Lactase: o que você ainda não sabe sobre essa enzima

565

Atualizado em:

Para quem foi diagnosticado com intolerância à lactose recentemente, saiba que a enzima lactase poderá ser uma importante aliada para lhe ajudar nos momentos em que as opções de alimentos são restritas ou também para aquelas ocasiões em que você não resiste a um sorvete ou a um bolo recheado com brigadeiro.

O que é a enzima lactase?

Existem diversas enzimas no nosso organismo com a função de quebrar moléculas e auxiliar no processo digestivo. A lactase é a enzima responsável pela hidrólise da lactose (quebra da lactose em galactose e glucose). É justamente a deficiência na produção desta enzima pelo nosso organismo a causa principal da intolerância à lactose.

Há alguns anos atrás a enzima lactase era difícil de ser comprada no Brasil. Felizmente hoje temos diversas opções produzidas por laboratórios nacionais, disponíveis em pó, para serem misturadas aos alimentos, ou em comprimidos.

Esta mesma enzima também é fabricada em escala industrial e muito utilizada pela indústria de laticínios para a produção de alimentos deslactosados. O processo de hidrólise da lactose ocorre durante o processo de fabricação do alimento com o objetivo de oferecer produtos que possam ser consumidos por quem tem intolerância à lactose.

A enzima lactase pode ser usada por qualquer pessoa com IL?

Não há uma restrição para o uso, pois esta enzima não é considerada um medicamento e sim um suplemento alimentar. Os fabricantes explicam que este tipo de enzima pode ser usada diariamente, sempre que você ingerir produtos lácteos. No entanto, não exagere. Idealmente, a enzima deve ser consumida de forma mais esporádica, quando você não tem outras opções de alimentos ou não tem certeza se o alimento contém ingredientes lácteos.

É importante também conversar com seu médico antes de consumir estes suplementos, para certificar-se que seu problema é realmente a intolerância à lactose e não algum outro problema mais grave como a doença celíaca ou outras doenças gastrintestinais. Mulheres grávidas ou em fase de amamentação também devem seguir orientação médica antes de iniciar o uso desses suplementos.

Assista ao vídeo Tudo sobre enzima lactase no nosso canal do YouTube

Quantas cápsulas devo usar?

Os melhores suplementos de enzima lactase disponíveis no mercado possuem entre 9.000 e 10.000 FCC, quantidade considerada suficiente para a digestão de uma refeição que contenha lácteos e poderá lhe ajudar a digerir tanto uma fatia de pizza com queijo (que contém uma pequena quantidade de lactose) quanto um pote médio de sorvete (com uma quantidade de lactose bem maior).

É importante ressaltar, entretanto, que se há uma demora entre a ingestão de um alimento lácteo e outro, é importante prevenir-se fazendo uso da enzima novamente. Isso pode acontecer em festas, por exemplo, onde há um grande intervalo entre a entrada e a sobremesa.

Qual a dosagem de enzima lactase manipulada corresponde a enzima industrializada?

A enzima manipulada é geralmente vendida em miligramas. Mas qual é a relação entre miligramas e FCC ALU, a medida internacional utilizada pelos fabricantes de enzima lactase? A relação é a seguinte: 250mg de enzima lactase manipulada equivale a 3.500 FCC. 700mg de enzima lactase manipulada equivalem a 9.800 FCC. Ou seja: atenção na hora de comprar e consumir a enzima manipulada para consumir em uma dosagem que seja adequada para você.

Em que momento devo tomar a enzima lactase?

A recomendação dos fabricantes é que você faça uso da enzima no momento em que você irá começar a consumir um alimento com lactose. Ela deve estar em contato físico com o alimento para fazer o efeito desejado.

E se a enzima não fizer efeito?

Algumas pessoas relatam sentir desconfortos gastrintestinais, mesmo fazendo uso da enzima lactase. Neste caso lembre que raramente consumimos algum alimento lácteo puro, sem adição de outros ingredientes. A nossa capacidade digestiva muda de acordo com a quantidade de alimentos que ingerimos e também é afetada pelo tipo de alimento (mais ou menos gordurosos, por exemplo) e ainda pelo horário da refeição. Por isso, nem sempre o desconforto gastrintestinal que você sente pode ser um sinal que a enzima lactase não está fazendo efeito. Pode haver outros fatores influenciado o seu processo digestivo.

