Lactase: o que você ainda não sabe sobre essa enzima

565

Atualizado em:

Para quem foi diagnosticado com intolerância à lactose recentemente, saiba que a enzima lactase poderá ser uma importante aliada para lhe ajudar nos momentos em que as opções de alimentos são restritas ou também para aquelas ocasiões em que você não resiste a um sorvete ou a um bolo recheado com brigadeiro.

O que é a enzima lactase?

Existem diversas enzimas no nosso organismo com a função de quebrar moléculas e auxiliar no processo digestivo. A lactase é a enzima responsável pela hidrólise da lactose (quebra da lactose em galactose e glucose). É justamente a deficiência na produção desta enzima pelo nosso organismo a causa principal da intolerância à lactose.

Há alguns anos atrás a enzima lactase era difícil de ser comprada no Brasil. Felizmente hoje temos diversas opções produzidas por laboratórios nacionais, disponíveis em pó, para serem misturadas aos alimentos, ou em comprimidos.

Esta mesma enzima também é fabricada em escala industrial e muito utilizada pela indústria de laticínios para a produção de alimentos deslactosados. O processo de hidrólise da lactose ocorre durante o processo de fabricação do alimento com o objetivo de oferecer produtos que possam ser consumidos por quem tem intolerância à lactose.

A enzima lactase pode ser usada por qualquer pessoa com IL?

Não há uma restrição para o uso, pois esta enzima não é considerada um medicamento e sim um suplemento alimentar. Os fabricantes explicam que este tipo de enzima pode ser usada diariamente, sempre que você ingerir produtos lácteos. No entanto, não exagere. Idealmente, a enzima deve ser consumida de forma mais esporádica, quando você não tem outras opções de alimentos ou não tem certeza se o alimento contém ingredientes lácteos.

É importante também conversar com seu médico antes de consumir estes suplementos, para certificar-se que seu problema é realmente a intolerância à lactose e não algum outro problema mais grave como a doença celíaca ou outras doenças gastrintestinais. Mulheres grávidas ou em fase de amamentação também devem seguir orientação médica antes de iniciar o uso desses suplementos.

Assista ao vídeo Tudo sobre enzima lactase no nosso canal do YouTube

Quantas cápsulas devo usar?

Os melhores suplementos de enzima lactase disponíveis no mercado possuem entre 9.000 e 10.000 FCC, quantidade considerada suficiente para a digestão de uma refeição que contenha lácteos e poderá lhe ajudar a digerir tanto uma fatia de pizza com queijo (que contém uma pequena quantidade de lactose) quanto um pote médio de sorvete (com uma quantidade de lactose bem maior).

É importante ressaltar, entretanto, que se há uma demora entre a ingestão de um alimento lácteo e outro, é importante prevenir-se fazendo uso da enzima novamente. Isso pode acontecer em festas, por exemplo, onde há um grande intervalo entre a entrada e a sobremesa.

Qual a dosagem de enzima lactase manipulada corresponde a enzima industrializada?

A enzima manipulada é geralmente vendida em miligramas. Mas qual é a relação entre miligramas e FCC ALU, a medida internacional utilizada pelos fabricantes de enzima lactase? A relação é a seguinte: 250mg de enzima lactase manipulada equivale a 3.500 FCC. 700mg de enzima lactase manipulada equivalem a 9.800 FCC. Ou seja: atenção na hora de comprar e consumir a enzima manipulada para consumir em uma dosagem que seja adequada para você.

Em que momento devo tomar a enzima lactase?

A recomendação dos fabricantes é que você faça uso da enzima no momento em que você irá começar a consumir um alimento com lactose. Ela deve estar em contato físico com o alimento para fazer o efeito desejado.

E se a enzima não fizer efeito?

Algumas pessoas relatam sentir desconfortos gastrintestinais, mesmo fazendo uso da enzima lactase. Neste caso lembre que raramente consumimos algum alimento lácteo puro, sem adição de outros ingredientes. A nossa capacidade digestiva muda de acordo com a quantidade de alimentos que ingerimos e também é afetada pelo tipo de alimento (mais ou menos gordurosos, por exemplo) e ainda pelo horário da refeição. Por isso, nem sempre o desconforto gastrintestinal que você sente pode ser um sinal que a enzima lactase não está fazendo efeito. Pode haver outros fatores influenciado o seu processo digestivo.

Onde posso comprar os suplementos de lactase?

Hoje você encontra marcas importadas e marcas nacionais disponíveis em farmácias de todo o Brasil e também pela internet. A enzima lactase possui um preço elevado aqui no Brasil. Por isso, desconfie de preços muito baixos, verifique a quantidade de cápsulas ou de sachês na caixa. Também observe se a quantidade de FCC ALU é adequada.

Existem diferenças entre as enzimas disponíveis no mercado?

No Brasil você encontra diferentes opções disponíveis em cápsulas, sachês e tabletes dispersíveis. O mais importante na hora da compra é observar a quantidade de lactase por cápsula que deverá ser expressa em FCC ALU (Unidades de Lactase), que irá influenciar diretamente no preço final. Por exemplo, o Lactaid Fast Act oferece 9.000 FCC ALU por cápsula, enquanto o Lacdose Original Strentgh oferece 1.875 FCC ALU. Evite comprar enzima lactase de procedência desconhecida e que contenha indicação em mg. A maior quantidade por dose encontrada no mercado é de 10.000 FCC ALU.

