caro e é muito inconveniente ter que mandar fazer em farmácias de manipulação pois tenho que tomar o comprimido e esperar aproximadamente 40 minutos para poder comer e se eu estiver atrasada por exemplo, tenho que sair de casa sem comer.

    • Olá Camila,

      Aqui no Brasil ainda não dispomos de nenhum produto semelhante ao Lactaid porque a Anvisa ainda não liberou a produção e comercialização do mesmo. Só temos a opção da enzima manipulada ou em alguns produtos prontos, na forma de sachê, porém em combinação com outras enzimas.

      Gde abraço,

      Juliana

  7. Boa noite gostaria de saber se alguem ja ouviu falar sobre uma doença causada por um verme chamado: Giadia Lamblia que tambem causa um problema na absorçao do leite pelo organismo eu fui diagnosticado com essa doença e tambem com intolerancia a lactose e gostaria de saber se eu se tratar dessa doença, se talves possa curar minha intolerancia a lactose ou eu continue com IL é que minha reconsulta esta marcada para daqui uns dias só ai eu vou apresentar para o medico os resultados dos exames, se possivel me responda no meu e-mail: gustavo-sonaglio@hotmail.com Desde já agradeço

    • juliana_nutri on

      Olá Gustavo,

      A giadíase é uma parasitose intestinal relativamente comum em nosso meio, pois a giárdia pode ser transmitida pela água contamina e por frutas e hortaliças cruas, mal higienizadas. A giardíase pode piorar os sintomas da IL porque provoca diarréia e má absorção dos nutrientes.
      É necessário q vc retorne ao médico, para que ele prescreva a medicação adequada ao tratamento.

      Gde abraço,

      juliana

  8. Sou de Porto Alegre e o meu gastro me receitou a enzima Enzy Lacto e não consigo achar em lugar nenhum alguém sabe onde posso comprá-la na minha cidade?Obrigada!

  9. Ola juliana gostaria de saber ser é verdade quem tem problema de estomago com o passa do tempo o estomago não absover mais os nutrientes, e o que fazer neste caso pois gostaria de ganha peso.

    • juliana_nutri on

      Olá Diego,

      Os nutrientes são absorvidos no intestino e não no estômago. De toda forma, se vc está abaixo do peso e apresenta problemas no estômago, convém procurar um nutricionista, para uma avaliação do seu estado nutricional e para que após a mesma, o profissional possa te orientar corretamente.

      Gde abraço,

      Juliana

    • juliana_nutri on

      Olá Luciane,

      Não conheço essa marca, infelizmente. Como além de IL eu também tenho hipersensibilidade às proteínas do leite, não faço uso de lactase.

      Gde abraço,

      Juliana

  10. meu filho tem 15 anos, esta com diarreaia a quase dois meses. fiz os exames e deu intolerancia a lactose, o gastro disse pra evitar leite e derivados, e nao passou nem medicamento, outro medico receitou lactase 250mg, tomou 15 dias a diarreia ia e voltava passamos pra 500mg e continua a mesma coisa e tbm ja esta completando 15 dias com essa dose mais forte, oq podemos fazer???

    • juliana_nutri on

      Olá Carla,

      O mais indicado é excluir completamente a lactose por no mínimo 30 dias, para que os sintomas diminuam! Insistir no uso da lactase (ue não é um remédio!) e no consumo de lactose, pode agravar os sintomas, além de provocar desidratação e deficiencias nutricionais diversas, pela perda de nutrientes nas fezes. Somente depois do período de exclusão, é q se pode tentar o conumo de pequenas doses de lactose e observar a reação. Nesta fase, o uso da lactase pode ser tentado novamente, desde que não se exagere na quantidade nem da enzima e nem dos produtos com lactose.

      Gde agraço,

      Juliana

  11. Parabéns pelo site! Consegui tirar todas as minhas dúvidas lendo as respostas dadas pela Dra. Juliana! Muito obrigada!!!