Onde posso comprar os suplementos de lactase?

Hoje você encontra marcas importadas e marcas nacionais disponíveis em farmácias de todo o Brasil e também pela internet. A enzima lactase possui um preço elevado aqui no Brasil. Por isso, desconfie de preços muito baixos, verifique a quantidade de cápsulas ou de sachês na caixa. Também observe se a quantidade de FCC ALU é adequada.

Existem diferenças entre as enzimas disponíveis no mercado?

No Brasil você encontra diferentes opções disponíveis em cápsulas, sachês e tabletes dispersíveis. O mais importante na hora da compra é observar a quantidade de lactase por cápsula que deverá ser expressa em FCC ALU (Unidades de Lactase), que irá influenciar diretamente no preço final. Por exemplo, o Lactaid Fast Act oferece 9.000 FCC ALU por cápsula, enquanto o Lacdose Original Strentgh oferece 1.875 FCC ALU. Evite comprar enzima lactase de procedência desconhecida e que contenha indicação em mg. A maior quantidade por dose encontrada no mercado é de 10.000 FCC ALU.

Bebês com intolerância à lactose podem usar esta enzima?

Nenhum fabricante recomenda o uso da enzima lactase para bebês. Alguns fabricantes recomendam o uso para crianças a partir dos 5 anos de idade. Existem leites sem lactose com formulação especial para bebês que, de acordo com a recomendação médica, poderão ser utilizados. Caso seu bebê tenha sido diagnosticado com intolerância à lactose ou alergia ao leite, é fundamental que você faça um acompanhamento com o seu médico e também com um nutricionista, pois a substituição do leite materno só deve ser feita em casos recomendados por um profissional da saúde!

[convertkit form=750060]
Compartilhe.

Sobre o autor

Luciane é fundadora e editora do Semlactose.com há mais de 10 anos e sócia da Anitah Alimentos, empresa de alimentos sem glúten e sem lactose. Luciane descobriu sua intolerância à lactose em 2006 e desde então atua como pesquisadora sobre o tema de intolerâncias e alergias alimentares criando e adaptando receitas, além de aprimorar suas habilidades culinárias através de cursos de gastronomia no Brasil e no exterior.

565 Comentários

  1. Tenho IL e gostaria de saber quanto tempo antes de consumir algum derivado do leite preciso tomar o comprimido com a enzima lactase para fazer efeito? Alguém poderia me ajudar com esta dúvida????

    Obrigada,

    • Depende da quantidade de FCC por pílula de enzima.
      No meu caso, eu tomo as de 9.000 FCC que são equivalentes ao Lactaid Fast.
      Após tomar uma pílula, aguardo 5 minutos para consumir leite ou derivados.
      Sempre compro no Brasil, num site lactase.loja2.com.br
      Dá pra pagar no cartão de crédito, demora um pouco para chegar, mas é de confiança.
      Espero ter ajudado

    • Airton C. Leite on

      O meu médico me recomendou que eu tomasse um comprimido de 400mg após o almoço e outro após o jantar. Mas mesmo assim não poço mem ver leite mesmo zero de lactose.

      • Olá Airton,

        A forma correta de tomar a lactase é JUNTO com uma refeição contendo lactose. Se não, não da resultado, pq a lactase das cápsulas não é armazenada no organismo.

        Gde abraço,

        Juliana

  2. Rosiane Ribeiro on

    Olá,

    Descobri há um tempo que tenho IL. Depois de ir a vários clínicos resolvi ir a um gastro que solicitou o pedido do exame e diagnosticou que tenho IL, mas ele não me explicou se tenho baixa ou alta taxa de intolerância. Receitou então as cápsulas de 250mg de lactase para serem tomadas 1h antes de ingerir leite e derivados. Sempre tomo e realmente não tenho a reação que tinha antes, mas as vezes quando não dá e como alguma coisa tipo chocolate, pão com margarina, não chego a ter diarréia como antes, mas fico com uma sensação de que minha barriga está enorme, sinto muitas dores abdominais, pontadas, e uma sensação de estar com o estômago totalmente cheio. Gostaria de saber se esses sintomas são realmente da IL, e qual deve ser o nível da minha intolerância.