Bebês com intolerância à lactose podem usar esta enzima?

Nenhum fabricante recomenda o uso da enzima lactase para bebês. Alguns fabricantes recomendam o uso para crianças a partir dos 5 anos de idade. Existem leites sem lactose com formulação especial para bebês que, de acordo com a recomendação médica, poderão ser utilizados. Caso seu bebê tenha sido diagnosticado com intolerância à lactose ou alergia ao leite, é fundamental que você faça um acompanhamento com o seu médico e também com um nutricionista, pois a substituição do leite materno só deve ser feita em casos recomendados por um profissional da saúde!

[convertkit form=750060]
Compartilhe.

Sobre o autor

Luciane é fundadora e editora do Semlactose.com há mais de 10 anos e sócia da Anitah Alimentos, empresa de alimentos sem glúten e sem lactose. Luciane descobriu sua intolerância à lactose em 2006 e desde então atua como pesquisadora sobre o tema de intolerâncias e alergias alimentares criando e adaptando receitas, além de aprimorar suas habilidades culinárias através de cursos de gastronomia no Brasil e no exterior.

565 Comentários

  1. OI, tenho intolerância a lactose e meu médico recomendou que eu tomasse 1600mg de lactase para poder ingerir alimento com leite. Pelos comentários postados anteriormente, não vi nenhum caso parecido com o meu. É uma dosagem muito alta, então devo ter 100% de intolerância?

    • juliana_nutri on

      Olá Adriana,

      Infelizmente não temos como saber! Somente o seu médico poderá lhe dizer porque escolheu esta dosagem, se foi uma escolha aleatória ou se foi baseada na intensidade dos seus sintomas, já que até o momento, os exames não são capazes de nos dizer com clareza qual o grau de IL de cada um. Converse com ele a respeito, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

    • Querida este teu médico tá por fora, não existe teste que te tiga exatamente o quanto tu deves tormar, tu tens que sentir a dose correta, ajustar, começa com 600mg se der diarréia, aumenta um pouco, outra coisa tomar um copo de leite é 10 vezes pior do que comer uma fatia de queijo, porque a Lactose ainda esta na forma mais pura no leite. Hã e não confia muito nestas capsulas de farmácia de manipulação, porque nem eles tem como aferir a pureza da Lactase de seu fornecedor, procure comprar uma de MARCA, eu compro a Lactaid Americana.

  2. Alguém sabe a diferença do "Lactaid fast act" e do "Lactase fast acting twice as fast as ultra"?
    Não descobri qual deles tem maior dosagem de lactase.

  3. Oi,
    não sei qual medico procurar para me orientar , os que busquei não me deram a atenção que eu precisei e estou cada dia mais necessitando de cuidados pois a intolerancia a lactose está me incomodando principalmente quando estou em viagem .

    • juliana_nutri on

      Olá Vera,

      Procure um Nutricionista, pois este é o profissional mais indicado para te orientar quanto às substituições necessárias em sua alimentação e para te orientar também sobre como se alimentar durante viagens.

      Gde abraço,

      Juliana

  4. Olá Luciane,

    há muito tempo sofro com sintomas gastrointestinais (cerca de de 7 anos) e apenas no início desde ano descobri que tenho intolerância a lactose. Estou um pouco perdida e descobri seu site! Que por sinal já o coloquei na minha barra de favoritos. 🙂

    Hoje tive uma consulta com um médico (gastro) e ele apenas me aconselhou dieta e ir percebendo qual a quantidade de lactose que tolero. Porém, ele não me receitou nenhuma capsula de lactose e ainda verbalizou que não ajudava muito. Fiquei um pouco confusa, ajuda ou não? Devo buscar outro profissional?

    Grata pela atenção e parabéns pelo site!

    Lilian Britto.

    • Olá Lilian,
      Seu médico lhe fez as recomendações corretas. Em relação à enzima lactase, há pessoas que se sentem muito bem com o seu uso, enquanto que para outras a lactase não produz o efeito desejado. Mas isso varia de pessoa para pessoa e seria dificil afirmar se para você ela funcionaria sem ter experimentado. Se você deseja fazer uso da enzima, talvez seja o caso de buscar uma segunda opinião médica.
      Abraços!

    • oi Lilian,

      Descobri que tenho IL há 01 mês e meu gastro também informou que eu deveria adaptar minha alimentação a ausência de produtos lácteos. Além disso me passou remédios para os sintomas. Dei uma pesquisada na net e retornei ao gastro, perguntando se não haveria algo que evitasse os sintomas ao invés de mitigá-los e ele me falou que eu poderia tentar lactase, me deu uma amostra e pediu que eu depois desse um retorno pra ele sobre a alívio ou ausência de sintomas.

      No caso do meu gastro, o que percebi é que ele não tinha uma opinião formada, não acompanhou nenhum caso de perto, com a resposta da inserção de lactase em uma dieta de um portador de IL. Não estou falando de um médico novo.

      De qualquer forma, eu hoje acabo de pegar minha primeira remessa de 30 doses manipuladas de lactase 500mg (paguei 40reais) para fazer um teste. Acho possível substituir leite por leite de soja (ganhei um ovo sem lactose na páscoa), tenho yogurts de soja na geladeira, mas desde o diagnóstico, minha família não foi mais a um rodízio de pizza (por minha causa) e quero usar a lactase nessas ocasiões.