    Abraços
    Gunda

  12. Boa tarde Juliana! Parabéns pelo site! Muito útil para nós que temos Intolerância à Lactose!

    Fiz o exame uns 4 anos atrás e o resultado foi que tenho total intolerância, ou seja, meu organismo praticamente não produz quase nada de Lactase. Tenho tomado Lactaid Fast Act quando consigo que alguem traga pra mim, e geralmente faz efeito. Fiquei muito contente em saber que já posso comprar no Brasil.
    Porém, vou preferir encomendar comprimidos com 200mg, porque assim se for comer algo com pouca lactose, (um bombom meio amargo por exemplo) não preciso tomar o de 600mg.
    Sendo assim, por favor você saberia me dizer quantos mg são o ideal para, por exemplo no meu caso, uma fatia de pizza de mussarella? Adoro pizza e nunca sei se a muzzarella tem muita ou pouca lactose… você saberia me informar?
    Ou sabe me dizer se uma fatia de pizza de muzzarella tem qual proporção de lactose em relação a uma bola de sorvete de chocolate por exemplo?

    Obrigada!
    Abçs,
    Karina.

    • juliana_nutri on

      Olá Karina,

      Infelizmente não é tão fácil assim saber quanto da enzima é necessário para cada alimento, já que a ação da lactase sofre influência da individualidade biquímica das pessoas.
      Só mesmo vc testando, para saber qual quantidade faz efeito para cada alimento que vc ingere.

      Gde abraço,

      Juliana

  13. Eu e meu filho temos a intolerancia o nutrólogo que está cuidando de nós .Diz pra começarmos atomar o leite desnatado em pequena quatidade e aumentando aos poucos ,pra estimular a produção da enzima,pro meu filho esta dando certo e comecei tomar a lactase manipulada tbem ta dando bom resultado.

    • juliana_nutri on

      Olá Caroline,

      Vc deve tomar de acordo com o que foi orientado pelo seu médico ou nutricionista (informação q deve contar da sua receita).

      Gde abraço,

      Juliana

  14. angela cunico on

    oi ha 1 ano descobri que tenho alergia a lactose .Não sabia que tinha como contornar essa situação
    eu passei na gastro e só me deu remedio para vermes ,minha intolerancia e de 70%
    fui ate ao nutricionista para me passar 1dieta sem leite e para reposiçao de calcio ja que tenho 44 anos . Obrigada pelas dicas do seu site mas infelizmente o SUS não esta preparado para tratar esse tipo de problema aqui vai uma pergunta a lactose tem cura?

    • Angela,
      A Intolerância à lactose, quando for diagnosticada como hipolactasia primária, aquela que aparece geralmente na fase adulta, não tem cura. O tratamento é uma readaptação dos hábitos alimentares para que a pessoa passe a consumir alimentos sem lactose ou com baixo teor de lactose. abs

  15. Ana Paula Laurindo on

    Boa tarde!

    Estou grávida e tenho intolerância à lactose. Gostaria de saber se posso tomar Lactaid ou tem alguma contra indicação.
    Obrigada,

    • juliana_nutri on

      Olá Ana Paula,

      A princípio não tem nenhuma contra-indicação, já que trata-se de uma enzima. Mas vc estando grávida, o mais sensato é procurar um Nutricionista, até para que o profissional te ajude a avaliar a necessidade ou não de suplementar a enzima, além de ajustar sua alimentação, que é primordial nesse momento da sua vida!

      Gde abraço e parabéns pelo bebê!

      Juliana

  16. Alguém sabe dizer porque este suplemento de lactase não é industrializado no Brasil (fabricado em fábricas de suplementes/farmacêuticas)? Existe alguma proibição pela ANVISA ou tem a ver com a formulação mesmo?

    • Carol,
      A ANVISA entende que a enzima lactase, comercializada em diversos países como um suplemento alimentar, deve ser comercializada no Brasil apenas como um medicamento. Para ser industrializada como medicamento é necessário realizar estudos clínicos para a obtenção do registro pela ANVISA. Estes estudos são geralmente longos e podem ter altos custos. Sabemos que há indústrias dando alguns passos nesta direção. Vamos aguardar as novidades.

  17. Alguém usa Lactagem? será que o efeito é melhor que o Lactaid Fast Act? Ums amigos trouxeram para mim, dos Estados Unidos, o preço excelente, mas ainda não surtiu o efeito desejado. Ainda tenho problemas com alguns alimentos .A minha IL é bem severa
    . Obrigada!

  18. ola.
    tenho il e o meu maior problema é a falta do queijo e pizza.
    quero saber como eu faço para remover a lactoze do leite para mim mesmo me faser o proprio queijo,pois eu mesmo me fasso o queijo e sei de varios que adicionam lactase no leite mas nao disem de que forma e proporçao. aguardo uma resposta.