    Obrigada

  3. Juliana Crucinsky on

    Olá Nayana!

    Desconheço essa informação de que o feto deixaria de produzir a enzima. Podemos pesquisar a respeito e se tivermos alguma informação a respeito, publicaremos no site.

    De qq forma, sugerimos q vc converse com seu médico, pois durante a gravidez, não é recomendado tomar nenhum tipo de medicamento ou suplemento sem o conhecimento e liberação prévios do médico.

    Gde abraço,

    Juliana

  4. Boa tarde, gostaria de saber se grávida pode tomar LACDOSE? Um cirurgião aqui de Florianópolis disse que não pode, pois o feto nao irá produzir a enzima por já estar recebendo. Procede a informação?

    Obrigada, aguardo resposta.

    p.s: Nao encontro mais as enzimas para vender aqui em Fpolis, alguma sugestão?

  5. Oi Patricia,

    Tudo bem?

    Eu procuro usar as cápsulas de lactase o mínimo possível. Em geral, quando vou a algum restaurante ou café e não tenho muitas escolhas uso as cápsulas antes de comer/tomar algo com leite ou derivados. Já nas minhas refeições em casa eu procuro sempre comer e preparar alimentos sem lactose ou com baixo teor de lactose e assim evitar o uso das cápsulas.

    Abçs,

    • Luciane, tenho a impressao que os produtos com baixa ou sem lactose saem mais caros do que ingerir Lactaid ou Digestive Advantage. Nao acha?

      • Olá Katsumi,

        Depende muito. Além disso muitas pessoas não se adaptam ao uso da enzima…outras, precisam ingerir várias cápsulas para obter o mesmo efeito.

        Gde abraço,

        Juliana

  6. Luciane, tbm sou de Porto Alegre e tenho IL. Gostaria de saber como você que está acostumada toma a capsula? quantas vezes ao dia?

    Obrigada!

  7. Juliana Crucinsky on

    Olá Nádia!

    Cada caso é um caso e infelizmente não temos como prever como cada pessoa vai reagir ao tratamento. A recuperação da mucosa intestinal vai depender de vários fatores, como o tempo em que a IL demorou para ser diagnosticada, o tempo em que sua filha ingeriu lactose sem q vcs soubessem da intolerância, o grau de diarréia dela nesse período todo (frequencia das evacuações, etc) e até do estado nutricional dela. muitas vezes a diarréia (quando intensa e de difícil controle) pode debilitar o estado nutricional, pois causa perda de inúmeros nutrientes, enfraquecendo o sistema imunológico e deixando a mucosa do intestino ainda mais desprotegida.

    O tratamento da IL é a retirada da lactose da alimentação e/ou a indicação de cápsulas de lactase e não há nenhum medicamento implicado diretamente no tratamento. Caso ela esteja sentindo dores abdominais, o médico poderá prescrever algum medicamento.

    como a lactose foi retirada da alimentação, a tendência é q a diarréia acabe e que o intestino se recupere, podendo futuramente até a voltar a produzir a enzima novamente.

    Gde abraço,

    Juliana

  8. Ademir,

    A enzima lactase só se faz necessária quando a pessoa possui deficiência na produção desta enzima (o que causa a intolerância à lactose) e está ingerindo algum produto a base de leite ou derivados do leite. Se você é intolerante à lactose, mas não consome produtos que contenham leite ou derivados, não há necessidade de usar a enzima lactase.

    Abçs,

  9. ademir gomes ferraz on

    Gente.

    Podemos usar a lactase sem, NECESSARIAMENTE, ser antes de ingerir derivado de leite? Ou só devo usar se ingerir derivados do leite?

  10. Descobri a pouco tempo que minha filha tem IL. Teve muitas dores abdominais, diarréias, mas já faz 15 dias que não come nada a base de lactose. No entanto as dores continuam e evacua várias vezes. Gostaria de saber se o intestino fica irritado por algum tempo, se demora para recuperar ou tem que medicar para acabar com esta irritação e os incômodos.