      • apenas para dar um retorno, dia 01 de teste com a lactase foi tudo OK.

        ingeri 500mg antes do almoço e na sobremesa, comi uma porção de pudim de morango e outra de banana com calda de chocolate (porção = quantidade suficiente para encher a palma da mão em forma de conchinha).

        Passadas 24h, nenhum sintoma da IL: nem flatulência, nem cólica, nem diarréia.

        Próximo passo, quero experimentar um rodízio de massas (estou tentando me decidir se tento com 500mg para ver se dá conta ou se subo para 750mg para ter segurança de não ter sintomas)

        • Fabio, é bom saber que vc tem se sentido bem ao utilizar a enzima. Para nós, intolerantes, é sempre bom saber que não precisamos ficar restritos em todos os momentos. abçs,

        • Obrigado Lu,

          mais um update, segundo teste (rumo ao rodízio de pizza), uma fatia de pizza no almoço. Sem percalços.

          Resto do dia foi baseado na alimentação tradicional dos IL, a linha NATURIS tem me dados ótimas opções. Sou eu ou achocolatado de soja é mais gostoso que os tradicionais?

        • Oi Fabio,
          Eu não sei qual achocolatado vc experimentou, vc fala dos leites de soja com chocolate?
          abçs,

  5. Não sei se alguém já comentou sobre o Lactaid, que custa 16 dólares (+ taxas) – o que dá uns 18 dólares no máximo – a caixa com 60 comprimidos e é muito fácil de trazer na mala, portanto, se alguém conhece alguém que viaja com frequência para os EUA, vale a pena pedir para trazer.
    Sobre quando e quanto tomar, minha medida é para cada xícara de leite (eu tento imaginar quanto de leite há no alimento), 1 comprimido de Lactaid Fast Act, e como o próprio fabricante diz "take with your first bite", ou seja, tome junto com a primeira mordida no alimento. Dá certo pra mim. Nos alimentos que me fazem mais mal, como uma pizza, por exemplo, eu nem calculo, já tomo 2 comprimidos para as minhas duas fatias.

  6. Olá, descobri só agora, depois de 31 anos, que tenho intolerância a lactose. Desde pequena sempre tive o intestino solto e sempre fui muito magra. Minha mãe me levava ao medico e eles sempre me receitavam remédio para vermes, e com isto acabei adquirindo uma gastrite hemorrágica, mas ja foi controlada. Só restou a intolerância. Gostaria de saber se esta enzima lactase vai me fazer engordar, pois isto é o meu sonho, além de poder comer de tudo OK.

    • juliana_nutri on

      Olá Marisalva,

      O objetivo de tomar as cápsulas de lactase é somente permitir maior flexibilidade da dieta, nada além disso, já que não há remédio ou cura da IL! Somente com uma alimentação equilibrada e adequada às suas necessidades é que vc conseguirá ganhar peso e para isso a ajuda de um Nutricionista é fundamental!!!
      Além disso, pelo seu relato, seria interessante vc conversar com seu médico para fazer uma pesquisa de doença celíaca, já que esta doença e a IL podem estar relacionadas.

      Gde abraço,

      Juliana

  7. Olá

    Tenho IL, com a ajuda de uma nutricionista estou fazendo a sustituição do leite pelos derivados de Soja, mas começaram a surgir bolinhas pelo corpo, poderia ser alergia a soja? Existe algum exame para descobrir?
    Muito obrigada

    • Olá Madelon,

      A alergia a soja não pode ser descartada. Seria interessante vc procurar um alergologista para que ele solicie os testes necessários para confirmar (ou descartar) a alergia.

      Gde abraço,

      Juliana

  8. Depois que comecei a tomar lactase comecei a sentir-me mal… estou tendo pressao baixa e muito enjoo… e nao estou gravida!!! Pode ser uma reaçao??? Obrigada

    Rebeca

    • Olá Rebeca,
      Ainda há poucos estudos sobre a lactase e possíveis efeitos colaterais. Ainda não houve relatos sobre esses sintomas que você menciona. O ideal é sempre suspender o uso e procurar o seu médico para avaliar se seria a lactase que estaria provocando estes sintomas ou se há outros problemas de saúde que devam ser investigados.

  9. Há poucos dias descobri que estou com intolerância à lactose. Em avaliação laboratorial, apresentei os seguintes resultados: GLICOSE BASAL = 91 mg/dl. Após a ingestão de 50 g de lactose, o resultado foi: 100mg/dl (após 30 minutos) e 86mg/dl (após 60 minutos). Minhas dúvidas são:
    1.Estes valores são realmente relevantes?
    2.Necessito usar o suplemento LACTASE?
    3.Necessito fazer uma dieta 100% sem lactose?
    4.ADES, pode ser usado neste caso de IL?
    5.Estando com minha vitamina D (25 OH) total em 12,3 ng/ml e minha densitometria acusando OSTEOPENIA, posso parar com a ingesta de leite e seus derivados?
    Estou bastante confusa e insegura. Será que podem me ajudar?
    Estou em acompanhamento médico com um endócrino e uma nutricionista, mas gostaria de saber a opinião de vocês !!!
    Seria possível?
    Att.
    Débora

    • Olá Débora.

      Vc já levou o resultado do exame para o médico analisar? Esse é o primeiro passo!