    • Olá Rodrigo,

      Vc pode experimentar fazer o queijo com os leites com baixa lactose. O risco de não dar certo é muito menor do que vc utilizar leite comum e adicionar a lactase, pois não sabemos qual a proporção adequada para zerar a lactose, e nem a questão do tempo de ação, temperatura adequada para a enzima fazer seu efeito, etc.

      Gde abraço,
      Juliana

  19. Minha filha, especial de 23 anos esta apresentando a varios meses alguns sintomas, como barriga estendida, dores abdominais, algumas vezes tem diarreia. Ja fez varios exames: ultrasson, endoscopia, e agora ela vai fazer o exame para doença celiaca.
    Acredito que os sintomas dela parece mais ser este o problema. Onde posso fazer esse exame, qual seria o mais adequado pra ela fazer. Será que tem algum lugar no ABC?

    Grata

    • juliana_nutri on

      Olá Janete,

      O exame para doença celíaca é importante, pois há uma maior prevalência desta doença em pessoas com Síndrome de Down e com outros problemas neurológicos. É necessário fazer o exame sorológico (IgA total, antigliadina, antiendomísio, antitransglutaminase) e endoscopia + biópsia de duodeno, para confirmar 9ou descartar a DC). além disso, é importante também fazer o teste oral de tolerância a lactose, pois a IL muitas vezes surge em decorrência da DC! a maioria dos grandes laboratórios faz estes exames, mas em alguns casos é necessário agendar o teste da lactose, por ser mais demorado.
      No site da Fenacelbra ( <a href="http://www.doencaceliaca.com.br” target=”_blank”>www.doencaceliaca.com.br ) vc deve encontrar referencias de laboratórios na sua região.

      Gde abraço,

      Juliana

  20. julia r.tosta on

    ola ,meu nome e julia tenho 11 anos ,e tenho intolerancia a lactose mais severa e gostaria de saber onde posso encontra em salvado -Ba ,pois sofro muito por nao poder tomar sorvete,doces e etc…

    • juliana_nutri on

      Olá Julia,

      Somente em farmácias de manipulação. Mas para comprar, é necessário ter uma receita médica ou de Nutricionista.

      Gde abraço,

      Juliana

  21. Boa tarde, tenho um bebe de 1 ano e 6 meses que tem intolerancia a lactose, sofremos demais, ele e nós o pais…tentamos substituir o leite por soja, mais parece que ficou pior ainda, ele chora muito a noite, não consegue dormir devido as cólicas. Já consultamos com diversos médicos, inclusive gastropediatra. Um gastro de adulto me indicou dar o lactaid diluiido em agua ou no proprio leite, fiz um teste a 4 dias e meu filho é outra criança. Porque será que a indicação é só para maiores de 5 anos, será que poderá causar algum outro problema no meu filho? Grata Adriana.

    • juliana_nutri on

      Olá Adriana,

      Essa remendação é dos fabricantes, porém cabe ao médico avaliar, pois ele conhece o histórico do seu filho, e sempre avalia os prós e os contras de cada tratamento. Se vc ainda tem dúvidas em relação à recomendação dele, converse novamente com o profissional, para que não fique nenhuma dúvida a respeito, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  22. meu filho tem 9meses mais deis dos primeiros meses persebi que pra mamar ele chora mama um pouco tira a boca echora agora que amedica resolveu que naõ é pra dar nada derivado do leite parece que ele deu uma melhora mais eu queria saber um pouca que seje se ele beber ja faz efeito oleite de vaca

    • Olá Viviane,

      Ele mama o que? Leite materno ou fórmula infantil?
      A médica explicou o q ele tem, se é intolerância a lactose ou se é alergia ao leite de vaca? É necessário saber qual o verdadeiro problema dele, pq se for alergia às proteínas do leite, ele não poderá ingerir absolutamente NADA que contenha leite e derivados. Converse com a médica dele a respeito.

      Gde abraço,

      Juliana

  23. Olá Zulmar,
    Em qual cidade você mora? Posso indicar algumas farmácias de manipulação que conheço. Mas seria importante verificar com o seu médico se a quantidade da enzima está adequada para você. Abs.

  24. Tenho IL E GOSTARIA DE SABER SE POOSO UTILIZAR PRODUTOS COMO ACHOCOLATADO GOLD…TAL E QUAL…ELE CONTEM MALTODEXTRINA…VOU PASSAR MAL…?