  11. Só para avisar que em Florianópolis a Farmácia de Manipulação Fonte da Saúde, no bairro Santa Mônica manipula lactase.

  12. Juliana Crucinsky on

    Olá Helen!

    A base deste produto é a enzima lactase, naturalmente produzida pelo intestino, mas que está deficiente nos intolerantes a lactose. Na verdade, o Lactaid não é um medicamento, e sim, um suplemento enzimático, e se ela prescreveu, sabe o que stá fazendo. Fique tranquila!

    Gde abraço,

    Juliana

  13. Olá !

    Estou grávida de 4 meses e , só agora descobri que tenho intolerância total a alactosse, minha médica prescreveu o lactaid original, 1 antes das refeições com lactose. Será que este medicamento não é nocivo ao meu bebÊ?

  14. Marçal Ussui on

    onde encontrar o lactaid original (importado) aqui em curitiba? Existe produto manipulado com qualidade aqui no brasil? é Confiável?

    Agradeço a atenção

  15. Juliana Crucinsky on

    Olá Loraine!

    Infelizmente nos casos de IL em recém-nascidos, o aleitamento materno está contra-indicado pois o leite materno contém grande quantidade de lactose. Porém em algumas situações (que devem ser criteriosamente avaliadas pelo médico), pequenas quantidades de leite materno podem ser oferecidas, quando o bebê tolera.

    Mas normalmente o médico ou nutricionista que acompanha a criança indica o uso de fórmulas infantis isentas de lactose ou fórmulas a base de soja.

    Gde abraço,

    Juliana

  16. Juliana Crucinsky on

    Olá Sílvia!

    Somente o médico poderá avaliar a necessidade e indicação das cápsulas de lactase. Converse com ele a respeito, e siga as orientações que ele te passou enquanto vcs aguardam o resultado dos exames.

    Gde abraço,

    Juliana

  17. silvia moreira on

    Tenho uma filha de 3 anos que tem suspeita de intolerância à lactose. O médico pediu para suspender o leite por um mês para podermos avaliar juntamente com outros exames. Será que após isso posso iniciar com a capsula de lactase?

  18. Juliana Crucinsky on

    Olá Luís!

    Vc so tem Il mesmo? Dicetel é um medicamento prescrito habitualmente nos casos de síndrome do intestino irritavel, mas não é utilizado na IL (a menos que o objetivo do médico seja atuar sobre a motilidade intestinal).

    Qto á ingestão de lactase, seu objetivo é permitir maior flexibilidade na alimentação, entretanto, mesmo com sua ingestão junto ás refeições, vc não deve ingerir grande quantidade de alimentos contendo lactose. Outra questão importante é o fato da ingestão de lactase ser desnecessária no almoço, desde que vc não consuma derivados do leite no almoço (por exemplo, é melhor deixar p/ tomar a lactase num dia em que vc almoce um bife a parmegiana, ou uma lasanha).

    A colonoscopia não serve para avaliar IL pq este exame avalia o cólon (intestino grosso), e a lactase é produzida no intestino delgado, e necessita de outros exames para sua avaliação.

    Converse com seu médico sobre os sintomas, pois talvez seja necessário rever o tratamento. Não q o q seu médico indicou esteja errado, mas pq cada caso é um caso e nem todo mundo reage da mesma forma ao mesmo tipo de tratamento.

    Gde abraço,

    Juliana

  19. Marina Prestes on

    Quero comprar Lactaid Fast Act mas gostaria de saber quanto tempo é a sua validade para poder me programar e saber quantas caixas eu compro.

    Obrigada por este maravilhoso site que nos auxilia muito!

  20. Luís Ant&ocir on

    olá, após vários exames o meu médico chegou a conclusão que tenho intolerância a lactose, estava tomando o medicamento Dicetel e estava me sentindo muito bem, inclusive após o término do medicamento, logicamente não estava mais ingerindo leite e me cuidando com a alimentação, após o exame de IL, onde o meu médico receitou a manipulação da lactase 125 mg, fui a fármacia e iniciei a ingestão de 01 cápsula antes do almoço e 01 cápsula antes do jantar, a minha surpresa é que após o inicio do tratamente eu passei a me sentir como antes de procurar o médico, ou seja, dor abdominal, mal estar estômacal, vontade de ir ao banheiro várias vezes, ou seja, voltou como antes, estou em duvidas sobre o meu problema, será que devo procurar outro médico? já realizei até a colonoscópia!