      Após a confirmação do diagnóstico de IL é importante manter a dieta isenta de lactose, por pelo menos 1 mês, para que seu intestino se recupere. Forçar a ingestão de lactose (mesmo com o uso de lactase em cápsulas) antes disso é comprometer todo o tratamento, já que a mucosa intestinal danificada (pela diarréia e má absorção decorrente da IL), continua incapaz de absorver corretamente todos os nutrientes e mesmo uma possível suplementação, não surtirá o efeito desejado.

      Após esse período, o médico e o nutricionista, vão avaliar a re-introdução de alimentos contendo lactose, pois muitas vezes é possível ingerir pelo menos os alimentos com menor teor de lactose, sem que os sintomas apareçam.

      O Ades, pode ser usado por quem tem IL, já que é um produto a base de soja.

      E sobre a osteopenia, o médico e o nutricionista devem avaliar a situação e verificar que é necessário iniciar algum tipo de suplementação ou se somente com a alimentação (devidamente orientada pelo nutricionista), é possível corrigir o problema. Não são apenas leite e derivados os alimentos que possuem cálcio! existem muitos outros alimentos que podem ser ingeridos para suprir as necessidades desse mineral. mas também é importante atentar para a necessidade de exposição moderada ao sol, para ativar a vitamina D presente na pele, que é indispensável para a absorção do cálcio!

      Assim, sugerimos que vc converse com os profissionais que estão te acompanhando.

      Gde abraço,

      Juliana

  10. Oi , gostaria de saber se ainda não há estudos específicos sobre a ingestão de enzimas lactase durante a gestação! Nos EUA essas enzimas em cápsulas existem há tanto tempo, não entendo como ainda não temos essa informação! Os ginecologistas que tenha perguntado não sabem nada sobre o assunto! Obrigada.

    • Olá Carol,
      Até o momento não encontramos estudos mencionando efeitos da ingestão de lactase durante a gravidez. Na verdade ainda estamos buscando estudos sobre efeitos do uso de lactase de forma geral. Assim que encontrarmos novidades, publicaremos no Semlactose.
      abçs,

  11. Ja conversei com gastro sobre minha intolerancia e ele so falou pra evitar a lactose. Gostei de saber sobre esses suplementos. Adquiri a IL adulta 26a+- e foi aumentando. A IL tem alguma relação com H.Pilory, esofagite e gastrite? Tive tudo isso junto e tambem giardia junto tbm. Tem alguma coisa a ver?

    • Olá Gardênia,

      Pode ser que sua IL tenha relação com a Giárdia, já que este parasito provoca diarréia e diarréias frequentes fragilizam a mucosa intestinal e com isso, a enzima lactase pode deixar de ser produzida (ou pode ser produzida em menor quantidade).

      Gde abraço,

      Juliana

  12. Fernanda Moreira on

    Olá, primeiramente parabéns pelo site! Naveguei rapidamente e encontrei várias dicas interessantes…

    Descobri que sou intolerante à lactose há algum tempo, e tenho evitado leite e derivados desde então.

    Infelizmente, só descobri a lactase há 1 semana, em breve irei a um gastro e pedirei a prescrição para poder encomendar.

    Mas enquanto isso, gostaria de saber se vocês tem alguma dica pra diminuir o inchaço, pois estou tendo uma "crise" há 4 dias. Qualquer alimento que eu como parace piorar a situação, mesmo que não tenha leite. É uma situação desesperadora, pois ás vezes não comi nada, estou com fome e a barriga tá inchada, como se eu tivesse comido um banquete completo.

    Isso é muito injusto, pois parece que estou engordando mesmo comendo pouco… nos últimos dias engordei 3kg. Vocês conhecem casos parecidos?

    Acredito que a causa da crise foi eu ter saído da linha, há quatro dias atrás. Isso é normal? Mesmo eu tendo evitado a lactose nos dias seguintes? A má digestão pode durar tanto tempo assim? A quantidade de lactose é cumulativa?

    Espero que possam me ajudar!

    Muito obrigada!

    • Olá Fernanda,

      Sugerimos que vc converse com seu médico a respeito! Apesar de não haver acúmulo de lactose no organismo (ela é toda eliminada pelas fezes), como o intestino leva um tempo até se recuperar, pode ser que seu organismo não esteja digerindo bem outros alimentos. E também não se deve descartar a possibilidade de além da IL, vc ter outros tipos de intolerâncias ou mesmo alergias alimentares, daí a importância de relatar tuso médico e ver com ele o que pode estar acontecendo.

      Gde abraço,

      Juliana

    • Clara,
      Como existem muitas marcas de enzima lactase e farmácias de manipulação que manipulam a enzima, o ideal é certificar-se com o fabricante da enzima que vc escolher.
      Abçs,

  13. Quero saber onde é, no organismo absorvido a capsula de lactase. Pois tenho uma filha de 2 anos, faço tratamento com ela e por orientação médica, abro a cápsula e diluo em agua. Meu irmão estuda farmacia e disse que estou medicando errado. Quero saber qual a maneira correta de medicar?

    Desde ja agradeço atenção.

    • Olá Nadjane.