    • Olá Stela,

      Quem tem IL precisa evitar somente a lactose! Maltodextrina, apesar de ser um carboidrato também, é muito diferente da lactose, pois é formada por moléculas de glicose ligadas umas às outras.

      Gde abraço,

      Juliana

  25. Gostaria de saber se as pessoas com IL podem ingerir alimentos que contenham: proteína do leite em sua fórmula. Porque a lactose é o açúcar do leite, quanto à proteína fiquei na dúvida…
    Também gostaria de saber se após iniciados os cuidados com a limentação retritiva de leite, demora para sentir a melhora no estufamento da barriga, pois já tem 15 dias que descobri a IL e ainda estou muito estufada, mesmo me cuidando.

    • Olá Fabiana,

      Lactose é uma coisa, proteínas do leite são outras, como vc mesma já pode observar. Quem tem IL precisa evitar somente a lactose.
      Com relação aos sintomas, podem demorar mais ou menos tempo para melhorar…não há um "padrão", nem uma regra para isso…em geral se recomenda a dieta de exclusão por um mês, mas algumas pessoas apresentam melhora logo nos primeiros dias, enquanto outras podem demorar bastante para melhorar. Além disso, outros fatores podem estar envolvidos, como a presença de disbiose intestinal, a existência de outras intolerâncias a alimentares, excesso de açúcar e carboidratos refinados na alimentação, etc…
      Nossa sugestão é q vc procure um nutricionista para uma avaliação.

      Juliana

    • Olá ARRF,

      Vc deve tomar enzima uns 30 minutos antes do alimento ou junto com o mesmo, para que a lactase faça efeito. Tomar depois não garante que o efeito será o mesmo e tomar muitas horas antes ou depois, não fará efeito algum.

      Gde abraço,

      Juliana

  26. olá,eu tenho 11 anos e tenho alergia ao leite de vaca e ao chocolate(cacau) eu queria saber se existe alguma cura,um tratamento para isso,se não ,isso poderá durar quanto tempo???
    Bjs e abraços xoxo

    • Olá Vitória,

      Vc fez todos os exames necessários para confirmar essas alergias?
      Na sua idade, é mais dificil que alergias alimentares sejam curadas, e o único tratamento realmente é a dieta.
      De toda forma, é importante conversar com seu médico.

      Gde abraço,

      Juliana

    • Olá Everton,

      A Maltodextrina é um carboidrato obtido a partir do amido, geralmente de milho, e em alguns casos, de trigo, portanto, não contém lactose.

      Gde abraço,

      Juliana

  27. Pessoal, achei esse site fundamental para me atualizar sobre o assunto tendo em vista que estou lutando a um ano para descobrir meus problemas de intestino, quanto a lactase no começo achei que não prestava mais uma amiga minha me deu umas dicas pois o médico dela era mais intruido na área que que o meu, e dissolvo 200 mg de lactase manipulada em meio copo de leite no café e pronto funciona. mais no caso de lasanha e pizza, não funciona muito bem pq tem muita gordura e condimentos que no meu caso ferra tudo pois tenho doença de cronh.. mais da p usar a lactas sim mais moderado, outra coisa importante !!! o queijo mussarela é uma merda p quem tem IL, mais o qualho até que vai muito bem ,, inclusive um queijo de nózinho. abraço.

  28. Oi boa noite
    Minha filha após alguns exames descobriu que tem síndrome de hashimoto e com isso estar com IL ela não tinha os sintomas como diarréia, gazes, procuramos uma nutricionista e eliminamos da dieta dela o leite.
    Gostaria de saber se no caso dela teria algum problema usar esse comprimido se afetaria em relação ao hashimoto?
    Obrigada.

    • Olá Fabiana,

      Depende. A Tireoidite de Hashimoto é uma doença auto-imune e alguns fatores alimentares pode estar envolvidos no seu aparecimento, pois podem atuar como o "gatilho" que disparou o problema (que poderia surgir a qq momento, pe depende tb de fatores genéticos). Alguns desses fatores são o glúten e as proteínas do leite de vaca, dentre outros. Assim, se a Nutricionista dela está suspeitando do leite, usar a lactase só vai amenizar os sintomas da IL, mas pode interferir no tratamento da Sd de Hashimoto, a medida que o leite (e suas proteínas) voltar a ser consumido.
      Assim, é melhor vcs conversarem primeiro com a Nutricionista dela a respeito.