  21. Juliana Crucinsky on

    Olá Pedro!

    No tratamento da IL só temos 2 opções: excluir (ou limitar a ingestão) a lactose da alimentação, ou tomar lactase em cápsulas, para auxiliar na digestão.

    A pancreatina (como o próprio nome diz), é uma substância produzida no pâncreas, que atua na digestão de proteínas, carboidratos e gorduras. Esta substancia não influencia na digestão da lactose, mas provavelme foi prescrita por conta dos seus sintomas. Somente o seu médico poderá te dizer o porque de ter prescrito as duas enzimas e te dar mais detalhes a respeito do seu tratamento, pois foi ele quem te examinou.

    Cada caso é um caso e nem sempre o que é bom para um paciente, surtirá o mesmo efeito em outro, por isso a importância da avaliação individualizada e presencial.

    Gde abraço,

    Juliana

  22. Tenho pequena intolerância a lactose. Tenho constantes problemas de má digestão, produção de muitos gases frequentemente. Já fiz o exame de IL e deu leve intolerância no laudo apesar de que passei muito mal duas horas depois do exame com uma forte diarréia que demorou a passar. Meu médico me receitou tomar lactase manipulado de manhã e pancreatina após almoço. Será que é uma combinação boa? Tenho medo dos efeitos colaterais tais como prisão de ventre ou o de fortes diarréias. Já tomei remédios a base de pancreatina que reduzem um pouco a sensação de estufamento mas não a formação de gases porém nunca tomei lactase. Estou receoso.

    Atenciosamente,

    Pedro

  23. Olá Naiana,

    Sim. A VicoFarma manipula lactase líquida para crianças. Para solicitar a lactase entre em contato com a farmácia. Além de São Paulo eles também atendem em outros estados. http://www.vicofarma.com.br

    VicoFarma Farmacia de Manipulação

    Rua Borges Lagoa, 323 – Vila Mariana

    TEL: 11 5575.6172 – São Paulo,SP

  24. Tenho uma filha de 3 anos que sofre de intolerância. Existe lactase na forma de xarope ou solução, já que as cápsulas são recomendadas a partir dos 5 anos? Tem alguém que manipula?

  25. Oi Beatriz,

    É possível enviar o Lactaid para você, mas não é 100% certo que ele chegue até você sem pagar as taxas alfandegárias, pois este, em princípio é um produto que requer o pagamento de impostos de importação. Já ouvi falar de várias pessoas que enviam Lactaid do exterior para o Brasil e chega até o destinatário sem cobranças extras, mas não há nenhuma garantia. A quantidade de 3 caixas é geralmente o permitido para uso pessoal. Não é necessário enviar receita médica, pois este não é um remédio, apenas um suplemento alimentar. Para tirar mais dúvidas, leia nossas matérias https://semlactose.com/index.php/2009/01/16/sohttps://semlactose.com/index.php/2008/10/04/co
    Abçs

    Abçs

  26. Boa tarde, pessoal!!! Fui diagnosticada há menos de uma semana com intolerância à lactose, e a minha médica me recomendou importar o Lactaid Act Fast, porque, segundo ela, comprando nos EUA é bem mais barato.Tenho um amigo americano que poderia comprar e me mandar. Mas a minha dúvida é: é possível alguém mandar, pelos correios, dos EUA para cá, 05 caixas de medicamento sem problemas de embaraço aduaneiro e/ou pagamento de impostos? Como funciona exatamente? Tenho que mandar a receita médica para ele para ele a colocar na encomenta ou para ele conseguir comprar os medicamentos lá? Alguém faz algo parecido (por amigo ou conhecido, sem intermédio de empresa importadora)??? Sei que são muitas perguntas, é que estou ainda muito assustada com a tamanha restrição alimentar que é não comer derivados de leite 🙁 E o preço para manipular achei caríssimo. Muito obrigada, Beatriz!!!