      A lacatse na verdade, NÃO é absorvida. As cápsulas são dissolvidas no intestino para que possam "quebrar" as moléculas de lactose presente no leite e seus derivados. O seu irmão tem razão, já que ao abrir as cápsulas e o conteúdo delas ser engolido "desprotegido", e como enzimas são proteínas, corre-se um grande risco do ácido presente no estômago inativá-la, impedindo assim, sua ação no intestino. No caso de crianças, a melhor opção é utilizar a lactase na forma líquida, que pode ser utilizada diretamente no alimento. Sobre a lactase líquida, vc pode ler mais a respeito no link a seguir: https://semlactose.com/index.php/2009/04/30/la

      Gde abraço,

      Juliana

  14. Olá pessoal! Só pra informar, em Juiz de Fora-MG tem farmacia que manipula capsulas de lactase, a farmácia se chama Medicamentus. Acho que 20 capsulas fica em torno de 25 reais. Está sendo minha salvação. Um beijos a todos e Feliz 2011!

  15. Passei quase dois anos achando que iria morrer de diarreia, estômago e barriga estufados, cólicas, enjôo! Me mandaram fazer colonoscopia por duas vezes!!!! Precisei ir a um médico na capital pra descobrir que não tolerava mais leite e derivados!!! Ufaaa!!!

    • Olá Cecília,
      que bom que vc descobriu seu problema! Infelizmente isso é muito comum. Muitas pessoas também passam algum tempo sofrendo antes de finalmente serem diagnosticadas corretamente.

      abçs,

  16. Tomei por 64 vezes um comprimido ao dia de Digestive Advantage – Lactose Intolerance – probiotic Plus Formula.

    Foi uma beleza, desapareceu todos os sintomas. Foi indicado pelo meu gastro. Meu filho comprou em Miami, num supermercado.

    Gostaria de saber onde posso comprar mais, aqui em Curitiba, pois depois de 3 anos tive uma recaida.

    Noticia urgentes fico esperando.

    Obrigado.

    • Olá Bety,
      O Digestive Advantage não é comercializado em lojas no Brasil. É necessário importá-lo. Uma empresa nos Estados Unidos está oferecendo um desconto aos leitores do Semlactose. Veja mais detalhes no site (em inglês) <a href="http://www.doctorvicks.com” target=”_blank”>www.doctorvicks.com.
      abçs,

    • Olá Almerinda,

      A maioria das farmácias de manipulação faz cápsulas de lactase.
      Mas é importante lembrar que as farmácias só as manipulam mediante uma receita de médico ou nutricionista.

      Gde abraço,

      Juliana

  17. Vanessa Buatim on

    Bom dia Luciane, eu tomo o Digestive advantage lactose intolerance vc conhece? Estou com dúvida em que hora tomar? O médico disse que é 1 hora antes da da refeição, já uma amiga minha disse que tenho que tomar em jejum pela manhã e vale para o dia. Ainda não tomei em jejum.. mas quando tomo antes da refeição ele não alivia totalmente os sintomas.
    Obrigada

    • Oi vanessa,
      Conheço o Digestive Advantage, mas nunca usei. Mas o que é importante que você saiba é que o Digestive Advantage difere das cápsulas de enzima lactase pelo fato dele ser uma combinação de probióticos com enzima lactase. Os probióticos tem a função de auxiliar nas funções digestivas, especialmente na digestão da lactose. Diferente da enzima, as culturas probióticas permanecem vivas em seu intestino e é a continuidade de uso que auxiliará na melhora da digestão de lácteos. De acordo com o fabricante, o DA deve ser tomado no início do dia, com um certo intervalo entre a ingestão do DA e o consumo de alimentos lacteos, para que ao consumir produtos lácteos ele faça o efeito esperado. De qualquer forma, vale lembrar que cada organismo reage de um jeito ao uso de enzima lactase e probioticos. E também há uma ligação na quantidade de lácteos que vc irá consumir. Converse com seu médico a respeito.
      abçs,

  18. Oi, eu também tenho intolerância à lactose bem severa, uso Lactaid Fast Act , por menor que seja a quantidade de produtos lácteosa ingerir tem-se que tomar Lactaid ( eu tomo 2 ). A cada 30 min tem-se que tomar novamente se continuar comendo. Importo o Lactaid Fast Act , de USA através da Fundação Ruben Berta (Varig). É só mandar email para : medex@frb.org.br e solicitar o que é necessário.
    Só se paga o custo de lá e a entrega pela Fedex. Dá para pedir 5 caixas por vez, custa US$ 118,58. Fiz pedido há pouco .
    Boa sorte

  19. juliana_nutri on

    Olá Fabiana,

    O Lactaid na realidade NÃO é um medicamento! Trata-se da enzima lactase, responsável pela digestão da lactose (o açúcar do leite), que pode ser utilizado por pessoas que tenham intolerância a lactose.

    Os sintomas do seu filho e a medicação que ele precisa utilizar indicam que ele é ALÉRGICO às proteínas do leite e não intolerante a lactose. Assim, o Lactaid além de não surtir nenhum resultado, pode até ser prejudicial, caso ele o tome e consuma alimentos contendo leite e derivados, pois a enzima não é capaz de prevenir ou tratar os sintomas da alergia ao leite de vaca.

    No caso do seu filho, o tratamento mais seguro ainda é a EXCLUSÃO completa de tudo que possa conter leite e derivados! Aliás, nem é recomendado o uso frequente destes medicamentos em casos de alergia alimentar…são medicamentos para serem utilizados em casos emergenciais, apenas!