      Gde abraço,

      Juliana

  29. Rita de cassia on

    tenho recui e sou diabetica tipo 2 ,gostaria de saber se posso consumir leite com redução de lactose com mais segurança que o leite normal?

    • Rita, acho que vc deveria consultar o seu médico a respeito. No leite baixa lactose, a lactose é hidrolisada e transformada em 2 carboidratos simples: a glucose e a galactose. Seria importante verificar com seu médico se vc poderia consumir este produto. abs

  30. Olá!

    Alguém pode me dar uma idéia de preco da lactase?

    Me lembro de ter comprado a primeira vez 60 cps com 250 mg e nao lembro de ter pago mais que 50 reais. Agora, com a mesma qtdade e formula fui em duas farmácias no rio: em uma custava 100 e na outra 75! Alguém tem a formula parecida com a minha? Quanto paga?

    Obrigada!

  31. ola ! tenho IL bastante acentuada, faço uso de lactase 9000un em sachê hoje voltei na gastro ela me deu amostra de cápsula de 9000 uni (300mg) bom o que eu gostaria de comentar è que as cápsula foram mais eficas que as enzimas em sachê,pois qdo tomo as enzimas em sache ainda assim sinto algum dos sintomas IL ,a minha pergunta é, as cápsulas de enzima de lactase tem maltodextrina na fórmula entao a maltodextrina fizeram a diferença nos sintomas IL? grata lei

    • Lei, não acredito que seja a maltodextrina que faria a diferença nos sintomas. Em teoria, se ambos tem a mesma quantidade de lactase, elas deveriam fazer o mesmo efeito, mas há outro ponto a ser considerado. O efeito da lactase varia de acordo com a quantidade de lactose do alimento que vc ingeriu e que outros tipos de alimentos foram ingeridos em conjunto. Essas variáveis afetam o resultado e talvez (posso apenas supor) tenha sido essa a diferença. Abs

  32. Olá, tenho um filho de dois anos e seis meses, e ele não basceu com a intolerancia, mas quando completou dois anos começou a apresentar os sintomas, no começo pensamos era verme pq era diarréia e vômito o tempo todo, mas depois de vários exames a pediatra nos recomendou suspender o leite, e substituir por leite de soja, egora ele está bem, mas me preocupo com o cálcio, afinal ele está em fase de formação crescimento e tudo mais, queria saber se a IL pode atrapalhar o desenvolvimento dele, se eu posso usar a enzima nessa idade em que ele está (2 anos e 6 meses), se posso realmente confiar nos leites de soja que dizem ter o mesmo teor de cálcio do leite de vaca e se isso pode sumir com o tempo?

    Estou ainda meio perdida em como substiuir a alimentação do meu filho, e tenho me atrapalhado um pouco.

    Obrigada!

    • Olá Bertilha,

      Se a dieta for feita corretamente, isto é, se a lactose for retirada (ou diminuída ao máximo) e se a alimentação do seu filho for bem variada, com ênfase nos alimentos "naturais", como frutas, legumes, verduras, arrzo, feijão, carnes magras, etc, não haverá nenhum problema para seu crescimento e desenvolvimento.
      Os leites de soja, se vierem com a informação de que contém cálcio, eles de fato, contém. Mas é um grande erro nosso achar que somente o leite e seus derivados vão fornecer cálcio! As folhas verde escuras, os feijões, o gergelim, as catnhas, etc, também contém cálcio não devem ser esquecidas! mas a ajuda de um nutricionista é fundamental para orientar nas substiruições necessárias!
      Agora se a IL é transitória ou não, só o tempo vai dizer. Converse com o médico dele a respeito e sobre a possibilidade de utilizar a a lactase.

      Gde abraço,

      Juliana

      • Muito obrigada Juliana, vou ver como inserir mais desses alimentos na na dieta dele, pq na verdade ele é muito difícil pra comer não gosta de nada, fruta então, esquece desde bêbe, nunca consegui fazê-lo comer, vou partir pras folhas e reforçar os legumes e verduras. E na verdade eu falei com ela sobre a lactase, mas ela disse que não conhece. Vou ter de procurar outro médico!!
        De qualquer forma, estou mais tranquila por saber que posso substitur essa deficiência de cálcio.
        Obrigada e parabéns pela iniciativa de ajudar a todos com suas dúvidas!
        Bertilha.