  27. Alaene,

    Em Brasília, você pode encontrar a enzima lactase na Vico Farma (61) 3244.4850. É necessário levar receita médica com a dosagem e número de cápsulas desejadas.

    Abçs

  28. Eu tomo o Lactaid Fast Act 9000 há alguns anos e acho fantástico. Sempre que algum conhecido meu viaja para os EUA peço que me tragam. Lá você encontra este suplemento em supermercados, não precisa de receita médica, cabe em qualquer bagagem e não tem restrições. Acabei de encomendar 100 dólares prá outro amigo, não sei se o preço aumentou mas saberei logo.

      • Oi, eu tomo lactaid fast act 9000 a uns 3 anos. Sou 100% intolerante, ou seja…não posso comer nada com leite…
        Mas se pretendo comer…antes das refeições mastigo uma capsula e já posso comer normalmente no minuto seguinte. Funciona sempre. Melhor enzima que tem…porque a manipulada não faz efeito para mim.

  29. Marcelo Vieira on

    Olá.

    Tenho RCUI, SII e IL, venho tomando as capsulas do Digestive Advantage há 3 meses (uma por dia). O resultado para mim está sendo excelente, estou ingerindo leite e derivados sem restrições.

    Vi a dúvida da Carla (December 18th, 2008 12:35 pm) e creio que realmente há um engano pois nunca ví cápsulas de 850g (quase um kilo??), a unidade correta talvez seja miligramas e não gramas…

    Marcelo.

  30. Olá Monique,

    Até o momento, a enzima lactase só é comercializada em nível industrial aqui no Brasil. No entanto, sabe-se que alguns queijos apresentam um teor muito baixo de lactose em função do seu período de fermentação e maturação. Leia mais informações em https://semlactose.com/index.php/2008/03/13/to… – Aguarde, pois em breve traremos novidades sobre outros tipos de queijo sem lactose.

    Abçs

  31. Monique Gelbcke de O on

    Tenho duas filhas com intolerânica a lactose. Tentei fazer queijo com o leite de baixa lactose, mas como só encontramos leite em caixinha, o coalho não consegue transformá-lo.Alguem sabe se existe uma enzima lactase que pode ser adcionada diretamete no leite normal?

    • Oi Monique

      Tenho intolerância a lactose porem o iogurt e queijo feito com leite de cabra ; gracas a Deus eu uso

      e nao tenho problema.
      Att. Cecilia

  32. Olá Francisco,

    Nossa sugestão é que você entre em contato com algumas farmácias de manipulação de Santos e verifique se eles manipulam a lactase. Nós não temos informação sobre farmácias de manipulação de sua cidade.

    Abçs

  33. Olá Márcia,

    Como já comentamos anteriormente no site, ele não é comercializado em lojas locais. Para adquirir o Lactaid você poderá importar o produto ou solicitar para algum conhecido que vá aos EUA para trazer algumas caixas para você.

    Abçs

    • Marcia, boa noite

      Também tenho IL e encontrei o Lactaid Fast Act 9000 em uma loja de produtos naturais no shopping Moinhos de Vento em Porto Alegre. A caixa custa R$ 79,00. Abraços

  34. Meu filho de 2 anos tem intolerância a lactose e fazia uma dieta bastante restrita , conforme indicava a gastro.

    Resolvi mudar de médico e agora comecei a dar pra ele a enzima lactase…e agora ele pode comer tudo com lactose, sem problemas.

    Ela me indicou a farmácia pra manipular…que faz em 40 minutos ou entrega em casa. É a Vicofarma, da Vl Mariana , em São Paulo.

    Fiquei muito feliz com a novidade e ele muito mais.