    Gde abraço,

    Juliana

  20. Meu filho tem oito anos e acabei de saber sobre o lactaid…gostaria de saber qual é a dose recomendada para comprar para ele e em qual farmácia de manipulação encontro em sp… (p.s: ele tem dermatite atópica e a ingestão de alimentos com leite provocam urticária e coceira.)O único jeito é medicá-lo com polaramine e ás vezes celestamine.Mas vejo uma saída com esse medicamento, aguardo ansiosa.Fabiana

  21. Olá, gostaria de saber se alguem pode me informar alguma farmácia que faça manipulaçao de lactase em Florianópolis.!

    agradeço desde já.
    abraços

    • Carla,
      Uma de nossas leitoras recomendou a Farmácia da Rede SESI em Florianópolis,SC. Ela informou que eles manipulam a enzima lactase. Endereço: Rua Mauro Ramos, 1.099, bairro Centro, telefone (48) 3324-0312.

      abçs,

    • Hilda,
      Em princípio, a enzima lactase não possui contra-indicações, mas é sempre aconselhável consultar seu médico antes de consumir qualquer medicamento ou suplemento alimentar.
      abçs,

  22. Olá! Sempre tive uma alimentação muito saudável, consumo muitas fibras soluveis e insoluveis, vegetais, folhas e muita agua, sempre tive meu intestino muito constipado (ia no banheiro 1 vez a cada 15 dias), com muita cólica, distensão abdominal e flatulencia, como desde criança sempre tomei muito leite e sempre fui constipada nunca me veio a cabeça sobre IL, passei por varios medicos q sempre me receitavam laxantes e remedios q me faziam ir no banheiro, mas os meus sintomas só passaram a pior, até quando fui em uma nutricionista q me pediu um teste de tolerancia a lactose e fui ai que descobri minha intolerancia a lactose, retirei o leite e ABSOLUTAMENTE TODOS os derivados do leite da minha dieta e meu intestino passou a funcionar todos os dias..o q pra mim conseguir isso ja era fora de cogitaçao..e me deixou muito feliz..

    hj faz exatamente 3 meses q nao tomo nenhum alimento contendo lactose e ja fazem algumas semanas q voltei a ter dores abdominas, muita flatulencia e sensação de desconforto abdominal muito fortes, porém estou indo ao banheiro normalmente…

    Voltei a nutricionista e ela disse q tambem posso ser alergica a soja, ja q tinha substituido o leite por soja já que soja é um alimento considerado muito alérgeno para algumas pessoas…retirei tb totalmente o soja da minha alimentaçao, ja fazem 2 semanas e comecei a suplementar com cálcio e vit D para evitar a deficiencia de calcio no meu organismo…conforme orientação da nutricionista…

    Porém mesmo com a retirada da soja, estou tendo dores abdominas, colicas e flatulencia quase q insuportaveis… nós duas ja nao sabemos o q mais poderia ser, sendo a unica coisa q como q poderia causar flatulencia seria o feijão..

    Será o feijão causador de tamanho sintomas? ou será q tenho um problema maior como a mucosa do meu intestino irritada dificultando a digestão de CHO, gorduras e ptn? sempre os sintomas ocorrem logo após o almoço (sendo q no café da manha como geralmente só fruta com linhaça).. por favor gostaria muita da ajuda de alguem especialista..

    Outra coisa q vale ressaltar minha nutricionista disse q minha intolerancia a lactose deve ter adquirido na minha infancia ou mesmo quando bebe, pois sou baixinha e devido a IL o cálcio nao era totalmente absorvido afetando assim meu crescimento…será q isso deve ter agravado mais ainda a parede do meu estomago?

    Desculpe pelo tamanho do texto, mas estou realmente desesperada ja q nao sei o q azer com minha dieta, uma vez q nao comooo nada de leite e derivados e nem mesmo soja..

    Desde já grata…

    • Juliana Crucinsky on

      Olá Camila,

      É importante que vc vá a um gastroenterologista, para que este prófissional possa investigar as causas de tanto desconforto, que podem estar relacionadas com a alimentação, mas também podem ser causadas por síndrome do intestino irritável, doenças inflamatórias intestinais, etc…

      O fato de vc ser baixinha não pode ser atribuído somente a IL, já que a genética tem papel importantíssimo na determinação de nossa altura! E não é a deficiencia de cálcio que não nos deixa crescer e sim e má absorção generalizada, de diversos nutrientes, mas que em geral, é muito mais proncunciada quando há diarreia, oq ue não é seu caso. E nada disso teria relação com seu estômago, já que os nutrientes são absorvidos no intestino e não no estômago!

      O feijão realmente é um alimento de digestão mais difícil e também, por conta de um tipo específico de carboidrato, torna-se muito flatulento (produtor de gases), mas existem algumas alternativas sobre como minimizar este inconveniente…nesse aspecto, converse com sua nutricionista a respeito, ok?

      Mas não deixe de procurar um gastro!