  33. Tatiane Vieira on

    Aos três anos sofro com a intolerância a lactose, já pedi para meu gastro as capsulas de lactose ele disse k não funciona já tomei vários remédios e não fico boa sofro muito com dor de estomago e eu nao sei mais o k fazer. Tatiany – valença do piauí

    • Olá Tatiane,

      A IL não tem cura e não há nenhum medicamento capaz de tratá-la! As cápsulas de lactase podem ajudar a amenizar os sintomas, se consumidas junto com um alimento com maior quantidade de lactose, mas ainda assim, não se aconselha seu uso contínuo. Além disso, nem todas as pessoas apresentam melhora dos sintomas, como nossos leitores costumam nos relatar. Se vc continua se sentindo mal, é necessário dar um tempo na lactose, para seu intestino se recuperar e depois disso, conversar com seu médico sobre a possibilidade de vc fazer uso esporádico das cápsulas, quando houver necessidade. Se os sintomas não melhorarem, convém pesquisar outros possíveis problemas associados, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  34. Olá, depois que tomo a lactase por quanto tempo ela fica agindo em meu intestino? Por exemplo: antes do almoço eu tomo pra comer algum derivado de queijo e se quiser comer pudim de sobremesa tenho que tomar outra antes? Ainda estou me adaptando à IL. Muito Obrigada.

    • Alécia, infelizmente não há uma regra. Depende de cada individuo, mas diria que para evitar sintomas de IL indesejados, tomar uma cápsula antes da refeição e outra cápsula antes da sobremesa poderá ser uma melhor opção. De qualquer forma, converse com o seu médico e veja o que ele sugere para o seu caso, ok? abs

  35. Minha filha já nasceu com IL moderada porem apos estes anos ela manteve o estado com alguns cuidados na alimentação, ela toma leite 90% e cuidamos da quantidade diaria dos derivados de leite, assim ela esta conseguindo ficar bem mesmo sem ter que ficar 100% sem leite e produtos, as vezes ela tem os sintomas pq abusa na quantidade diaria, que é normal ! Agora minha busca constante ao assunto, é procurar ajuda-la para que não fique como eu.

  36. Eu tenho IL há mais ou menos 12 anos foi logo que tive uma filha onde começou os primeiros sintomas, não sei se tem algo haver pq tive parto normal, mas sei que foi logo após ela nascer.
    Porem como varias pessoas a minha tambem demorou muito a ser descoberta, tive a conclusão a uns 5 anos atraz, mas nesta fase já estava bem seria e fiquei com IL grave, nao tolero nada de leite hoje em dia. É uma tortura a hora da alimentação em casa, no trabalho, almoço com amigos e parentes… emfim é muito complicado. Mas eu sempre procuro me informar em alternativas de alimentação e estou conseguindo com ajude de vcs, da minha cunhada que é nutricionista e com minha constante pesquisa e busca referente ao assunto.

  37. Olá Luciane, muito bom o seu site, bem informativo, esclarecedor e mostra a seriedade dos conteudos que escreve. Leio varias reportagens em seu site e confio no conteudo.

  38. Fatima Pequeno on

    Milena, Tenho Chron a 06 anos e está em plena atividade. Recentemente descobriram que sou alergica a lactose e derivados dela.Estou tendo dores muito fortes. Gostaria de saber se tomando a lactose posso vir a melhorar desses sintomas:dor, barriga inchadae intestino preso.

    • Olá Fátima,

      Na Doença de Crhn, como há uma inflamação do intestino, é mais comum que exista intolerância a lactose (nunca alergia a lactose, porque simplesmente não existe alergia a carboidratos, como a lactose), porém, pode haver também alergia às proteínas do leite. Na fase ativa da Doença de Crohn, convém evitar a lactose e outros alimentos que aumentem a formaçaõ de resíduo intestinal, mas fora desta fase, a lactase pode ser uma solução para permitir maior flexibilização da sua dieta, desde que vc não seja alérgica ás proteínas do leite, já que esta enzima não tem nenhuma ação sobre tais proteínas.