    Bjs

  35. Solange Pereira Gast on

    Para

    Claudia

    As Farmácias de manipulação, aqui em São Paulo, me foi indicada a

    UNIPHARMUS com página na internet: http://www.unipharmus.com.br

    Tenho o endereço e o telefone de 2 farmácias…

    Guaianazes

    Rua Belmiro Valverde, 224

    Fone: 2553-1146 / fax : 2552-4900

    Tatuapé

    Rua Domingos Agostim, 46 (esquina. C/Jarinú, 212) – Próx. ao Shop. Tatuapé

    Fone: 2097-9727 / fax: 2941-1821

    Aqui em São Paulo, tem várias UNIPHARMUS…

    Vila Mariana, Lapa, Osasco, Santo Amaro, Largo 13, Pompéia, Higienópolis, Moema, Santana, Guaianazes, Tatuapé

    Esepro que eu tenha ajudado

    Feliz 2009 à você e toda a sua Família!

    Solange Gastalho

  36. Gostaria de saber se há alguma farmacia de manipulação que trabalhe com a enzima lactase aqui em são Paulo, especificamente no ABC se possível.

    Obrigada

  37. Olá pessoal gostaria de deixar o recado para aqueles que não conseguem encontrar o medicamento aqui no Paraná nas Farmácias Nissei eles manipulam e é bem brarato com 60 capsulas de enzimas lactase custou 48reais.

    Um abraço

  38. Juliana Crucinsky on

    Olá Carla,

    Se foi essa a recomendação do seu médico, vc deverá segui-la. Entretanto, se não está segura quanto á prescrição e tratamento sugeridos, procure outro médico para uma segunda opinião, pois cada caso é único e não temos como te dizer que essa quantidade é suficiente ou não para o seu caso em particular.

    Gde abraço,

    Juliana

  39. Milena, pouco se sabe sobre o uso das cápsulas de enzima lactase e se realmente há algum tipo de efeito colateral no seu uso contínuo. No entanto, já recebemos diversos relatos sobre usuários da enzima que percebem uma menor ação e eficácia da mesma quando em situações de consumo diário de alimentos lácteos. Alguns médicos recomendam que o uso das cápsulas seja feito somente em momentos nos quais seja difícil evitar o consumo de laticínios, como em restaurantes, festas,etc.

    Quanto ao aumento da dose, o ideal é conversar com o seu médico e seguir sua orientação, ok?

    Abçs

  40. Boa noite….

    Sou usuária da enzima de lactase e tenho uma dúvida…

    é possível a enzima não fazer mais efeito no nosso organismo com o consumo dela constante?

    Uso o lactaid extra fort… antes começei com 1 capsula que me fazia efeito. Aumentei para 2 e agora já estou tomando 3, porém tenho algumas irritações no intestino quando faço o uso da mesma.

    Será que posso aumentar a dose para 4 capsulas para não ter o efeito da lactase no meu organismo, ou melhor procurar um médico e conversar a respeito?

    Ouvi uma vez minha mãe comentar de uma entrevista de uma usuária de lactase, que por uso contínuo da lactase, foi interferindo em outras taxas no organismo.

    Alguém sabe alguma coisa sobre essa informação?

    Recorri ao site pq sempre visito, e sei que terei uma ajuda.

    Obrigada a todos

    Abraços

    • meu filho usa lactase uns 4 anos, já usou manipulada e o lactaid fast, agora parece que não faz mais efeito, achei isto estranho mas agora estou vendo que acontece com outras pessoas.

  41. Juliana Crucinsky on

    Olá Antonio Pedro!

    Infelizmente não temos como te dar essa resposta…somente o seu médico poderá dizê-lo. Entretanto, é muito comum a existência das duas doenças ao mesmo tempo, e como alguns sintomas são os mesmos (dores abdominais, diarréia, etc), nem sempre o diagnóstico é tão simples quanto pode parecer.

    Gde abraço,

    Juliana

Deixe um comentário

 

Pensando em mudar para

uma alimentação sem leite?

Inscreva-se GRÁTIS nessa série de videoaulas

que vão ajudar você com dicas super práticas!

X Não preciso mudar a minha alimentação.

Recebemos sua inscrição!

Não encontrou nosso email? Se você usa Gmail, Hotmail ou Yahoo, é possível que nossa mensagem tenha caído na sua caixa de spam. Se você não receber a nossa mensagem dentro dos próximos minutos, entre em contato conosco pelo info@semlactose.com

Verifique seu email.