      Gde abraço,

      Juliana

    • Ola Camila
      Voce pode falar com seu medico para associar lactobacilos, ja que voce consome muitas frutas/vegetais/ e graos, que poderiam provocar gases. Os lactobacilos ajudam a evitar a formaçao desses gases, mas nao adianta usar os comercias do mercado, pois estes contem açucar. O ideal é manipular.
      Espero que tenha ajudado.
      Cristina

    • Janaina Stedile on

      Camila, sofro disso tbm, de uma olhada se as vitaminas que vc esta consumindo não tem na formulação derivados de leite, acredite são poucos medicamentos que não tem nada de leite …

  23. Olá!Eu descobri que tenho uma forma mais rara de intolerancia à lactose. Eu tinha uma tosse que já durava 3 meses e um muco sufocante na parte de trás do nariz e na garganta(quando eu deitava eu começava a sufocar). Estava fazendo tratamento para alergia e não etava adiantando. Um dia eu estava assistindo a discovery channel e eles falaram que existe esta forma rara de intolerancia á lactose que as manifestações são tosse e produção intensa de muco. Eu falei com a minha médica e ela disse que a gente ia tentar. Tiramos todas as coisas com leite e derivados e a tosse e o muco sufocante sumiram. Como eu adoro laticínios é claro que não resisti e comi de novo. Voltaram os sintomas. Agora eu uso eventualmente as capsulas de lactase (eu andei abusando e naõ deu certo). Acho que existem pessoas que tem isso e nem sabem.

    • Ola Jane. Fiquei surpresa quando li seu comentariosobre a tosse e o muco na garganta.
      Sofro com esses sintomas ha muitos anos. Ha 02 meses descobri que tenho IL grave. Mas muitas vezes me esqueço de tomar a lactase e outras vezes simplesmente nao resisto aos derivados de leite.
      Mas agora que voce me falou dessa associaçao com a tosse/muco, vou levar a serio para ver se melhoro. Obrigada por me dar uma luz no fim do tunel!

  24. Maria Lucinete de Ar on

    Bom dia estou aqui para saber um pouco da Lactase se ela tem algua reação e quais? Ficarei muito grata pela resposta.

    abraço Lucinete.

    • Olá Lucinete,
      A enzima lactase é um suplemento alimentar. Segundo os fabricantes, não há efeitos colaterais relacionados ou reações adversas, mas infelizmente, ainda há poucos estudos científicos que falem sobre o uso da enzima.

      abçs,

    • Juliana Crucinsky on

      Olá Simoni,

      Acredito que não forneça não, já que não é um medicamento essencial, como os medicamentos para tratamento de pressão alta, diabetes, etc. Aliás, a lactase nem é considerada um medicamento e sim, um suplemento. E não existe nenhum programa do governo para tratamento da IL. O que sabemos é que o governo (seja federal, estadual ou municipal) fornece as fórmulas infantis especiais (sem lactose, a base de soja, ou fórmulas hidrolisadas) para os bebês com IL, ALV ou com qq outro problema que necessite de alimentação especial, mas para adultos, não há nenhum programa.

      Gde abraço,

      Juliana

  25. Cida Marques Souza on

    Descobri a pouco tempo que tenho IL, gostaria de saber se vc sabe se aqui em meu estado Santa Catarina, especificamente na capital (Florianópolis) já existe farmácia que manipule a cápsula de lactase porque estou com muita dificuldade de encontra-la no mercado farmaceutico da região.

    Obrigada.

    Ah, parabéns pelo seu site, ele tem me ajudado muito!

  26. Descobri que tenho IL a um mês e ainda não me acostumei a tomar as cápsulas de lactase, às vezes lembro-me de tomá-las depois que ingeri algo que tenha lactose. Quando eu tomo as cápsulas de lactase depois de ter ingerido algo que contenha lactose, elas fazem efeito ou não?

    • Juliana Crucinsky on

      Olá Greice,

      Isso depende muito do tempo que vc leva pra ingerir as cápsulas. se for logo apos de comer, não há problema algum, já que a digestão é um processo lento, mas se vc deixar passar mais de 30 minutos, por exemplo, talvez já naõ faça mais efeito.

      Gde abraço,

      Juliana

    • Luciane Baldo on

      Olá Luciana,
      Nem todas as farmácias de manipulação manipulam cápsulas de enzima lactase que necessitam de refrigeração, mas vamos investigar para entender porque elas precisam ser refrigeradas e colocamos mais informações aqui no Semlactose.
      abçs,

  27. Conceiç&atild on

    Gostaria de saber qual a farmacia em Recife onde posso manipular Lactase.

    Agradeço antecipadamente

    Conceição Cavalcanti

    081 3431-5083

    • Olá Débora,
      Você fala sobre qual produto? As enzimas mencionadas são todas importadas e para saber mais detalhes vc deve entrar em contato com as importadoras de medicamentos. Outra opção é mandar manipular a enzima em uma farmácia local.

      Abçs,

  28. Claudia Fernanda on

    Olá, mandei manipular lactase de 1.500 UI, isso corresponde a qtas mg?

    Um amigo foi viajar, aproveitei e pedi que me trouxesse o Lactaid fast act 9000 fcc, este suplemento é facil de encontrar em Paris?

    Obrigada!

    • Claudia,
      1 UI equivale a 0,33 mg. 1.500 UI são aproximadamente 500mg. Em relação ao Lactaid, como ele é fabricado nos EUA, acredito que vc não encontre esta marca com facilidade em Paris, mas talvez haja algum similar produzido na França ou em paises da UE.
      abçs,

  29. Eu sofro de enxaqueca há mais de 20 anos, e mal estar de vez em quando. Esta enxaqueca se tornou diária.
    Ninguém sabia me dizer o que era. Trato este tempo todo, até que fui num acupunturista e ele, simplesmente com exame dos pontos, me disse: seu problema é intolerância à lactose. E quando contei a uma amiga, ela me veio com as enzimas. Pedi ao médico se podia tomar ele disse que sim. ( Ela encomenda via médica, que disse que era só para tomar quando fosse ingerir lácteos). Quando tomo me sinto ótima. Pois é horrível viver com dor de cabeça constantemente.