      Converse com seu médico e com seu nutricionista a respeito antes de tentar usara lactase, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  39. Olá pessoal,

    tomo um suplemento para ganhar massa e ele tem "Proteína do soro de leite". Alguns protudos q têm soro de leite eu evito. Nesse caso, quando é "Proteína do soro de leite", a proteína está isolada ou posso rejeitar ela tb.Além disso. alguem já ouviu falar do ISOFORT, minha nutricionista me passou..é lactase, nacional, mas não acho em lugar nenhum..

    • juliana_nutri on

      Olá Francisco,

      Normalmente o soro do leite contém lactose, porém nos suplementos a base de proteína do soro do leite (whey protein), a quantidade de lactose é reduzida. E ainda assim há diferença entre os tipos de whey…há o whey concentrada, que possui entre 2 a 3g de lactose por porção, há o whey isolado, que é isento de lactose (o próprio nome já diz que ele foi "isolado" dos demais componentes do leite), o whey hidrolisado, que teve as proteínas "quebradas" em pedaços menores (esse pode ser utilizado por quem tem alergia ás proteínas do leite) e um "blend" desses diversos tipos (nos blends, a quantilade de lactose é menor que no concentrado).

      O Isofor, que sua Nutricionista indicou, não é lactase!!! É um whey isolado (isento de lactose), nacional. Talvez vc não o esteja encontrando pq está procurando como lactase e não como whey! O Isofor vc encontra em lojas de suplementos esportivos e em algumas lojas de produtos naturais, mas caso não o encontre, veja no site da empresa onde achar: <a href="http://www.vitafor.com.br” target=”_blank”>www.vitafor.com.br

      Gde abraço,

      Juliana

      • Oi Juliana.

        EU tomei o Isofort, mas o produto q eu estava me referindo era o Enzyfor http://www.vitafor.com.br/enzyfor.html q é um conjunto de 5 enzimas, incluindo a lactase. Além desse, encontriei no site q c me deu o Enzylacto q é um composto de 3 enzimas incluindo a lactase http://www.vitafor.com.br/enzylacto.html

        Bom, o produto q disse q tem soro de leite tem 2g de proteina de soro de leite na porção..não sei se é muito, mas estou tomando metade da dose e em dias alternados..
        Fui diagnosticado com intolerancia (grau 8) e ainda me acostumando com esse mundo…
        Obrigado…seu site me deu uma nova perspectiva

        • juliana_nutri on

          Olá Francisco,

          2g de lactose em 30g do produto (dose "padrão" do whey protein) é bem pouco. Mas sugiro que vc NÃO mude a prescrição da sua nutricionista! Se ela, sabendo que vc tem IL, te prescreveu uma dose X, ela sabe o porque de ter feito isso…diminuir a dose por conta própria, e ainda tomar em dias alternados, dependendo do seu objetivo, é melhor nem tomar, já que é um produto caro.
          O whey é um excelente produto, mas so "funciona" se for tomado da maneira indicada pelo profissional, que avaliou o paciente, escolheu o produto e fez uma série de cálculos para chegar ao tratamento proposto! Aliás, NADA numa dieta calculada por um Nutricionista é aleatório, tudo tem um objetivo e um motivo!
          Sugiro que vc procure novamente sua nutricionista para esclarecer TODAS as dúvidas quanto a tudo o que ele te prescreveu, ok?

          Gde abraço,

          Juliana

    • Claudia, O Lactaid só pode ser importado. Vc não encontra este suplemento em farmácias. Para importá-lo veja no guia VivaBem importadores de medicamentos <a href="http://www.guiavivabem.com.br” target=”_blank”>www.guiavivabem.com.br . Eles têm todas as informações sobre como vc pode importá-lo. Outras opções são: vc pode manipular uma fórmula em farmácias de manipulação ou ainda pode usar o Enzylacto, um mix de enzimas que contém enzima lactase e é apropriado para intolerantes à lactose. Esse último vc encontra em lojas de produtos naturais.

Deixe um comentário

 

Pensando em mudar para

uma alimentação sem leite?

Inscreva-se GRÁTIS nessa série de videoaulas

que vão ajudar você com dicas super práticas!

X Não preciso mudar a minha alimentação.

Recebemos sua inscrição!

Não encontrou nosso email? Se você usa Gmail, Hotmail ou Yahoo, é possível que nossa mensagem tenha caído na sua caixa de spam. Se você não receber a nossa mensagem dentro dos próximos minutos, entre em contato conosco pelo info@semlactose.com

Verifique seu email.