    • Olá Maria,
      Casualmente eu também sofria do mesmo mal. Tinha muita enxaqueca devido aos sintomas digestivos causados pela IL. Hoje, com uma dieta com pouco consumo de leite / derivados e uso de enzima lactase quando sinto vontade de comer algo que contenha lactose, minhas dores de cabeça são raras.

      abçs,

  30. simone pereira on

    Tenho IL e consigo administrar bem, evito o leite e derivados mesmo tendo a lactase como recurso. Gostaria de lembrar à algumas pessoas que quem tem hipotireoidismo não pode consumir soja, leite de soja e quaisquer derivados de soja. Minha médica endocrinologista nunca havia comentado comigo, foi a nutricionista quem avisou. Soube de pessoas que tiveram muitas alterações hormonais por utilizar soja. Fica o lembrete, sendo que hipotireoidismo é um problema que afeta muitas pessoas.

  31. Olá Ana Paula!

    Acredito que vc possa obter bons resultados com as cápsulas de lactase e/ou com a dieta com baixo teor de lactose. A Cândida é um fungo que habita normalmente o corpo humano, desde o nascimento, porém, qq situação que cause um desequilíbrio no organismo, favore o crescimento excessivo deste microoganismo, ocasionando infecções (candidíase), seja no aparelho genito-urinário (como é o seu caso), seja no intestino (mais dificil de diagnosticar) ou mesmo na mucosa da boca e/ou esôfago (mais comum em bebês – o "sapinho", ou em pessoas imunodeprimidas, como as que são HIV+ ou que estão fazedno tratamento com medicamentos imunosupressores).

    No caso da IL, como a lactose não é digerida, e no seu caso, também não é eliminada através da diarréia, a Cândida existente no intestino passa a utilizá-la como alimento e se multiplica rapidamente, e com isso, se "espalha" mais facilmente pelo corpo.

    Assim, qualquer medida que facilite a digestão da lactose ou que diminua sua oferta para a Cândida, será bem vinda!

    Gde abraço,

    Juliana

  32. Minha ginecologista descobriu minha IL depois de várias infecções repetidas por cândida. Desde então tenho evitado alimentos com lactose e não tenho mais infecções. Gostaria de saber se a lactase em cápsulas poderia ser utilizada por mim já que o meu efeito colateral é bem diferente do usual em pessoas com IL (colicas, flatulencias, diarreias etc).

  33. Olá Fabianne,

    A maneira mais comum de se utilizar as cápsulas de lactose é quando a pessoa vai consumir algo contendo lactose. Não se tem observado benefícios em seu uso aleatoriamente, antes de refeições isentas de lactose, já que o organismo não é capaz de estocar esta enzima e o excesso (o que não foi utilizado na quabra da lactose de uma refeição) acaba sendo destruído, sem que haja qualquer tipo de benefício. A princípio, seria mais vantajoso fazer o uso destas cápsulas próximo aos horários do desjejum e do lanche, que são refeições, onde habitualmente nós ingerimos leite e derivados. Mas sugerimos que vc converse com seu médico a respeito, ok?

    Gde abraço,

    Juliana

  34. Fabianne Freitas on

    Meu médico me passou a lactase com cápsulas de 40mg, ele me passou para tomar 02 comprimidos por dia 01 30 minutos após o almoço e outro 30 minutos após o jantar. Alguém já tomou dessa forma? será que essa dosagem e a quantidade são suficientes? Mandei manipular na farmácia Byofórmula, 60 comprimidos saíria a R$ 34,20, pedi 180 e saiu a R$ 63,50, quanto maior a quantidade mais desconto eles dão. O site deles é http://www.byoformula.com.br.

  35. Olá Lívia,

    Nessa idade, as únicas fórmulas a base de soja que atendem às necessidades nutricionais são o Isomil, o Aptamil Soja e o Nan Soy. Os outros leite de soja só são recomendados, alguns após 1 ano e outros, (como o ades Nutri Kids) após os 3 anos. Antes disso, é por a saúde do bebê em risco, ainda mais a troca da fórmula não for acompanhada de perto pelo pediatra e por um nutricionista (que é o profissional que poderia fazer as adequações necessárias na alimentação, de forma a minimizar os riscos de deficiencias).
    De qq forma, se está ficando dificil pagar a fórmula, vc pode pedir ao médico da criança, um laudo, detalhando a necessidade do uso da fórmula e um encaminhamento para a Secretaria Estadual ou Municipal de Saúde do seu esatdo ou município, para que vc recebam a fórmula, na quantidade necessária, de graça.

    Gde abraço,

    Juliana

Deixe um comentário

 

Pensando em mudar para

uma alimentação sem leite?

Inscreva-se GRÁTIS nessa série de videoaulas

que vão ajudar você com dicas super práticas!

X Não preciso mudar a minha alimentação.

Recebemos sua inscrição!

Não encontrou nosso email? Se você usa Gmail, Hotmail ou Yahoo, é possível que nossa mensagem tenha caído na sua caixa de spam. Se você não receber a nossa mensagem dentro dos próximos minutos, entre em contato conosco pelo info@semlactose.com

Verifique seu email.